* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Button10  Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte
AutorMensagem
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 12:30 pm

ruca14 escreveu:
Na minha modesta opinião, quando utilizadas por CAÇADORES AUTENTICOS, Caçadores com C, e caçadores que respeitam e dignificam o acto da caça, e dos proprios animais, as MVN até são mais selectivas e respeitam as especies.
Impedem o abate de femeas grandes, e ajudam ao abate de forma muito mais selectiva da caça.

Concordo com tudo o que disse, o grande problema é que a maioria dos caçadores (com c pequeno, a grande maioria) não pensam como o ruca14.
Há muito boa gente que valoriza muito mais o lance, ou o número de lances, que obter um troféu.

Sim, as MVN utilizadas por Caçadores com C grande são mais selectivas, mas, parece-me que esses mesmos Caçadores com C grande que gostam tanto de fazer esperas, deviam estar preocupados com o número de efectivos de javalis que vão sobrar para que continuem a exercer a actividade de que tanto gostam, por muito e bom tempo.

Será que com o descer contínuo do preço das MVN e o aumento das suas capacidades, e com o alastrar do seu uso a toda a gente que faz esperas, não está já a haver um aumento exponencial do número de abates e uma consequente diminuição da população de javalis,?
Provavelmente vão ser os próprios Caçadores com C grande a pedir a proibição das MVN em um futuro próximo...

Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 12:35 pm

Sempre na "mouche" João Wink
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 12:45 pm

Para terminar a minha intervenção neste tópico, vou dizer o que tenho observado "à minha volta".

Todos os detentores de MVN que conheço pessoalmente, e meus amigos, dos que conheço faço a devida excepção ao Nelson Tomaz, após passarem de miras ópticas para as mais recentes MVN, passaram todos eles a matar muitas vezes mais porcos que antes. Se bem que matam os maiores quase sempre nas noites mais escuras (primeira ou última lua), hoje até se dão ao luxo de fazer "espetadas de porcos", deixando os pequenos alinharem-se para só com um tiro abaterem dois e três de uma vez.

Todos eles (os que conheço e com a devida excepção do Nelson), passaram a matar tantos porcos, que agora como já não têm arcas para guardar tanta coisa, foi num instante que passaram a vender javali... Um amigo, que antes matava entre 20 a 30 porcos por ano nas esperas, agora com a sua moderna MVN, só numa das últimas luas matou 11, e nos últimos ano já matou mais javalis que matou nos últimos anos. E não está lá com muitas coisas, é o que entra pequeno ou grande (excepto porcas com listados) leva tudo bala.

Acabaram-se as buchas e as farras com os amigos como era dantes em que conseguiam matar um porco ou outro por lua, agora, fazem esperas para faturar, e com o sentido nisso, mais que em qualquer outra coisa.
Onde esses meus amigos que usam MVN com lente duplicadora e potente iluminador de IR têm passado, em poucas luas têm feitos verdadeiras limpezas, ainda por cima quase todos não falham fazer esperas em um único dia de lua, e têm cevadores diversos e em várias reservas.
Depois, mudam-se de reserva quando acham que uma reserva já não tem "nada", e hoje em dia havendo dinheiro entra-se quase em qualquer reserva...
Depois, os restantes que lá ficam a caçar, depois das limpezas é que ficam a chupar no dedo durante tempos infinitos...

Os próprios defensores das MVN, muitos deles, quando não tiverem nada para dar ao dedo vão eles próprios virar-se contra o uso delas (especialmente quando o seu uso estiver totalmente generalizado a todos os caçadores, tenham eles c pequeno, ou C grande).
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 12:54 pm

João se formos a analizar, o que é que está a acontecer? São as MVN que estão a "matar" porcos"?
Isto tudo gira em torno de um ponto chave... Gestão.

Ora então vejamos, mesmo que se utilizem as MVN, as lanternas, os foxes e sei lá mais o quê, diga-me lá se ao impor regras de abate este caso não é ultrapassado?

Sei que isso existe, mas é provado com má gestão. E não me venham com a desculpa do controlo de densidade, como é por vezes a desculpa que muitos dão. Agora até nos aparcamentos...

Ora então se essas ZC impusessem o limite de um javali por lua, não seria o suficiente para qualquer caçador?


Última edição por Rogério em Qui Mar 19, 2015 12:57 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 12:55 pm

Citação :
- Compulsada a interpretação da letra da “lei”, outra conclusão não poderá ser extraída senão aquela que determina não haver infração
pelo simples uso de miras de visão nocturna (MVN) na caça maior, pelo processo de espera. As restrições (proibição e
condicionalismos) aos meios de caça, onde se inserem os objetos por força da redação do n.º 2 do artigo 78.º do Regulamento da Lei da
Caça, estão cabal e inequivocamente discriminados, neles não constando as miras de visão nocturna.

- Ainda assim, importa verificar se, eventualmente, a utilização de uma mira de visão nocturna não poderá enquadrar a proibição
constante no n.º 3 do acima mencionado artigo 78.º do regulamento da Lei da Caça, tentando, para essa finalidade, estabelecer o
conceito de “iluminação”.

- O funcionamento das miras de visão nocturna, ou de qualquer outro instrumento de visão nocturna, consubstancia-se no princípio da
intensificação da luz ambiente.

- Por outro lado, as fontes de luz infra vermelha, situada no espectro não visível da luz, são utilizadas como qualquer lanterna que ajuda
a iluminar um ambiente escuro, com a diferença que o foco desta fonte de luz (e a sua consequente iluminação) só pode ser observável
a partir de equipamentos de visão nocturna e nunca a olho nu.

- As fontes de luzes de infra vermelho apresentam-se nos mais diferentes formatos, tais como lanternas, holofotes, luzes estroboscópicas,
etc.

- A tecnologia da visão nocturna por intensificação de luminosidade, na qual se fundamenta o funcionamento das miras de visão
nocturna, ao contrário da luz infra vermelha, não constitui qualquer fonte de luz, não projectando portanto qualquer tipo de
luminosidade. Outrossim, permite que, em ambiente nocturno e sem qualquer fonte de luz artificial sem ser aquela que se faz observar,
seja visualizado o meio ambiente circundante que doutra forma, a olho nu, se revelaria apenas com sombras indistintas, ou não seria de
todo visível. Como o próprio nome indica, existe apenas um fenómeno de intensificação da luz ambiente sem qualquer fonte de luz
diferente daquela que no momento é perceptível em termos de luminosidade.

- Esta tecnologia não enquadra portanto o conceito de iluminação de caça por qualquer fonte de luz, tanto do espectro visível (ou
espectro óptico) que pode ser captada pelo olho humano e se situa entre a radiação infravermelha e a ultravioleta, ou do não visível,
como é o caso da luz infra vermelha.

- Relativamente à classificação das miras de visão nocturna como equipamento militar, sempre se refere, em rigor de análise, que o
legislador, na redacção da lei, é bem claro quanto ao fim da mesma no que concerne aos materiais de direcção (através de aparelhos de
pontaria com infravermelhos) pois considera-os de guerra desde que usados para fins militares, conforme consta na al. f) do art.º 7º da
lei n.º 100/2003, de 15 de Novembro.

- Doutro modo não seria compreensível que as miras de visão noturna, enquanto equipamento militar, estivesse disponível para venda à
generalidade do público em estabelecimentos comerciais da especialidade, sem qualquer tipo de condicionalismos ou restrições legais
para a sua aquisição.

- Da mesma forma e neste sentido analítico, infere-se também pela leitura da alínea t) do nº 2 do art.º 3º da lei 5/2006 de 23 de
Fevereiro, republicada pela Lei nº 12/2011 de 27 Abril, que as miras telescópicas, desde que tenham afetação ao exercício de quaisquer
práticas venatórias, recreativas ou desportivas federadas, não são consideradas acessórios da classe A.

Este é, em suma, o entendimento que a DSEPNA/GNR, na qualidade de entidade fiscalizadora do exercício venatório e salvo melhor
opinião de quem de direito, expõe sobre a utilização de miras de visão nocturna para aplicação em armas de caça e enquanto objecto com
ela relacionado, no pressuposto de que o seu funcionamento se baseia unicamente no princípio de intensificação luminosa.
Este objecto/instrumento de caça não enquadra de forma abstrata qualquer previsão legal que proíba a sua utilização no exercício da
actividade venatória, nos termos em que esta é caracterizada pela respectiva legislação reguladora.

Com os melhores cumprimentos,

Jorge Manuel da Silva Oliveira
Coronel

Director do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 1:00 pm

ruca14 escreveu:
Confesso que me custa aceitar a posição de algumas pessoas acerca do uso de MVN.
Na minha modesta opinião, quando utilizadas por CAÇADORES AUTENTICOS, Caçadores com C, e caçadores que respeitam e dignificam o acto da caça, e dos proprios animais, as MVN até são mais selectivas e respeitam as especies.
Impedem o abate de femeas grandes, e ajudam ao abate de forma muito mais selectiva da caça.

O que acontece é que depois de ver tantas teorias, as pessoas associam as MVN ao furtivismo, e ao matar indiscriminadamente tudo o que se vê, inclusive o ICNF.

Plenamente de acordo fixe fixe

Quanto ao ICNF eu até posso entender a posição. Agora no que toca a caçadores serem contra só porque associam MVN ao furtivismo e/ou abate indiscriminado...para mim é claro, é tudo gente fraca que apontam o dedo aos outros mas no fundo, eles próprios representam aquilo que se pode chamar de caçadores com "C" muito pequeninooo.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 2:31 pm

patrick_lgs escreveu:
Agora no que toca a caçadores serem contra só porque associam MVN ao furtivismo e/ou abate indiscriminado...para mim é claro, é tudo gente fraca que apontam o dedo aos outros mas no fundo, eles próprios representam aquilo que se pode chamar de caçadores com "C" muito pequeninooo.

Já tinha terminado a minha intervenção neste tópico, mas depois desta "provocação", e como "só não se sente quem não é filho de boa gente"....

Patrick, só porque alguém discorda da tua opinião já os apelidas de gente fraca? Ficas a saber que me sInto ofendido com as tuas palavras!

Ficas todo ofendido quando o Mota (ou alguém) te "insulta" em alguma discordância que tenha contigo, mas depois, como se pode ver no teu comentário, fazes o mesmo às outras pessoas.

Já dizia o outro, "Pimenta no copo dos outros, para mim é refresco"

Acho perfeitamente possível discordar de, sem insultar alguém...

Discordar é bonito mas é contra-argumentando pela positiva, defendendo as virtudes daquilo em que acreditamos.

Normalmente, quando se passa ao insulto, é quando ouvimos verdades contra as quais não conseguimos argumentar (a verdade às vezes dói), porque, lá no nosso íntimo até nem deixamos de concordar com elas, mas muitas das vezes, no nosso próprio interesse não as queremos reconhecer.

Sobre a discórdia das MVN, o exemplo dos variados indivíduos que conheço pessoalmente e que as usam (excepto um), só dão razão aos que as criticam.

Ainda, as pessoas que gostam de caçar e que respeitam a caça, normalmente os tais caçadores que se intitulam de Caçadores com C grande, gostam de um grande grau de dificuldade nas coisas, e é essa dificuldade que lhes dá prazer.

Já os caçadores com c pequeno, muitos deles, até em perdizes soltas pregam logo um tiro na caixa para terem a certeza que não vão à grade para a fotografia da praxe...

Pessoalmente, não gosto de gravadores nos tordos, não gosto de perdizes de farinha soltas da caixa ali na hora, não gosto de "coelhos mansos", nem de javalis fáceis, nem de patos criados à mão, mas pronto, cada um viva a caça como mais prazer lhe der, sejam felizes!
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 3:26 pm

João, foi esse motivo que passei de uma pulsar para uma mira normal, não me considero um caçador com C grande, mas achei com "aquele aparelho" demasiado fácil e sem emoção, gosto de sentir e vibrar com o entrar dos porcos, e da adrenalina que provoca, com uma mvn perdi metade da sensação, vendi-a e comprei outra mira 3-12-56. Não critico quem use ou não, nem se é mais caçador com C ou c, apenas posso descrever o que sinto.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 3:53 pm

Espalhachumbo, e depois, os próprios defensores das MVN, nos próprios vídeos que colocam por todo o lado, caem os seus argumentos por terra em textos como este, e toda a gente sabe que todos os utilizadores de MVN ligam em 99% das vezes o iluminador de IR (é a vantagem de ninguém a olho nú os conseguir ver fazê-lo, logo, a fiscalização não consegue provar que estavam a iluminar):

"Esta espera serve para demonstrar que este iluminador, apesar da sua potência, é completamente ignorado pelos porcos, estava completamente escuro devido à densidade de vegetação.
Para mim os lances são sempre mais importantes que os troféus.
Mira: Pulsar N750 com lente duplicadora Pulsar 1.7x
Iluminador: LED IR850nm (1070mW)
Calibre: 7mm Rem Mag
Munição: Norma ponta plástica
Distância: 25 metros"

O vídeo onde tem essa descrição (mas há muitos mais feitos em Portugal por variadas pessoas):
https://www.youtube.com/watch?v=2vRdaChOQMA

Não me parece que o espírito do legislador, ao autorizar as esperas apenas no período de lua, fosse para permitir que os caçadores vissem, e conseguissem com muita facilidade abater mesmo na total escuridão qualquer javali que entrasse nos seus cevadores (ou mesmo nos arredores quando ainda nem entraram aos cevadores, aqui a MVN também faz uma enorme diferença).

Se o legislador quisesse facilitar o abate dos javalis, ou achasse que eram uma praga em todo o lado, teriam autorizado de forma geral caçar ao javali em todas as noites e não apenas nas de lua, e autorizaria iluminar os javalis, tanto com IR para quem tem MVN, como com lanternas para quem não as tem.

Por tanta porcaria que vivi e assisti nos javalis (até que bateu uma bala a meu lado a cerca de um metro de mim) já nem tenho carabina, e até deixei nessa altura em que ainda haviam distintas LUPAS, caducar a da classe C.

Quem ainda caça a eles é que se deve preocupar com o futuro da espécie, e para mim, que já nem caço aos javalis, estou-me bem nas tintas se lhes acabam com a raça, ou não.
Por mim, nos dias de hoje, até quantos menos javalis houver melhor, sempre é mais a bolota que deixam para os meus pombinhos torcazes (a maior paixão que tenho na caça actualmente).

PS: Ao autor do vídeo, nada me move contra ele, foi apenas meramente ilustrativo do meu ponto de vista.
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 4:51 pm

Também tenho uma opinião parecida com a tua, só que tenho ainda vício pelas esperas.
É normal os caçadores darem tiros nos pés, mas não só nas mvn.
Vou ficar atento ao desenrolar desta situação, pois pode ser o principio de por alguma ordem no sector, pois sinto uma sensação de vale tudo para atingir o fim.
Onde anda o espirito de sacrifício, astucia e saber do caçador?
Parece fast-food....
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 8:31 pm

João Rodrigues escreveu:


Já tinha terminado a minha intervenção neste tópico, mas depois desta "provocação", e como "só não se sente quem não é filho de boa gente"....

Patrick, só porque alguém discorda da tua opinião já os apelidas de gente fraca? Ficas a saber que me sInto ofendido com as tuas palavras!


João Rodrigues...talvez devesse ter elaborado mais o meu comentário para evitar a tua interpretação (legitima e não terás sido o único certamente). Como tal, faço já o "mea culpa" se ofendi alguém pois não era de todo a minha intenção.

João...quando me estava a referir aos tais caçadores de "C" pequenino (gente fraca), estava a apontar à aquela pequena percentagem que são o exemplo do "Faz o que eu digo e não o que faço..". Porque assumir que quem tem MVN as tem para furtivar e/ou para poder matar tudo é algo de errado e é uma imagem que em nada abona à nossa classe. Podemos debater a sua legalidade o não, para evitar dissabores a todos aqueles que as possuem e que as usam de boa fé. Já basta os anti-caça nos acusar de tudo e mais alguma coisa...quanto mais haver entre nós quem acuse indiscriminadamente que o uso das MVN leva ao furtivismo.

Repito o que já disse atrás nouto comentário, eu não pratico esperas nem caço qualquer tipo de caça maior. Mas defendo que o uso de MVN deve ser uma opção legal para a caça de espera ao javali. Só pelo simples facto que permite uma definição segura do alvo evitando acidentes e/ou o abate de qualquer outra especie (cinegética ou não). Pois não são assim tão raros os relatos do abate acidental de animais domesticos (vacas). Tudo o que aumente a segurança do tiro de carabina deve ser bem-vindo.

Mas confesso que tenho alguma dificuldade em aceitar certos extremismos de que só o uso de miras "normais" é que torna ético a espera de um javali. A ética não vem da mira usada mas sim da mentalidade do caçador. Se há quem prefira não usar MVN eu respeito e nada tenho contra ( como poderia ter??).

Será mais ético matar um javali com mira normal num palanque a mais de 100 mts, num cevadouro que nunca se tratou e apenas se ali vai fazer o exercicio de tiro, ou estar sentado numa cadeira, sujeito às mudanças do vento, mosquitos etc... a uns 30 a 50 mts do cevadouro com uma MVN?
Para mim é a segunda e garanto que conheço quem o faça:fixe:

Posto isto, espero que se sinta menos ofendido e que tenha, agora sim, entendido a minha ideia fixe

Quanto à outra pessoa que referiu...não comento para evitar confusões fixe

Grande abraço jola


Última edição por patrick_lgs em Qui Mar 19, 2015 8:44 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 8:44 pm

João Rodrigues escreveu:

Todos eles (os que conheço e com a devida excepção do Nelson), passaram a matar tantos porcos, que agora como já não têm arcas para guardar tanta coisa, foi num instante que passaram a vender javali... Um amigo, que antes matava entre 20 a 30 porcos por ano nas esperas, agora com a sua moderna MVN, só numa das últimas luas matou 11, e nos últimos ano já matou mais javalis que matou nos últimos anos. E não está lá com muitas coisas, é o que entra pequeno ou grande (excepto porcas com listados) leva tudo bala.

João...

será que o uso de semi-automaticas não potenciou um maior número de abates (e de caça ferida não aproveitada por ninguém??).

Será que a automatização do fabrico dos cartuchos não veio dar ao caçador mais possibilidades de abater um maior nº de caça. Quando antigamente era preciso carrega-los à mão e a malta levava uma vintena deles por jornada. Hoje levam-se às centenas de cartuchos.

Mas o exemplo que referiu é pura garganerice, algo bem patente numa grande parte dos caçadores Portugueses infelizmente. Mais uma vez é tudo uma questão de mentalidade. E esse seu amigo...tivesse ele ou não MVN, a mentalidade matadora está lá bem enraízada. E era isso que me estava a referir também fixe
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 8:48 pm

João Rodrigues escreveu:
Quem ainda caça a eles é que se deve preocupar com o futuro da espécie, e para mim, que já nem caço aos javalis, estou-me bem nas tintas se lhes acabam com a raça, ou não.
Por mim, nos dias de hoje, até quantos menos javalis houver melhor, sempre é mais a bolota que deixam para os meus pombinhos torcazes (a maior paixão que tenho na caça actualmente).

Subscrevo na íntregra... fixe fixe fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 9:55 pm

denis cruz escreveu:
Amigos:
Ainda bem que continua a troca de impressões sobre esta temática...
Antes demais uma nota sobre a conclusão que elaborei quanto à legalidade das MVN...É evidente que tal conclusão tem sempre o pressuposto que aquelas - ou quaisquer outras - não são dotadas de sistemas de iluminação que permita iluminar as peças de caça, já que é esta a proibição expressa no art.º78.º, n.º3 do Regulamento da Lei da Caça...ou seja, se as miras estiverem dotadas apenas de sistema de iluminação interna para potenciar a sua eficácia de visão, nada obstará...
Segundo ponto...da "certeza" da legalidade do uso das MVN...
Não a tenho...não porque não esteja convencido neste momento da sua legalidade...só que certezas no mundo jurídico quando a lei não prevê expressamente uma situação nunca me viram nem virão dar...não me dirimo , isso sim, de procurar levar até à exaustão as questões, mas também penso ter a humildade intelectual suficiente para reconhecer que uma primeira abordagem, normalmente mais superficial, nos pode dar uma perspectiva que, depois, com o evoluir da análise e procura de soluções, venha a ser alterada...nestas questões de direito as "certezas absolutas", até nos casos especificamente previstos, não raro são contestadas...
E sinceramente, apesar da posição expressa, continuo com algumas dúvidas...
Dúvidas do porquê do legislador considerar as miras telescópicas, em regra, como arma da classe A e se as MVN são ou não miras telescópicas... e não o sendo, então se o que está na base da classificação de um objecto como arma nesta ou naquela classe é sempre a perigosidade resultante do uso que ao mesmo pode ser dado, então não será a MVN capaz de potenciar maior perigosidade no seu uso que uma mira normal???é, de certeza... e sendo-o, então se uma mira normal é arma classe A, onde "metemos" a MVN??? Aqui chegados, sendo do senso comum que as MVN são essencialmente usadas ( e não sei se não tera´sido essa a sua origem) pelas forças especiais do exército e de segurança, não seraõ estas "armamento militar" e por via disso proibidas??????
Como vêm, com este conjunto de interrogações, querem certezas????

Espero que não vos tenha confundido ainda mais...

Cumprimentos.

A mim não confundiu nada, pois é isso mesmo que eu penso destas "coisas" e, como já o disse, estou em querer que uma MVN é uma compenente auxiliar do armamento militar e, só por isso, que é muito, não faz sentido no acto venatorio.  fixe

Quem abona em sua defesa, MVN, normalmente, apercebo-me disso, defende uma nova mentalidade para o caçador. Mas dando o aval ás MVN  não se consegue fazer com que ela mude e mais, sabendo-se que a mentalidade, da maioria dos caçadores, tem por principio matar quanto mais melhor.  Evil or Very Mad  

Assim só estamos a prejudicar quem de facto quer fazer passar uma nova MSG e uma nova mentalidade sobre o Sector.  Evil or Very Mad  Evil or Very Mad

NB: Concordo e muito nestes, últimos posts, com o João Rodrigues, é por aí que se defendem ideais positivos para a vida da nossa comunidade e se combatem opositores á nossa causa, doutra maneira esta-se a fazer o jogo dos tais, muito bem organizados, que nos querem prejudicar e estão a conseguir, peno menos a enevar-nos que nos faz perder o discernimento Twisted Evil  Twisted Evil

Cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 10:04 pm

patrick_lgs escreveu:
João Rodrigues...talvez devesse ter elaborado mais o meu comentário para evitar a tua interpretação (legitima e não terás sido o único certamente). Como tal, faço já o "mea culpa" se ofendi alguém pois não era de todo a minha intenção.

Patrick, sempre te tive em consideração como um Homem de H grande, e aqui, mais uma vez confirmaste a minha ideia!

Precipitei-me na minha interpretação das tuas palavras, e como tal não estive nada bem no que te escrevi de cabeça quente, por isso, fica aqui publicamente o meu pedido de desculpa.

Um abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Membro Experiente
Membro Experiente
luis carvalho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 572
Idade : 44
Localização : Soure - Coimbra
Ocupação : Função Publica
Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos : 709

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 10:35 pm

Na minha opinião, sou a favor que se utilize utensílios de apoio na caça de espera: lanternas,miras ou MVN: Porquê?
Se estamos a caçar de noite apesar de haver luar, temos que avaliar muito bem ao que estamos a atirar e o interesse não é ferir ou matar outro animal se não o javali, mesmo com o apoio de miras ou lanternas(apesar de ser proibido), por vezes ferimos o porco e lá se vai ele embora..... lembrem-se quem faz esperas estamos a fazer tiros de precisão, estamos a falar de um projéctil talvez do tamanho do nosso dedo mindinho (talvez menor), temos que avaliar muito bem o sítio para onde vamos atirar....
Se de dia por vezes se confundem perdizes com tordos, quanto mais de noite!!!!!
cito uma frase de um amigo meu: "vejo tão bem de dia como de noite, o escuro é que atrapalha"
Atenciosamente
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho1979.blogspot.com/
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptyQui Mar 19, 2015 11:20 pm

João Rodrigues escreveu:


Já tinha terminado a minha intervenção neste tópico, mas depois desta "provocação", e como "só não se sente quem não é filho de boa gente"....

Patrick, só porque alguém discorda da tua opinião já os apelidas de gente fraca? Ficas a saber que me sInto ofendido com as tuas palavras!

Ficas todo ofendido quando o Mota (ou alguém) te "insulta" em alguma discordância que tenha contigo, mas depois, como se pode ver no teu comentário, fazes o mesmo às outras pessoas.

Já dizia o outro, "Pimenta no copo dos outros, para mim é refresco"

Acho perfeitamente possível discordar de, sem insultar alguém...

Discordar é bonito mas é contra-argumentando pela positiva, defendendo as virtudes daquilo em que acreditamos.

Normalmente, quando se passa ao insulto, é quando ouvimos verdades contra as quais não conseguimos argumentar (a verdade às vezes dói), porque, lá no nosso íntimo até nem deixamos de concordar com elas, mas muitas das vezes, no nosso próprio interesse não as queremos reconhecer.

Sobre a discórdia das MVN, o exemplo dos variados indivíduos que conheço pessoalmente e que as usam (excepto um), só dão razão aos que as criticam.

Ainda, as pessoas que gostam de caçar e que respeitam a caça, normalmente os tais caçadores que se intitulam de Caçadores com C grande, gostam de um grande grau de dificuldade nas coisas, e é essa dificuldade que lhes dá prazer.

Já os caçadores com c pequeno, muitos deles, até em perdizes soltas pregam logo um tiro na caixa para terem a certeza que não vão à grade para a fotografia da praxe...

Pessoalmente, não gosto de gravadores nos tordos, não gosto de perdizes de farinha soltas da caixa ali na hora, não gosto de "coelhos mansos", nem de javalis fáceis, nem de patos criados à mão, mas pronto, cada um viva a caça como mais prazer lhe der, sejam felizes!

Amigo João, como mencionou o meu nome, sobre essa questão dos "insultos", atenção nada de palavrões, só por causa de eu defender o que e penso ser o mais justo para a globalidade dos caçadores. Reparem que eu estou somente por aqui nos foruns numa perspectiva de que todo os foristas mais aqueles que não participam, são a larga maioria, fiquem mais sabedores sobre o que lhe diz respeito. Eu não tenho interesses absolutamente nenhuns neste mundo da caça. Não sou gestor de ZC aonde vendo posições para outros caçadores, não tenho cães para vender até os dou, não vendo testes, não vendo portas para os tordos etc etc, portanto aquilo que posto é dentro das minhas capacidades e conhecimentos sobre esta causa e apenas porque tenho paixão por ela e, é claro que, esses interesses eu combato-os, entre linhas, e por vezes aparecem-me opositores que são medíocres, até porque poderiam defender-se com educação fazendo crer que essas acções são efectuadas com princípios de gente "competente".

Só acrescento o seguinte sobre determinados actos que por vezes fico "parvo" por acontecerem, é que num estado de direito e democrático, como o nosso, o censurar posts que contradizem ideias contrarias a de outros, são atitudes que, eu considero menores praticadas por "pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa, do forum não lhe dá o direito a censurarem uma opinião, apagando-a, por ela ir contra os tais interesses, ficando no ar que esse corte foi por motivos de falta de educação. Essa "gentinha" que é "reles", nem é C nem c é hipócrita, porque só admitem uma corrente de ideias que sejam iguais ou idênticas ás que defendem, apenas só os meia dúzia de "amigos" é que são sabedores fazendo-se passar uma imagem de interesse do que não é a real sobre o sector.

Dos interesses que mencionei, actualmente já, só entre linhas, pouco explorados são e, ainda bem que assim é, dava-se uma imagem de ilegalidade que não nos era benéfica. Porque penso que dei um contributo positivo para o empobrecimento desses valores e, baixos, procurando elevar a postura para um caminhar mais evolutivo, nestes meios, fazendo por credibilizar os caçadores, tenho por isso um certo orgulho.

NB: Sobre esta questão está tudo dito por minha parte e se por acaso atingi alguém foi sem intenção, as minhas desculpas por fugir ao que o tópico trata, mas há coisas que doiem cá dentro.
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 9:22 am

João Rodrigues escreveu:


Patrick, sempre te tive em consideração como um Homem de H grande, e aqui, mais uma vez confirmaste a minha ideia!

Precipitei-me na minha interpretação das tuas palavras, e como tal não estive nada bem no que te escrevi de cabeça quente, por isso, fica aqui publicamente o meu pedido de desculpa.

Um abraço,
João


Esse é o problema dos fóruns. Estou certo que numa conversa de café, isto nunca teria sido problema.

Agradeço as tuas palavras em relação à minha pessoa fixe Um dia havemos de nos encontrar para cimentar com amizade o sentimento mútuo de respeito e consideração.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 10:10 am

Eh pá se ê para buer mines eu tb alinho



Ps mas só até as 13..............
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 10:14 am

AHMota escreveu:

Só acrescento o seguinte  sobre determinados actos que por vezes fico "parvo" por acontecerem, é que  num estado de direito e democrático, como o nosso, o censurar posts que contradizem ideias contrarias a de outros, são atitudes que, eu considero menores praticadas por "pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa, do forum não lhe dá o direito a censurarem uma opinião, apagando-a, por ela ir contra os tais interesses, ficando no ar que esse corte foi por motivos de falta de educação. Essa "gentinha" que é "reles", nem é C nem c é hipócrita, porque só admitem uma corrente de ideias que sejam iguais ou idênticas ás que defendem, apenas só os meia dúzia de "amigos" é que são sabedores fazendo-se passar uma imagem de interesse do que não é a real sobre o sector.

Como eu gosto das coisas cristalinas como a água, e como sabemos que a língua portuguesa é traiçoeira...

Este paragrafo foi dirigido a quem?
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 10:14 am

Amigos

Temos que respeitar todas as opiniões.

Contudo, é mais uma opinião, todas elas deverão ter em conta critérios de ética e razoabilidade e subordinar-se, como diz e bem o amigo Rogério, à Gestão dos Recursos Cinegéticos.
Ir para o topo Ir para baixo
ruca14
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 133
Idade : 49
Localização : Porto
Ocupação : MUito
Humor : Sempre
Data de inscrição : 27/08/2013
Pontos : 158

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 12:03 pm

João Rodrigues escreveu:
Para terminar a minha intervenção neste tópico, vou dizer o que tenho observado "à minha volta".

Todos os detentores de MVN que conheço pessoalmente, e meus amigos, dos que conheço faço a devida excepção ao Nelson Tomaz, após passarem de miras ópticas para as mais recentes MVN, passaram todos eles a matar muitas vezes mais porcos que antes. Se bem que matam os maiores quase sempre nas noites mais escuras (primeira ou última lua), hoje até se dão ao luxo de fazer "espetadas de porcos", deixando os pequenos alinharem-se para só com um tiro abaterem dois e três de uma vez.

Todos eles (os que conheço e com a devida excepção do Nelson), passaram a matar tantos porcos, que agora como já não têm arcas para guardar tanta coisa, foi num instante que passaram a vender javali... Um amigo, que antes matava entre 20 a 30 porcos por ano nas esperas, agora com a sua moderna MVN, só numa das últimas luas matou 11, e nos últimos ano já matou mais javalis que matou nos últimos anos. E não está lá com muitas coisas, é o que entra pequeno ou grande (excepto porcas com listados) leva tudo bala.

Acabaram-se as buchas e as farras com os amigos como era dantes em que conseguiam matar um porco ou outro por lua, agora, fazem esperas para faturar, e com o sentido nisso, mais que em qualquer outra coisa.
Onde esses meus amigos que usam MVN com lente duplicadora e potente iluminador de IR têm passado, em poucas luas têm feitos verdadeiras limpezas, ainda por cima quase todos não falham fazer esperas em um único dia de lua, e têm cevadores diversos e em várias reservas.
Depois, mudam-se de reserva quando acham que uma reserva já não tem "nada", e hoje em dia havendo dinheiro entra-se quase em qualquer reserva...
Depois, os restantes que lá ficam a caçar, depois das limpezas é que ficam a chupar no dedo durante tempos infinitos...

Os próprios defensores das MVN, muitos deles, quando não tiverem nada para dar ao dedo vão eles próprios virar-se contra o uso delas (especialmente quando o seu uso estiver totalmente generalizado a todos os caçadores, tenham eles c pequeno, ou C grande).

Peço desculpa, mas estes senhores para mim não são caçadores. O Caçador com "C" grande tem uma preocupação na gestão e no desenvolvimento da caça. O que aqui fo relatado para mim está num patamar muito identico ao dos furtivos, matar tudo o que lhes apareça.

Só que nesta situação responsabilizo tambem as entidades gestoras das reservas. Punir e proibir este tipo de situações.

Aqui á uns tempos ouvi alguem contar que tinha ido para um pais do norte da europa fazer tres ou 4 dias de montarias ao javali, com um grupo de amigos. Nesse pais encontraram mais alguns espanhois e individuos de varias nacionalidades. Foi-lhes dito antes da 1ª montaria que era proibido matar femeas. Claro está que no final mataram umas 10 femeas. 2ª montaria, proibido matar femeas multa de 250€ por animal abatido. Mais 5 ou 6. no quarto dia o valor da femeas já ia em 750€. Curiosamente não morreu nenhuma.

A isto chama-se EDUCAÇÃO e COMPROMISSO, para um FUTURO SUSTENTAVEL DO NOSSO PARQUE CINEGETICO.

MUDANÇA DE MENTALIDADE é precisa.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 2:08 pm

Hoje em dia devia ser muito mais fácil conseguir essa mudança de mentalidades, mas parece-me que está tudo a funcionar ao contrário...
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 4:18 pm

Rogério escreveu:


Como eu gosto das coisas cristalinas como a água, e como sabemos que a língua portuguesa é traiçoeira...

Este paragrafo foi dirigido a quem?

A quem? a quem lhe servir a carapuça que a enfie, está esclarecido?.

Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 EmptySex Mar 20, 2015 4:40 pm

Pessoal a solução do problema está encontrado, scratch  juntamo-nos todos á  mesa de um café, é pá desculpa lá aquela "coisa", sabes e tal e tal, lábia. Com umas "bejecas" os problemas da caça, já agora os do País, ficam resolvidos. Very Happy Very Happy Very Happy

Sinceramente. Evil or Very Mad  
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 6 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 6 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» site ICNF
» Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório
» RTP2 - Debate de caça
» Proibição do acto venatório em dia de Eleições
» DEBATE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-