| Uns achigãs para animar... | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
SPEEDS Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1724 Idade : 41 Localização : POR AI Ocupação : SER PAI Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir! Data de inscrição : 11/04/2010 Pontos : 1793
| Assunto: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 10:57 am | |
| Aqui vos deixo duas fotos, de uma pescaria entre amigos, usando umas bruxas de vynil...e o grandioso almoço. Uploaded with ImageShack.us Uploaded with ImageShack.us |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 2:22 pm | |
| Também não era nada mal pensado, primeiro uns tordinhos na frigideira e depois uns achigãs grelhados e bem regados com o belo vinho branco fresquinho... Bela pescaria... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 2:37 pm | |
| Olha só para eles tão alinhadinhos...Então e um belo caldo de peixe com muito poejo e hortelã da ribeira? Ainda apanhei alguns no guadiana mas um pouco mais pequenos que eram logo ali comidos. Iam quase directamente para o tacho. |
|
| |
SPEEDS Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1724 Idade : 41 Localização : POR AI Ocupação : SER PAI Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir! Data de inscrição : 11/04/2010 Pontos : 1793
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 7:24 pm | |
| Segundo se consta, parece que depois de se ter feito a barragem do alqueva que setem capturado exemplares de achigã com tamanhos bastante consideraveis. O meu maior no Guadiana, foi de 1.800kg, nesse dia apanhei esse e outro de 400g...exactamente no mesmo sitio. |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 7:57 pm | |
| Tem razão amigo Fábio desde que o alqueva foi feito não só os achigãs mas também se tem registado belos exemplares de carpas e barbos e outras especies... não nos podemos esquecer que em águas novas os peixes crescem até sem comer... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 9:23 pm | |
| Por acaso desde que fizeram a barragem ainda não tive oportunidade de lá voltar á pesca.Nós costumavamos apanhar os achigãs com verdemans(não sei se é assim que se escreve) que apanhavamos nas margens com uma peneira. Mas nunca apanhei nenhum com mais de 400 ou 500 gramas.
Abraço |
|
| |
SPEEDS Membro Veterano
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb Abr 24, 2010 11:12 pm | |
| A verdemã...exelente isco...mas é proibido a sua utilização segundo se consta. Mas quem é que nunca usou ou experimentou?
Um abraço |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Dom Abr 25, 2010 1:44 am | |
| Boa noite , Então pessoal o que é feito do "pescar e soltar", nas peças de caça ainda se compreende, agora nos achigãs! Temos de aprender mais com os nuestros hermanos, já não se pesca para comer, estamos no século XXI, Amigos temos de mudar. |
|
| |
SPEEDS Membro Veterano
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Dom Abr 25, 2010 1:59 am | |
| Reizinho...desculpe acho que cada um sabe de cada qual! Tenho um amigo meu que faz parte da APA e tenho grandes guerras com ele por causa disso. Eu quando saiu de casa de manhã, seja para caçar ou pescar, além de me divertir e descontrair na natureza, tenho também o intuito de tentar saber o que naquele dia a natureza me pode oferecer. Obvio que não trago tudo o que apanho, mas a maior parte vem de certeza.
Também lhe posso perguntar, e não me leve a mal, se vai para caçar e pescar e solta-los (esta em todo o seu direito) ja pensou que vai de certeza faze-los também sofrer, se assim é, porque não fica em casa? |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Dom Abr 25, 2010 2:15 am | |
| Na caça não podemos ter esse tipo de comportamento, mas já na pesca é sempre possível fazer a libertação sem morte. Eu no meu caso não pesco, já pesquei e também trouxe para casa o peixe, mas em relação ao achigã sou um pouco mais ponderado e defendo que deviam ser libertados. Nas montarias também não tenho nenhum desejo em matar um veado, não sei porquê mas é um animal que respeito, nunca tive nenhum em campo de tiro, não sei se atiraria, era uma questão a ver. Mas todos nós temos o direito de fazer das nossas capturas o que quisermos e ponto final, mas a minha opinião passa por aqui e é esta. |
|
| |
nlidonio Administrador
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Dom Abr 25, 2010 6:01 am | |
| - SPEEDS escreveu:
- Reizinho...desculpe acho que cada um sabe de cada qual!
Tenho um amigo meu que faz parte da APA e tenho grandes guerras com ele por causa disso. Eu quando saiu de casa de manhã, seja para caçar ou pescar, além de me divertir e descontrair na natureza, tenho também o intuito de tentar saber o que naquele dia a natureza me pode oferecer. Obvio que não trago tudo o que apanho, mas a maior parte vem de certeza.
Também lhe posso perguntar, e não me leve a mal, se vai para caçar e pescar e solta-los (esta em todo o seu direito) ja pensou que vai de certeza faze-los também sofrer, se assim é, porque não fica em casa? Amigo speeds esse seu amigo a cabeça como eu a cabeça aos mata carpas que por ai andam, exemplo... Quantas vezes já viste malta ir á pesca e fazer muito boas pescarias... trazer o peixe todo para casa, passar pelos cafés a gabar-se, depois nimguém quer ficar com ele, a mulher ralha que não o quer na arca e depois vai para o lixo... Espero que nunca tenhas feito isto... mas de certeza que já viste fazer e muito pior... por isso devemos tentar que os pescadores mais novos tenham outra mentalidade... trazer um peixe para o petisco é uma coisa agora chassinar kl e kl de peixe só para mustrar que são os maiores é outra... O amigo reizinho tem 100 por cento de razão e são mentalidades assim que levam a pesca e a caça para a frente... PS. Estas carpas quero apanha-las daqui a uns anos com o dobro do peso, logo se as tivesse trazido seria tarefa impossivel... Boas pescarias... |
|
| |
SPEEDS Membro Veterano
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Dom Abr 25, 2010 1:53 pm | |
| Tudo tem limites... poderá se trazer peixe ou caça, mas tudo sem abusos. Cá em casa a arca é pequena, cabe pouca coisa, quando sei que não tenho espaço, ou não trago ou trago com o objectivo de dar a alguem que me tenha pedido. |
|
| |
comando77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Set 29, 2010 4:34 pm | |
| boas a todos eu tb sou um pescador assíduo ao achigã este ano foi dos meus melhores anos em n.ºs de capturas ouve dias em que cheguei a apanhar perto de 20 dos quais escolhia uns 2 ou 3 para trazer para casa e os restantes eram soltos para que pode-se voltar lá e ter o prazer de voltar a travar uma bela luta com eles novamente |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Set 29, 2010 5:35 pm | |
| ola pessoal eu ainda nao sei botar aqui as minhas fotos mas vao-se preparando porque vao-se passar ai vao vao 1 abraço
|
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Set 29, 2010 7:24 pm | |
| - santos77 escreveu:
- ola pessoal eu ainda nao sei botar aqui as minhas fotos mas vao-se preparando porque vao-se passar ai vao vao 1 abraço
Então amigo santos...essas fotos vêm ou não...já estou curioso... |
|
| |
macussa Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 50 Localização : USA Ocupação : SELF Humor : sim Data de inscrição : 29/10/2008 Pontos : 6
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qui Out 21, 2010 12:16 am | |
| |
|
| |
Alexandre Tavares Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 56 Idade : 33 Localização : Lisboa- Loures Ocupação : Estudante Humor : Sempre na boa :D Data de inscrição : 01/11/2010 Pontos : 77
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Nov 10, 2010 3:47 pm | |
| PRESERVEM O ACHIGÃ ! |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 56 Idade : 33 Localização : Lisboa- Loures Ocupação : Estudante Humor : Sempre na boa :D Data de inscrição : 01/11/2010 Pontos : 77
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Nov 10, 2010 4:00 pm | |
| EU APOSTO QUE ESSE ACHIGÃS CAPTURADOS ESTAVAM TODOS CHEIOS DE OVAS ATE AOS OLHOS! Não sabem o que é Hiper-mercado? O.o peixeiria? e ainda por cima gabam-se que também usam verdemã sinceramente por isso é que a M.......A das barragens, charcas, Açudes, Ribeiros, Pêgos já não têm as populações que tinham o grande exemplo em especial aos pardelhiros, Rapas e afins o ALQUEVA poderia ser o Lago artificial NUMERO 1 na EUROPA para pesca ao achigã, mas NÃO temos não sei quantos marmanjos que ainda lá vão apanha-los no DEFESO. Depois admiram-se " porra a semana passada tirei 42, hoje só tirei 4... o peixe não deve estar aqui" obvio que não Estam nas arcas congeladoras frigideira ou ate ja digeridos. Se não fosse a introdução do alburno queria ver o estado do alqueva, digo alqueva como todas as massas de água em portugal. há alturas que eu digo " NUNCA MAIS ENTRA EM VIGOR A CARTA DE PESCADOR!" queria ver queria. A autoridade também é pouca para fiscalizar as extensas margens mas enfim. Se eu podia viver sem os RAPAS E PARDELHEIROS?! PODIA E SERIA BEM MELHOR |
|
| |
xina 1979 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Nov 10, 2010 4:06 pm | |
| Boas amigo Alexandre Tavares,
Venho mais uma vez pedir que faça a sua apresentação.
" Lembre-se que é Obrigatória."
Cumps
Xina |
|
| |
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Nov 10, 2010 4:11 pm | |
| Já está realizada |
|
| |
xina 1979 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Qua Nov 10, 2010 4:15 pm | |
| |
|
| |
vakeiro Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 14 Idade : 40 Localização : No mato Ocupação : Nao fazer nenhum Humor : ... Data de inscrição : 28/05/2011 Pontos : 16
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Sáb maio 28, 2011 11:44 am | |
| Boas.. So vo deixar aqui a minh opinão sobre este tema e ja saiu hoje pois ainda hoje me registei e ja to para aqui a escrever mto.. Pois é amigos pescadores cada um tem a sua opinião sobre a pesca sem morte a minha é vo a pesca e vem sempre alguma coisa para a petiscada isso santa paciencia agora claro se de 30 que apanhar posso trazer 5 exemplares nao vo dizer os maiores se calhar ate medios.. quanto ao se dizer sobre sabem o que é hiper mercado ou peixaria isso todos devem saber mas nunca vi achiga a venda la senao ya la era mais facil pa petiscada.. nuestros ermanos sim usam mto esse tipo de pesca mas como em todo o lado alguns outros nao trazem tb pa pestisca... boas pescas amigos... |
|
| |
luis cruz Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Seg Jan 09, 2012 12:36 am | |
| boas sou pescador com P bem grande porque grande parte do peixe que apanho solto seija grande ou pequeno posso ate afirmar que 90% volta pra agua
mas santa paciencia a mim ninguem me tira um bom almoco ou um bom jantar mais uns amigos ou familia e dizer fui eu que pesquei
e nunca critiquei quem leva peixe pra casa pois se tiver as medidas minimas nao podemos faxer nada pois se tem medida e por alguma razao e ja agora ao srs que se sentem ofendidos por as pessoas gostarem de procurar a sua refeicao com sabor e saber o que se come paçiencia.
alem do mais ja trabalhei num hiper na peixaria e as pessoas nao sonham por onde o peixe passa nem tao pouco a vezes que congela e descongela mas enfim cada cual com a sua opiniao PEIXE SO QUE EU APANHE
abraço a todos e boas pescas luis cruz |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Seg Jan 09, 2012 7:02 pm | |
| - Alexandre Tavares escreveu:
- EU APOSTO QUE ESSE ACHIGÃS CAPTURADOS ESTAVAM TODOS CHEIOS DE OVAS ATE AOS OLHOS!
Não sabem o que é Hiper-mercado? O.o peixeiria? e ainda por cima gabam-se que também usam verdemã sinceramente por isso é que a M.......A das barragens, charcas, Açudes, Ribeiros, Pêgos já não têm as populações que tinham o grande exemplo em especial aos pardelhiros, Rapas e afins o ALQUEVA poderia ser o Lago artificial NUMERO 1 na EUROPA para pesca ao achigã, mas NÃO temos não sei quantos marmanjos que ainda lá vão apanha-los no DEFESO.
Depois admiram-se " porra a semana passada tirei 42, hoje só tirei 4... o peixe não deve estar aqui" obvio que não Estam nas arcas congeladoras frigideira ou ate ja digeridos.
Se não fosse a introdução do alburno queria ver o estado do alqueva, digo alqueva como todas as massas de água em portugal.
há alturas que eu digo " NUNCA MAIS ENTRA EM VIGOR A CARTA DE PESCADOR!" queria ver queria.
A autoridade também é pouca para fiscalizar as extensas margens mas enfim.
Se eu podia viver sem os RAPAS E PARDELHEIROS?!
PODIA E SERIA BEM MELHOR nao comento,só porque o meu silencio é mt valioso.abraço. |
|
| |
luissebo Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 742 Idade : 48 Localização : Borba (Alentejo) Ocupação : Maquinista de Corte 1ª Humor : muito Data de inscrição : 12/10/2010 Pontos : 754
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... Ter Jan 10, 2012 10:42 pm | |
| - Alexandre Tavares escreveu:
- EU APOSTO QUE ESSE ACHIGÃS CAPTURADOS ESTAVAM TODOS CHEIOS DE OVAS ATE AOS OLHOS!
Não sabem o que é Hiper-mercado? O.o peixeiria? e ainda por cima gabam-se que também usam verdemã sinceramente por isso é que a M.......A das barragens, charcas, Açudes, Ribeiros, Pêgos já não têm as populações que tinham o grande exemplo em especial aos pardelhiros, Rapas e afins o ALQUEVA poderia ser o Lago artificial NUMERO 1 na EUROPA para pesca ao achigã, mas NÃO temos não sei quantos marmanjos que ainda lá vão apanha-los no DEFESO.
Depois admiram-se " porra a semana passada tirei 42, hoje só tirei 4... o peixe não deve estar aqui" obvio que não Estam nas arcas congeladoras frigideira ou ate ja digeridos.
Se não fosse a introdução do alburno queria ver o estado do alqueva, digo alqueva como todas as massas de água em portugal.
há alturas que eu digo " NUNCA MAIS ENTRA EM VIGOR A CARTA DE PESCADOR!" queria ver queria.
A autoridade também é pouca para fiscalizar as extensas margens mas enfim.
Se eu podia viver sem os RAPAS E PARDELHEIROS?!
PODIA E SERIA BEM MELHOR Boas amigo só queria dizer que o companheiro não têm uma grande noção do que seja a pesca,pois toda a vida se pescou e levou para casa e que eu saiba o peixe que o meu amigo come e tantas outras pessoas comprado no super-mercado com que eu saiba também esse peixe nadava no seu sossegado espaço quando de repente ficam presos numa rede de pescador e nem sequer têm hipóteses de fuga. Eu fui pescador de competição muitos anos e participei em centenas de concursos e convívios e sempre tive conhecimento de que todos os participantes devolviam o peixe há água, contudo não quer dizer que não houvesse alguns que levassem para casa mas dúvido. Quantos aos achigãs também eu sou pescador dessa espécie que até por acaso nem sequer é portuguesa,quanto ao Alqueva têm muitos achigãs só é pena alguns pescadores não saberem pescar na barragem e depois vêem dizer que não há peixe, faça uma pesquisa e veja quantos exemplares se tiraram nas provas dos "CLÁSSICOS" no Alqueva nos últimos anos e depois faça algum comentário ao respeito,no entanto como tantos outros também não dispenso uma boa petiscada deles grelhados como também adoro uma boa sardinhada,no entanto faço a minha escolha na hora de os trazer para casa e não pode estar aqui a criticar as pessoas por seguirem as leis. Por isso amigo não dê tanta importância ao assunto e faça por passar uns bons dias de pesca no convívio da natureza e dos seus amigos de pesca.Abraços e boas pescarias. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Uns achigãs para animar... | |
| |
|
| |
| Uns achigãs para animar... | |
|