|
| qual a melhor marca de armas semi-automaticas? | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 10:45 pm | |
| os cartuxos tb tem muita influencia no tiro fechado muita mesmo
|
| | | João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 10:48 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Daí que um cano mais longo é capaz de ajudar. eh eh eh
Será mesmo? Já sei qual vai ser o próximo teste A seguir comparamos as tuas estacas de 90 de cano e a Urika de 76 de cano contra a SKB trap, para ver se a maior perfuração é mesmo do cano mais comprido, ou não...ah ah ah Ou se não será mesmo algumas sobrepostos furarem mesmo mais que as semi-automáticas, ou não... Se a urika tiver a mesma perfuração que a skb, e as de 90 tiverem mais, está explicado, se a skb continuar a furar mais que as outras, teremos que arranjar outra teoria Só vendo para crer, e para tirar as dúvidas. Abração, joão
Última edição por João Rodrigues em Qua Abr 03, 2013 10:57 pm, editado 1 vez(es) |
| | | aderito Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 2461 Idade : 46 Localização : cadaval Ocupação : muito ocupado Humor : medio Data de inscrição : 17/02/2012 Pontos : 2565
| Assunto: oi Qua Abr 03, 2013 10:51 pm | |
| |
| | | A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 11:01 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
Será mesmo? Já sei qual vai ser o próximo teste
A seguir comparamos as tuas estacas de 90 de cano e a Urika de 76 de cano contra a SKB trap, para ver se a maior perfuração é mesmo do cano mais comprido, ou não...ah ah ah
Ou se não será mesmo algumas sobrepostos furarem mesmo mais que as semi-automáticas, ou não...
Se a urika tiver a mesma perfuração que a skb, e as de 90 tiverem mais, está explicado, se a skb continuar a furar mais que as outras, teremos que arranjar outra teoria Só vendo para crer, e para tirar as dúvidas.
Abração, joão Pessoalmente aposto na SKB, amigo joão cliquei por lapso no alerta, em vez do citar, as minhas desculpas amigo Rogério não faça caso do alerta. |
| | | tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 11:03 pm | |
| Acho que aqui há um ponto que não foi falado entre a urika e a maxus do teste. Deu para ver que quando se colocava choques que otimizavam o fecho das duas armas em questão, imdependentemente de para isso se ter que colocar um choque mais aberto na beretta, a maxus comcentrava mais a chumbada. E a perfuração? seria a mesma da beretta???!!!
concentração de chumbo e perfuração são coisas diferentes.
Ao que parece essa skb, com almas de 18,5 tem mais perfuração que uma de 18,3. Isto é que é estranho. Terá a ver com a própria brocagem do cano?!
Acredito que canos mais longos coloquem mais bagos no alvo, pois por minimo que possa parecer, o chumbo sempre vai todo junto por mais tempo. Mas não acredito que isso tenha grande influencia na perfuração, comparando armas semelhantes. |
| | | aderito Membro VIP
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 11:08 pm | |
| - A.silva escreveu:
Pessoalmente aposto na SKB, amigo joão cliquei por lapso no alerta, em vez do citar, as minhas desculpas amigo Rogério não faça caso do alerta. por acaso tenho umcolega meu que tem 2 skb uma trap e uma automatica com 76cm temnho de ver se akilo chumba bem |
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qua Abr 03, 2013 11:26 pm | |
| Adérito, a sua arma de 90 meteu lá mais 30 bagos no alvo, mas, pergunto-lhe eu, será que perfurou mais que a outra?
Não era de distribuição que eu estava a falar, era de perfuração, e o que eu quero ver esclarecido é a diferença de perfuração que o Hélio diz ser maior nos canos grandes.
Se é realmente o comprimento dos cano a fazer a diferença na perfuração, então o cano de 76cm da Urika deveria furar o mesmo dos canos de 76cm da trap, e as "estacas" de 90 deveriam furar ainda mais que os canos de 76cm da sobrepostos.
Eu quase que apostava que com os canos de 76cm da sobrepostos os mesmos cartuchos perfuram mais que nos canos de 76cm ou de 90cm das semi-automáticas, e é essa a dúvida que eu disse que gostava de tirar a seguir.
Sobre a distribuição, num alvo pequeno basta um tremelique para parte do tiro sair ao lado e não ser nada conclusivo. Nós estivemos a alvejar em chapas XXL e todo o chumbo estava lá para se ver, e pelo que vi, quando é para fechar o tiro a sério, a Maxus até exagera e mete lá tudo junto demais com um simples IM. O Hélio conhece bem as estacas dele, e pelo que sei até pode ser que furem mais (o que falta testar), mas não creio que fechem tanto o tiro como o que lá se viu com a Maxus de 71 com o IM da Briley, que continuo a dizer, era um exagero e dos grandes.
Ainda sobre testes, o Hélio já andou em testes de perfuração entre a Maxus de 76cm do amigo espalhachumbo e a sua Urika de 76cm, e a Maxus empatou, ou ganhou com uma ligeira vantagem...
cumprimentos, joão |
| | | aderito Membro VIP
| Assunto: oi Qua Abr 03, 2013 11:46 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
- Adérito, a sua arma de 90 meteu lá mais 30 bagos no alvo, mas, pergunto-lhe eu, será que perfurou mais que a outra?
Não era de distribuição que eu estava a falar, era de perfuração, e o que eu quero ver esclarecido é a diferença de perfuração que o Hélio diz ser maior nos canos grandes.
Se é realmente o comprimento dos cano a fazer a diferença na perfuração, então o cano de 76cm da Urika deveria furar o mesmo dos canos de 76cm da trap, e as "estacas" de 90 deveriam furar ainda mais que os canos de 76cm da sobrepostos.
Eu quase que apostava que com os canos de 76cm da sobrepostos os mesmos cartuchos perfuram mais que nos canos de 76cm ou de 90cm das semi-automáticas, e é essa a dúvida que eu disse que gostava de tirar a seguir.
Sobre a distribuição, num alvo pequeno basta um tremelique para parte do tiro sair ao lado e não ser nada conclusivo. Nós estivemos a alvejar em chapas XXL e todo o chumbo estava lá para se ver, e pelo que vi, quando é para fechar o tiro a sério, a Maxus até exagera e mete lá tudo junto demais com um simples IM. O Hélio conhece bem as estacas dele, e pelo que sei até pode ser que furem mais (o que falta testar), mas não creio que fechem tanto o tiro como o que lá se viu com a Maxus de 71 com o IM da Briley, que continuo a dizer, era um exagero e dos grandes.
Ainda sobre testes, o Hélio já andou em testes de perfuração entre a Maxus de 76cm do amigo espalhachumbo e a sua Urika de 76cm, e a Maxus empatou, ou ganhou com uma ligeira vantagem...
cumprimentos,
mas tem mais perfuraçao amigo a de 90cm fizemos varios testes e vimos que a de 90cm tinha mais perfuraçao na skb ai ja nao digo nada nao conheço o tiro alvejamos varias vezes porque essa colega meu ja tinha atirado com uma de 90 que tinha menos perfuraçao que essa bereta dele com 76cm da maxus nao comento nao conheço o chumbar mas bonita é sem duvida joão |
| | | tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:05 am | |
| Acho que vou desistir. é meter cartuchos e bota para a frente. A maxus com 18.8 perfura mais que outra com 18.4...... já não sei o que pensar o prefurar mais das sobrepostos deverá dever-se ao facto de não existir saida de gases nestas armas, pelo que o tiro vai com a força toda... digo eu... |
| | | Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:10 am | |
| Isto na balistica muita coisa não é a régua e esquadro. Eu também quase aposto que a Skb e o barrote ou a cana de pesca ou o que lhe quiserem chamar vão andar lado a lado. Para além de mais a de 90 tem perca de gases mas venham lá as listas que eu levo as vigas. |
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:11 am | |
| - tiago1 escreveu:
- Ao que parece essa skb, com almas de 18,5 tem mais perfuração que uma de 18,3. Isto é que é estranho. Terá a ver com a própria brocagem do cano?!
A SKB 885 era a topo de gama da marca na altura em que saiu, tem choques fixos com 3 rampas e são muito longos no seu comprimento, já medi a totalidade dos canos com medidor de almas e sei qual o desenho interno deles. Não é muito comum encontrar esse desenho nos choques fixos em armas do segmento médio, por norma só costumam aparecer em armas caríssimas. Ah, nem todas as SKB têm o mesmo desenho interno, nem as mesmas almas, há séries com almas de 18,7mm. Com a 885, os cartuchos após disparados ficam completamente abertos e com os invólucros esticadinhos de todo, o que não acontece com os disparados por qualquer semi-automática, em que a ponta do cartucho se volta a fechar ligeiramente e ficam bem visíveis as dobras do fecho do cartucho, o que logo revela que há ali uma diferença na pressão a que o invólucro está sujeito aquando do disparo. Sei também que a chapa acusa a porrada que leva de uma maneira bem diferente, e até o metal da chapa fica a cantar tipo o gongo Não sei se a diferença será da brocagem, se é de ter câmara de 70mm, se é da configuração dos choques fixos, ou se será simplesmente a diferença que faz uma sobrepostos contra uma semi-automática. Numa sobrepostos não há perda de gases para lado nenhum, a não ser para a frente, o que certamente deverá fazer alguma diferença na velocidade final do chumbo, digo eu... Só comparando com as semi-automáticas de 90 é que poderemos tirar as dúvidas de vez |
| | | Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:12 am | |
| De preferência fazemos 2 comparações.
Um teste com tiros de 32g e outra com tiros com 36g. Depois conversamos e tira-se as dúvidas.
|
| | | Hélio Moderador
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:15 am | |
| Rifo logo a minha para comprar uma sobrepostos. eh eh eh |
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:36 am | |
| - tiago1 escreveu:
- A maxus com 18.8 perfura mais que outra com 18.4...... já não sei o que pensar
A maxus de 76cm do amigo espalhachumbo foi comparada com a 391 de 76cm do Hélio, e as 391 do Hélio têm ambas 18,3mm. Também fiquei sem saber o que pensar, mas como tinha vendido a pesadota AL390 Gold Mallard e precisava de uma semi-automática de reserva, e como a Msxus me entrava muito bem e o feedback de quem as tem é muito bom, que se lixe lá a taça e lá veio uma Maxus para mim também Tive uma Fusion com almas de 18,7mm, e ainda não percebi o que diabo a Browning fez aos novos canos das Maxus para os meter a chumbar da forma que chumbam agora. Não sei se será das nova rampas mais longas a seguir à câmara (a Fusion tinha um cone a seguir à câmara muito curto e abrupto), se do que é, o que sei é que antes o cano com alma de 18,7mm da Fusion nem com Briley chegava aos calcanhares dos novos canos da Maxus. Mais um mistério Com os testes de distribuição fiquei positivamente surpreendido e acho que nem vale a pena pensar muito mais no assunto, e "bota prá fente", haja muita caça para todos nós |
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:44 am | |
| |
| | | espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 12:47 am | |
| |
| | | castro pedro Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1961 Idade : 52 Localização : BELGICA(PAREDES DE COURA) FERIAS Ocupação : SECTOR DO METAL Humor : SEMPRE Data de inscrição : 24/11/2011 Pontos : 2233
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 1:32 am | |
| |
| | | Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 8:31 am | |
| Vocês com esses testes e eu como fã da Browning só me fazem pensar ainda mais em trocar a minha Gold Hunter |
| | | A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 8:42 am | |
| - tiago1 escreveu:
- Acho que vou desistir.
é meter cartuchos e bota para a frente. A maxus com 18.8 perfura mais que outra com 18.4...... já não sei o que pensar
o prefurar mais das sobrepostos deverá dever-se ao facto de não existir saida de gases nestas armas, pelo que o tiro vai com a força toda... digo eu... Leia este tópico é um pouco longo mas pode ser elucidativo. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] |
| | | Jorge25 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 355 Idade : 38 Localização : fafe Ocupação : ocupado Humor : depende do dia Data de inscrição : 13/01/2012 Pontos : 447
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 4:24 pm | |
| Caros amigos Aqui bom os meus testes feitos para elucidar muita gente em relaçao aos canos. Todos feitos com 32gr chumbo 7 1/2 da mesma marca
Teste foi feito a 30 metros com as seguintes armas browning b5252 71cm, browning b425 trap 76cm, benelli beccaccia 61cm , benelli crio 71cm. Em relaçao a estas armas o que se passou foi o seguinte a benelli crio furou mais 10 paginas que a beccaccia e menos 40 que a sobrepostos nas sobrepostos nao ouve grande diferença mais 5 ate 10 paginas furadas combem frisar que a benelli crio tem 18,3 e a beccaccia tem 18,4 ja as sobrepostos tem 18,4.
Aqui vai o segundo teste, as armas foram breda altair special 18,4 com 61cm e com ponteira exterior a fazer 75cm x full , beretta silver pigeon 18,4 com choke 2 normal e gemim, sant ettienne robust 222 18,4 o que se verificou foi que as semi automaticas continuam a forar menos paginas que as sobrepostos, em relaçao a de paralelos e sobrepostos verificou-se que a de paralelos com chokes fixos furou mais paginas que a beretta com chokes normais, mas a diferença veio no gemini onde o que aconteceu foi que a beretta furou mais aquase 20 paginas que com a normal onde assim passou a furar mais que a robust 222 o que fiquei supreendido, tambem levei a trap embora na chapa parece que tem mais força do que outras acaba por nao ter pois nao furou mais que as outras 2 e combem frisar que a trap tem 76cm as armas foram testadas com chokes 2 todas elas. Mas isto ainda foi a experiencia pois vou tirar um dia para fazer novos testes e tirar mais sertezas pois para ja tenho alguns ferros para testar alem disso tenho a sorte de ter bastantes armas diferentes para esprimentar pois tenho as minhas as da namorada o meu sogro e o meu cunhado por isso algumas armas diferentes para ver a diferença nas mesmas. Desculpem la o testamento |
| | | carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 5:13 pm | |
| Tem muito que se lhe diga essa historia de perfuração e distribuição e muitos factores contribuem para isso na realidade, quanto as marcas fala-se mais com o coração e a carteira hoje em dia do que com uma analise física + - aprofundada, quem tem browning contenta-se com o que pode escolher quem tem berettas o mesmo etc etc não há-de haver grande diferença entre elas a não ser no controle de qualidade e nos materiais, quanto a perfuração efectiva e distribuição deixem-se de tretas o tiro efectivo a caça não passa dos 35 metros a essa distancia um tordo parece um ponto e uma perdiz já mal se vê as penas no entanto muitos atiram a 20 metros e dizem que foi um tiro do valha-me deus ora isso é tipico do caçador, até daquele que se diz muito experiente, eu sempre preferi e continuo as berettas em semi-auto pela sua fiabilidade e bom tiro que fazem o que por vezes acontece é que os cartuchos não tem a pressão e carga ideal caço a perdiz em zonas de serra em que os tiros são realmente lindos e em que nada tem a ver com zonas planas como o Alentejo de onde sou e onde também caço.Mas em relação a semi-automaticas após experimentar a Maxus e também por aconselhamento do armeiro amigo que ma vendeu, decidi-me pela A400 os factores que tive em conta foram a maneabilidade da arma a sua elegância e leveza e o tiro claro está, e essa diferença pagueia em € pois a Maxus custa menos 400 a 500 € que a Xplor dependendo do armeiro.A principio e devido a coronha essencialmente, disse mal da coisa pois a antiga A302 ja estava a minha medida mas hoje em dia vi que fiz a melhor opção, cheia de resíduos de sujidade até hoje nunca deixou de mastigar nem um 28 gramas quanto mais 30 e 32 por isso e pela vantagem de conhecer bem as berettas para mim está uma arma mais que excelente. |
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 5:30 pm | |
| Amigo Jorge25, o teste que fez é bom, mas experimente a testar com várias marcas de cartuchos, e depois veja a diferença. E fica a saber quais os melhores cartuchos para cada arma... Hehheheh, o problema é ter as listas para tantos testes..... |
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 5:42 pm | |
| Carlos Garcia, não entrando em conversas tipo benfica/sporting, a diferença de preços para mim não justifica que seja melhor ou pior, eu como o amigo, experimentei as duas, a beretta e a maxus, e escolhi a maxus porque encarava melhor. Em relação as distâncias, também acho que tem alguma razão, mas quem caça aos pombos e perdizes bravas no alentejo (zonas planas), faz alguns tiros entre os 35 e os 50mts e talvez até ligeiramente mais, e penso que nestes tiros mais um pouco de "força" é bem vinda... Mas também acredito que os cartuchos fazem mais diferenças que os canos.... Abraço. |
| | | carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 5:51 pm | |
| Essa dos 50 metros é a tal distancia medida a olho caro espalhachumbo e eu não estou em conversas algumas de benfica/sporting até porque sou detentor de duas brownings tambem e ja as tive em semi-automatica tambem, por isso sei do que falo, e em 32 anos de caça já sei o que quero e não vou pelas conversas dos outros e o que manifestei aqui foi uma opinião muito pessoal baseada na minha experiencia e no que se passou comigo e essa do encare é como outra coisa qualquer que serve de motivo para opção mas que 500€ de diferença ajudam muita gente a escolher isso eu não tenho duvidas |
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? Qui Abr 04, 2013 6:22 pm | |
| A dos 50mts não é a olho, pois sei bem o que são 50mts, e se ler com atenção eu não disse que se mata com normalidade caça a essa distância, mas que se mata a essa distância perdizes, pombos, tordos, mata. Também sei o que são berettas, brownings, fabarm, blaser, benellis e etc... Sobre os 500€ de diferença, claro que faz diferença, e bastante, ainda mais com armas que a qualidade anda lado a lado... Também não vou em conversas, quando tenho dúvidas faço os meus testes, tanto de armas como cartuchos, o mesmo se passa com as carabinas e munições para elas, não vou em conversa que aquela "bala" é melhor que a outra. Abraço |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: qual a melhor marca de armas semi-automaticas? | |
| |
| | | | qual a melhor marca de armas semi-automaticas? | |
|