| Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 12:13 pm | |
| Rogério, é em calibre 20, penso que essa pólvora não será indicada para 28gr na calibre 20. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 12:19 pm | |
| - espalhachumbo escreveu:
- Rogério, é em calibre 20, penso que essa pólvora não será indicada para 28gr na calibre 20.
Ups Sendo assim a A1 deve resultar melhor e talvez com um fulminante de média potência, CX1000, 615, 686 ou o "dá para tudo" G209 |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 2:14 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Boas
e já agora onde é que os meus amigos compram as pólvoras? è que eu também carrego os meus mas em C.20 e só consigo comprar as polvoras que exitem na Belga, As e A1... Gostava de experimentar outras, mas não sei onde comprar. Alguém recomenda alguma pólvora para 28gr em C.20? Obrigado Amigo, para calibre 20 é recomendável o uso de pólvoras progressivas, tipo PSB2, ou A1SP, ou A6... A A1 "normal" também faz um bom tiro, um amigo e colega meu de caça que tem uma (desculpe, 3...) calibre 20 e também carrega os cartuchos encontrou em 1,28 grs. de pólvora mas com um fulminante lento, mais propriamente o Fiocchi 614, uma carga melhor que a recomendada pela Nobel Sport...a carga que a Nobel recomenda é de 1,25grs. de pólvora mas com o fulminante 686, que é de potência média... Abraço |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 209 Idade : 41 Localização : Lisboa Ocupação : Eng. Civil Humor : Muito!!!! Data de inscrição : 20/11/2013 Pontos : 260
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 2:26 pm | |
| Boas Parece o destino... Essa é a carga que utilizo para os tordos... Tentei com 1,25, mas os aneis de medida da Pacific 366 mais próximo que eu tinha dava á volta de 1,28gr... deixei estar. Experimentei aos tordos com chumbo 9 e só posso dizer bem!!! o fulminate que uso penso que é médio (615) e continua a resultar muito bem! Aiás, este ano já carreguei 500 com a mesma medida, espero que haja tordos:) E onde é que a malta compra as pólvoras? essa é para mim a parte mais dificil... Os restantes componentes vou comprando neste site: www.siarm.it Conhecem? Abraço e bons carregamentos |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 209 Idade : 41 Localização : Lisboa Ocupação : Eng. Civil Humor : Muito!!!! Data de inscrição : 20/11/2013 Pontos : 260
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 2:30 pm | |
| Já agora, e porque as conversas são como as cerejas... Experimentei na semana um carregamento que me falta apenas ver no terreno... C.20 Fulminante - 615 Envólucro- base plana com 70mm Pólvora - 1,55 MB36 Bucha - feltro 19mm Chumbo - 7,5 (29gr)
Acham que isto pode resultar? Sei que a pólvora está um bocadinho acima do que as tabelas recomendam...
Já agora, uma dúvida que me assiste à muito tempo:
Se uma tabela recomendar 1,5 de pólvora para 28gr, se carregarmos um cartucho de 30gr com essa mesma pólvora, devemos aumentar ou diminuir a quantidde de pólvora?
Um abraço e obrigado |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 02, 2014 2:45 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Boas
Parece o destino... Essa é a carga que utilizo para os tordos... Tentei com 1,25, mas os aneis de medida da Pacific 366 mais próximo que eu tinha dava á volta de 1,28gr... deixei estar. Experimentei aos tordos com chumbo 9 e só posso dizer bem!!! o fulminate que uso penso que é médio (615) e continua a resultar muito bem! Aiás, este ano já carreguei 500 com a mesma medida, espero que haja tordos:) E onde é que a malta compra as pólvoras? essa é para mim a parte mais dificil... Os restantes componentes vou comprando neste site: www.siarm.it Conhecem? Abraço e bons carregamentos
Pois, amigo, aqui na zona de Lisboa.?....a Sulbeja costuma "desenrascar" a A1SP ou a A6SP, agora o problema é ir lá ou arranjar portador... Quanto à SIARM, pois já há uns aninhos que tem vindo de lá algum do material que uso, essencialmente os fulminantes... Abraço. |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 9:39 am | |
| e esta carga com MB36 ninguém tem nada a opinar? Estou mortinho por ouvir as vossas opiniões... Abraços |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 9:59 am | |
| Bom dia, Ainda nunca fiz cargas em C20. Pelo que vi eles indicam 1,33, mas talvez o 1,55 não seja disparatado, esta pólvora precisa de mais uma "pitada" para ter poder de arranque. "Se uma tabela recomendar 1,5 de pólvora para 28gr, se carregarmos um cartucho de 30gr com essa mesma pólvora, devemos aumentar ou diminuir a quantidde de pólvora?"Por vezes não é necessário mexer na dose de pólvora. São mais 2g mas o tiro vai ganhar mais pressão e o 1,5g pode ser o suficiente para fazer um bom tiro. |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 10:39 am | |
| - vvbaptista escreveu:
- e esta carga com MB36 ninguém tem nada a opinar?
Estou mortinho por ouvir as vossas opiniões... Abraços Amigo, não tenho experiência no carregamento de cartuchos de calibre 20...alguma coisa que tenho "petiscado" resulta de um amigo meu ser fã dessa calibre e também carregar os cartuchos.... Assim, o que vou dizer reporta-se aos carregamentos de calibre 12... Pois com a MB36 ou com as outras pólvoras progressivas que conheço (PSB2, A136, A1SP, A6) funciona exatamente o oposto, ou seja, encontrada a carga "ideal" para as 36 grs. se quiser diminuir o chumbo deverá aumentar a pólvora e, até nalgumas delas, o fulminante para um mais rápido... |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 12:03 pm | |
| Caro Rogério As tabelas dizem 1.33 pra bucha plástica, mas 1,45 para bucha de feltro... Qual a explicação desta diferença? Menor eficiência na selagem dos gases? Um abraço |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 12:04 pm | |
| Sim. Deve ter a ver com a selagem e talvez com o próprio peso da bucha... |
|
| |
Antonio Campos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 81 Localização : Peniche Ocupação : Técnico de Contas Humor : o suficiente Data de inscrição : 03/07/2010 Pontos : 317
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Ter Out 07, 2014 1:17 pm | |
|
BUCHA, isto hoje está tudo muito evoluido, mas eu sou do tempo que
a bucha era sarradura, ou de jornal, enfim outros tempos
|
|
| |
vvbaptista Aprendiz
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qua Out 29, 2014 3:11 pm | |
| Caros colegas: Já agora onde é que voçês adquirem as vossas buchas? eu só conheço um site italiano, existe algum vendedor Nacional? Onde é que se consegue comprar buchas? Obrigado pela ajuda |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qua Out 29, 2014 7:29 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Caros colegas:
Já agora onde é que voçês adquirem as vossas buchas? eu só conheço um site italiano, existe algum vendedor Nacional? Onde é que se consegue comprar buchas? Obrigado pela ajuda Amigo, qualquer armeiro que carregue cartuchos em princípio poder-lhe-á vender buchas...aqui na "zona" de Lisboa, não sei... mais a Norte, tem a zona de Leiria/Marinha Grande onde até se fabricam....mais a Sul a Casa Patalouco e a Sulbeja....e quiçá o amigo Silva.... as últimas que comprei foi num armeiro em Condeixa-a- Nova! |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 30, 2014 9:16 am | |
| Comprar onde as fabricam é que era serviço... Sabe o nome da fábrica? é que ainda por cima as minhas são em c.20 e como sabe a maioria dos armeiros nã carrega em C.20... Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 30, 2014 2:08 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Comprar onde as fabricam é que era serviço...
Sabe o nome da fábrica? é que ainda por cima as minhas são em c.20 e como sabe a maioria dos armeiros nã carrega em C.20... Abraço Amigo, pois não pensei "nessa" do calibre 20....aí complica...todavia este fim de semana vou estar com um amigo e colega de caça "amante" das calibre 20 ("só" lhe conheço 3 neste momento...) que também carrega os cartuchos, pelo 2.ª feira dou-lhe a "reportagem".... |
|
| |
vmsl Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : Vale de Cambra Ocupação : Gestor Comercial Humor : QB Data de inscrição : 04/09/2012 Pontos : 52
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha Qui Out 30, 2014 5:02 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Comprar onde as fabricam é que era serviço...
Sabe o nome da fábrica? é que ainda por cima as minhas são em c.20 e como sabe a maioria dos armeiros nã carrega em C.20... Abraço SALVAPLAS na Mª Grande - Sr. Jorge 936 391 110 |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
| |
|
| |
| Carregamento de cartuchos: importância da bucha | |
|