| Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Fev 21, 2013 10:37 am | |
| É, amigo Rogério, o amortecedor também influencia... cheguei a conclusões diversas quanto a tal consoante as pólvoras que use, por exemplo, que se usar pólvoras rápidas os amortecedores "rijos" jogam bem, mas já nas progressivas é mais complicado. Por exemplo, durante os vários anos que cacei às perdizes e pombos e "com a mania de cargas de 34/36 grs. de chumbo, elegi a A1/36 e gostava mais de "buchas moles..." Mas atenção, pelo que vejo gosta muito da AS (eu também para as 28 grs.) e já com esta, se usar buchas rijas, tem que deixar só a bucha "encostada" e o rebordo do cartucho ser "leve".
Abraço. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 10:42 am | |
| Amigos, recupero esta questão apenas para vos dizer que, se alguma dúvida tivesse... Ontem carreguei uns tiros "iguaizinhos", apenas com duas buchas diferentes mas, atenção, ambas da mesma altura e com copos para 24grs. de chumbo e reiterei a experiência, primeiro na chapa, depois na prancha(meia prancha com cada um deles...) e não há a mínima dúvida da diferença...pena tenho de não ter tirado uma foto à chumbada das duas... Por isso amigos "carregadores" de cartuchos, testem bem a "coisa"... Abraço |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 11:53 am | |
| - denis cruz escreveu:
- Amigos, recupero esta questão apenas para vos dizer que, se alguma dúvida tivesse...
Ontem carreguei uns tiros "iguaizinhos", apenas com duas buchas diferentes mas, atenção, ambas da mesma altura e com copos para 24grs. de chumbo e reiterei a experiência, primeiro na chapa, depois na prancha(meia prancha com cada um deles...) e não há a mínima dúvida da diferença...pena tenho de não ter tirado uma foto à chumbada das duas... Por isso amigos "carregadores" de cartuchos, testem bem a "coisa"... Abraço Esses testes dão imenso trabalho e para serem feitos com credebilidade terão de ser muito bem feitos com tecnologia que não está ao alcance de todos, ao se fazer esse testes com buchas diferentes basta haver pequenas diferenças por ex do fundo da bucha copo, amortecedor ou até mesmo a espessura do plástico para que a pressão seja alterada em relação á outra, fazendo com apareçam resultados diferentes não da qualidade da bucha ou configuração mas apenas porque foi alterada a pressão quanto aos carregadores de cartucho se se está a referir aos fabricantes de cartuchos todos eles fazem bastantes testes e muito elaborados pois faz parte da profissão, todos eles pertende o melhor para o cliente. |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 12:00 pm | |
| - denis cruz escreveu:
- É, amigo Rogério, o amortecedor também influencia... cheguei a conclusões diversas quanto a tal consoante as pólvoras que use, por exemplo, que se usar pólvoras rápidas os amortecedores "rijos" jogam bem, mas já nas progressivas é mais complicado.
Por exemplo, durante os vários anos que cacei às perdizes e pombos e "com a mania de cargas de 34/36 grs. de chumbo, elegi a A1/36 e gostava mais de "buchas moles..." Mas atenção, pelo que vejo gosta muito da AS (eu também para as 28 grs.) e já com esta, se usar buchas rijas, tem que deixar só a bucha "encostada" e o rebordo do cartucho ser "leve".
Abraço. Amigo Denis será que não sobraram algumas dessas buchas com amortecedores moles para cargas 34/36 que possa colocar umas fotos? |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 6:56 pm | |
| Ih! não sei se ainda terei alguma coisa disso... Há já uns bons anos que tinha a "mania" de carregar com essas gramagens e como tenho lá por casa praticamente um exemplar de cada bucha diferente que vou usando, até pode ser que haja...mas falo da minha casa de Coimbra, de onde vim hoje e só voltarei daqui a 15 dias, mas ainda verei...mas mesmo com copo para as 36 grs. com amortecedor "mole"só me recordo duma bucha italiana que me arranjavam lá em Coimbra... usava até mais a "comum" bucha 18... agora das "rijas" com copo para 36 grs.,dessas tenho a certeza que ainda tenho umas quantas, que o amigo Silva facilmente identificará porque bastantes conhecidas, são umas em que o amortecedor é redondo. tipo anel...
Mas como lhe digo, quando for a Coimbra, vejo o que tenho por lá... Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 7:27 pm | |
| Amigo Silva, ao reler o que escreveu é que me apercebi de um pormenor que me tinha escapado: quando comecei a ter uma intervenção mais activa neste forum sobre a questão do carregamento de cartuchos nunca me passou pela cabeça sequer que "do outro lado" encontraria pessoas qualificadas nesta matéria, como é o seu caso, e, muito menos, levantar qualquer suspeição ou crítica ao que os profissionais do sector fazem. Sempre tive subjacente dar umas dicas, aos "carregadores caseiros", da experiência que tenho vindo a adquirir ao longo dos anos, tanto mais que aos meus 16 anos, quando comecei a caçar, era colega de caça de um emigrante nos EUA (infelizmente já falecido, mas também já lá vão mais de 40 anos) que vinha a Portugal na época da caça só para caçar e truxe-me de lá uma MEC (que ainda preservo) e nunca deixei de carregar cartuchos todos estes anos. Depois, há cerca de 20 anos, tive o privilégio de conhecer um jovem que se dedicou profissionalmente a esta tarefa, tendo acompanhado toda a sua evolução no carregamento de cartuchos, testando até várias cargas com ele, sendo hoje um profissional também conceituado, com cargas no mercado com as quais já vários campeonatos da Europa e do Mundo foram alcançados, também ele um dos melhores atiradores nacionais; refiro-me ao Miratiro e ao Justino Morais o "Tino" como lhe chamam... Portanto se por alguma razão aqui ou ali deixei expresso algo que possa interpretar como crítica a quem quer que seja, só me resta o meu pedido de desculpas, mas intencional, longe de mim, não sou assim como pessoa e não posso ser assim até pelo que faço profissionalmente. Cumprimentos Denis Cruz |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 7:58 pm | |
| Amigo Denis a bucha que se refere será a gualandi? perguntei porque para essa gramagem é extremamente dificil encontrar uma bucha com essas caracteristicas devido ao pouco curso de amortecedor que normalmente tem entre 4/8mm e mecessitava de umas bucha desse tipo para fazer uns testes, tenho umas tambem com esse anel mas bastante rija. |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom Abr 07, 2013 8:27 pm | |
| Quanto a pessoas qualificadas na matéria de carregamento de cartuchos (fabricantes)acredite que á por aqui alguns, neste e noutros foruns, não sei se apenas visitantes se foristas embora não se manifestem, mas estão a par dos comentários tanto de armas como das munições. |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Abr 08, 2013 8:12 am | |
| É provàvel que fosse da Gualandi...tenho uma vaga ideia que o amortecedor era formado por três ou quatro apoios verticais... na altura quem mas arranjava era um amigo, hoje radicado em Faro e até penso que já na altura tinha interesses profissionais no Algarve e, curiosamente, tenho a percepção que eles as traria da Sulbeja... mas como lhe disse, verei se tenho ainda alguma lá por Coimbra na minha "colecção"... Abraço |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Abr 08, 2013 11:12 am | |
| - denis cruz escreveu:
- É provàvel que fosse da Gualandi...tenho uma vaga ideia que o amortecedor era formado por três ou quatro apoios verticais... na altura quem mas arranjava era um amigo, hoje radicado em Faro e até penso que já na altura tinha interesses profissionais no Algarve e, curiosamente, tenho a percepção que eles as traria da Sulbeja... mas como lhe disse, verei se tenho ainda alguma lá por Coimbra na minha "colecção"...
Abraço Ok obrigado pela atenção, se a Sulbeja tem é fácil. |
|
| |
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Abr 08, 2013 9:02 pm | |
| Boa noite Sr. Silva
Eu por acso este fim de semana abri um cartucho de 34gr, que penso eu (percebo pouco do assunto) ter uma bucha com as caracteristicas que refere, trata-se de um bucha de 4 petalas todas separadas (nao sao unidas, ao colocar o dedo dentro do copo abrem logo) e com um amortecedor composto por 4 apoios "com uma dobra ao meio" que possuem mais ou menos a distancia de 0,5cm (ou talvez mais) entre a base e o copo, por acaso ate tirei umas fotos se quiser posso enviar, e tb nao sei se da para as 36gr.
O cartucho em questao foi um cartucho da marca armusa pla1, nao sei se conhece a bucha em questao, mas se estiver interessado em ver a bucha diga qualquer coisa.
Cumprimentos
Sergio |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 30 Localização : Valpaços / Faro Ocupação : Estudar e caçar Humor : Sempre Data de inscrição : 09/01/2013 Pontos : 291
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Abr 08, 2013 9:30 pm | |
| boas a todos por acaso também tenho uns cartuchos que utilizam umas buchas com essas caracteristicas.. os cartuchos em questão são de 34, 35g e 36g.. |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Abr 08, 2013 10:13 pm | |
| A bucha do armusa conheço, mas tem amortecedor duro tal como todas as que conheço, tinha curiosidade era numa com amortecedor mole, mas obrigado amigo smarques e amigo joão. |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 30 Localização : Valpaços / Faro Ocupação : Estudar e caçar Humor : Sempre Data de inscrição : 09/01/2013 Pontos : 291
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Abr 09, 2013 3:13 pm | |
| boas.. amigo A.silva os cartuchos a que me refiro é a marca remington e B&P .. sei que têm 4 petalas e as de 35 e 36g sao diferentes das de 32 e 34g .. De nada |
|
| |
João Paulo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 89 Idade : 47 Localização : cadaval Ocupação : agricultura Humor : algum Data de inscrição : 01/11/2010 Pontos : 97
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Dom maio 18, 2014 3:26 pm | |
| desculpem a minha ignorancia o que sao buchas 18/19/20/24 etc etc e o que faz no tiro |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter maio 20, 2014 1:39 pm | |
| Amigo, se ler atentamente todas as intervenções neste tópico talvez parte das suas dúvidas fiquem dissipadas... Mas assim "á laia" de esclarecimento sucinto e rápido, há buchas com copos de diferente tamanho consoante as gramagens de chumbo que se usem e, por sua vez, também dentro destas há umas com a "base" (normalmente designada por amortecedor...) mais alta ou mais baixa...por exemplo, para 32grs. de chumbo, pode encontrar a referência de "bucha" 16, 18, 20, 21, 22 e que apenas difere na altura do amortecedor...o que necessariamente leva a umas serem mais altas/baixas do que as outras...!
Quanto à importância do uso da bucha adequada, para mim a mesma é essencial para se obter o resultado pretendido....pode crer que um tiro em "tudo" igual mas carregado com uma bucha de altura diferente produz resultados na chumbada bem díspares...
Abraço |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qua maio 21, 2014 9:15 pm | |
| Boa noite
Isso têm a ver com a carga de chumbo.
18 - 34g a 40g 19 - 32g a 38g 20 - 30g a 35g
As designadas "24" são para 24g e as designadas "28" são para 28g, mas estas têm um amortecedor mais alto.
Depois destas medidas ainda temos a medida do copo. Há buchas com o mesmo comprimento de amortecedor, mas com medidas de copos diferentes.
E há também medidas de amortecedor iguais, mas amortecedores mais ou menos rijos. Mas é como diz o amigo Denis, esta troca influencia o comportamento do tiro.
Claro que o diâmetro do chumbo têm influência. Quanto maior for o diâmetro do chumbo, menos gramas de chumbo leva determinada bucha.
Muitas vezes também se joga com a altura do amortecedor para conseguir mais ou menos pressão numa determinada carga.
Cumps |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui maio 22, 2014 2:24 pm | |
| E a altura da bucha ainda tem a ver com o volume da pólvora e o espaço que ocupa. Há pólvoras, por exemplo a da Winchester de dupla base, que 1,9 gr de pólvora ocupa metade (ou menos) do volume que ocupam as mesmas 1,9gr de por exemplo, PSB2 ou de A6.
No primeiro caso, para a mesma gramagem de chumbo exige uma bucha com um amortecedor mais alto. |
|
| |
João Paulo Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 89 Idade : 47 Localização : cadaval Ocupação : agricultura Humor : algum Data de inscrição : 01/11/2010 Pontos : 97
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui maio 22, 2014 5:53 pm | |
| obrigodo pelo esclaressimento |
|
| |
Tordo Ruivo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 34 Idade : 58 Localização : Guarda Ocupação : Caça Humor : Não sei Data de inscrição : 24/05/2011 Pontos : 38
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Seg Jun 30, 2014 12:47 pm | |
| Bom dia,
No fim de semana andeia a arrumar a garagem e encontrei um caixote com buchas nº 22 de cor verde, que já devem ter uns anitos, constatei que as referidas buchas não são soldadas nas extremidades das petalas, como as que costumo utilizar. Pretendo saber se algúem já utilizou este tipo de bucha e caso afirmativo qual o resultado que obtiveram.
Cumprimentos |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Jul 15, 2014 9:43 am | |
| - Tordo Ruivo escreveu:
- Bom dia,
No fim de semana andeia a arrumar a garagem e encontrei um caixote com buchas nº 22 de cor verde, que já devem ter uns anitos, constatei que as referidas buchas não são soldadas nas extremidades das petalas, como as que costumo utilizar. Pretendo saber se algúem já utilizou este tipo de bucha e caso afirmativo qual o resultado que obtiveram.
Cumprimentos Amigo, se é a bucha que estou a pensar...uns anitos????ui, ui, mais de 20... Eram até umas buchas "manhosas" de um plástico rijo, que partiam nos amortecedores depois de disparadas(alguma apenas...) Se estivermos em sintonia, siga um conselho/sugestão... PONTO VERDE para reciclagem....!!! Abraço. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Jul 15, 2014 10:19 am | |
| Ajudar o ambiente...toca a reciclar... |
|
| |
Tordo Ruivo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 34 Idade : 58 Localização : Guarda Ocupação : Caça Humor : Não sei Data de inscrição : 24/05/2011 Pontos : 38
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Jul 15, 2014 10:54 am | |
| Bom dia, Desde ja, os meus agradecimentos pela atençao. Esta bucha não me parece que tenha o plastico rijo, no interior do caixote encontrei um papel com a inscrição"Leiria bucha 22". Será que pelo facto destas não serem soldadas na extremidade das petalas abrem mais o tiro?
Cumprimentos |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Jul 15, 2014 11:59 am | |
| - Tordo Ruivo escreveu:
- Bom dia,
Desde ja, os meus agradecimentos pela atençao. Esta bucha não me parece que tenha o plastico rijo, no interior do caixote encontrei um papel com a inscrição"Leiria bucha 22". Será que pelo facto destas não serem soldadas na extremidade das petalas abrem mais o tiro?
Cumprimentos Pois...pensando numa carga "ideal" e usando a mesma bucha "soldada" em cima e com as "pétalas" abertas, esta última compôe melhor o tiro em tiros mais "curtos" (até 30 metros) mas a partir daí.... Olhe, faço isso nas cargas com chumbo 9 para o "tiro da manhã" aos tordos... Abraço e boas cargas... |
|
| |
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Jul 15, 2014 12:21 pm | |
| As buchas da marca Armusa são idênticas as que está a referir, mas são brancas não sei se também existem em verde.
Cumprimentos
Sergio |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
| |
|
| |
| Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
|