* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Button10  Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
AutorMensagem
ruca14
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 133
Idade : 49
Localização : Porto
Ocupação : MUito
Humor : Sempre
Data de inscrição : 27/08/2013
Pontos : 158

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 5:11 pm

Rogério escreveu:
Hoje em dia devia ser muito mais fácil conseguir essa mudança de mentalidades, mas parece-me que está tudo a funcionar ao contrário...

è verdade amigo Rogério. Talvez um dia....esperemos que ainda vá a tempo.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 5:19 pm

AHMota escreveu:
Rogério escreveu:


Como eu gosto das coisas cristalinas como a água, e como sabemos que a língua portuguesa é traiçoeira...

Este paragrafo foi dirigido a quem?

A quem? a quem lhe servir a carapuça que a enfie, está esclarecido?.


1. "censurar posts"
2. "são atitudes que, eu considero menores praticadas por "pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa"
3. "do forum"
4. "apagando-a"

No ponto 2. enuncia ""pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa" e no ponto 4. diz "do forum"

Como neste tópico, sou o único administrador a intervir e como diz "do fórum" e não "nos foruns" ou "dos foruns" logo aqui vejo que restringe a uma minoria muito exacta, daí a minha interrogação, que por sinal e como é habitual não foi esclarecida.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 5:45 pm

Pela parte que me toca, eu discordar de alguém não faz dessas pessoas automaticamente meu inimigos, nem implica não ter por elas amizade e respeito, ou até admiração.

Tanta vez discordo do meu pai, da minha filha, da minha mulher, dos meus amigos, e nunca por discordarem de mim automaticamente os converti em meus inimigos, até muito pelo contrário.

Lá porque se discorda de algo, ou de alguém, não quer com isso dizer que sejamos nós que estamos correctos, e os outros errados.
Fruto da discussão e de novos pontos de vista, já tanta vez mudei a minha opinião inicial, e cheguei depois à conclusão que eu é que estava errado nos meus pontos de vista.

Os problemas da caça (e do país), certamente também não irão ficar resolvidos se cada um de nós não souber aceitar opiniões divergentes, e se automaticamente convertermos cada um dos nossos discordantes em inimigos.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 6:06 pm

Ainda sobre as MVN, há pouco em conversa telefónica com um amigo, que bem me soube colocar os seus pontos de vista, até então discordantes dos meus, até já mudei um bom bocado de opinião.

Se em vez de eu partir do princípio que por alguns a utilizarem de forma menos correcta ou para fins menos lícitos,  e que por isso todos os outros caçadores as utilizam dessa forma, e se eu partir antes do princípio dos que a utilizam de forma selectiva fazem-no de uma forma responsável e por isso mais ética, que evitam com isso e com muito mais rigor abater o que não devem, evitam confusão de porcos com marrãs prenhes e ou pequenos listados, que aumenta a segurança do tiro por haver a certeza daquilo em que se está a atirar, que ajudam a colocar melhor os tiros e a evitar ferir desnecessariamente animais que depois nunca serão cobrados, que permitem uma morte muito mais limpa e mais indolor aos animais (tiros melhor colocados), e partindo ainda do princípio de que havendo uma boa gestão não há abusos por se ter uma MVN, e que as esperas são sempre feitas em período legal, por estes pontos de vista, e sendo os mesmos cumpridos, provavelmente haverá mais virtudes em usar MVN que em não a usar.

Como o meu amigo me disse, não é por um ou outro prevaricar que devemos penalizar os cumpridores, e aí meus amigos, tenho que lhe dar total razão.
A sua argumentação fez-me lembrar um caso que tive com uma direcção de uma reserva onde cacei, que queria tomar medidas duras e limitações que nos iam afectar a todos apenas para limitar a acção de um só incumpridor habitual. Na altura, eu como cumpridor também me insurgi contra, e argumentei que o que era preciso era controlar activamente o incumpridor (e conseguir apanhar o mesmo com a boca na botija e meter o indivíduo no olho da rua, o que acabou por acontecer), em vez de penalizarem todos os cumpridores.

Têm que se tomar medidas é para corrigir o que está menos bem e penalizar os incumpridores que as utilizam para fins não legais (como por exemplo, vender ilegalmente carne de javali), e não penalizar quem use uma MVN para ser selectivo e que tenta ser o mais correcto possível para com os animais que caça.

Mudei de opinião, e não me parece que seja uma vergonha mudar de opinião quando há outras melhores que a nossa.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 6:26 pm


Mudei de opinião, e não me parece que seja uma vergonha mudar de opinião quando há outras melhores que a nossa.[/quote]

É isso tudo amigo João... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 7:13 pm

João Rodrigues escreveu:
Ainda sobre as MVN, há pouco em conversa telefónica com um amigo, que bem me soube colocar os seus pontos de vista, até então discordantes dos meus, até já mudei um bom bocado de opinião.

Se em vez de eu partir do princípio que por alguns a utilizarem de forma menos correcta ou para fins menos lícitos,  e que por isso todos os outros caçadores as utilizam dessa forma, e se eu partir antes do princípio dos que a utilizam de forma selectiva fazem-no de uma forma responsável e por isso mais ética, que evitam com isso e com muito mais rigor abater o que não devem, evitam confusão de porcos com marrãs prenhes e ou pequenos listados, que aumenta a segurança do tiro por haver a certeza daquilo em que se está a atirar, que ajudam a colocar melhor os tiros e a evitar ferir desnecessariamente animais que depois nunca serão cobrados, que permitem uma morte muito mais limpa e mais indolor aos animais (tiros melhor colocados), e partindo ainda do princípio de que havendo uma boa gestão não há abusos por se ter uma MVN, e que as esperas são sempre feitas em período legal, por estes pontos de vista, e sendo os mesmos cumpridos, provavelmente haverá mais virtudes em usar MVN que em não a usar.

Como o meu amigo me disse, não é por um ou outro prevaricar que devemos penalizar os cumpridores, e aí meus amigos, tenho que lhe dar total razão.
A sua argumentação fez-me lembrar um caso que tive com uma direcção de uma reserva onde cacei, que queria tomar medidas duras e limitações que nos iam afectar a todos apenas para limitar a acção de um só incumpridor habitual. Na altura, eu como cumpridor também me insurgi contra, e argumentei que o que era preciso era controlar activamente o incumpridor (e conseguir apanhar o mesmo com a boca na botija e meter o indivíduo no olho da rua, o que acabou por acontecer), em vez de penalizarem todos os cumpridores.

Têm que se tomar medidas é para corrigir o que está menos bem e penalizar os incumpridores que as utilizam para fins não legais (como por exemplo, vender ilegalmente carne de javali), e não penalizar quem use uma MVN para ser selectivo e que tenta ser o mais correcto possível para com os animais que caça.

Mudei de opinião, e não me parece que seja uma vergonha mudar de opinião quando há outras melhores que a nossa.

João...por conviver diariamente com um amigo fanático pelos javalis, cujo a forma de estar é exactamente essa que o teu amigo te explicou, é que defendi uma "dama que não é a minha". Posto isto, é fácil mesmo para quem não pratica esperas, compreender que o uso de MVN até vantajoso no que diz respeito à selecção dos javalis e na segurança do tiro.

fixe fixe fixe

Só por isto já valeu todo este debate...porque mais haverá, que apesar de não intervirem, também irão entender melhor os benefícios das MVN.

jola
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 7:21 pm

Ora nem mais, eu sou um desses amigo João rodrigues , prefiro saber ao que atiro , como atiro e quando atiro. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
patrick_lgs
Aprendiz
Aprendiz
patrick_lgs

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 464
Idade : 51
Localização : Lagos
Ocupação : Arquitecto
Humor : de caçareta
Data de inscrição : 20/04/2010
Pontos : 511

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 7:26 pm

AHMota escreveu:
Pessoal a solução do problema está encontrado, scratch  juntamo-nos todos á  mesa de um café, é pá desculpa lá aquela "coisa", sabes e tal e tal, lábia. Com umas "bejecas" os problemas da caça, já agora os do País, ficam resolvidos. Very Happy Very Happy Very Happy

Sinceramente. Evil or Very Mad  

Você bem tem mandado indirectas para ver se eu lhe respondo, talvez À procura que eu lhe responda de forma menos correcta, mas até aqui tenho optado por ignorá-lo. Digo-lhe já que esta será a última vez que irei responder-lhe publicamente. Se continuar a insistir com este tipo de atitude, peço-lhe que resolva qualquer tipo de problema com a minha pessoa por mensagem privada e logo irei pensar se vale a pena ou não responder-lhe.
O meu respeito por todos os que aqui participam assim o exige.

Desculpem este offtopico fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 11:01 pm

João Rodrigues escreveu:
Pela parte que me toca, eu discordar de alguém não faz dessas pessoas automaticamente meu inimigos, nem implica não ter por elas amizade e respeito, ou até admiração.

Tanta vez discordo do meu pai, da minha filha, da minha mulher, dos meus amigos, e nunca por discordarem de mim automaticamente os converti em meus inimigos, até muito pelo contrário.

Lá porque se discorda de algo, ou de alguém, não quer com isso dizer que sejamos nós que estamos correctos, e os outros errados.
Fruto da discussão e de novos pontos de vista, já tanta vez mudei a minha opinião inicial, e cheguei depois à conclusão que eu é que estava errado nos meus pontos de vista.

Os problemas da caça (e do país), certamente também não irão ficar resolvidos se cada um de nós não souber aceitar opiniões divergentes, e se automaticamente convertermos cada um dos nossos discordantes em inimigos.

Isto é que é falar, sempre a considera-lo João Rodrigues.

O divergir é salutar e nunca devia ser censurada tal coisa, é mau demais para ser verdade depois de um percurso democrático de 40 anos, quem o faz não tem respeito nem educação, até por ele próprio. Evil or Very Mad


Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Mar 20, 2015 11:28 pm

Dêem-lhe a volta que derem, a MVN é um utensílio militar o que quanto a mim é antagónico ao que se pretende para o sector da caça, esta actividade é mais de harmonia com o respeito que se deve ter pelo animal do que mata-lo.

Amigo João, faz bem em mudar de opinião se assim a sua consciência lho disser, nesta questão comigo não, porque sei que esses, e estes que me desculpem, bons exemplos são uma pequena minoria daquilo do que efectivamente se passa no RO.

E para além disso esse utensílio desperta no subconsciente do caçador, menor informado, um tenaz vicio que nunca mais lhe sai do corpo, aliás, quanto a mim bem, o amigo já denunciou aquilo que sabe e eu tambem, por vezes é necessário saltar-nos a "tampa" para se denunciarem determinadas anomalias que se passam nesta e noutras áreas no nosso sistema de caça, o que não quer dizer que me esteja a dirigir a alguém em especial, pelos menos nestas "coisas". Gosto sim é de colocar as questões numa panorâmica global vincando o meu carácter sobre elas. O problema é alguém que se "queima" e leva a questão para o individual, até politico numa vertente depreciativa, o que não nos leva  a lado nenhum, ainda ficando todo alegre com um "piscar de olho ao amigo" do canto. Very Happy Very Happy Very Happy

Reparem que eu tambem não estou de acordo com as MVNs no acto venatório porque para se caçar numa lua há 10  dias para fazer esperas e, quanto a mim, era preferível caçar nos dias de mais luminosidade que, evitando as noites mais escuras, os resultados eram os mesmos, acertava.-se tanto ou melhor nos "bichos" com uma mira convencional e poupava-se mais a espécie, isto de poupar a espécie é o fundamental da questão amigo João,  porque de outra maneira o RO não funciona na sua plenitude para o qual foi concebido.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySáb Mar 21, 2015 12:15 am

Rogério escreveu:


1. "censurar posts"
2. "são atitudes que, eu considero menores praticadas por "pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa"
3. "do forum"
4. "apagando-a"

No ponto 2. enuncia ""pessoas" que por serem administradores , ó que porra é essa" e no ponto 4. diz "do forum"

Como neste tópico, sou o único administrador a intervir e como diz "do fórum" e não "nos foruns" ou "dos foruns" logo aqui vejo que restringe a uma minoria muito exacta, daí a minha interrogação, que por sinal e como é habitual não foi esclarecida.

Ó Rogerio não me chateie pá, está compremitido? se não está mande isso as "malvas", entenda como fosse um desabafo meu ok. Twisted Evil

Repare que eu sou um membro VIP, Very Happy tenha-me um pouco de respeito por isso. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySáb Mar 21, 2015 1:08 pm

Amigo João Rodrigues, eu uso MVN com tudo e mais alguma coisa que lhe possa acoplar de forma a que o javali que abater seja exactamente do tamanho do meu tacho. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySeg Mar 23, 2015 4:42 pm

denis cruz escreveu:

Mudei de opinião, e não me parece que seja uma vergonha mudar de opinião quando há outras melhores que a nossa.

É isso tudo amigo João... fixe [/quote]

Penso que não será tudo como o mudar de opinião, existem outras coisas bem mais importantes do que essa e, algumas delas, é sabermos de facto aonde é que termina a conclusão deste debate, pessoas credenciadas numa  matéria que lhe diz respeito deveriam, quanto a mim, serem mais precisas quanto aos factos apurados assim, ficamos sempre num nim que, não é pão nem côdia.

NB: cada qual fica naquilo que lhe parece não é assim confrade Denis?.
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySeg Mar 23, 2015 6:50 pm

Continuo a dizer que com umas mines falávamos melhor do assunto, pá jola
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySeg Mar 23, 2015 11:33 pm

E diria que com umas medias pá, porque com minis os neurónios não aquecem. Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Mar 26, 2015 10:49 am

http://www.icnf.pt/portal/icnf/faqs/caca/cacar

Posso utilizar miras de visão noturna no ato venatório? escreveu:


Não, sendo este nosso entendimento fundamentado no seguinte:

A  Lei de Bases Gerais da Caça, (Lei n.º 173/99), dispõe, nomeadamente nas alíneas a) e d) do artigo 2.º  e na alínea d) do artigo  3.º,  que a exploração dos recursos cinegéticos deve subordinar-se às normas nacionais ou internacionais aplicáveis à exploração dos recursos cinegéticos.

Estabelece ainda aquele diploma, na alínea c) do seu artigo 6.º,  que é proibido caçar, designadamente, por processos e meios não autorizados ou indevidamente utilizados, reservando para regulamentação o estabelecimento dos meios e os processos autorizados (artigo 46.º);
Assim, em sede de regulamentação da lei de bases (Decreto-Lei 201/2004, na sua redação atual), são identificados, salvo raras exceções, só os meios e processos que são permitidos no exercício da caça, concluindo-se que todos aqueles que não são identificados são proibidos. Entre as ditas exceções, encontra-se precisamente a proibição de iluminar as peças a caçar (número 3 do artigo 78º), proibição que é independente do tipo de fonte utilizada (laser, infra-vermelho, etc.).

Por outro lado, a Convenção de Berna (Convenção sobre a Vida Selvagem e os Habitat Naturais na Europa - aprovada para ratificação pelo Decreto n.º 95/81, de 23 de julho de que Portugal é parte contratante, não deixa margens para dúvidas, quando determina no seu Anexo IV, sob o título “Meios e Métodos de Caça e Outras Formas Interditas de Exploração”, a proibição, entre outras, de dispositivos de visão munidos de conversores de imagem ou de amplificadores de imagem eletrónicos para tiro noturno.

Assim, não é permitida a utilização de meios que em ambiente noturno facilitem a visualização do meio circundante de forma diferente daquela que, a olho nu, se revelaria apenas com formas indistintas ou não seria, de todo, visível. Este entendimento é ainda reforçado pelo facto das esperas à caça maior só poderem, por lei,  ser exercidas em período de lua cheia, limitação que não teria sentido, caso fosse permitido o uso miras de visão noturna.
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Mar 26, 2015 1:13 pm

Pois, amigo Rogério...por tudo quanto já foi explanado, não me parece que possam ir por aí....
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Mar 26, 2015 6:15 pm

Com esta fundamentação seriam proibidas todas as miras.
Ir para o topo Ir para baixo
dalfsilva
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 46
Localização : viseu
Ocupação : caça
Humor : negro
Data de inscrição : 12/04/2016
Pontos : 18

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Abr 28, 2016 12:28 pm

boas.
Ainda não consegui perceber se o uso das MVN são ou não permitidas, e ao que parece todos tem opinião mas ninguém tem certezas. Já foram publicados vários pareceres de entidades ligadas com o mundo da caça em que resumindo começa sempre com algo parecido com: Em nosso entender e termina com se der merd* era só uma opinião o que me leva a crer que se pode ou não ter problemas numa fiscalização dependendo de quem nos fiscaliza.
Já algem aqui foi fiscalizado enquanto usava MVN?
O que pode acontecer?
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Campos
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 302
Idade : 80
Localização : Peniche
Ocupação : Técnico de Contas
Humor : o suficiente
Data de inscrição : 03/07/2010
Pontos : 317

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Abr 28, 2016 2:14 pm



Não vale a pena arriscar,porque um amigo meu já sofreu mão pesada

por ser teimoso.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Abr 28, 2016 3:05 pm

Esta questão penso ter sido já bem debatida neste espaço...é claro que enquanto não houver na lei algo que de forma indúbia consigne se o uso das mesmas no acto venatório é ou não legal, sempre quem as usa poderá ter alguma desagradável "surpresa".....
Ir para o topo Ir para baixo
Helder Siilva
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 302
Idade : 61
Localização : Belgica
Ocupação : caça & pesca
Humor : pouco
Data de inscrição : 27/06/2013
Pontos : 349

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Abr 28, 2016 8:06 pm

No distrito de Viseu as correçoes de densidade ao javali,por estragos nas culturas, ao que ja vi e presenciei durante um mes e mesmo com prolongaçoes, pode-se caçar fora dos periodos de lua cheia e com auxilio de meios que possam aumentar a intensidade da luz para la do normal ou seja lampadas , farolins , etc, estarao a transguedir , segundo fontes da propria guarda florestal estavam legais , por isso ja nao percebo nadinha!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
dalfsilva
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 46
Localização : viseu
Ocupação : caça
Humor : negro
Data de inscrição : 12/04/2016
Pontos : 18

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptyQui Abr 28, 2016 11:23 pm

Helder Siilva escreveu:
No distrito de Viseu as correçoes de densidade ao javali,por estragos nas culturas, ao que ja vi e presenciei durante um mes e mesmo com prolongaçoes, pode-se caçar fora dos periodos de lua cheia e com auxilio  de meios que possam aumentar a intensidade da luz para la do normal ou seja lampadas , farolins , etc, estarao a transguedir , segundo fontes da propria guarda florestal estavam legais , por isso ja nao percebo nadinha!!!!

era exactamente disto que estava a falar fixe
se tiverem oportunidade deem uma olhadela neste documento e digam alguma coisa:

http://www.fccpviseu.pt/images/Noticias/Esclarecimento_sobre_Miras_de_Visao_Noturna.pdf
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 EmptySex Abr 29, 2016 11:37 am

Pois acabei de ler e fiquei esclarecido, segundo o Sr. Coronel Oliveira , comandante do SEPNA, é legal!
Pelo sim pelo não imprimia e andava com um exemplar ( nas esperas). Suspect
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty
MensagemAssunto: Re: Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF   Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF - Página 7 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Debate acerca do uso de Miras Nocturnas no acto da caça - ICNF

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 7 de 7Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7

 Tópicos semelhantes

-
» site ICNF
» Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório
» RTP2 - Debate de caça
» Proibição do acto venatório em dia de Eleições
» DEBATE

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Notícias/Debates «-