| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Alfenim Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 192 Idade : 48 Localização : Bencatel Ocupação : Caça, Pesca e 3ª parte Humor : Ás vezes Data de inscrição : 22/09/2008 Pontos : 230
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 12:52 pm | |
| "mas não é pela diferença de valores que se "justifica" a recarga, mas antes pelo gozo que dá e sobretudo pelo prazer de estarmos a atirar com tiros "feitos" por nós" Concordo plenamente, não é só €€€, é também o prazer ás vezes desconcertante da recarga... |
|
| |
vmsl Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : Vale de Cambra Ocupação : Gestor Comercial Humor : QB Data de inscrição : 04/09/2012 Pontos : 52
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 1:23 pm | |
| 100% de acordo Alfenim. E tb como diz um amigo que tb tem este Hobby, "nunca gostei de comida pronta a comer!" |
|
| |
Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 2:40 pm | |
| Outra curiosidade, o fecho em estrela em seis ou em 8, qual o motivo ou qual a vantagem ?
Luis Batista |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 3:18 pm | |
| - Luis Manuel Batista escreveu:
- Outra curiosidade, o fecho em estrela em seis ou em 8, qual o motivo ou qual a vantagem ?
Luis Batista Boa pergunta! Há quem diga que em 8 fecha mais o tiro. Quanto a mim, e já testei isso, só serve para não deixar cair o chumbo. Não vejo grandes diferenças entre 6 ou 8. Abraço |
|
| |
vmsl Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 41 Idade : 50 Localização : Vale de Cambra Ocupação : Gestor Comercial Humor : QB Data de inscrição : 04/09/2012 Pontos : 52
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 3:21 pm | |
| Ensaios que fiz á uns anos, baixava ligeiramente a velocidade. Como fiz os testes só por curiosidade, desliguei-me do assunto, no entanto e pela lógica, como diminui a pressão............menor dispersão....... |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 3:36 pm | |
| Não notei diferenças significativas na velocidade entre os dois fechos. |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 4:10 pm | |
| Amigos, não sou bem dessa opinião.... Antes de mais, diga-se, nunca testei em nenhum "aparelhómetro" as diferenças de pressão/velocidade dos cartuchos fechados em 6 e em 8, pelo que o que vou expôr resulta mais "do que me parece" das experiências que fiz....a ideia que vos deixo é que se "fizerem tudo igual" (aperto inclusive...) no mesmo cartucho carregado em 6 e em 8, o carregado em 8 "bate mais"...à partida parece-me ter mais pressão... depois também "me parece" que um fecho em 8, porque "vinca mais" o fecho do cartucho que o de 6, ficará com mais resistência no fecho e como tal dará mais pressão... Depois, também em termos empíricos, conclui o mesmo há uns anos numa experiência que a Ex.Miratiro fez com um cartucho que usava na competição - o Rocket 28 - que, se carregado com a AS e com a mesma dosagem, "batia bem mais" com o fecho em 8 e até "abria mais" o tiro!!!
Mas, amigo Rogério, "bora lá nisso"....faça lá a experiência "certinha direitinha" (mas pese bem antes a pólvora e o chumbo, claro...) na sua maquineta e depois diga-nos da sua ciência.... Abraço |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 4:20 pm | |
| Assim faz mais sentido Denis! Mas já à uns anos testei e não notei diferenças. Mas não me importo de repetir |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 5:35 pm | |
| AH! Só mais uma "achega": nas 28 grs., quando carrego fechado em 8, diminuo a pólvora em 0,02...faço esse tiro com a AS e como fica "geitoso"... O amigo Rogério até já os testou a pensar que eram os FOB originais...... |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 02, 2014 11:03 pm | |
| Qual é a carga que faz com a AS amigo Denis? |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Dez 03, 2014 8:44 am | |
| - Hélio escreveu:
- Qual é a carga que faz com a AS amigo Denis?
Reporto-me às 28grs....e cartuchos fechados em 6. Antes de mais temos que ter em consideração o invólucro....os "espanhois" têm o fundo ligeiramente mais alto que os da Nobel Sport, pelo que temos que levar em consideração tal facto no aperto final do cartucho...com os da Nobel sport "dou-lhes" 56,5 e com os espanhois menos 1mm,ou seja, 57,5. Fulminante: o "espanhol" ou então o Fiochi 616 (até gosto mais deste para a AS...) Bucha "Vitor Lopes" para 28grs..... Cargas de pólvora: Tempo quente 1,38; tempo frio, 1,4. Quanto à carga de chumbo não "meta" mais que 28grs... e se diminuir até 1/2 grama não perde nada com isso!!!!! Se fechados em 8, diminuo 0.02 na carga de pólvora...aliás é a carga que estou a usar agora nos pratos e "funca" que é um luxo....! Atenção que a AS é muito sensível às diferenças de apertos ou alturas da bucha....o ideal é ter um aperto que praticamente "só encoste" a bucha à pólvora...é o que acontece com as cargas que refiro pois a bucha do Vitor Lopes tem um copo alto e por isso fica mais "fundo" a carga de chumbo....aconselho-o a, no início, fazer a experiência em cartuchos transparentes que lhe deixem ver a carga.... Abraço |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 209 Idade : 41 Localização : Lisboa Ocupação : Eng. Civil Humor : Muito!!!! Data de inscrição : 20/11/2013 Pontos : 260
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Dez 03, 2014 2:43 pm | |
| Caros colegas dos carregamentos< Estive a reparar no site onde compro o material de recarga, que os cartuchos da Fiochi e da Chedite aparecem com uma denominações de T1 e T2 e T3... O que é que querem dizer estas denominações, assim como o Shived and no shived???? O mais engraçado é que depois estive a ver os rebordadores para finalizar o fecho e eles aparecem também com essas denominações, T1, T2 e T3... Obrigado colegas |
|
| |
vmsl Novato
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Dez 03, 2014 2:51 pm | |
| T1 / T2 / T3 nos invólucros correspondem á altura da copela (T1 8mm / T2 12mm /T3 16mm....T5 25mm) Shived significa que a parte superior do invólucro é cónica ou seja a parede interna do plástico tem menos espessura.
Qt aos rebordadores, a designação de T1 / T2 e T3 significa as várias alturas desde a parte superior do rebordo do cartucho depois de fechado até ás "petalas da estrela.
|
|
| |
vvbaptista Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 209 Idade : 41 Localização : Lisboa Ocupação : Eng. Civil Humor : Muito!!!! Data de inscrição : 20/11/2013 Pontos : 260
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Dez 03, 2014 4:47 pm | |
| Obrigadissimo:) |
|
| |
vmsl Novato
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Dez 04, 2014 5:02 pm | |
| - vvbaptista escreveu:
- Obrigadissimo:)
Complemento de informação relativamente aos rebordadores: N.1 Bobina per chiusura stellare "a becco di civetta" con polveri vivaci e caricamenti leggeri 24-28gr. N.2 Bobina Universale la più usata per chiusura stellare "a becco di civetta" per la massima resa con cartucce da 30-36gr. N.3 Bobina Universale per chiusura stellare e tonda, adatta a polveri con combustione medio-lenta per caricamenti 38-42gr N.4 Bobina per chiusura stellare, adatta a polveri progressive a combustione lenta, consigliata per caricamenti magnum e supermagnum. |
|
| |
vvbaptista Aprendiz
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Dez 04, 2014 5:33 pm | |
| Pode ser dos meus olhos, mas pouca ou nenhuma diferença noto entre as peças que tenho... O meu método é o seguinte: Carrego cartuchos com uma Hornady Pacific DL 366 e saem quase perfeitos, mas sem aquele fecho quase igual ao de compra, depois aplico-lhe o rebordador ligado a um berbequim ( engenho de furar) e ficam practicamente iguais aos de compra:) Mas nesta fase, não noto quase diferença nenhuma entre um t1 um T2 e um T3... pode ser dos meus olhos... Aliás qualquer um deles já usei para fazer cartuchos dispersor com Rebordo normal e ficam perfeitos:) Abraços |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Dez 04, 2014 6:33 pm | |
| Bem, quanto a esta questão, pois há diferenças sim senhor...e algo significativas.... Tenho 3 cabeças de rebordar, uma n.1, outra 3 e uma terceira, a que uso "para tudo" da qual não sei o nº mas que faz um fecho intermédio, que quero acreditar corresponda ao 2.... As diferenças que noto estão na espessura do rebordo...a n.º 1 faz mesmo um rebordo "fino", até demais para meu gosto...se carregarmos com uma bucha "alta", tipo carregar 28grs. de chumbo com uma bucha para 24, se a bucha for "dura" (tipo Sulbeja para 24grs.) até há dificuldade no cartucho "fechar bem" já que a pressão do chumbo faz levantar o fecho no meio, na zona de confluência das "pétalas"... Por sua vez a n.3, talvez por estar já muito "gasta" faz um rebordo miserável..... A que uso regularmente faz um rebordo "XPTO" e com mais ou menos altura na coluna de rebordar fica sempre um fecho perfeito.... |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Dez 05, 2014 11:44 pm | |
| Amigo Denis, Obrigado pelas preciosas dicas sobre a AS. Ainda bem que me alertou para a altura do fundo do invólucro. |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sáb Dez 06, 2014 1:02 am | |
| Boas Quem têm alguma duvida, aqui no fórum á sempre alguém para tirar essa duvida Tanto faz nas leis...Como nos testes, ninguém fica com a duvida Cumprimentos |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Dez 09, 2014 12:18 pm | |
| - denis cruz escreveu:
- Amigos, não sou bem dessa opinião....
Antes de mais, diga-se, nunca testei em nenhum "aparelhómetro" as diferenças de pressão/velocidade dos cartuchos fechados em 6 e em 8, pelo que o que vou expôr resulta mais "do que me parece" das experiências que fiz....a ideia que vos deixo é que se "fizerem tudo igual" (aperto inclusive...) no mesmo cartucho carregado em 6 e em 8, o carregado em 8 "bate mais"...à partida parece-me ter mais pressão... depois também "me parece" que um fecho em 8, porque "vinca mais" o fecho do cartucho que o de 6, ficará com mais resistência no fecho e como tal dará mais pressão... Depois, também em termos empíricos, conclui o mesmo há uns anos numa experiência que a Ex.Miratiro fez com um cartucho que usava na competição - o Rocket 28 - que, se carregado com a AS e com a mesma dosagem, "batia bem mais" com o fecho em 8 e até "abria mais" o tiro!!!
Mas, amigo Rogério, "bora lá nisso"....faça lá a experiência "certinha direitinha" (mas pese bem antes a pólvora e o chumbo, claro...) na sua maquineta e depois diga-nos da sua ciência.... Abraço Partilho da opinião do confrade Denis. Os Melior Esp.Batida Plus são, ou eram, um bom exemplo de um cartucho fechado a 8 com pressão suficiente pra excelentes tiros médios ao contrário dos seus "irmãos" Esp.Batida que eram para tiros largos. Mudava o fecho, 1 grama de chumbo e praticamente mais nada. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Mar 13, 2015 8:54 pm | |
| Questionário/interrogatório, baseado nos L32/grives. - Todos os intervenientes que aqui postaram, foram unanimes em dizer que era um excelente tiro, tanto em velocidade, perfuração e boa distribuição. - Depois temos o pessoal que carrega, onde também são unanimes a dizer que os seus carregamentos são mais eficazes com a carga da pólvora no mínimo a 1,7. - Vindo estes cartuchos com 1,63, com essa quantidade de pólvora e os mesmos fulminantes Chedite 2000 ou Nobel sport 688, não está sujeito a que os canos fiquem um pouco diferentes? - Se temos um tiro que até nem bate muito e que é eficaz é trocado por outro que fica mais caro, menos confortável e dá trabalho, qual a justificação da troca ? - Se estamos a utilizar uma maquina na casa dos 300/400€, a carga da pólvora é colocada manualmente uma a uma ou os pesos da maquina tem variações mínimas? É que se as eletrónicas são o que são com determinadas pólvoras, estas mais baratuchas não sendo viáveis e tendo de pesar tudo à mão torna-se uma grande renda.
Luis Batista
P.s. Não é obrigatório responder se estiver em segredo de justiça. |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Mar 13, 2015 9:22 pm | |
| Boa noite Luis,
Acho que não há segredo de justiça. Todos nós sabemos que as pólvoras perdem rendimento com o frio e com a humidade e também sabemos que cada fulminante é diferente, nos meus testes o CX2000 é mais fraco do que o 688. O motivo que leva a colocar mais 0,07g de pólvora é para tentar anular a quebra de rendimento. Parece-me que a Dechatlon tinha na sua página que esse cartucho dava cerca de 390m/s medidos a cerca de 20º, ora quando chegamos ao Inverno, com temperaturas próximas do 0º esses 390m/s vão quebrar uns 10, 15m/s. Na minha opinião, 390m/s é o mínimo que um cartucho deve ter e cerca de 415, 420m/s de velocidade máxima. Quer seja de Verão ou de Inverno. Ainda pode haver mais um motivo para colocar mais 0,07g de pólvora, imagine que o fecho é menor, o cartucho irá ficar com menos pressão, o que pode originar um tiro ainda mais suave do que as tais 1,63.
As máquinas manuais quase nenhuma é precisa, ou mesmo nenhuma. Todas têm variações, que dependem do estado da mesma e da pólvora que se utiliza, assim como o chumbo. As minhas variam cerca de 0,03g de pólvora, máximo. Mesmo assim não é por aí que deixará de haver homogeneidade nos cartuchos. Só juntando um grande numero de factores é que poderá dar uma grande discrepância nos resultados. Os factores que falo são buchas de peso diferente, de diâmetro diferente (e estou a falar de buchas do mesmo lote) fulminantes com diferentes prestações, e da qualidade do chumbo, pois porque se não tiverem todos o mesmo diâmetro, dentro da mesma medida cabem mais ou menos chumbos. Mas juntar todos estes factores num cartucho ui ui, era preciso ter azar.
A vantagem das máquinas eletrônicas é só uma, o vibrador. Agora também já existem modelos manuais e com vibrador. Este vibrador obriga a que as cargas de pólvora e chumbo sejam mais homogeneas, e com a maquina a trabalhar a velocidades correctas originam carregamentos de qualidade.
Abraço |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Mar 13, 2015 9:24 pm | |
| Amigo Luís Batista, se abrir uns L32 Gives e lhe retirar a A1 que vem neles, e depois com os mesmos restantes componentes os carregar com o mesmo aperto mas com 1,63 da A1 comercializada e carregada por cá, verá que já não irá ter a mesma performance nos tiros, aliás, nem no aspecto a A1 que vem nesses (e em outros cartuchos de origem Francesa) é bem igual à comercializada por cá Se abrir dois L32 e depois com a pólvora que vem neles carregar um cartucho com 1,70gr, verá que a pastilha é muito mais rija que os carregados por cá com 1,7 ou 1,75gr da A1 por cá comercializada em barricas. A A1 que tenho visto por cá (que não sei se é fabricada na NobelSport Itália, ou na NobelSport França) tem uma cor mais clara e sem "verniz", a outra que vem nos L32 e nos FOB Grives é mais grafitada (tipo um verniz brilhante) e de cor mais verde. Ainda, os L32 já os apanhei com diversas doses (de 1,53 a 1,65gr) mas sempre com o mesmo rendimento final, o que é natural, uma vez que, até de lote para lote a mesma pólvora poderá apresentar algumas variações na concentração dos seus compostos químicos, razão pela qual as fábricas vão verificando no canhão balístico o rendimento quando passam para novo lote de pólvora, e corrigindo a dose de forma a obterem nos tiros a mínima variação de rendimento. Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sex Mar 13, 2015 9:42 pm | |
| Amigo João Rodrigues, agradeço desde já o seu comentário. Entendo pela sua descrição, que vamos ter o mesmo problema aquando da aquisição dos cartuchos carregados. A diferença aqui é mais fácil de resolver, (à exceção do trabalho que dá) que é a da compra de uma quantidade maior de pólvora do mesmo lote.
Luis Batista |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sáb Mar 14, 2015 10:56 am | |
| Amigos, como já tenho postado praticamente ´so uso cartuchos na caça carregados por mim...mas no ano passado uns amigos meus pediram-me que levasse da Decathlomn do Montijo uns quantos e lá fiquei com uma "caixita" (de 25) para mim...e em má hora já que na semi-automática, em tiros mais "larguitos", os tordos "eram rijos"..só largavam penas....ou seja, faltava perfuração!!! No demais, tanto quanto o Rogério expõs, como o João, "fala quem sabe..." |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
| |
|
| |
| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|