| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 06, 2015 10:56 am | |
| Nada de pensamentos negativos...então pessoal???? Vamos é lá apurar bem esses tirinhos |
|
| |
Jasa Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 62 Localização : Marinha Grande Ocupação : Dep. Qualidade/cães, caça Humor : Sempre Data de inscrição : 11/09/2008 Pontos : 12
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 20, 2015 6:25 pm | |
| Os Trust Caza 30 Grs, não carregam com D20? Mas acho que "modelo" SE, (D20SE), qual a diferença para a D20? Obrigado! |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 20, 2015 10:12 pm | |
| D20 SE era o tipo de pólvora D20 para as 28 gramas de chumbo (e que também dá para carregar 30 gramas), durante muito tempo utilizada nos Solognac T28 gramas e agora substituída pela 206V.
A D20 SE é mais viva que a D20 normal e por isso recomendada para menor gramagem, mas foi descontinuada no ano passado, havendo agora em D20 apenas a normal indicada para as 32 gramas.
|
|
| |
TORREDEITA Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 76 Idade : 50 Localização : Viseu Ocupação : MAI Humor : Quanto baste Data de inscrição : 25/10/2014 Pontos : 92
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 20, 2015 10:15 pm | |
| Queria a vossa opinião de um cartucho que estou a pensar comprar para dar as boas vindas aos tordos. 32gr e carregado com pólvora MB. A minha duvida é que chumbo escolher. Quem mo apresentou disse que utiliza chumbo 8 mas eu nunca gostei muito de chumbo tão pequeno, apesar de saber que grandes molhadas de tordos caíram com 8, 9 e até 10. Prefiro o 7 ou 7 1/2. Quanto ao preço, fica-me a 6€ a caixa de 25 tiros.
Última edição por TORREDEITA em Ter Out 27, 2015 6:50 pm, editado 3 vez(es) |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 20, 2015 10:40 pm | |
| Sobre os UP, não tenho opinião porque nunca os usei, mas estou farto de ouvir dizer bem deles.
Sobre o chumbo, sempre que saía da viatura na minha mochila iam logo às costas pelo menos 100 de 9, 100 de 8, e 2 ou 3 caixas de 7 e meio. O chumbo a usar e o choque sempre o escolhi em função do tipo de dia e apresentação dos pássaros, sendo que, habitualmente ao início do dia e enquanto os pássaros andavam mais curtos usava menos choque e chumbo 9, o que dá muita vantagem ao atirador, uma vez que, mesmo pássaros menos bem apontados e rápidos por entre as oliveiras caiam na mesma com facilidade, e na maioria das vezes as grandes molhadas são feitas com pássaros a menos de 35 metros, e o amigo, se experimentar um bom cartucho de 9 verá que não há pássaro bem apontado que não caia seco com 9 até aos 35 metros.
Quando as horas avançavam e o pássaro subia, choques mais apertados e chumbo 8 o resto do dia, e apenas em dias muito complicados (pássaros muito altos, muito vento ou alguma chuva) passava para o sete e meio e choques mais apertados.
Na minha opinião, com chumbo mais grosso quase qualquer porcaria de cartucho mata, mas quanto mais fino o chumbo melhor terá que ser o cartucho.
É fácil fazer um cartucho de chumbo grosso que garanta um mínimo de eficácia, já com chumbo fino é muito mais difícil carregar bem um cartucho de modo a que chumbe bem e seja eficaz a maiores distâncias.
Sobre o preço, para um cartucho carregado com MB parece-me a mim estar a um muito bom valor... |
|
| |
TORREDEITA Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 76 Idade : 50 Localização : Viseu Ocupação : MAI Humor : Quanto baste Data de inscrição : 25/10/2014 Pontos : 92
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 20, 2015 11:21 pm | |
| Desde já o meu obrigado pelo esclarecimento. Tenho uma beretta 687 sporting e então diz-me que um chumbo 9 com choque 5 ao 1º e choque 3 ao 2º é uma boa escolha? Todos os anos ando com experiências e ainda não achei o ideal e sempre que utilizei chumbo mais fino (chumbo 9), não dava uma pra caixa, pois tinha o choque 3 ao 1º e o 1 ao 2º. Isto tudo misturado com a minha aselhice nos descontos a dar, eles iam-se embora a rir!
|
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 8:35 am | |
| Amigo, nesta coisa dos tiros há gostos para tudo.... No que me diz respeito - e olhe que ando nisto já há uns aninhos... - e como a caça aos tordos sempre foi uma das minhas preferidas - e de há uns 10 anos a esta parte praticamente só caço a eles... - não gosto de chumbo mais grosso que o 8 para atirar aos tordos.... Mesmo em tordos altos, o chumbo 8, quando bem carregado e com um cano mais apertado (tipo acima dos 7 décimos) é uma beleza.... Mas fala o meu amigo em choques 5 e 3....faça o que entender, mas se quiser seguir um conselho que lhe dou...choques desses só mesmo para o "tordo da manhã" para tiros curtos....qualquer choque abaixo das 7 décimas, a mais de 30 metros e mesmo com chumbo 8, começa a deixar espaços na bagada onde cabe um tordo...... A minha "receita" é cano cilíndrico e chumbo 9 para o tordo da manhã, depois mantenho ainda o chumbo 9 no 1.º tiro, mas passo a usar o 8 nos outros (caço normalmente com uma semi-automa´tica)e com um choque de 7,5 décimas...e pelo sim pelo não tenho o de "full" sempre comigo... e venham eles!!!!! Abraço e bons tiros. |
|
| |
Quintaos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 199 Idade : 47 Localização : Guimarães Ocupação : Financial Controller Humor : Muito Data de inscrição : 28/05/2010 Pontos : 215
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 9:23 am | |
| Os UP (Umberto Pinheiro, armeiro que existiu em tempos ca em Guimarães) eram carregados pela "Casa Guimarães" que, aquando o falecimento do Sr. Pinheiro, ficou com os direitos. Como depois teve uns problemas legais, deixou de carregar. Esta casa Guimarães carregava para a maior parte dos armeiros ca do minho... Agoram nao sei quem os carrega...
abraço |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:14 am | |
| O que faço normalmente é ch 8 e ch9 . E dependendo da arma , na semiautomática choke SK(4) ou LM (31/2)de manhã ou a entrar baixo, M (3)altos na sobrepostos 4/2 e 3/1. |
|
| |
Jasa Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 10 Idade : 62 Localização : Marinha Grande Ocupação : Dep. Qualidade/cães, caça Humor : Sempre Data de inscrição : 11/09/2008 Pontos : 12
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:28 am | |
| Obrigado, João Rodrigues pela explicação! Os cartuchos que comentei são do ano passado, provavelmente terão, para este ano feito a alteração da pólvora. Não sei com que pólvora a Trust carrega os Caza 30 este ano, mas pelo que diz será com a 206, então.
Última edição por Jasa em Qua Out 21, 2015 11:38 am, editado 1 vez(es) |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:36 am | |
| Eu uso os Trust Caza basic 30g ch9 para os tordos, não sei que polvora usa. |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:42 am | |
| - Rui Militão escreveu:
- Eu uso os Trust Caza basic 30g ch9 para os tordos, não sei que polvora usa.
Nunca ouvi falar....mas também já aqui têm referenciada tanta marca que não conheço.....mas o que interessa é que faça bons resultados com eles....poderemos até nem usar "o melhor tiro do mundo" e termos piores resultados do que com os "tiros rascas" que usamos mas aos quais estamos habituados e neles confiantes....e os resultados aparecem! |
|
| |
Jasa Novato
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:47 am | |
| Pelo que o João informa, será então este ano com a 206, já que descontinuaram a D20 SE. É que acabaram os que andava a usar e vou ter que adquirir, acontece que um armeiro ainda tem Trust Caza 30 Ch9 do ano passado, a única questão é o Ch9, é que eu só uso/usava Ch8... vamos ver pelo que me decido.E também vou comprar na Cacitel, os do grupo "Caça ao Tordo", que era a receita aproximada que usava desde há uns 10 anos, pelo menos na carga de chumbo e na pólvora, agora no invólucro (UEE) e bucha (Marinha Grande) não sei. Depois de experimentar estas 2 opções me decidirei por qual me fixo. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 11:51 am | |
| Os que tenho do Trust (200) são ainda do ano passado quando acabarem compro duas ou tres cx para ver se são iguais se sim continuo. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 12:18 pm | |
| Sem querer duvidar de ninguem fui ver o que os vizinhos castelhanos dizem do Trust e eles dizem que a polvora é a D20 para os 30g. |
|
| |
litos77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 545 Idade : 47 Localização : Lisboa Ocupação : TTC Humor : ......... Data de inscrição : 18/06/2015 Pontos : 594
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 1:48 pm | |
| Eu até pelo que li pelos fóruns espanhóis, e nos sites de venda é a D20 , para várias cargas da Trust.. |
|
| |
Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 2:18 pm | |
| Amanhã vou experimentar A1 - 1,7 para 30 gr. nº 9.
Luis Batista |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 2:38 pm | |
| - Luis Manuel Batista escreveu:
- Amanhã vou experimentar A1 - 1,7 para 30 gr. nº 9.
Luis Batista Amigo, não há engano?????Essa é a carga para as 32 grs. e olhe que "vai lá vai" se não as usar nas semi-automáticas.... É verdade que nunca fiz experiências com a A1 em 30 grs. e que há pólvoras que com a diminuição do peso de chumbo implicam o aumento da dosagem....mas mesmo assim ponho dúvidas! |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 2:58 pm | |
| Não há engano, mas só para um tiro ai aguenta, aguenta, se a coisa agradar, temos que ver a pressão com olhos de ver.
Luis Batista
|
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 3:50 pm | |
| - Jasa escreveu:
- Pelo que o João informa, será então este ano com a 206, já que descontinuaram a D20 SE.
Jasa, em lado nenhum eu disse isso sobre os Trust, ora vá lá ler outra vez a resposta que eu lhe dei... Eu só lhe disse qual a diferença entre a D20 SE e a D20, mas em relação ao Trust de 30 gramas nem me pronunciei nem não faço ideia nenhuma de qual o tipo de D20 que usa esse cartucho. Os nuestros hermanos podem muito bem carregar as 30 gramas com a D20 que é de tabela uma pólvora mais aconselhada para 32 gramas, e é muito frequente o uso de maior dose de pólvora mais progressiva em menor gramagem que a teórica aconselhada, com os devidos ajustes todas as pólvoras aconselhadas para uma gramagem tem uma tolerância que lhes permite carregar um pouquito mais, ou um pouquito menos de chumbo que o "ideal" recomendado de fábrica. Por exemplo, a A1 SP é recomendada para 36 gramas (assim como a A6) e fazem belíssimos tiros em 34 gramas. Outro exemplo, a AS é recomendada para 28 gramas e faz belíssimos tiros com 30 gramas. |
|
| |
Jasa Novato
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 4:53 pm | |
| João Rodrigues, Tem razão, a minha frase saiu mal formulada. O que pretendia dizer é que, após a sua informação da descontinuidade da D20SE e substituição pela 206V, os cartuchos dessa referência (Trust Caza) e com essa gramagem (30 Grs) passariam a ser carregados com esta pólvora, na minha presunção e compreensivelmente. As minhas desculpas pelo facto de ter dado a entender que, o que escrevi, teria sido o que o João informou, o que não é de todo verdade. |
|
| |
Jasa Novato
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 21, 2015 5:12 pm | |
| Pelo que sei, informação dada pelo armeiro que tem lá os cartuchos Trust Caza 30 Grs, além dos carregados com D20SE em ch8, tem também cartuchos da mesma referência com CSB5 em ch9, tudo do ano passado... pelo que... |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Out 23, 2015 12:45 pm | |
| Ninguém tem para ai a mais, meia dúzia de buchas da B&P Z2/M cal.12 nº 24 ?
Luis Batista |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 28, 2015 11:42 pm | |
| Luis
Eu tenho algumas mas é para 32g. Se quiseres dessas posso arranjar-te algumas para fazeres uns ensaios.
|
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Out 30, 2015 7:46 pm | |
| Boas Hélio,
Obrigado, depois ligo-te.
Abraço |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
| |
|
| |
| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |