* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 Button10  Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Carregamento de cartuchos: importância da bucha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
joao mendes
Membro Veterano
Membro Veterano
joao mendes

Nº. Mensagens : 1429
Ocupação : Técnico Agrário
Humor : bom
Pontos : 1520

Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySex Fev 15, 2013 4:55 pm

è pá, quando arranjarem negócios bons de polvora e chumbo digam alguma coisa...
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Nº. Mensagens : 6952
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Pontos : 7756

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySex Fev 15, 2013 5:14 pm

joao mendes escreveu:
è pá, quando arranjarem negócios bons de polvora e chumbo digam alguma coisa...

Qualquer dia abres uma loja Razz

Não te esqueças é de mim Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862
https://kacipesca.forumeiro.com
joao mendes
Membro Veterano
Membro Veterano
joao mendes

Nº. Mensagens : 1429
Ocupação : Técnico Agrário
Pontos : 1520

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySex Fev 15, 2013 5:19 pm

Rogério escreveu:

Qualquer dia abres uma loja Razz

Não te esqueças é de mim Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862

Não tas esquecido, breve tenho mais umas novidades, agora ve la se me envias a tabela das autopsias. fixe hunter
j.f.mendes@hotmail.com
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySex Fev 15, 2013 6:01 pm

Envio mas só quando chegar a casa. Agora estou em Alenquer
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySex Fev 15, 2013 10:42 pm

joao mendes escreveu:
Não tas esquecido, breve tenho mais umas novidades, agora ve la se me envias a tabela das autopsias. Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862 Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 568126
j.f.mendes@hotmail.com

Off-Topic

Enviado Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 2235
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Pontos : 2315

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 2:56 pm

Amigo Rogério:
Só agora vi o que escreveu na sequência do diálogo que tive com o amigo Silva e obrigado pela sua preocupação mas sinceramente penso que não é caso de ficarmos chateados, era o que me faltava...não foi com esse espírito que comecei a ter uma participação mais activa neste Forum, antes pelo contrário, vejo-o como um espaço aberto, de diálogo directo e sem preconceitos, entre pessoas que, apesar da diversidade de idades, profissões e lugares de residência, estão irmanados do "bichinho" que representa tudo quanto se relaciona o tiro (caça ou não...).
Aliás não conheço pessoalmente o amigo Silva, nem sei onde o possa encontrar, mas se tal se propiciar, terei imenso prazer de o cumprimentar pessoalmente quando dê para passar lá "prás bandas"donde viva...
A propósito da ida à fábrica para trazer pólvora... olha que não está "mal alembrado não senhor..." mas sei perfeitamente que tal não é possível e quando muito, isso sim, com a colaboração de um armeiro/carregador de cartuchos se poderá fazer uma "vaquinha" para um bidon de pólvora pró pessoal...

Ah! também pelo que já vi, tiveram umas "despedidas" a valer...ainda bem, é sempre salutar o convívio...

Abraço.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 4:27 pm

denis cruz escreveu:
Amigo Rogério:
Só agora vi o que escreveu na sequência do diálogo que tive com o amigo Silva e obrigado pela sua preocupação mas sinceramente penso que não é caso de ficarmos chateados, era o que me faltava...não foi com esse espírito que comecei a ter uma participação mais activa neste Forum, antes pelo contrário, vejo-o como um espaço aberto, de diálogo directo e sem preconceitos, entre pessoas que, apesar da diversidade de idades, profissões e lugares de residência, estão irmanados do "bichinho" que representa tudo quanto se relaciona o tiro (caça ou não...).
Aliás não conheço pessoalmente o amigo Silva, nem sei onde o possa encontrar, mas se tal se propiciar, terei imenso prazer de o cumprimentar pessoalmente quando dê para passar lá "prás bandas"donde viva...
A propósito da ida à fábrica para trazer pólvora... olha que não está "mal alembrado não senhor..." mas sei perfeitamente que tal não é possível e quando muito, isso sim, com a colaboração de um armeiro/carregador de cartuchos se poderá fazer uma "vaquinha" para um bidon de pólvora pró pessoal...

Ah! também pelo que já vi, tiveram umas "despedidas" a valer...ainda bem, é sempre salutar o convívio...

Abraço.

Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 4:30 pm

Continuando a falar da importância da bucha...

Como sabem, normalmente, a bucha divide-se em 4 pétalas.Essas pétalas devem ou não abrir-se com o disparo? Será que a chumbada saí mais composta sem partir as pétalas ou com as pétalas partidas?

Este é mais um teste que irei efectuar quando tiver tempo. Digam a vossa opinião Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862

Abraço!!
Rui Militão
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6865
Ocupação : empresario
Pontos : 7109

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 5:00 pm

Do muito pouco que sei parece-me que as pétalas devem abrir fazendo com que se forme a "chumbada".
parece-me que os cartuchos dispersivos as pétalas abrem quase imediatamente há saída do cano fazendo com que os chumbos formem um circulo maior.
scratch
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 6:00 pm

Rogério escreveu:
Continuando a falar da importância da bucha...

Como sabem, normalmente, a bucha divide-se em 4 pétalas.Essas pétalas devem ou não abrir-se com o disparo? Será que a chumbada saí mais composta sem partir as pétalas ou com as pétalas partidas?

Este é mais um teste que irei efectuar quando tiver tempo. Digam a vossa opinião Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862

Abraço!!

Esse é um teste que não é facil de fazer numa máquina de carregamento manual, para ter alguma credebilidade todos os cartuchos envolvidos no teste terão de ter a mesma pressão, num dos testes que realizei para carregar 18 cartuchos com buchas diferentes além de gastar quase um dia carreguei cerca de 72 cartuchos para aproveitar 18, basta que um cartucho ficar com pressão diferente para os resultados sairem comprometidos.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 6:19 pm

António mas penso que seja muito dificil partir as 4 pétalas, ou não? E o objectivo delas será mesmo partir?
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptySeg Fev 18, 2013 6:38 pm

Rogério escreveu:
António mas penso que seja muito dificil partir as 4 pétalas, ou não? E o objectivo delas será mesmo partir?

Umas são fabricadas para abrirem outras não as utilizadas pelo amigo não abrem comprovei na revenduda, recuperei algumas todas elas fechadas.
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyTer Fev 19, 2013 9:54 am

Penso que já anteriormente manifestei a minha opinião quanto a tal, resultante da ideia com que fiquei das experiências que fiz, em cargas nas quais apenas difere a bucha e embora especificamente para as 28 grs.: uma bucha que abra toda, até aquelas que "partem" as pétalas e fica só a base após o tiro, compôem melhor a chumbada nos 30/35 metros(por referência a *- em armas TRAP), embora uma idêntica, que não "abra", junte um pouco mais o centro da chumbada mas deixa "buracos" na aba.
Com maiores gramagens, não fiz nenhuma experiência recente, mas é capaz de não fugir muito ao que acabo de dizer...
Abraço.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyTer Fev 19, 2013 10:33 am

Pois não deve fugir muito Wink

denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 11:44 am

Ainda quanto a este tema, digo-vos no último dia de caça aos tordos. se dúvidas ainda tivesse quanto a tal, usei dois carregamentos de tiros com 30grs. de chumbo, em tudo iguais, excepção feita à bucha e podem crer que vi bem a diferença na eficácia dos tiros, sobretudo nos "mais larguitos".
Não é a bucha que mata(embora já tivesse ouvido histórias a dizer o contrário, pois dentro de um coelho só lá encontraram a bucha...)mas que tem um papel muito importante na eficácia do tiro, estou plenamente convencido que sim.

Abraço.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 12:15 pm

Mas disso não tenha duvidas caro Denis.

Já efectuei alguns testes e notei diferenças com as várias buchas. Uma coisa interessante que notei foi que com buchas de 18mm de copo a chumbada sai mais perfeita, ao contrário do que eu julgava scratch

Isto comparando com copos maiores, claro.
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 1:28 pm

Foi exactamente por isso que lancei este repto...
Também nos tiros que me referi, que usei no passado domingo, com 30grs. de chumbo, a eficácia da bucha "de 28grs." foi muito superior à bucha "21"...mas isto também é algo que poderá ser compensado com um aperto diferente, já que, com o mesmo aperto, a bucha "de 28 grs." dá mais pressão...

Temos é que encontrar a conjugação perfeita de todos os componentes (aperto inclusive)...

abraço.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 1:31 pm

Rogério escreveu:

Já efectuei alguns testes e notei diferenças com as várias buchas. Uma coisa interessante que notei foi que com buchas de 18mm de copo a chumbada sai mais perfeita, ao contrário do que eu julgava scratch

Amigo rogério penso que não tem a ver com a bucha mas com a pressão pois ao mudar-se de bucha para um teste credivel tem de se alterar a pressão para ficar aproximada da outra.
Rui Militão
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6865
Ocupação : empresario
Pontos : 7109

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 2:19 pm

Mas continuam sem dizer se a chumbada é melhor com buchas que abrem vrs as que não
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 2:57 pm

A.silva escreveu:
Rogério escreveu:

Amigo rogério penso que não tem a ver com a bucha mas com a pressão pois ao mudar-se de bucha para um teste credivel tem de se alterar a pressão para ficar aproximada da outra.

Têm razão António.

Mas eu consigo testar isso. Tenho em casa buchas com amortecedor igual e copo de 18mm e 20mm.

Haja tempo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 2:59 pm

Rui Militão escreveu:
Mas continuam sem dizer se a chumbada é melhor com buchas que abrem vrs as que não

Esse é mais um teste que irei realizar. Inclusivé irei carregar cartuchos com as pétalas partidas.

Assim que houver tempo realizarei esses testes Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 207862
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 3:09 pm

Amigo rogério esse teste com as buchas é um teste que para se tirarem conclusões crediveis é bastante dificil e carece de máquinas bastante sufisticadas alem de outros acessórios.
Ora bem no caso de duas buchas iguais mas com copo diferente ao colocar-se o chumbo vai reparar que um fica um pouco mais baixo que outro isso deve-se ao facto da falta desses 2mm para o teste ser credivel terá de diminuir a pressão no copo de 18mm para que o carregamento seja uniforme (ou seja para que fiquem os dois exactamente com a mesma pressão) e só assim tira conclusões, mas isso feito numa máquina manual não é fácil.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 3:15 pm

De qualquer forma deve dar para ter uma ideia. Quanto a mim e como já disse a bucha de 18mm surpreendeu-me pela positiva, mas até acho que o importante, ou factor principal, é mesmo o amortecedor scratch
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 4:36 pm

Força nisso Rogério...e depois diz o que achaste... fixe
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Nº. Mensagens : 2405
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Pontos : 2508

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 EmptyQua Fev 20, 2013 7:37 pm

pessoal eu acho que as buchas são todas boas desde que bem regadas mas prefiro uma bucha com um bom bocado de presunto caseiro ou linguiça eh.eh.eh.
desculpem a piada fixe Laughing
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha   Carregamento de cartuchos: importância da bucha - Página 3 Empty

Carregamento de cartuchos: importância da bucha

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 6Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte