| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Sáb Out 11, 2014 10:31 pm | |
| Amigo Alfenim nesta altura a distância vs tempo disponível compromete mas de Março em diante até são bem vindos os testes, os tiros e afins para ajudar a preencher o tempo.
Eu depois tenho mais uma ou duas coisas para comparar se entretanto o Rogério não arrancar uma antena ao cronógrafo. :-D |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Dom Out 12, 2014 10:57 am | |
| |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Dom Out 12, 2014 2:21 pm | |
| Agora só falta vir um amigo das bandas de Seia ou Celorico da Beira pra trazer o queijinho....ou será cos "compadres" acham que é melhor o alentejano??? Mas tiram-se depois as teimas!!!! Razz Razz Razz
Se for necessario juri para essa prova eu alinho nessa (tarefa) posso é ter alguma duvida e ter que repetir a prova para chegar a uma conclusão!
Sou Beirão estive deslocado nos (Compadres) julgo ter curriculum pretendido! |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Dom Out 12, 2014 2:22 pm | |
| Hehehehe também tem razão amigo Denis. Só sendo um sábado. Temos de ver isso. Espero que hoje o Rogério nos dê mais informações para lhe baralharmos mais as ideias. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 9:02 pm | |
| Boa noite amigos, Cá venho deixar mais uns relatos... pois é Hélio, não me precisam baralhar por eu sozinho consigo fazer isso No sábado lá fui com o Hugo dar mais uns tirinhos. O dia esteve quase sempre chuvoso e só conseguimos ir no final do dia. Duvido um pouco deste teste pela pouca claridade que havia, pois acho que o cronógrafo necessita de luz para ler a 100%. Mesmo assim que deixo os resultados. A temperatura estava a 16º e os cartuchos estiveram sempre no "gelo" até entrarem para a arma. Alguns Tiros no Alvo(60cm) a 30 metros Os dois malucos... Digam lá o que acham desses resultados Abraço
Última edição por Rogério em Seg Out 13, 2014 9:11 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 9:08 pm | |
| Amigo espalhachumbo como vê a diferença entre uma arma de gases e uma arma sem culatra é mínima. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 10:11 pm | |
| Rógerio, Mais uma grande trabalheira que tiveste. Há aí umas discrepâncias grandes não esperadas! Os tiros do EF com A1 em 32g (os primeiros) fizeram o som frouxo, tipo choco? |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 10:13 pm | |
| O som foi normal em todos. Mas ha umaa decepções... ainda vou repetir edte teste. Nao gostei de fazer isto no final do dia |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 10:46 pm | |
| Decepções e grandes. Algo me parece que não esteve a funcionar bem. Não devia haver tanta discrepância entre as velocidades obtidas e as esperadas. |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Seg Out 13, 2014 10:51 pm | |
| - Rogério escreveu:
- Amigo espalhachumbo como vê a diferença entre uma arma de gases e uma arma sem culatra é mínima.
Era o que pensava, tinha essa ideia das carabinas. E esses poucos m/s de diferença pode ser pelo tamanho do cano. Muito obrigado Esses resultados que correram mal, pode ser derivado da humidade relativa do ar. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 12:49 am | |
| Rogério, há qualquer coisa que não me "cheira" na tua A1.
Os que enviei para testares têm A1 e 34 gramas de chumbo, e dão bem mais velocidade que os de 32 gramas carregados com a tua A1...
Ainda, estes testados por ti quando estive aí no ano passado, e estava fresco nesse dia, tinham A1 com apenas 1,63, e deram este resultado:
Solognac L32 - 380 390 385
Logo, há qualquer coisa que não está a bater certo, digo eu...
Se ainda aí tiveres algum cartucho dos meus, aproveita a minha pólvora A1 e o fulminante CX2000, carrega outro 32 gramas com 1,70 de A1, e repete o teste. Depois faz a a mesma carga com a tua A1 e compara, a ver se damos com o "gato".
Grande abraço
PS: os que te enviei eram em chumbo grosso, e os outros das restantes fotos, qual a numeração? |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 9:29 am | |
| Amigo Rogério, pois também acho que por aí "há gato".... Vejo que no teste usou os dois cartuchos com a A1 que carreguei, e "não pode ser" o que tinha 1,68 ter mais velocidade que aquele outro com 1,7, quando os tiros são em tudo "igalzinhos" menos na dita carga de pólvora...e ambas as cargas foram pesadas individualmente... o fulminante era o G209... Quanto á sugestão do amigo João, pois, como sabe, se fizer a carga com o CX2000 "sai mais brasa..." e as diferenças nas velocidades "à boca do cano" são logo diferentes....depois temos que analisar é o resultado final da composição do tiro....
|
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 11:06 am | |
| Bom dia amigos
Como disse as condições climatéricas nao eram as melhores... acho que a falta de claridade influenciou o resultado. Vou repetir estes testes.
Abraço |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 6:13 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
- Rogério, há qualquer coisa que não me "cheira" na tua A1.
Os que enviei para testares têm A1 e 34 gramas de chumbo, e dão bem mais velocidade que os de 32 gramas carregados com a tua A1...
Ainda, estes testados por ti quando estive aí no ano passado, e estava fresco nesse dia, tinham A1 com apenas 1,63, e deram este resultado:
Solognac L32 - 380 390 385
Logo, há qualquer coisa que não está a bater certo, digo eu...
Se ainda aí tiveres algum cartucho dos meus, aproveita a minha pólvora A1 e o fulminante CX2000, carrega outro 32 gramas com 1,70 de A1, e repete o teste. Depois faz a a mesma carga com a tua A1 e compara, a ver se damos com o "gato".
Grande abraço
PS: os que te enviei eram em chumbo grosso, e os outros das restantes fotos, qual a numeração? Olá João, Pois tenho que apanhar o gato. Como disse vou repetir estes testes, não fiquei satisfeito com o resultado, algo se passou no carregamento ou na medição. Quanto às numerações, os 3 de cima são com nº7,5 e os de baixo com nº5. Abraço |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 6:19 pm | |
| Ainda ninguém comentou, mas já viram a CSB3? |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 8:23 pm | |
| No caso de ser problema de falta de claridade para a leitura do cronógrafo a CSB 3 tambem teria baixado a velocidade no entanto os valores estão normais e sem quebra de velocidade como é proprio nas CSBs o problema não foi na leitura. |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 8:45 pm | |
| Acho que a balança vai levar uma marretada hehe |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 9:53 pm | |
| A csb3 era usada por um amigo meu, que alguns do fórum até o conhecem, e gastou durante mais de uma década os Rio 10 em trás os montes. Não lhe falassem noutro cartucho para lá. Podem ser gostos mas as provas é que tordo dentro dos 45-50m era um óbito. Custou-lhe a habituar mas depois era fantástico. Se ele se adaptou a ela é porque mantinha boas propriedades balísticas mesmo no frio nórdico. |
|
| |
Rogério Fundador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 10:14 pm | |
| Hélio acho que as C´s suportam muito bem o frio |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Ter Out 14, 2014 10:22 pm | |
| Sim suportam mais o frio que a humidade atmosférica. Todas elas quebram mas a mim continuam-me a não me convencer.
Também fizeste o teste com a D20 e ela foi a que quebrou menos mas também não me convence.
Há pólvoras que de manhã não funcionam nada bem e à tarde com umas "olheiradas" de sol são muito boas. |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 15, 2014 12:01 pm | |
| Amigo Rogério, pois quanto à CSB3 não fiquei admirado....porque será que sempre tenho defendido neste Forum que, quanto a mim, é a melhor pólvora do mercado para as 30grs.???? Mesmo nas 32 grs. também faz um excelente tiro, só que não é fácil encontarr uma carga que faça uma distribuição homogénia da bagada a partir dos 30 metros.... Tenho um amigo, "chofrista de gema" que não quer outra também para as 32grs..... e então com chumbo 9 para o "tordo da manhã" é um luxo!!! |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 15, 2014 12:20 pm | |
| Á pois é, eu tb ando nessa da CSB em 30g. |
|
| |
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 15, 2014 1:06 pm | |
| - Rogério escreveu:
- Acho que a balança vai levar uma marretada hehe
Amigo, não é por nada, mas também de vez em quando convém ver se continuam aferidas....há uns 2 anos também tive um "descontrole" numa para - 0,04 e só descobri o "gato" com umas centenas de cartuchos carregados... moral da história:x-ato neles todos e fazer novas cargas...!!!!! Aliás, são os cartuchos que me restam carregados com a PSB3... |
|
| |
André Sousa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 160 Idade : 40 Localização : Évora Ocupação : Engenheiro Humor : Ótimo Data de inscrição : 05/10/2012 Pontos : 177
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qua Out 15, 2014 11:48 pm | |
| Para ampliar a gama de testes estão aqui em Évora e à espera: - Polvichumbo Super Caça 32 - Sulbeja Premier D20 e Caça 32 - Rio 10 e top target 50 Já vi que este ano não é na caça que os gasto E se é p'la causa da ciência.. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras Qui Out 16, 2014 10:42 am | |
| Gostei dessa " .....E se é p'la causa da ciência.."
De facto mais vale doalos para uma boa causa. ehehehehe |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
| |
|
| |
| Teste de Cartuchos e Pólvoras | |
|