| Contagem de Torcazes e Tordos | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
VascoC Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 437 Idade : 51 Localização : Leiria, Alcobaça e Pataias Data de inscrição : 24/11/2011 Pontos : 454
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sex Nov 30, 2012 11:05 pm | |
| Eu acho que tem muito a ver com a quantidade de comida no montado de sobro.
Se acontecer como há meia dúzia de anos em que após uma valente seca, veio um ano sem comida nenhuma. Neste choveu bem e no ano seguinte havia lande a rodos (lembram-se?).
Nesse ano mataram-se pombos em todo o lado, principalmente no alto alentejo, maioritariamente de sobro, como se sabe.
Se para o ano houver lande aos montes e eles se mantiverem lá por baixo, aí sim concluo que se trata mesmo de uma alteração de rotas. |
|
| |
juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 12:44 am | |
| - Hélio escreveu:
- Não esquecendo tambem o corte dos pinheiros mansos.
onde havia belas dormidas |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 12:28 pm | |
| Existem muitos factores que podem influenciar as rotas destes "malandros"...mas essas duas que o Hélio referiu são muito importantes...o corte de pinheiros mansos e a degradação dos sobreiros...já parece que ninguem liga a nada...é uma tristeza ver o estado em que certos montados de sobro se encontram... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:07 pm | |
| Então pessoal??? Tirando a zona de Grandola, por onde é que andam esses malandros dos torcazes... |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:12 pm | |
| Pois é João nunca mais os vi Mas eles andam aí... |
|
| |
tino Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 284 Idade : 47 Localização : Amadora Ocupação : caça Humor : bem disposto Data de inscrição : 12/12/2009 Pontos : 318
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:14 pm | |
| Amigo joão esta época já está feita, aproveite os tordos, pombos só para os lados de Grandola, próxima época vai ser igual. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:16 pm | |
| Não quero acreditar niso, amigo Tino...ainda vamos ter as nossas chances... |
|
| |
tino Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 284 Idade : 47 Localização : Amadora Ocupação : caça Humor : bem disposto Data de inscrição : 12/12/2009 Pontos : 318
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:23 pm | |
| Vai ser muito dificil, o pombo vai subir pelos lados de Évora Estremoz Portalegre. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:29 pm | |
| Vai ter que passar pelo Lavre, Ciborro, Brotas, Mora, Cabeção, Aldeia Velha, Galveias...não podemos é esmorecer... |
|
| |
Canelas Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 901 Idade : 45 Localização : Coimbra Ocupação : Trab Independente Humor : "Atracção Fatal" Data de inscrição : 16/12/2009 Pontos : 921
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 9:50 pm | |
| Boa noite amigos,vamos a ter calma,vai haver pombos para todos ainda,hoje não me safei,fiz 2 canjas e ás 11h já andava de carro a ver se os via na zona,depois de muita expectativa,agora já posso contar porque já sei o que se passou na zona,pessoas do ladoeiro e colegas de reserva e outras tantas pessoas que falei,na 5ª,6ª e ontem principalmente na ,estiveram aqui milhares deles,junto principalmente ao rio Aravil,quem viu diz que que eram mesmo milhares,estava tapado deles,mas sabia que era mais para esse lado,para o lado da zebreira,a minha reserva,estava muito fraco e assim confirmou-se,passaram 3 bandos,um até bem composto e na minha porta foi o que vi,tudo logo no inicio do dia.Nisto pego no carro e vou até á zona onde eles andavam e sabem o que vi?2 ou 3 gafas,mais nada.Nisto pensei,bem o pombo saíu para o lado de Malpica,está a descer e nisto liga me o meu amigo que é lá gestor de uma turistica onde ainda nem caçámos lá este ano,e diz-me "porra,estou aqui desde de manhazinha e não vejo pombos nenhuns,não há pombos,não percebo,só eu é que não vejo os pombos,e eu disse-lhe,amigo eu tambem ando a circular e nada,não vejo nada.Resumindo o pombo desapareceu não sei para onde.Disseram -me que o pombo ainda tinha dormido lá a noite passada,mas tambem falaram de piratas da noite,se é que me entendem e como esteve luar é uma forte possibilidade e a única explicação.Até o homem das bombas me disse,que era para lá pombo onteontem que era uma estupidez. |
|
| |
mioto Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 19 Idade : 44 Localização : marinha grande Ocupação : trabalho Humor : sempre que possivel Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 21
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 11:06 pm | |
| hoje nas galveias e aldeia velha pouco pombo...umas pegazitas já querençadas e mais nada |
|
| |
mioto Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 19 Idade : 44 Localização : marinha grande Ocupação : trabalho Humor : sempre que possivel Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 21
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 11:11 pm | |
| mas parece que hoje ninguém foi lá a ca ça...ficaram quietos todo o dia |
|
| |
juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Sáb Dez 01, 2012 11:18 pm | |
| - João Gil escreveu:
- Existem muitos factores que podem influenciar as rotas destes "malandros"...mas essas duas que o Hélio referiu são muito importantes...o corte de pinheiros mansos e a degradação dos sobreiros...já parece que ninguem liga a nada...é uma tristeza ver o estado em que certos montados de sobro se encontram...
Sou da opinião de que desde o Alqueva o pombo mudou a rota |
|
| |
tino Aprendiz
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:07 pm | |
| Hoje na zona de Pêro Pinheiro vi passar bandos de tordos, nunca tinha visto tanto tordo em bando, vinham da serra de Sintra e seguiam em direção de Negrais Lousa. |
|
| |
pinto21 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1852 Idade : 42 Localização : leiria Ocupação : trabalho Humor : tem dias Data de inscrição : 26/12/2009 Pontos : 1967
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:14 pm | |
| Boas pessoal pareçe pareçe que os pombos estão a subir hoje vi já uns milhares a passar pela reserva direito a lavre e ciborro para onde foram não sei mas é um exelente indicador! |
|
| |
Canelas Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 901 Idade : 45 Localização : Coimbra Ocupação : Trab Independente Humor : "Atracção Fatal" Data de inscrição : 16/12/2009 Pontos : 921
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:28 pm | |
| Boas noticias!!!!Acho que este ano cá em cima ainda nos vamos safar muito bem!!!!Com os que cá há e com os que vêem!!!!Janeiro e Fevereiro podem nos reservar uma boa surpresa,ainda por cima já andam gordinhos!!! |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:38 pm | |
| sim, aqui na minha zona , santana do mato , tambem houve bastante pessoal a ver bandos a dirigir-se para norte, acho que já os vimos passar este ano . |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:46 pm | |
| Parece que para os lados do vimieiro, evoramonte, arraiolos já andam uns pombos bons... Parece que este ano vai ser bom outra vez no tarde |
|
| |
santos77 Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2730 Idade : 47 Localização : coruche Ocupação : sexologo Humor : depende Data de inscrição : 09/01/2010 Pontos : 2859
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 7:58 pm | |
| ai essa febre , nuno , ai ai.
|
|
| |
Vitor S Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 813 Idade : 57 Localização : Salvaterra de Magos Ocupação : Gestor comercial/ caça Humor : muito Data de inscrição : 12/11/2011 Pontos : 845
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 8:09 pm | |
| Em StºEstevão, vi uns bando a subir em direção a Coruche |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 8:40 pm | |
| Em A.Velha (Avis) muito pouco pombo avistado...vi uns bandos bem numerosos mas foi depois das 16 horas, a fazerem-se para a dormida... |
|
| |
nlidonio Administrador
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Dom Dez 02, 2012 9:36 pm | |
| - santos77 escreveu:
- ai essa febre , nuno , ai ai.
Nem digas nada |
|
| |
sandro gamboa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 241 Idade : 35 Localização : LISBOA..olivais sul Ocupação : trabalho...caça e depois a pesca Humor : algum ;) Data de inscrição : 19/10/2011 Pontos : 265
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Seg Dez 03, 2012 12:41 pm | |
| - nlidonio escreveu:
- Parece que para os lados do vimieiro, evoramonte, arraiolos já andam uns pombos bons...
Parece que este ano vai ser bom outra vez no tarde verdade amigo nuno...ontem estive na zona da gafanhoeira e vim uns banditos de pombos... vamos la ver se eles ficam outra vez na zona |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Seg Dez 03, 2012 1:46 pm | |
| - tino escreveu:
- Vai ser muito dificil, o pombo vai subir pelos lados de Évora Estremoz Portalegre.
Não é para desanimar o amigo João, mas eu estou de acordo consigo amigo Tino. O pombo quando começar a sair lá de baixo, vai subir por essas zonas e fixar-se depois na zona de Portalegre e também em zonas onde não costumava fixar-se. Fiquem atentos no futuro (no tarde) às zonas de Reguengos de Monsaraz e de Moura. Já há 3 ou 4 anos que eles se fixam nestas zonas no tarde e proporcionam excelentes caçadas! Eu acho é que a malta tem que começar a alterar as suas opções para a compra de portas aos pombos. E há uma coisa que é muito importante, tirando a zona de Grândola, nestas zonas conseguem-se portas por um terço do valor das famosas (antigamente) zonas de pombos! Abraço, CS |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos Seg Dez 03, 2012 1:53 pm | |
| No Sábado fizeram-se boas caçadas na zona do Campo Redondo e Cercal. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Contagem de Torcazes e Tordos | |
| |
|
| |
| Contagem de Torcazes e Tordos | |
|