* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Button10  Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 4:20 pm

Boa tarde,

O tópico foi novamente reaberto. Espero que desta vez saibam discutir e respeitar todas as opiniões.

Boa Páscoa!
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
dani pinto
Aprendiz
Aprendiz
dani pinto

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 152
Idade : 39
Localização : Santa Maria da Feira
Ocupação : caça
Humor : bem disposto
Data de inscrição : 14/06/2011
Pontos : 208

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 4:56 pm

É assim mesmo amigos continuem a ter este tipo de comportamentos que as ongas agradecem e muito, parece que não aprendem com os erros por isso acho que fazem bem andar nestas guerras e a fumentar ainda mais a separação da nossa classe, Pensem um pouco antes de falar ou escrever. enquanto não pensarmos todos como um só não vamos a lado nenhum, e se ninguém fizer cedências isto continua igual ou pior, Por isso parem de pensar no " EU" e começem a pensar no "NÒS" mas isto é so a opinião de um jovem.


Cumprimentos a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 6:17 pm

Pensem só o que poderia acontecer se um debate destes fosse efetuado dentro de um pavilhão à porta fechada e no balcão estarem as ong´s como observadores. Depois de todos os caçadores irem parar ao hospital, o pessoal do balcão chega à conclusão que   eram mesmo muito fraquinhas em termos de propostas e de representantes, pura e simplesmente não conseguiam fazer prevalecer as suas ideias Evil or Very Mad nem a um deficiente mental( com o maior respeito).
Atenção que o que se passou aqui reflete a mentalidade do caçador português e não esquecer que muitos daqueles que se mantem calados, à mais pequena oportunidade não se importavam que voltasse tudo ao passado. É a coisa que mais me entriste-se é as pessoas não quererem evoluir.  Eramos 300.000, agora somos 100.000, amanhã, se calhar metade chegava.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 390
Idade : 72
Localização : Amadora
Ocupação : Reformado
Humor : Só me posso rir...
Data de inscrição : 27/11/2012
Pontos : 411

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 7:01 pm

No que me diz respeito apresento as minhas desculpas aos confrades pelo "confusão" que isto deu.
Não era minha intenção provocar tal, mas sim e só vincar a minha opinião, repito a minha opinião, acerca desta matéria.
Se a moderação quiser apagar os meus posts está desde já à vontade para fazer.
E é a minha ultima intervenção neste tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 9:47 pm

Manuel Rendeiro, não abandone o tópico, o amigo já cá anda há muitos anos e é um testemunho vivo das diferenças entre os efectivos das migratórias quando começou a caçar, e o que existe actualmente.

Para todos vós, e porque me interessa a vossa opinião e obter diversificados pontos de vista que eventualmente não considerei, queria colocar-vos 3 perguntas.
Atenção que estou a referir-me apenas à caça das migratórias, porque, sendo uma riqueza comum a todo o RO, tem por isso que ter uma gestão global e nunca apenas local.
Não me estou a referir à caça de espécies autóctones, considerando eu que para as autóctones as reservas estão a gerir o que só a eles lhes pertence, ninguém terá nada a ver com a gestão do "vizinho".

As ZCT podem escolher outros 3 dias da semana (+ feriados) sem serem as Quintas, Sábado e Domingo (+ feriados) permitidos às ZCA e ZCM, o que, na minha opinião é uma diferenciação de direitos, com a qual nunca concordei. Não sendo as migratórias uma riqueza criada nas ZCT, porque é que os direitos nos dias de caça às migratórias não são os mesmos para todos os tipos de RO?

1 - Na vossa opinião, em relação ao modelo anterior em que no RO só se podiam caçar migratórias dois dias por semana + feriados, quais acham ser as vantagens e as desvantagens de actualmente se poder caçar às migratórias um terceiro dia por semana em todo o RO?

2 - Concordam ou não (e o porquê) com a possibilidade de dias diferenciados nos vários tipos de RO para caçar migratórias, ou preferiam que os dias fossem os mesmos dias da semana para todo o RO?

3 - Na vossa opinião, acham que ainda há efectivos de migratórias suficientes para que se continue a permitir a sua caça tantos dias a elas por época, ou já notam alguma redução na sua quantidade em relação há alguns anos atrás em que não se caçava a elas tantos dias por semana?
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 11:12 pm

Manuel Rendeiro, não abandone o tópico, o amigo já cá anda há muitos anos e é um testemunho vivo das diferenças entre os efectivos das migratórias quando começou a caçar, e o que existe actualmente


ora aqui está uma pessoa com as bolinhas no sitio , embora tenhamos opiniões diferentes, uns dos outros mesmo atras das teclas podemos ofender as pessoas sem as conhecer pessoalmente , por isso partilho da opinião do amigo João rodrigues aqui vem com os seus largos conhecimentos no mundo da caça apaziguar um tópico que tenho acompanhado com muito gosto , por isso meus amigos portem-se condignamente com esta casa que é de todos nós ,kaci
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 11:13 pm

Caro João :
Ponto 1 - Não conheço nenhuma ZC que mesmo com bastantes zonas aguente 3 dias por semana, portanto o 3º dia, só para cumprir calendário e passear o ferro.
Ponto 2 - Dias iguais para todos os regimes. ZT prejudicada ? É para dar lucro ? Aumenta os preços. Há quem tenha dinheiro e tempo para andar todos os dias à caça e assim é uma maneira de preservar a espécie. ( Não tenho nada contra quem tenha estas possibilidades).
Ponto 3 - A rota das migrações está a mudar(tordos e rolas), fala-se do Norte Africa, mas coisas em concreto só no terreno. Abertura a 1/1 até ao final de Fevereiro.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyDom Abr 05, 2015 11:16 pm

muito bem , estão a ver meninos , não custa nada , cada um dá a sua opinião e pronto a coisa rola normalmente,




BOA PASCOA.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 11:33 am

Algum dos confrades escreveu que o nº de caçadores tem vindo a diminuir nada mais certo, pelo que diminuir o nº de peças a abater não acho que vá por ai, se eramos 300.000 e agora já só são 150.000 e para o ano só 100.000, vejam lá quantas peças de caça ficam, fala-se em diminuir o nº de pombos e os franceses nos Alpes andam há"pesca"deles ás centenas por" pescador", os nostros hermanos é de sol a sol, se calhar era melhor regular isto junto da CEE, é que como estamos cá na ponta só ficamos com as sobras dos pescadores e dos vesgos.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 11:43 am

João Rodrigues escreveu:
1 - Na vossa opinião, em relação ao modelo anterior em que no RO só se podiam caçar migratórias dois dias por semana + feriados, quais acham ser as vantagens e as desvantagens de actualmente se poder caçar às migratórias um terceiro dia por semana em todo o RO?

Vantagens :
-mais dias de caça para quem pode
-No caso da rola em setembro maior probabilidades de se conseguir coincidir com um dia de passagem (numa especie em franca diminuição em Portugal...não faz sentido)

Desvantagens:
-Maior pressão cinegética
-Na falta de fiscalização, o terceiro dia é usado em qualquer dia da semana e conforme os efectivos, esse 3º dia transforma-se em 4º...5º dia. Ou seja é uma forma de se caçar quase todos os dias.

João Rodrigues escreveu:
2 - Concordam ou não (e o porquê) com a possibilidade de dias diferenciados nos vários tipos de RO para caçar migratórias, ou preferiam que os dias fossem os mesmos dias da semana para todo o RO?


Não concordo com os dias de caça diferenciados nos vários tipos de RO. Pelo simples facto que as especies migratória não são um recurso inesgotável e necessitam de ser caçadas com muita moderação. Os dias de caça às migratórias ao serem os mesmos para todos, independentemente do tipo de zc, daria mais "descanso" à caça (algo fundamental), maior igualdade entre os caçadores, menor pressão sobre as especies e estou certo que a longo prazo os resultados seriam visiveis.

João Rodrigues escreveu:
3 - Na vossa opinião, acham que ainda há efectivos de migratórias suficientes para que se continue a permitir a sua caça tantos dias a elas por época, ou já notam alguma redução na sua quantidade em relação há alguns anos atrás em que não se caçava a elas tantos dias por semana?

Creio que a nível das galinholas, patos e narcejas a situação dos efectivos parece estável. Mas mesmo assim, penso que a sua caça terá sempre por diminuir a pressão cinegética com a limitação dos dias de caça.

No que diz respeito aos tordos e evidente que existe uma grande diminuição de efectivos que nos visitam. Penso que a sua caça deveria deixar de ser à espera para ser de salto. A consequencia imediata é a redução drástica da pressão cinegética...imaginem um olival onde cabem 100 armas à espera, ao caçarem de salto a coisa reduz logo para 15 a 20 armas. Ao ser de salto, já permitiria o uso de cães de parar para auxiliar o cobro, reduzindo o nº de peças perdidas, que no caso dos tordos à espera é sempre elevado.
Voltar a limitar a caça ao tordo apenas e só nos olivais com mais de 25 árvores.

No caso dos Pombos torcazes, apesar de ser uma das poucas especies cinegéticas em franca espansão na europa, os que nos visitam são menos do que há uns anos atrás. Muita embora o contigente que nos tem visitado nos últimos 10 anos parecer se manter fiel e estável (uma média de 2 milhões)...o certo é que o seu comportamento está a mudar e temos de saber dar melhores condições aos pombos, de forma a continuarem a visitar-nos e por mais tempo. Como tal, na minha opinião, só proporcionando mais dias de descanço ao pombos é que poderemos garantir que continuem a visitar-nos.



Marco...dá lá o teu contributo seu malandro Razz

Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 12:00 pm

Rui Militão escreveu:
Algum dos confrades escreveu que o nº de caçadores tem vindo a diminuir nada mais certo, pelo que diminuir o nº de peças a abater não acho que vá por ai, se eramos 300.000 e agora já só são 150.000 e para o ano só 100.000, vejam lá quantas peças de caça ficam, fala-se em diminuir o nº de pombos e os franceses nos Alpes andam há"pesca"deles ás centenas por" pescador", os nostros hermanos é de sol a sol, se calhar era melhor regular isto junto da CEE, é que como estamos cá na ponta só ficamos com as sobras dos pescadores e dos vesgos.

Os Franceses que usam redes nos Pirinéus fazem-nos por ser uma tradição centenária que temos de saber respeitar. E digo-lhe que se pensa que capturam às centenas por dia durante todo o periodo de migração (mais ou menos um mês e meio) está bem enganado, pois as capturas com redes são tão dificeis como nós por cá ter um dia excelente de pombos. Nem as capturas são às centenas...muito possivelmente mais cobra um caçador mediano a negaçar em Portugal dos que a grande maioria dos franceses nas suas palombieres. Pelo facebook tenho falado com vários e poucos são os que se podem gabar de terem feito mais de 50 capturas durante a época toda. Na Espanha também não é de sol a sol...pelo menos na Andaluzia sei que é como cá...até às 16:00.

A mim não são as redes que me chateiam...mas os carabineiros, quer franceses, quer espanhois, quer em portugal que em cada pombos cobrado feriram 2 ou 3 que ninguém aproveita.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 12:30 pm

Não é bem como diz.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 1:05 pm

Os Espanhóis também já estão a tomar medidas, por exemplo, na Extremadura também já não são autorizados os chamados dias acumulados (na caça ao torcaz) e no ano passado já foram reduzidos para 3 dias de caça no máximo, e já se debate em algumas províncias voltar a ser apenas às quintas e domingos, para acabar com os dois dias consecutivos de Sábado e Domingo.

Nuestros hermanos já estão a chegar à conclusão que para se ter pombos por mais tempo no seu país, estes não podem ser caçados durante muitos dias seguidos de forma consecutiva, e como tal, em várias províncias já debatem o mesmo que aqui se fala, e deverá ser apenas uma questão de tempo até implementarem tais medidas em toda a Espanha.

Caçar em Portugal quase todos os dias da semana aos pombos, no meu ponto de vista (carece de confirmação, só experimentando primeiro) só serve para uma coisa, para os espantar de cá para lá muito mais depressa.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 1:10 pm

Rui Militão escreveu:
Não é bem como diz.

Em que aspecto?

fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 1:36 pm

Estou informado disso tb, das alterações ou debate que se passa em Espanha, mas até aqui caçar ás dormidas quer aos pombos quer aos tordos é autorizado.
Em relação aos pescadores nos Alpes, sendo certo que é uma questão cultural e não ponho isso em causa, ponho as quantidades que eu vi apanhar e não eram "50", ainda andam por ai uns videos, poucos eu sei até porque não interessa ser muitos, que se vê bem os " 50 " que apanham a dividir pôr todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Esteves
Aprendiz
Aprendiz
Esteves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 353
Idade : 62
Localização : Beira Baixa/Africa
Ocupação : Operador de Central
Humor : Caça
Data de inscrição : 16/04/2010
Pontos : 361

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 1:55 pm

Dos anos que tenho disto estou convencido e é só a minha opinião que temos que pensar em reduzir os dias e nunca aumentar. Ajudei a programar muitos calendarios de Associativas e sei o quanto é dificil convencer os sócios da realidade!Os dias de caça para mim devem ser valorisados pela qualidade e não pela quantidade.Em numeros de abates de Tordos no fim de época era superior nos anos que só permitia Domingos que quando permitia Domingos e Quintas! O que da mais gozo ao caçador estár cerca de 8 horas (2 jornadas) de arma na mão para para matar 20 tordos ou poder ir lá só uma manhã e matar 25 ou 30? A resposta é sempre mas assim sempre temos onde passar o tempo mas quando é necessário colocar placas ou preparar algo na associativa estão todos ocupados. Na minha opinião era só Domingos, Quintas e Feriados seja qual for o tipo de terreno ZCA ZCT ou ZCM e não quero dizer que esteja 100% certo agora que aumentar os dias vá melhorar o que já não anda bem........Com esta idade temos recordações de dias bem melhores que os de hoje mas temos tambem a obrigação de pensar nos e filhos e netos
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 3:17 pm

Esteves escreveu:
 ! O que da mais gozo ao caçador estar cerca de 8 horas (2 jornadas) de arma na mão para para matar 20 tordos ou poder ir lá só uma manhã e matar 25 ou 30? A resposta é sempre mas assim sempre temos onde passar o tempo mas quando é necessário colocar placas ou preparar algo na associativa estão todos ocupados.   
- Para passar o tempo podem pegar na braba e ir fazer uma excursão, ao modelo, dormir a manhã na cama, sex  e mais um milhão de coisas.
- Quanto às datas para efetuar os trabalhos, a culpa é da direção, marca sempre para dias já comprometidos e com afazeres idênticos aos de cima.


Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 10:22 pm

Marco...dá lá o teu contributo seu malandro Razz





calma que estou a estudar o tema Rolling Eyes affraid
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptySeg Abr 06, 2015 10:29 pm

Marco, ando aos meses à espera do teu artigo sobre os pombos torcazes, aquele em que prometeste que nos ias dizer porque é que na tua opinião em uns dias os pombos se fazem bem, e em outros arrepiam mal vêem uma negaça... Twisted Evil
Estou muito curioso sobre a tua opinião, mas não há meio de nos brindares com o tal artigo sobre o assunto, e eu bem que ando à espera dele!

Será que também vais demorar meses a dar a tua opinião sobre este assunto?

Anda, não te acanhes e desembucha lá o que te vai na alma, e aproveita para cumprires o prometido! fixe

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 56
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 9:51 am

No que ao calendário venatório diz respeito tenho as seguintes opiniões:

- As ZCT deveriam poder gerir a caça do modo que entenderem mas só às espécies sedentárias para desta forma poderem rentabilizar o investimento que foi feito, gerando lucro e emprego para alguns, nomeadamente para criadores, comerciantes de comedouros, etc.

- Já quanto às espécies migratórias, e por uma questão de justiça e igualdade, tanto os dias de caça como a quantidade de espécies a abater deveria ser igual para todos.

- Nas ZCA e nas ZCM só se deveria caçar dois dias por semana (excecionalmente mais um devido aos feriados) e sempre, repito sempre, nos mesmos dias. Não me parece bem que, por exemplo numa ZCM se caçe às quartas-feira e que no dia seguinte se caçe noutra ZCM mesmo ao lado da primeira e quase sempre gerida/administrada pelas mesmas pessoas e/ou amigos uns dos outros e com interesses comuns, contornando assim de forma fácil o limite de dois dias de caça por semana que estão estabelecidos.

- Quanto às migradoras, especialmente aos tordos, verifica-se que, tirando alguns que por cá ficam (pelo menos nesta altura ainda se vêem alguns em certas zonas) os tordos estão a chegar mais tarde que o normal (e também em menos quantidade) pelo que, e correndo o risco da maior pressão que se fará às espécies sedentárias (gerir melhor a quantidade de jornadas de caça...) a caça aos tordos deveria ser adiada em um mês, abrindo assim a 1 de dezembro e terminando no final de fevereiro.

Desculpem a exposição alargada (e chata) mas no que diz respeito à caça acho que todos somos bons "treinadores de bancada" (ficando sempre tanta coisa para dizer... e fazer) mas sempre com o mesmo objetivo:

- Fazer de uma jornada de caça um dia excelente, na companhia de amigos e companheiros de "luta"!
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 10:26 am

Calma João, que a formiga agora tem que trabalhare pensar noutras coisas , já não falta muito.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 12:37 pm

Bom dia,

Não sou contra o Regime Ordenado, até pelo contrário, se é para se manter já devia ter acabado o livre à muitos anos e não deixar estes buraquinhos que andam por aqui e por aí.
Mas também digo e falo por aquilo que todos sabemos, que a existência do Livre não é desculpa pela falta de Caça, aliás até há muito menos caça neste momento do que há muitos anos atrás quando existia uma grande percentagem de terreno livre.
Antes até podiam existir 300.000 caçadores, mas não se matava tanta caça como agora, neste momento as caçadas são feitas para matar caça!
Batidas e esperas que acabam com as sedentárias enquanto o diabo esfrega um olho.
Temos ainda uma coisa que alterou e quanto a mim devia voltar atrás, neste momento tiramos a licença e vêm tudo incluído, pois deveria ser como à anos atrás, pelo menos os patos e caça maior não deviam estar incluídos. Talvez até juntar, patos, narcejas, galinholas e tarambolas e separar a caça maior da menor.
Seria mais caro? Provável, mas quanto a mim iria prevenir acidentes e talvez alguns abates ilegais.

Temos demasiadas lacunas no RO:
- Demasiados dias de Caça
- Fiscalização (Não há! Já falei com GNR´s e a resposta é generalizada. "Fiscalizar? Não, é dentro da reserva, eles que se entendam." basicamente é esta a resposta)
- Métodos de caça elaborados para matar, como é o caso da batida e espera nas espécies de caça menor, principalmente às perdizes.

E também há uma grande lacuna na mentalidade de muitos caçadores, chama-se redes sociais... muitos não conseguem perceber as fotografias e brincadeiras que se colocam e tomam como um incentivo a cobrar mais do que o limite, parece uma obrigação. nofixe

Mas isto tudo, a culpa não é do calendário ou de quem o faz. É de quem gere as Zonas de Caça, porque se o exemplo começar a ser dado, não precisamos de "ajuda" para gerir os nossos limites ou zonas de caça, é tudo uma questão de princípios que têm que ser colocados por aqueles que se disponibilizaram em gerir um ZC.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Pavlopher
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2019
Idade : 56
Localização : Coimbra
Ocupação : Empresário
Humor : Muito
Data de inscrição : 02/04/2015
Pontos : 2637

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 12:53 pm

Na caça (leia-se ZC's) é preciso e essencial que, à semelhança aqui do KaciPesca, haja moderadores e membros mais experientes que organizem e controlem as "coisas" (não pondo de lado todas as outras pessoas, que toda a ajuda é bem vinda).

É evidente que, como em tudo na vida, haverá quem concorde e quem não concorde, mas há que tomar decisões o mais acertado possível e depois fazer com que se cumpram.

Princípio, ética, exemplo e respeito têm de ser valores obrigatórios e todos nós temos obrigação de os ter.

Mudar o rumo das coisas e melhorá-las também depende de nós!
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 1:53 pm

Rogério escreveu:




Antes até podiam existir 300.000 caçadores, mas não se matava tanta caça como agora, neste momento as caçadas são feitas para matar caça!
- Ó Rogério, gostava de saber como é que essas contas foram feitas ?

Temos demasiadas lacunas no RO:
- Demasiados dias de Caça.
- Só os que a EG marcar.

- Fiscalização (Não há! Já falei com GNR´s e a resposta é generalizada. "Fiscalizar? Não, é dentro da reserva, eles que se entendam." basicamente é esta a resposta)
- Nem os quero lá, só se forem para chingar a cabeça. A maior parte nem conhece a lei.

- Métodos de caça elaborados para matar, como é o caso da batida e espera nas espécies de caça menor, principalmente às perdizes.
- Como é que o pessoal das planícies as conseguem apanhar ? De salto ? Passado meia dúzia de mt´s já estão a ver as placas dos vizinhos. Se as matarem (todas) na primeira batida fecham o escritório.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 EmptyTer Abr 07, 2015 2:35 pm

Luis Manuel Batista escreveu:
Rogério escreveu:




Antes até podiam existir 300.000 caçadores, mas não se matava tanta caça como agora, neste momento as caçadas são feitas para matar caça!
1 - Ó Rogério, gostava de saber como é que essas contas foram feitas ?

Temos demasiadas lacunas no RO:
- Demasiados dias de Caça.
- Só os que a EG marcar.

- Fiscalização (Não há! Já falei com GNR´s e a resposta é generalizada. "Fiscalizar? Não, é dentro da reserva, eles que se entendam." basicamente é esta a resposta)
2 - Nem os quero lá, só se forem para chingar a cabeça. A maior parte nem conhece a lei.

- Métodos de caça elaborados para matar, como é o caso da batida e espera nas espécies de caça menor, principalmente às perdizes.
3 - Como é que o pessoal das planícies as conseguem apanhar ? De salto ? Passado meia dúzia de mt´s já estão a ver as placas dos vizinhos. Se as matarem (todas) na primeira batida fecham o escritório.

Luis Batista

1-
As contas... bem... vou falar daquilo que conheço/ia e que existia. Aqui na zona poucos eram os que caçavam aos coelhos, apenas os mais velhotes caçavam e era um bocado de manhã e depois quase à noite, havia zonas onde havia bastantes coelhos, em que não se via um caçador. Agora nessas zonas há caçadores durante, pelo menos durante 4/5 horas seguidas.
Nas perdizes, juntavam-se por vezes grupos que caçavam às perdizes na serra, uns a bater e outros à espera, mas isso raramente era feito nas planícies, cruzavam-se linhas, as peças escapavam e iam para a sujidade ou para dentro das reservas, só quem lá as matava eram os da zona que lhe conheciam os hábitos. Neste momento esses mesmo da zona, e por conhecerem os hábitos são os que as matam, e claro não se pode condenar. Mas sabes neste momento que ao conhecer a zona vais fazer a "volta" de modo a "cercar" e poderes matar as perdizes, neste momento já nem a reserva vizinha as safa.
Ora o resumo das contas... eram 3x mais caçadores, mas cada um matava menos ,muito menos do que agora. Só para dar um exemplo, eu no livre, talvez matasse 5 coelhos por época, com a ordenação do terreno e onde caço cheguei a faze-lo em duas horas, num só dia, ora então fazer meia dúzia de caçadas a eles é só fazer contas. E o mesmo se passa com as restantes espécies. Infelizmente neste momento já não é assim, talvez devido a algumas práticas menos boas, agora nota-se bastante a falta de caça.

2-
Luis, eu sei que é chato irem "chingar" a cabeça, eu também não gosto, mas ao simplesmente passarem pelo campo não seria considerado como fiscalização? Não é essa a obrigação da GNR? Não deviam fazer mais vezes esses reconhecimentos e até para as pessoas que ainda vivem no campo se sentirem mais seguras?

3-
Sim. Aí concordo. É difícil em algumas zonas, mas mesmo assim isso é feito quase por todo o lado, independentemente da zona ser planície ou não.

Ainda sobre os abates e menos caçadores, eram 300.000 mas muito não iam à caça ou iam menos vezes, neste momento uma esmagadora maioria vai à caça, porque além da caça, há o convívio e o respectivo almoço, é uma escapatória quase obrigatória ao stress diário, nada de mal até aqui, bem pelo contrário, até acho bem e apoio o convívio entre amigos, mas por muito pouco que matem, matam sempre qualquer coisa, porque as coisas não são bem como dizem, "eu vou passear a espingarda", essa espingarda se vir caça, vai atirar Wink

Falta um ponto que só agora vi, os dias que a EG marca, claro, totalmente de acordo. Mas imagine que restringiam igual para todos, somente quintas, domingos e feriados, ora então não nos podíamos dividir pois não? E como está é possivél um caçador, caçar todos os dias, mas o mal até nem vai por aí, mais uma vez... gestão fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Conteúdo patrocinado




Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório - Página 5 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF
» Ilegalidades no Calendário Venatório
» DEBATE
» Calendário Venatório 2015-2016
» Calendário venatório 2010/2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-