| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 10:55 am | |
| - denis cruz escreveu:
- Amigo Rogério, pois quanto à CSB3 não fiquei admirado....porque será que sempre tenho defendido neste Forum que, quanto a mim, é a melhor pólvora do mercado para as 30grs.????
Mesmo nas 32 grs. também faz um excelente tiro, só que não é fácil encontarr uma carga que faça uma distribuição homogénia da bagada a partir dos 30 metros.... Tenho um amigo, "chofrista de gema" que não quer outra também para as 32grs..... e então com chumbo 9 para o "tordo da manhã" é um luxo!!! Bom dia amigo, Antes deste teste eu já sabia o resultado. Porque não foi a primeira vez que a testei, e também não foi a primeira vez que obtive este resultado |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 10:57 am | |
| - denis cruz escreveu:
- Rogério escreveu:
- Acho que a balança vai levar uma marretada hehe
Amigo, não é por nada, mas também de vez em quando convém ver se continuam aferidas....há uns 2 anos também tive um "descontrole" numa para - 0,04 e só descobri o "gato" com umas centenas de cartuchos carregados... moral da história:x-ato neles todos e fazer novas cargas...!!!!! Aliás, são os cartuchos que me restam carregados com a PSB3... Vou ter que descobrir qual o problema. Até pode ser da balança... este fim de semana não consigo fazer nada, mas no próximo já vou ver o que se passa |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 10:58 am | |
| - André Sousa escreveu:
- Para ampliar a gama de testes estão aqui em Évora e à espera:
- Polvichumbo Super Caça 32 - Sulbeja Premier D20 e Caça 32 - Rio 10 e top target 50
Já vi que este ano não é na caça que os gasto E se é p'la causa da ciência.. Eu não me importo nada de testar esses tiros... pela ciência claro |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 10:59 am | |
| Ainda vão ganhar o prémio Nobel. ai vão . |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 11:09 am | |
| Eu em relação há D20 durante dois anos no inverno dei uns valentes tiros com ela e a unica coisa a apontar era que expira muito, só mesmo com os ESE. |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 11:38 am | |
| - Rui Militão escreveu:
- Eu em relação há D20 durante dois anos no inverno dei uns valentes tiros com ela e a unica coisa a apontar era que expira muito, só mesmo com os ESE.
Amigo, durante anos a D20 foi a minha pólvora preferida para as 32 grs. e apenas deixei de a usar precisamente porque surgiram outras pólvoras que não tinham o tal problema de "queimarem mal" com tempo húmido.... Agora parece que está diferente...."um dia desses" ainda irei experimentar "essa coisa"..... |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 12:02 pm | |
| Como os testes estão a correr bem com a D20, um dia destes lá mais para o fim do ano, porque agora ainda estamos no verão, vou experimentar. |
|
| |
vmsl Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : Vale de Cambra Ocupação : Gestor Comercial Humor : QB Data de inscrição : 04/09/2012 Pontos : 52
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 12:17 pm | |
| O ano passado dei alguns tiros aos tordos com D20. Sinceramente surpreendeu-me pela positiva. Quanto ao problema de espirrarem resíduos, não me queixo porque caço com sobrepostos. |
|
| |
vmsl Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : Vale de Cambra Ocupação : Gestor Comercial Humor : QB Data de inscrição : 04/09/2012 Pontos : 52
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 12:19 pm | |
| Já agora que estamos a falar em testes, alguem conhece este cronografo?
http://www.magnetospeed.com/pages/shotguns |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 12:46 pm | |
| Ainda nunca tinha visto esse tipo de cronógrafo |
|
| |
Alfenim Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 192 Idade : 48 Localização : Bencatel Ocupação : Caça, Pesca e 3ª parte Humor : Ás vezes Data de inscrição : 22/09/2008 Pontos : 230
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 2:25 pm | |
| - Rogério escreveu:
- Boa noite amigos,
Cá venho deixar mais uns relatos... pois é Hélio, não me precisam baralhar por eu sozinho consigo fazer isso
No sábado lá fui com o Hugo dar mais uns tirinhos. O dia esteve quase sempre chuvoso e só conseguimos ir no final do dia. Duvido um pouco deste teste pela pouca claridade que havia, pois acho que o cronógrafo necessita de luz para ler a 100%. Mesmo assim que deixo os resultados.
A temperatura estava a 16º e os cartuchos estiveram sempre no "gelo" até entrarem para a arma.
Alguns Tiros no Alvo(60cm) a 30 metros
Os dois malucos...
Digam lá o que acham desses resultados
Abraço Sr. Moderador porque razão o testados com pólvora A1 são "especial Fumaça" e os csb3 são só csb3 e não "Rebenta queixos", deixe-me alerta-lo para os direitos de autor pois poderei processá-lo. Vou ter de alterar a carga do cartucho, atão assim não tenho desculpa para errar a passarada... Fora de brincadeira o cartucho 30 csb3 e o 34 pólvora A1SP surpreenderam-me pela positiva ao contrário da A1 mas fiquei curioso e agradado com a D20, em gastando a pólvora csb3 e a MB vou experimentar a d20 nos tordos, o que claro implicará mais estudos e tiros, tiros, tiros, tiros... Algum dia a azinheira dos testes têm de cair...olha que seja em combate. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 2:47 pm | |
| E já pensaste em trocar de azinheira, é que é sempre na mesma desgraçada. |
|
| |
Alfenim Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 192 Idade : 48 Localização : Bencatel Ocupação : Caça, Pesca e 3ª parte Humor : Ás vezes Data de inscrição : 22/09/2008 Pontos : 230
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 3:14 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- E já pensaste em trocar de azinheira, é que é sempre na mesma desgraçada.
Já mas seguindo o raciocínio do bom recarregador de cartuchos (não é o meu caso), um bom cartucho é aquele que dá ou faz um bom derrube na peça e a árvore ainda não caiu....ó Rui...isso são perguntas que se façam...e mais a árvore ainda não se queixou né |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 3:54 pm | |
| tens razão. |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sáb Out 18, 2014 12:02 pm | |
| - Hélio escreveu:
- A csb3 era usada por um amigo meu, que alguns do fórum até o conhecem, e gastou durante mais de uma década os Rio 10 em trás os montes. Não lhe falassem noutro cartucho para lá. Podem ser gostos mas as provas é que tordo dentro dos 45-50m era um óbito. Custou-lhe a habituar mas depois era fantástico. Se ele se adaptou a ela é porque mantinha boas propriedades balísticas mesmo no frio nórdico.
Hélio, mas não te esqueças quem estava por detrás da coronha. Aquele Homem até de fisga matava caça. |
|
| |
SilverPigeon Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 188 Idade : 52 Localização : Açores Ocupação : Veterinário Humor : Muito Data de inscrição : 31/10/2012 Pontos : 228
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 21, 2014 5:09 pm | |
| Olá. Lembro-me de ter visto aqui um post já não me lembro qual, que falavam sobre a pólvora AS ser apenas adequada para cargas até 30 grs e que apesar de haver cartuchos carregados com 32 grs, isso era perigoso para principalmente armas mais antigas devido ás altas pressões geradas. Vejo que aqui no teste utilizaram a pólvora com cargas de 32 grs. Isso já não representa grande perigo com a nova AS ?
Última edição por SilverPigeon em Ter Out 21, 2014 6:08 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 21, 2014 5:19 pm | |
| - SilverPigeon escreveu:
- Olá. Lembro-me de ter visto aqui um post já não me lembro qual, que falavam sobre a pólvora as ser apenas adequada para cargas até 30 grs e que apesar de haver cartuchos carregados com 32 grs, isso era perigoso para principalmente armas mais antigas. Vejo que aqui no teste utilizaram a pólvora com cargas de 32 grs. Isso já não representa grande perigo com a nova as ?
Amigo, penso que se refere à PSB5.... Quanto à resposta....pois um amigo meu "partiu" uma arma semi-automática de modelo bem recente com essa loucura das cargas... Não há necessidade nenhuma de tentar "adaptar" pólvoras indicadas para "pequenas" gramagens de chumbo a gramagens "grandes", quando há no mercado excelentes pólvoras para as diversas gramagens.... |
|
| |
SilverPigeon Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 188 Idade : 52 Localização : Açores Ocupação : Veterinário Humor : Muito Data de inscrição : 31/10/2012 Pontos : 228
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 22, 2014 10:26 am | |
| denis cruz, referia-me mesmo à pólvora AS, pois neste momento comprei uns cartuchos JK8 que são carregados com a mesma e com 32grs. |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 22, 2014 10:36 am | |
| Como eu já disse acima, acho que a AS está diferente. Eu carrego com 31g por opção, mas com 32g também faz um excelente tiro! Digam o que disserem. Se a pressão é elevada? Pois não sei porque não consigo medir. Sei que no ombro o tiro é suave, quando comparado com algumas pólvoras próprias para 32g. Já não atiro com JK8 à muitos anos, mas era um tiro muito bom |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 22, 2014 2:43 pm | |
| - SilverPigeon escreveu:
- denis cruz, referia-me mesmo à pólvora AS, pois neste momento comprei uns cartuchos JK8 que são carregados com a mesma e com 32grs.
Pois, amigo, já com a AS a "coisa" é um pouco diferente já que sendo uma pólvora bem trabalhada "permite" bem cargas com mais de 28grs e até sem grandes "desgastes" para as armas (e pessoas.....) olhe o que deixa consignado o amigo Rogério....pessoalmente não gosto da AS para 32grs., mas são opções... |
|
| |
adruzilio Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 120 Idade : 54 Localização : seixal Ocupação : estado Humor : caça Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 161
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 29, 2014 10:23 pm | |
| Boa noite
Amigo Rogerio testei tambem no Domingo passado os Premier com polvora AQ e abati duas perdizes.
Pareceram-me uns cartuchos bem rapidos e bons. Que me diz.
Cumps |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 29, 2014 10:45 pm | |
| Boa noite É um tiro muito bom |
|
| |
adruzilio Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 120 Idade : 54 Localização : seixal Ocupação : estado Humor : caça Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 161
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 30, 2014 8:27 am | |
| - Rogério escreveu:
- Boa noite
É um tiro muito bom Tambem me pareceu. Obrigado Cumps |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Nov 03, 2014 9:12 am | |
| Amigos, enquanto uns "esfogaçam" que se fartam, outros aguardam a oportunidade...e lá se vão contentando com testes... foi o que fiz este fim de semana...desta feita...Olá D20....!!! Pois está diferente do que era, sim senhor...e pelos testes que o Rogério fez quanto à perda de velocidade com o tempo frio ser pouca, é uma boa opção... No entanto, pelo esmagamento do chumbo na chapa, fiquei com a ideia que fica aquém da A1... Dos tiros que fiz - 1,65; 1,68; 1,7 - (choke **) nos 35 metros, pareceu-me que com mais de 1,68 se "esfrangalha" o tiro...
|
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Nov 03, 2014 10:04 am | |
| Bom dia, Denis esse "esfrangalho" com 1,7 desaparece no Inverno |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
| |
|
| |
| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|