* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Button10  Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQua Mar 18, 2015 6:51 pm

Boa tarde a todos,

Está quase a terminar a actual época cinegética, assim como o actual e trianual Calendário Venatório. Daqui a uns meses deve estar para sair o novo Calendário, ou anual ou trimestral, isso ainda não se sabe.
Acham que devia ser alterada alguma coisa, tipo limites, prazos, horários ou outros, ou está bem como estava?
Deem as vossas ideias fixe 

Deixo ainda o actual Calendário Venatório

http://www.anpc.pt/content/Calendario%20Venatorio_2012-2015.pdf
Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório CV3



Arrow  Propostas do ICNF Arrow  DOCUMENTO

Deem ideias e justifiquem o porquê fixe


Última edição por Rogério em Sex Mar 20, 2015 1:50 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQua Mar 18, 2015 8:17 pm

boa fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQua Mar 18, 2015 8:50 pm

Migratórias de Verão :
Rolas : os próprios caçadores deixarem de as caçar - Infelizmente não pode ser considerado no calendário, porque o que vai, já não vêm.
Pombos : tudo na mesma.
Patos : não tenho conhecimentos.

Geral :
Coelhos : Datas, tudo na mesma embora fosse obrigatório começar no inicio de Setembro, pois é um mês onde principalmente a mixo têm muita incidência e em vez dos coelhos fazerem de  pasto ainda podiam ir para o prato.
Perdizes : Abertura consoantes as zonas e o seu desenvolvimento. Penso que o fecho ficava no final do ano.
Quantidades sobre controle da EG.

Migratórias de Inverno :

Tordos : Abertura 1/1, fecho final de Fevereiro.
Pombos : Como estava.

Javalis : Como está e com direito a utilizar MVN  Evil or Very Mad

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQua Mar 18, 2015 11:45 pm

Recebi da FCC três proposta para serem votadas, enviadas pelo ICNF atraves do MAP, sobre o próximo CV.

Por deficiência minha ou do sistema não consigo publica-las por aqui.

Porque entendo ser o melhor para os caçadores, a 2ª proposta é a  minha preferida que acaba de vez com o TNO.

Está na mão dos caçadores o que irá acontecer no espaço cinegetico de Portugal nos próximos anos, depois lamentem-se.

Concerteza que esta questão já está publicada na pagina do ICNF era pertinente que fosse colocada por aqui.

Cumps.


Última edição por AHMota em Qui Mar 19, 2015 12:16 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQua Mar 18, 2015 11:51 pm

Boa noite

Dê-me os links ou envie-me por mail que eu coloco aqui

kacipesca@gmail.com
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 3:04 am

Allo..



Mais depressa, irão passar tudo a regime livre, do k acabar com ele e tornar tudo um "couto" privado como alguns querem..
O estado do bolso da grande maioria dos caçadores Portugueses, é deploravel, e sem melhorias no horizonte.
Algumas (já muitas) das associativas, estão desertas cinegeticamente, e com muitas dificuldades em angariar sócios, sobrecarregando assim os que ainda por lá se aguentam...mas, até quando?
Os mais jovens não lhes interessa a caça, e os mais velhos(que são os que ainda aguentam isto), estão a entregar as armas. Sem caça e sem futuros promissores à vista, o k se fará para inverter este cenário?
As mexidas no calêndario Venatorio, para 2015/2016 e talvez seguintes anos, não muda em NADA, o presente que vivemos, neste Portugal , mesquinho, apresenta-se um quadro negro no que toca aos bolsos de todos(Quase) os que vivem do seu salario! Guardar o pouco que se tem, ou que falta no fim do mês, e Cag....r na caça..é o que se assiste por agora...
O, É, fartar vilanagem, a que se ia assistindo no mundo da caça, tem os dias contados, tal como o seu sistema..

Bem podem meter antibioticos ao paciente, nada vai resultar, pois já morreu.......
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:09 am

Luis Manuel Batista escreveu:
Migratórias de Verão :
Rolas : os próprios caçadores deixarem de as caçar - Infelizmente não pode ser considerado no calendário, porque o que vai, já não vêm.
Pombos : tudo na mesma.
Patos : não tenho conhecimentos.

Geral :
Coelhos : Datas, tudo na mesma embora fosse obrigatório começar no inicio de Setembro, pois é um mês onde principalmente a mixo têm muita incidência e em vez dos coelhos fazerem de  pasto ainda podiam ir para o prato.
Perdizes : Abertura consoantes as zonas e o seu desenvolvimento. Penso que o fecho ficava no final do ano.
Quantidades sobre controle da EG.

Migratórias de Inverno :

Tordos : Abertura 1/1, fecho final de Fevereiro.
Pombos : Como estava.

Javalis : Como está e com direito a utilizar MVN  Evil or Very Mad

Luis Batista

Bom dia Luis,

No caso das rolas, acho que elas próprias mudaram as rotas de migração, acho que este factor se têm notado em todas as espécies migratórias que visitam o nosso País. No caso das rolas, um dos motivos, talvez seja a escassez de alimentação.

Nos coelhos, será essa a melhor hipótese, ou será atrasar a abertura para o inicio de Outubro como era aqui à uns anos? Quanto a mim, a abrir em Setembro, serve para matar ainda mais uns quantos e dar menos hipóteses de recuperação.

A abertura dos tordos em Janeiro, ia fazer com que se desse mais tiros às sedentárias, isto porque há muitas zonas que não têm pombos e não as estou a ver deixar de caçar à geral e esperar até Janeiro pelos tordos.
Isto dos tordos, quando as coisas são feitas em condições, dá para atirar desde Dezembro sem massacrar. Dou o exemplo que aqui na zona, as ZC têm como principio ir rodando as zonas de caça, neste fim de semana é aqui, noutro é ali e assim sucessivamente, ora desde logo, há zonas que só são caçadas uma duas vezes por mês e sempre respeitando os limites, inclusive há aqui ZC, incluindo onde sou sócio que o limite são 30. Isto é gerir dentro do prazo de calendário que já temos.
Bem, tudo isto para dizer, que em vez de se impedir, há que se gerir dentro do que existe e não nos sentirmos obrigados a caçar desde o primeiro ao ultimo dia.
Com esta conversa volto aos coelhos, e porque não fazer assim nos coelhos? Porque são mais difíceis de recuperar e só estamos dependentes de nós próprios para o conseguir.

De resto de acordo consigo, no caso das MVN não sou totalmente a favor. Razz
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:18 am

cordovaguty escreveu:
Allo..



Mais depressa, irão passar tudo a regime livre, do k acabar com ele e tornar tudo um "couto" privado como alguns querem..
O estado do bolso da grande maioria dos caçadores Portugueses, é deploravel, e sem melhorias no horizonte.
Algumas (já muitas)  das associativas, estão desertas cinegeticamente, e com muitas dificuldades em angariar sócios, sobrecarregando assim os que ainda por lá se aguentam...mas, até quando?
Os mais jovens não lhes interessa a caça, e os mais velhos(que são os que ainda aguentam isto), estão a entregar as armas. Sem caça e sem futuros promissores à vista, o k se fará para inverter este cenário?
As mexidas no calêndario Venatorio, para 2015/2016  e talvez seguintes anos, não muda em NADA, o presente que vivemos, neste Portugal , mesquinho, apresenta-se um quadro negro no que toca aos bolsos de todos(Quase) os que vivem do seu salario! Guardar o pouco que se tem, ou que falta no fim do mês, e Cag....r na caça..é o que se assiste por agora...  
O,  É, fartar vilanagem, a que se ia assistindo no mundo da caça, tem os dias contados, tal como o seu sistema..

Bem podem meter antibioticos ao paciente, nada vai resultar, pois já morreu.......    

Independentemente de mudar ou não, há que fazer sempre um esforço para melhorar.
Segundo diz o AHMota, parece que recebeu três propostas da FederCaça, por meio da ICFN, já pesquisei em ambas as páginas e não encontrei nada sobre o assunto, já agora aproveito para dizer que a página da FederCaça não está navegável, seria bom que corrigissem.
Este assunto acho que é do interesse geral de todos os caçadores, muito bem enviaram para as associações, não sei se foi para todas, mas parece que poucos ou ninguém sabe disto. Não seria também de bom senso colocarem esta informação visível e publica para todos?

Peço a quem encontrar ou detiver o documento que me envie ou coloque aqui, pois estou curioso.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:48 am


Amigo Mota, envie lá isso, porque estou curioso, muito curioso, para ver quais as propostas que o ICNF enviou... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 390
Idade : 72
Localização : Amadora
Ocupação : Reformado
Humor : Só me posso rir...
Data de inscrição : 27/11/2012
Pontos : 411

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 3:27 pm

Não acho que seja uma boa ideia um calendário bi-anual tri-anual ou mesmo quiquenal.
Todos os anos devia sair um calendário alterando ou mantendo datas e quotas de abate e dias de caça.
Não há uma ano de caça igual, nem todos os anos "a caça funciona da mesma forma" e o calendário deveria reflectir a "realidade previsível" para o ano em curso.
O calendário não devia ser tão "estático" como é.
Por exemplo se num ano as perdizes não criaram não faz sentido haver 3 meses de caça a essa ave...
Na minha opinião também devia-se só se poder caçar um dia por semana para todos os regimes.
A hora do "fecho" devia poder acompanhar a luminosidade do dia, sabendo que em Dezembro os dias são menores mas em Fevereiro já são maiores.
A época, ( Média Veda) deveria abrir só no inicio de Setembro.
Coelhos só de meados de Setembro até ao final de Novembro.
Lebres idem.
Perdizes e Faisões inicio em Outubro e término em Dezembro.
Tordos inicio em Dezembro final em Fevereiro.
Galinholas idem.
Como não me dedico à caça maior por isso não me pronuncio mas vendo o que os javalis fazem (já são praga na Europa e em muitos sítios em Portugal) não era de todo desajustado, penso eu, que se pudesse caçar esses animais todo o ano e várias vezes por semana... muitas.
Quanto à MVN, que excelente debate, parabéns a todos os postantes, como não utilizo, mas se fôr útil para "equilibrar" os números do predador e nocivo javali... quem sou eu para criticar quem a usa scratch
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 3:40 pm

Amigo Manuel, mas os períodos de caça de qualquer espécie, imaginando que acontece o que diz, e sabemos que há anos em que se reproduzem mais do que noutros, assim como sabemos, que há zona de mais fácil reprodução e outras mais difíceis, se isto acontecer, não terá que ser a Entidade Gestora dessa ZC a tomar essas medidas?

Pois a meu ver o actual calendário, têm amplitude suficiente para que as Entidades Gestoras façam a sua própria organização e calendário interno.

Esqueçamos as MVN neste tópico fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Manuel Rendeiro
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 390
Idade : 72
Localização : Amadora
Ocupação : Reformado
Humor : Só me posso rir...
Data de inscrição : 27/11/2012
Pontos : 411

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 3:47 pm

Amigo Rogerio, pode ser, devia ser, mas nao e o que se tem visto. Se a "ordem" nao partir de cima...
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 4:13 pm

Boas Rogerio,

Coelho no inicio de Setembro, como já disse atrás, se o pessoal andar no campo verifica que existe uma diminuição de ex. nesta altura do ano, provavelmente pela passagem da estação do ano onde esporadicamente já vão aparecendo algumas chuvas o que provoca um aparecimento maior de mosquitos. Ora se a caça se iniciar mais cedo,  vai provocar uma diminuição de ex., que por sua vez transmitem menos a doença. Esta aparece sempre mais quando as densidades são maiores e quando existe transições nas temperaturas e alimentação.  Por algum motivo foi autorizado. Posso dar um ex. real, numa ZC tinham a mania que eram mais espertos do que os outros. O pessoal tinha acesso a outras ZC onde iam fazer as aberturas no inicio de Set. e guardavam aquela para Outubro, pois aqueles coelhos estavam ali muito bem quietinhos e eles depois de já terem o papinho cheio voltavam à sua capoeira. O resultado de 2 anos seguidos foi, caçaram na abertura e depois para completar o ramalhete deram 3/4 caçadas em Dez. Isto já foi à alguns anos e ainda não se recompuseram. Temos o fator da tradição em que em meados de Out. já tínhamos um tempo frio e húmido em que já apetecia andar no campo e já estava macio para os cães. Agora em termos de temperatura, está tanto calor em Set. como em Nov. e caçar com 40º tem de se ter cães bons e arranhar as pernas. Outro  é que em Set. não se pode disparar às perdizes e EG com medo dos mata tudo, passa para quando se pode disparar a ambos. Quanto aos tordos já lá vamos.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:03 pm

Rogério escreveu:


Independentemente de mudar ou não, há que fazer sempre um esforço para melhorar.
Segundo diz o AHMota, parece que recebeu três propostas da FederCaça, por meio da ICFN, já pesquisei em ambas as páginas e não encontrei nada sobre o assunto, já agora aproveito para dizer que a página da FederCaça não está navegável, seria bom que corrigissem.
Este assunto acho que é do interesse geral de todos os caçadores, muito bem enviaram para as associações, não sei se foi para todas, mas parece que poucos ou ninguém sabe disto. Não seria também de bom senso colocarem esta informação visível e publica para todos?

Peço a quem encontrar ou detiver o documento que me envie ou coloque aqui, pois estou curioso.

Já, enviei, quando me pediu, email, não recebeu?
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Membro Experiente
Membro Experiente
luis carvalho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 572
Idade : 44
Localização : Soure - Coimbra
Ocupação : Função Publica
Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos : 709

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:22 pm

Na minha opinião penso que o calendário venatório como está está bom, eu fazia as seguintes alterações:
Caça ao Tordo: 1 de janeiro a fim de Fevereiro: ( terminava com as recolhas)
Caça aos Pombos: Em vez de terminar às 16h00 terminar às 17H00
Na caça de salto na geral só se caçava até às 14H00.

Javalis, todo o ano visto estar a tornar-se praga.
Atenciosamente
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho1979.blogspot.com/
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 10:37 pm

Eu vou falar contra mim porque gosto bastante da caça ao pato, mas, pelo menos na reserva onde caço, se me deixassem acabava com a possibilidade de se caçar aos patos antes do arroz estar cortado.

Se há coisa que me irrita solenemente é uma enorme percentagem das aves derrubadas não chegarem a ser cobradas, ora porque os arrozeiros não permitem a entrada dos cães no arroz, ora porque tal proibição é tomada pelas direcções das zonas de caça, que a meu ver muito bem, querem evitar possíveis conflitos com os proprietários.

Acho uma estragação, um enorme desperdício tanto pato morto ou ferido ficar por cobrar.
Os patos que não se matassem nessa altura lá estariam depois na mesma para serem caçados mais para a frente, quando os cobros são muito mais fáceis e em que é muito mais raro perder-se um pato, e em altura em que já não há qualquer hipótese de conflitos com proprietários.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 11:30 pm

João Rodrigues escreveu:

Amigo Mota, envie lá isso, porque estou curioso, muito curioso, para ver quais as propostas que o ICNF enviou... Very Happy

Mas eu já o fiz e ontem, a não ser que não fosse recebido.

O E-mail para onde enviei, Kacipesca@gmail.com.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 11:34 pm

João Rodrigues escreveu:
Eu vou falar contra mim porque gosto bastante da caça ao pato, mas, pelo menos na reserva onde caço, se me deixassem acabava com a possibilidade de se caçar aos patos antes do arroz estar cortado.

Se há coisa que me irrita solenemente é uma enorme percentagem das aves derrubadas não chegarem a ser cobradas, ora porque os arrozeiros não permitem a entrada dos cães no arroz, ora porque tal proibição é tomada pelas direcções das zonas de caça, que a meu ver muito bem, querem evitar possíveis conflitos com os proprietários.

Acho uma estragação, um enorme desperdício tanto pato morto ou ferido ficar por cobrar.
Os patos que não se matassem nessa altura lá estariam depois na mesma para serem caçados mais para a frente, quando os cobros são muito mais fáceis e em que é muito mais raro perder-se um pato, e em altura em que já não há qualquer hipótese de conflitos com proprietários.

As inscrições para participarem na votação das 3 propostas estão abertas e têm marcação penso que é até 23 de Março, bom salvo seja que só as organizações do sector possam estar presentes.

A nós gestão da ZCM da minha Freguesia a FCC de-nos a possibilidade de votar numa delas concerteza que irá estar presente e votará consuante o voto na proposta dos seus associados.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptyQui Mar 19, 2015 11:37 pm

João Rodrigues escreveu:
Eu vou falar contra mim porque gosto bastante da caça ao pato, mas, pelo menos na reserva onde caço, se me deixassem acabava com a possibilidade de se caçar aos patos antes do arroz estar cortado.

Se há coisa que me irrita solenemente é uma enorme percentagem das aves derrubadas não chegarem a ser cobradas, ora porque os arrozeiros não permitem a entrada dos cães no arroz, ora porque tal proibição é tomada pelas direcções das zonas de caça, que a meu ver muito bem, querem evitar possíveis conflitos com os proprietários.

Acho uma estragação, um enorme desperdício tanto pato morto ou ferido ficar por cobrar.
Os patos que não se matassem nessa altura lá estariam depois na mesma para serem caçados mais para a frente, quando os cobros são muito mais fáceis e em que é muito mais raro perder-se um pato, e em altura em que já não há qualquer hipótese de conflitos com proprietários.

Se é sócio da EG da ZC porque não apresenta uma proposta nesse sentido?

Talvez fosse atendida pelos demais caçadores, pense nisso porque o CV permite-o
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 8:10 am

luis carvalho escreveu:
Na minha opinião penso que o calendário venatório como está está bom, eu fazia as seguintes alterações:
Caça ao Tordo: 1 de janeiro a fim de Fevereiro: ( terminava com as recolhas)
Caça aos Pombos: Em vez de terminar às 16h00 terminar às 17H00
Na caça de salto na geral só se caçava até às 14H00.

Javalis, todo o ano visto estar a tornar-se praga.
Atenciosamente

Os javalis já é todo ano! E o estar a tornar-se praga deve de ser por pouco tempo, pela afluência que esta espécie estar a ter, e o equipamento que se tem vendido neste sentido, algo me diz que será praga só onde não se possam caçar e isto se não houver a introdução de algum vírus, à pouco tempo perto de dos meus cevadouros encontrei porcos domésticos mortos junto das passagens dos javalis, qual será a intenção???
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 10:17 am

AHMota escreveu:
João Rodrigues escreveu:

Amigo Mota, envie lá isso, porque estou curioso, muito curioso, para ver quais as propostas que o ICNF enviou... Very Happy

Mas eu já o fiz e ontem, a não ser que não fosse recebido.

O E-mail para onde enviei, Kacipesca@gmail.com.

Conforme lhe respondi no email, a proposta não vinha anexada e pedi-lhe para reenviar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 10:53 am

Espécies sedentárias:

Na minha opinião o calendário oficial para o terreno ordenado, por se tratar de uma baliza aos planos de exploração das ZC, deve ter a maior amplitude possível nos períodos por forma a que aquelas possam fazer a gestão que considerem mais adequada aos recursos que têm, às suas características e às situações no terreno decorrentes dos vários factores que condicionam a actividade, se bem que algumas ZC não conheçam a palavra "Gestão".

Migratórias:

Não vejo grande necessidade em alterar os períodos. Suspender a caça à rola comum poderia ser uma boa medida desde que não fosse só aqui em Portugal..
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Manuel Batista
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 726
Idade : 58
Localização : Abrantes
Ocupação : Administrativo
Humor : Conforme o vento
Data de inscrição : 28/06/2013
Pontos : 778

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 12:04 pm

2ª parte
Tordos/rolas - o que temos neste momento é uma grande baixa no numero de efetivos na PI. Um dos fatores foi matança que se fez, quanto às migrações, também estou convicto que elas estão a mudar. Nas rolas é mais que evidente que a destruição do habitat e a falta de comida é fator importante, tal como a invasão das turcas. Não seria bom fazer uma experiencia durante 2/3 anos para ver resultados ? Quanto aos tordos vou diferenciar a caça a norte e a sul do tejo. A sul temos uma grande percentagem de ZC onde esta caça é mais ordenada, tem portas, descanso de zonas, menos armas a caçar,etc. Penso que este tipo de gestão até leva a menos transgressões a nível de limites. Depois temos o Norte, que pelo relevo que apresenta, pelas dimensões das ZC, torna quase impossível uma organização do ex. anterior, a acrescentar a uma grande quantidade de armas que a Norte existem no terreno e a poder caçar até haver pássaros naquele local, vai levar a uma mortandade maior. Também não compreendo como é possível existir recolhas, esta está empatada com o limite dos 40 melros. Não esquecer, que quem tem € e tempo, pode caçar todos os dias e pelo que vamos vendo afinal a coisa não até nem está tão mal como parece. Quanto a estarmos a pressionar a caça sedentária, vou responder com uma pergunta, não estamos a pressionar as migratórias ? A caça das sedentárias não passou de 3/4 meses com abates altos, para meia dúzia de dias para passear os perros.
Porcos, saca-rabos, gatos e até os coelhos se não for a doença, podem escrever, que não é o caçador que acaba com eles.

Luis Batista
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 1:52 pm

Boa tarde,

Já coloquei o Documento do ICNF no 1º post deste tópico!

É em cima da hora, mas vamos analisar fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório EmptySex Mar 20, 2015 2:03 pm

Luis Manuel Batista, concordo com o que disse, aceito e reconheço.

Mas quanto lhe respondi atrás, não foi para discordar, mas somente para tentar chegar a um ponto, será que o actual calendário não dá para fazer o que sugere?

Vejamos esta comparação, o limite de velocidade nas estradas nacionais é de 90km/h, mas isto têm uma amplitude desde os 0 aos 90, ninguém obriga a circular a 90km/h. Desde esse momento é dever de cada um avaliar as circunstâncias e circular em segurança.

Que falando de caça é gerir a ZC de acordo com o calendário, mas nunca encarar o que existe como uma obrigação Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Conteúdo patrocinado




Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório   Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 7Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF
» Ilegalidades no Calendário Venatório
» DEBATE
» Calendário Venatório 2015-2016
» Calendário venatório 2010/2011

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-