* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  DEBATE Button10  DEBATE 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 DEBATE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
reizinho
Moderador
Moderador
reizinho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1499
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER
Humor : SIM
Data de inscrição : 27/08/2008
Pontos : 1773

DEBATE Empty
MensagemAssunto: DEBATE   DEBATE EmptyTer Nov 11, 2014 11:15 pm

OS MALES DA CAÇA EM PORTUGAL
Nestes dias que têm decorrido desde o início da época venatória 2014/2015, tenho lido em revistas, nos fóruns, facebook, e outros meios de comunicação social, as mais diversas queixas dos caçadores portugueses em relação aos males que assombram a caça no nosso país.
Também tenho sido um protagonista na primeira pessoa dos mais variados eventos de caça nesta época, nomeadamente desde caçadas aos coelhos, batidas aos javalis e veados como matilheiro, caçadas às perdizes, aos patos, enfim um pouco de tudo com muito pouco de coisa nenhuma.
É bem verdade que os receios, temo, não são infundados, realmente cada vez mais se nota uma escassez de caça menor bastante preocupante. Os coelhos têm cada vez mais preocupações, não bastando a hemorrágica, a mixomatose, agora aparece mais uma estirpe viral que dos poucos que conseguem escapar o novo vírus mata quase todos os restantes, assim será muito difícil nos anos vindouros haver um coelho bravo em Portugal. As perdizes criam mal, os predadores cada vez se vêm em maior número, pressionando a todas as horas do dia as pobres aves que mais não fazem que tentar sobreviver. E depois em cima disto tudo vimos NÓS.
A caça maior não está neste patamar das preocupações, porque ainda se encontra em níveis considerados estáveis e a população de veados e javalis nalgumas zonas encontra-se tão bem que já se torna preocupante.
Então se a caça menor está tão mal, que elações podemos tirar?
Será de ponderar em relação aos coelhos uma paragem na sua caça, em algumas zonas mais débeis, durante um período de tempo considerado suficiente para que a população regresse a níveis normais?
Será que houve um excesso de caçadas em determinadas regiões que puseram em causa a população fazendo perigar a regeneração natural?
Será que os incêndios que há muitos anos grassam no nosso país destruindo florestas autóctones, e fazendo avançar reflorestações com árvores invasoras como os eucaliptos, terão também peso neste deserto cinegético?
Será que o abandono dos campos, onde antes se praticava tanto uma agricultura de grande escala bem como uma agricultura de subsistência e agora nada há, tiveram influência na degradação da caça?
Será que a elevada densidade de javalis em algumas zonas do nosso país, influencia a caça menor e o seu desenvolvimento?
Será que a fraca vigilância por parte dos responsáveis (SEPNA) fez aumentar o furtivismo e também faz com que os números de abate permitidos por lei não sejam respeitados pondo assim em perigo a já débil regeneração das espécies?
Será que todos nós caçadores que pagamos as nossas licenças, dias de caça em Municipais, não devíamos exigir mais da tutela, nomeadamente no que diz respeito ao repovoamento de espécies e limpeza das matas?
Será que até os armeiros em Portugal, não deverão estar preocupados com o futuro que se apresenta negro para o seu sector, sem caça as armas e cartuchos terão saída?
São muitas questões e muitas mais haverá a fazer, isto é só a ponta do véu, mas deixo aqui no fórum este assunto para discutirmos.
Por isso espero a vossa participação, vamos “levantar a lebre” e trazer mais interrogações para podermos fazer um ponto de situação.
José Reizinho
Ir para o topo Ir para baixo
http://abertura-geral.blogspot.com
castro pedro
Membro Veterano
Membro Veterano
castro pedro

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1961
Idade : 52
Localização : BELGICA(PAREDES DE COURA) FERIAS
Ocupação : SECTOR DO METAL
Humor : SEMPRE
Data de inscrição : 24/11/2011
Pontos : 2233

DEBATE Empty
MensagemAssunto: Re: DEBATE   DEBATE EmptyQua Nov 12, 2014 12:10 am

Boas a todos furistas
Li com atençao o debate levantàdo pelo amigo Reizinho e é caso para dizer (que lebre velha acabou de levantar)
eu acho que o nosso problema é a falta de gestao,nao sabemos gerir e tudo isto começa por cima pela classe politica que temos
depois claro,virà outros problemas atràs e bem mencionàdos pelo amigo Reizinho
em primeiro punha a falta o abandono total na agricultura
como imigrante na Belgica por vezes vou de carro a Portugal e vejo,Belgica,França,Espanha tudo semeado ou com milho,aveia,cevada,trigo,girasol qualquer coisa,chega-se a Portugal parece que chegamos a uma floresta,tudo muito verdinho mas nada de sementeiras,tudo parece abandonado
hora tudo isso vai em contra duque a caça gosta,duque é a caça
por isso nao me ademira que se diga os pombos nao vieram este ano os tordos nao firam tempo suficiente etc,etc
eu vejo por aqui(Belgica)que é um pais que embora mais ou menos a mesma populaçao que portugal(10milhoes) é em territorio metade de Portugal e nao se ve um palmo de terreno sem ser cultivado
so por exemplo o pombo torcaz faz criaçao pelo menos tres vezes por ano,no minimo,agora pergunto eu porque no nosso pais nao acontece o mesmo????.....
depois tambem uma mentalidade muito diferente da mediterranea,eu vejo aqui,ali està um bando de 15 perdizes vai-se là uma ou duas vezes e acabou,fica para o ano
no nosso pais vai-se là até eliminar tudo,pois pode ir là o vizinho.....
mas continuo a dizer que isto sao os aproveitadores do sistema mas os principais culpados sao aqueles que fazem o sistema

vamos là todos dar a nossa openiao......

PEDRO C.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

DEBATE Empty
MensagemAssunto: Re: DEBATE   DEBATE EmptyQua Nov 12, 2014 1:33 am

De facto todas as questões levantadas são pertinentes e têm a sua razão de ser, mas o fundamental para que a caça, principalmente os coelhos,  esteja cada vez mais em decadência são as graves doenças que atacam esta espécie. Na alimentação, constata-se que nem todas as zonas de caça, no seu coberto vegetal, existam terrenos semeados. Em zonas de pinhal é dificil, ou quase impossível isso acontecer, o centro do País é ex., tambem no norte, derivado ao seu terreno montanhoso, as condições não são muito favoráveis a grandes áreas de terreno semeadas, mas o que é um facto é que o coelho bravo por lá existe adaptando-se a uma alimentação baseada do mato existente, o que revela que os terrenos todos semeados, o que é impossível, não é a solução para o problema. Já no Alentejo, se-calhar já há mais hec. de olival do que terrenos semeados com cereal o que sendo um meio importante para a alimentação desta espécie não é o principal motivo para o seu equilíbrio, ataca-se este problema mais por questões politicas do que propriamente pela sua importância, na alimentação há alternativas viáveis para suplantar a falta de alimento natural.

O que fazer então para que se possa inverter esta tendência, na minha opinião, primeiramente aprender com os erros cometidos que foram e continuam a ser muitos, tais como repovoamentos efectuados sem nexo algum e muito menos haver capacidade e conhecimentos para os fazer, depois existir um mais adequado respeito para o que se está a passar, quero eu dizer que os caçadores são por norma egoístas e têm por objectivo o que nada é correcto para fazer face a este problema, procura-se quase sempre a quantidade em vez da qualidade do produto, nesta questão incluo tambem o administrar e gerir uma ZC , por norma e com facilidade se sacude a agua do capote apontando sempre a responsabilidade dos prejuízos a outros, é uma questão cultural que não existe só na caça.

É importante tambem falar sobre a legislação que, com alguns defeitos , aponta para que os caçadores zelem por aquilo que lhe diz respeito, mas contrariamente ao que interessa afirma-se, com desplante, que o estado é que tem que assumir as responsabilidades deste problema que por causa do nosso desleixo  agrava-se e nos leva a contornos que dificilmente de lá sairemos se sairmos. Entendo que nesta área o estado terá sempre que obrigatoriamente disponibilizar meios financeiros e humanos aos caçadores é para isso que nós pagamos impostos, todos e mais alguns , mas sempre a sermos "nós" a gerir aquilo que nos diz respeito, só assim seremos competentes de usufruir de um bem que nos envolve nesta actividade ludica.

Teremos tambem que, para que tudo aconteça, ser muito mais reivindicativos em vez de á "boca cheia" estar-mos com provocações gratuitas, por ex. pressionar as federações de caçadores com medidas serias tais como, não pagar a quotização anual, nas associações os caçadores têm voz e palavra importante para que de uma vez por todas os "tachistas" sintam que nós não somos uns "pategos" quais queres o que por norma, na minha opinião, acontece e á vista de todos, até daqueles que não gostam nada de nós, principalmente nos foruns de caça o que é demais, para mim, constatar esta realidade.

António Mota.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




DEBATE Empty
MensagemAssunto: Re: DEBATE   DEBATE Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

DEBATE

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» RTP2 - Debate de caça
» Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF
» Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-