|
| |
Autor | Mensagem |
---|
João Garrett Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 66 Idade : 67 Localização : Alcochete Ocupação : Director de Serviços Humor : ás vezes Data de inscrição : 06/09/2010 Pontos : 72
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Sex Out 22, 2010 7:13 pm | |
| Boas companheiros, claro que não digo a ninguém " não queres vai caçar para outro lado ", mas dado a nossa forma de fazer as coisas , são eles mesmo que se afastam ,procurando um modelo de gestão que lhes dê " para encher o frogorífico o mais rápido possivél ". Também lamento como vâo ficar as ZC, frequentadas por esse tipo de "caçadores ". Agradeço os comentários encorajadores do pessoal que tem debatido o tema. Pelo bem da Caça. Um abraço João |
| | | AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Sex Out 22, 2010 8:10 pm | |
| Uma vida constroi-se na dificuldade, o facilitismo não nos leva a lado nenhum, isto perante o que está legislado, que na minha prespectiva favorece e muito a existencia de um bom equilibrio para o sector, por isso existem ZCM/T/A procurando ir ao encontro dos interesses da globalidade dos caçadores, uns mais outros com menos posses, dando a hipotese de se fazerem opcções mediante as possibilidades financeiras de cada um, porque fique claro que hoje em dia sem o dinheirinho nada feito.
O caçador terá de se capacitar, de uma vez por todas, que é necessario saber muito mais do que unicamente ir para o campo e querer matar caça, há outros valores que se levantam e há que os respeitar, por isso ser importante uma função didatica por parte da gestão, vai levar tempo ao caçador interiorizar??? é claro que vai, mas quanto a mim é esse o caminho a seguir.
Enquanto não elevarmos os niveis do respeito não há trabalho que prolifere numa ZC, são sempre mais a destruir que a construir e daí eu continuar a pensar que o tempo é o melhor conselheiro para que os que estão na frente das ZCs vejam o seu trabalho atingir os objectivos a que se proposeram e os mais importantes, quanto a mim, são haver uma boa gestão administrativa que depois suporte na parte cinegetica, projectos de repovoamentos, horarios para caçar, cumprir e fazer cumprir as regras a que a lei nos obriga, etc,etc.
_____________ Cumprimentos |
| | | bilogocarlosfernandes Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 26 Idade : 56 Localização : Alcobaça Ocupação : Formador Humor : Algum Data de inscrição : 18/10/2010 Pontos : 30
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Sex Out 22, 2010 10:14 pm | |
| Boa noite amigos.... É pena que estejamos apenas 4 ou 5 a debater o tema... deveríamos ser 40 ou 50 no mínimo. Mas mais vale poucos e bons , que estejam dispostos a encontrar soluções para que num futuro próximo possamos fazer mais e melhor. Temos debatido este tema de uma forma superficial, o que ajudou ao seu arranque, mas proponho a todos aprofunda-lo para dele retirarmos soluções e estratégias que possam ser adaptadas à realidade de cada um. Existe uma tendência muito grande para fazer da gestão das ZC um tabu..... eu faço isto, deu resultado e não digo nada a ninguém. Não é o caso de nós que estamos a relatar este assunto com seriedade e profissionalismo, procurando o bem da arte cinegética. Gostaria que mais se juntassem a nós e que dessem as suas ideias, os seus testemunhos e que debatessem este assunto. Tudo tem um princípio e nós temos de acreditar que com estas pequenas coisas podemos estar a contribuir para essa mudança que tanto necessitamos. Enquanto não conseguimos levar a didáctica àqueles que mais precisam, vamos leva-la a nós próprios para melhorarmos os nossos conhecimantos. Carlos Fernandes
|
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Seg Out 25, 2010 12:42 pm | |
| Na area da evolução de uma ZCM gostaria muito de enveredar pelo caminho que me é dado conhecer em algumas ZC aonde, mesmo pagando, tenho um prazer enorme em caçar e reparar no trabalho que lá se desenvolve com a intenção de haver caça em abundancia, penso que é o caminho a seguir, é claro que dentro das possibilidades economicas de cada ZC e esta só dependerá dos caçadores, até dos mais modestos economicamente. Com a mentalidade existente na grande maioria dos caçadores, qualquer trabalho efectuado numa ZC é fustigado pela tal mentalidade retrogada que não deixa proliferar absolutamente nada por esta não ter a capacidade de esperar pelos resultados do trabalho efectuado, é preciso acreditar e tambem participar dando tempo ás coisas.
Reparem que tenho caçadores que me abordam para fazer repovoamento de coelhos e eu na minha "ignorancia" pergunto-lhe então ó Manel, João, Antonio, Joaquim, Feliciano, Alecrim.............etc, etc, como é que eu faço isso pá??? ó Mota então?? é compra-los e espalha-los por aí, hahahaha deixa-me rir pá, é claro que minha resposta é sempre negativa a estas propostas da parte de quem nada tem conhecimento como é que se deve fazer um repovoamento, mesmo correndo riscos é sempre de fazer um projecto de repovoamento assente em dados que visivelmente tornem o trabalho a desenvolver credivel e respeitavel, isto é, reparar-mos que o aumento da especie é um facto real.
Na ZCM na qual faço parte da gestão efectuamos por duas vezes repovoamento de Perdizes, como deve ser feito, que deram resultados deveras satisfatorios nas posturas de ovos e daí dar num aumento significativo desta especie, a rainha da pena da caça menor. Sendo proibido caçar nessa area, alguns caçadores não tiveram pejo algum em invadirem esse espaço e numa epoca venatoria enquanto não derreteram com esse trabalho não pararam de caçar, trabalho que foi feito já á alguns anos, era hoje para haver perdizes, não digo por toda area cinegetica da ZC, mas concerteza que estaria bem preenchida, ainda por lá andam meia duzia delas.
Nas ZC mais desfavorecidas economincamente os trabalhos para terem exito é necessaria a colaboração da maioria dos caçadores que fazem parte dela e na minha prespectiva era só necessario fazer o seguinte, nas assembleias gerais e na praça publica fazer passar msg da nossa preocupação com o que se está a passar presentemente nesta area defendendo os trabalhos que por norma são efectuados nas diversas ZC, tenho que com esta postura os furtivos davam passo atraz naquilo que são "chicos espertos em fazer", ainda ontem ao sair de casa lá estava um desses "espertos"a disparar antes de o ser permitido e para piorar as coisas junto ás habitações.
Bom, é evidente, o que acabo de referir vai ao encontro daquilo que eu entendo ser o caminho para o "enriquecimento" de todo o sector, defendendo sempre as ZCMs em 1º lugar, vejo nelas o futuro para a maioria dos caçadores Portugueses.
Posto isto e indo ao encontro do meu raciocinio, terá que haver da nossa parte trabalho didatico que faça os caçadores mudar um pouco a sua mentalidade e os faça refletir fazendo com que mudem de atitude.
________________ Cumprimentos.
|
| | | xina 1979 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Seg Out 25, 2010 7:06 pm | |
| Boas pessoal,
eu tenho sido um espectador atento neste tópico e só não participo porque os meus conhecimentos são poucos ou nenhuns,logo vou aprendendo com o que aqui se tem escrito. julgo que no que diz respeito ao que se tem falado ," gestão da caça " ,todos vós estão no bom caminho, á realmente que preservar de modo a que não se extinga. claro que para muitos caçadores, quanto mais matarem melhor, talvez para que possam chegar ao café lá do bairro e mostrar que realmente são os maiores,mas se todos fossemos assim ,correríamos o risco de qualquer dia nem valer a pena levar as armas para o campo.
como a maior parte dos intervenientes neste debate são gestores, gostava de vos perguntar o que acham das inscrições previas para obter caçadas nas ZCM.
tem mesmo de ser assim com tanto tempo de antecedência????
não seria melhor os interessados ligarem 1 ou 2 semanas antes e ver se há disponibilidade ou não???
eu pergunto isto, porque muitas das vezes um grupo de caçadores" por exemplo 5 amigos",candidatam-se a uma caçada numa zona longe de casa e depois por azar só 1 ou 2 tem a sorte de serem sorteados, como a zona é longe, muitas das vezes já nem chegam a ir. se calhar se pudessem ligar 1 ou2 semanas antes da data pretendida e perguntassem se havia disponibilidade para lá irem fazer uma caçada os 5, já não corriam esse risco.
acham que é viável para a gestão da ZC ou não????
um grande abraço para todos e peço desculpa por estar a sair do tema da conversa.
Cumps |
| | | João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Seg Out 25, 2010 8:12 pm | |
| Também gostaria de poder participar mais neste tópico, mas também é um assunto em que estou completamente ás escuras... No entanto quero salientar a pertinencia da questão do nosso amigo Hugo Xina, questão essa que também gostava de saber qual a vossa opinião... Vou continuando a seguir este tópico... Abraço e obrigado pelos vossos esclarecimentos |
| | | carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Seg Out 25, 2010 10:05 pm | |
| Eu sou sincero as zonas de caça municipais a existirem teriam de ser geridas pelo estado e não por alguem que na maioria das vezes se apropria de terrenos sem autorização dos donos para fazerem deles o que bem entendem.Todas essas tretas de sorteios não passa disso mesmo pois como é que se podem vender caçadas para uma epoca aos socios de uma associação que gere uma ZCM?Como é que gerem a caça se entretanto por 75€ compram 35 caçadas?Isso é o que?Uma zona de caça municipal ou uma zona de caça para alguns?Como é quem gere uma zona de caça associativa tambem pode gerir uma zona de caça municipal?E quem caça lá em primeiro plano?Os socios da associativa?Ou tambem vão a sorteio?Infelizmente e cada vez mais o país está cheio de oportunistas e na caça então.. |
| | | A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Seg Out 25, 2010 10:30 pm | |
| - carlosgarcia escreveu:
- Eu sou sincero as zonas de caça municipais a existirem teriam de ser geridas pelo estado e não por alguem que na maioria das vezes se apropria de terrenos sem autorização dos donos para fazerem deles o que bem entendem.Todas essas tretas de sorteios não passa disso mesmo pois como é que se podem vender caçadas para uma epoca aos socios de uma associação que gere uma ZCM?Como é que gerem a caça se entretanto por 75€ compram 35 caçadas?Isso é o que?Uma zona de caça municipal ou uma zona de caça para alguns?Como é quem gere uma zona de caça associativa tambem pode gerir uma zona de caça municipal?E quem caça lá em primeiro plano?Os socios da associativa?Ou tambem vão a sorteio?Infelizmente e cada vez mais o país está cheio de oportunistas e na caça então..
Amigo Carlos conhece algum departamento do estado bem gerido? alguns gestores de ZCM tentam fazer bem feito, não podemos medir tudo pela mesma medida, mal por mal, acho que está bem melhor que se fosse gerido pelo estado na minha humilde opnião nas ZCM só havia de caçar quem não fosse sócio de ZCA. |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 1:35 am | |
| Não vamos descambar para situações que não levam os caçadores a lado nenhum, vamos sim por um caminho que oriente quem está menos capacitado nos conhecimentos, devidos, para estas e outras situações que se passam, é um facto, com os caçadores pretendentes a caçar nas ZCMs. Muito pertinente a questão colocada pelo amigo Hugo e passo a referir o seguinte: 1ª questão, a lei prevê nesse aspecto, reparem que nada tem a ver com as atitudes tomadas por alguem de menos escrupulos, que as candidaturas podem ser entregues até 8 dias antes da 1ª jornada de caça á especie cinegetica pretendida caçar pelo caçador interessado, mas nada diz em contrario a esta situação ser colocada a publico com um ou dois meses, ate mais, de antecedencia dessa 1ª jornada de caça, portanto é necessario o caçador estar atento elucidando-se através do PAEC, que deve ser exposto publicamente nos locais de maior visibilidade de cada região aonde pertence a ZCM, no SITE da AFN e até num jornal de expansão nacional, depois é saber o que este prevê para as variadissimas especies cinegeticas, que até podem ser mencionadas por grupos e daí partir para a candidatura, há que ter alguma atenção para não nos deixar-mos enganar, é necessario estarmos minimamente atentos áquilo que nos interessa e nunca deixar que nos levem com palavras. O caçador para reenvindicar os seus direitos, que os tem, deve estar documentado sobre a situação e se sentir lezado em algo é exigir, sem medos alguns, justificação comprovativa pela sua exclusão, aliás ela terá que ser exposta publicamente, o caçador apercebendo-se não existir razão para a sua exclusão é fazer a denuncia da situação a quem de direito, pelo o lado administrativo á AFN, pelo o lado cinegetico, ás brigadas do SPNA, estão disponiveis para qualquer eventualidade nesse aspecto, sei que dá trabalho, mas sem ele...... nada feito meus caros amigos. Nesta 1ª questão o BOM SENSO deveria ser sempre imperativo, o egoismo e a ganancia de alguns é que por vezes provoca situações que são, de todo, desnecessarias ao sector, para os banir desta area é preciso trabalho afim de construir-mos uma sociedade que seja mais equilibrada e justa. 2ª questão, a inscrição colectiva terá sempre que ser aceite como tal, atenção que a candidatura colectiva terá que estar referida no PAEC se não for o caso não há razão de ser para a pergunta que foi colocada, e daí a gestão da ZCM verificando haver excesso de candidatos para caçar no mesmo dia deve-os regeitar colectivamente e não procurar dividir para reinar, se é que me entendem, ao passar esta situação pelas minhas mãos, havendo vagas para dois caçadores numa totalidade de cinco previstos na candidatura, é evidente que telefonaria para o chefe do grupo e dava-lhe conta do que se estava a passar e depois os caçadores aceitavam ou não a minha proposta, dependeria apenas e só deles. Sei que me vão fazer N de interrogações sobre umas coisas e outras, não vão por aí, o importante é saber como se deve agir numa situação destas que foi colocada, e muito bem, pelo nosso amigo e grande forista Hugo Xina. Nota: Embora a lei não o preveja, estou plenamente de acordo e só porque evitava, e muito, as grandes concentrações de caçadores para caçar na mesma ZCM, haveria muito mais espaço para aqueles caçadores que não tendo aonde caçar e por vezes se lamentam de serem excluidos, vamos lá saber se a razão não é por aquilo que foi referido pelo confrade A. silva. _______________ Cumprimentos |
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 11:07 am | |
| - A.silva escreveu:
- Amigo Carlos conhece algum departamento do estado bem gerido? alguns gestores de ZCM tentam fazer bem feito, não podemos medir tudo pela mesma medida, mal por mal, acho que está bem melhor que se fosse gerido pelo estado na minha humilde opnião nas ZCM só havia de caçar quem não fosse sócio de ZCA.
Concordo plenamente com o amigo e mais, as entidades gestoras das ZCM deveriam ser punidas exemplarmente quando detectadas falcatruas e negocios escuros, quanto a ser realmente o estado a gerir, teria de ser por pessoas com formação propria responsaveis e idoneas..realmente teria de se fazer passar muitas pessoas por testes proprios mas de certeza que se encontrariam. Saudações ciengeticas
Última edição por carlosgarcia em Ter Out 26, 2010 11:13 am, editado 1 vez(es) |
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 11:12 am | |
| Boas amigo Mota, Antes de mais muito obrigado pelo esclarecimento, é sempre bom sabermos o que podemos ou não fazer,quando nos deparamos com algumas injustiças ou aldrabices, alias julgo que só mesmo denunciando as mesma, podemos tentar que algumas mentalidades mudem. Eu nunca me deparei com essas situações, mas já me foi dito por alguns amigos, que para caçar nas ZCM temos obrigatoriamente de fazer as tais candidaturas atempadamente,mas o que é certo é que na época passada, fui fazer umas caçadas aos tordos, a algumas ZCM e a única coisa que tínhamos de fazer era ligar 1 semana antes e perguntar ao gestor se havia possibilidade ou não, dai ter ficado com a duvida, se era legal ou não este tipo de inscrição. um grande abraço |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 12:12 pm | |
| Pois é amigo Xina quanto a isso apraz-me dizer o seguinte:
É claro que é ilegal fazer inscrições á boca da mesa, mas essa situação está ligada a um certo facilitismo de vida que em nada é benéfica aos caçadores no seu geral, pois como se constacta pelo seu post o caçador aceitando ou provocando uma situação dessas, quando devia evita-la e até denuncia-la, passa assim a ter papel principal na tramoia das inscrições nas ZCMs e a ser responsavel pelo fumento daquilo que por norma contestamos, ou não é assim??. Estas tomadas de posição, por parte dos caçadores, são a principal causa do estado de balburdia em que se encontra algumas ZCMs, podendo estas, na minha opinião, ser uma mais valia para o RO. Repare que ninguem se preocupa a cumprir com nada que a lei estipula, a gestão aqui a ter tambem a sua quota parte de responsabilidade pois deve cumprir e fazer cumprir o que está legislado, nem tão pouco se procura, pelo menos minimamente, adquirir conhecimentos para que se saiba como se deve actuar neste e noutros casos, caricactos a meu ver, fazendo com que as coisas corressem normalmente e sem prejuizos para ninguem, enfim é uma falta de conhecimentos que é de bradar aos ceus e depois lamentamo-nos, quase sempre, que temos uma sociedade má, quando somos nós proprios a contribuir para o mau estado das coisas. Desculpem-me, mas, assim não há País no mundo que tenha a vida que nós temos mesmo desgraçada que seja, é uma anarquia uuuuuiiiiiiiiiiiiii.
A continuar assim só revelamos que somos culturamente um povo de "desenrasques" contribuindo diariamente para a nossa propria sepultura, carago pá!!!! mudem de mentalidade...........
__________________ Cumprimentos |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 1:34 pm | |
| Ora ai está amigo Mota, eu como já disse não percebo nada destas coisas,mas como achei aquilo muito estranho,dai ter feito a pergunta.
Não achei nada bem,apesar de ter usufruído dessa tramóia, pois se não é legal não o deveria ter feito,mas foi mesmo por falta de conhecimento. Eu quando me falaram em ir lá,ainda coloquei essa questão a um amigo meu, do tipo:
P :Então mas não tínhamos de ter feito uma inscrição atempadamente???
R : Não ali não é preciso,já liguei para o gestor e podemos lá ir,fazemos lá a inscrição.
Realmente assim haveremos sempre de andar a remar contra a maré,pois se uns tentam cumprir as regras"leis" impostas, outros tudo fazem para que as mesmas sejam infringidas. E depois no meio disto tudo temos pessoas, como eu por exemplo, que mesmo sem querer acabam por compactuar com estes maus gestores,por mero desconhecimento.
agora uma pergunta que me faço é: Quantas candidaturas feitas dentro da lei, não terão sido postas de parte para que estas situações aconteçam???
Cumps |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 7:21 pm | |
| - xina 1979 escreveu:
- Ora ai está amigo Mota, eu como já disse não percebo nada destas coisas,mas como achei aquilo muito estranho,dai ter feito a pergunta.
Não achei nada bem,apesar de ter usufruído dessa tramóia, pois se não é legal não o deveria ter feito,mas foi mesmo por falta de conhecimento. Eu quando me falaram em ir lá,ainda coloquei essa questão a um amigo meu, do tipo:
P :Então mas não tínhamos de ter feito uma inscrição atempadamente???
R : Não ali não é preciso,já liguei para o gestor e podemos lá ir,fazemos lá a inscrição.
Realmente assim haveremos sempre de andar a remar contra a maré,pois se uns tentam cumprir as regras"leis" impostas, outros tudo fazem para que as mesmas sejam infringidas. E depois no meio disto tudo temos pessoas, como eu por exemplo, que mesmo sem querer acabam por compactuar com estes maus gestores,por mero desconhecimento.
agora uma pergunta que me faço é: Quantas candidaturas feitas dentro da lei, não terão sido postas de parte para que estas situações aconteçam??? Cumps Amigo Hugo neste caso não haverá exclusões de candidaturas é tudo ao molho e fé em Deus, hehehehe. A lei é clara nesse aspecto e não permite que os caçadores aceitem uma situação assim, nem tão pouco sabem os riscos que correm o que é lamentavel que exista num País dito civilizado, quem o faz lembre-se que uma vez é a primeira, as coimas não são nada baratas e depois é o transtorno que dá ter a arma apreendida e os documentos congelados por um tempo indeterminado até que por parte da AFN se lembrem de resolver o problema, até doi, durante o processo de resolução do problem anda-se ao tio ao tio a pedir para lhe resolverem o problema e se não lho resolvem há que achincalhar quem está no cumprimento do seu dever. A gestão, num caso destes, pode sempre argumentar que nada tem haver com o problema, desde que não passe qualquer documento que a incrimine e assim será sempre ilibada, concerteza que o faz, pois os caçadores até cegam quando piam os tordos e os oportunistas, que os há não duvido disso, esfregando as mãos de contentes. Ao passarem documento, deve estar sempre assinado e carimbado pela a Entidade Gestora da ZCM, em que se prove que vende jornadas de caça sem haver candidatura para as mesmas não sei o que lhe poderá acontecer, mas coisa boa não é de certeza absoluta e será mais grave ainda do que em relação a quem está no terreno a caçar. Os caçadores devem evitar estes problemas dizendo sempre não a uma "aldrabice" dessas, ou não será verdade que por todo lado, por aqui tambem, esta-se sempre a afirmar que o País está cheio de corruptos, sendo compladecentes com estas falcatru-as não acham que se está a contribuir, e de que maneira, para o aumento da corrupção em Portugal?? vejam lá bem........... _____________ Cumprimentos |
| | | João Garrett Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 66 Idade : 67 Localização : Alcochete Ocupação : Director de Serviços Humor : ás vezes Data de inscrição : 06/09/2010 Pontos : 72
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 8:00 pm | |
| Boas pessoal, tenho acompanhado o tema e tenho aqui umas dúvidas. Consultei a Portaria nº 545/2008 , concretamente as alíneas a) e b) do número 7 do Artº 4º e na verdade não vi onde está a proibição de inscrições no dia da caçada. O que vi foi: depois de todo o processo ter decorrido de acordo com a lei , as caçadas não atribuídas por excedentárias , poderão ser atribuídas preferencialmente a caçadores do tipo A e depois aos outros inscritos para outras caçadas de acordo com o critério de proporcionalidade previsto na lei. ( Esta parte não tem espinhas ). Agora se ainda assim, essas caçadas não tiverem candidatos interessados , mesmo depois de se ter publicitado essas vagas de acordo com o princípio definido para aqueles que se inscreveram e foram a sorteio ( a lei também prevê isto ) , como é que se faz? Suponham que tenho um qualquer dia esgotado , pago ou não , conforme as condições exigidas , quando de manhã , verifico que faltaram sem aviso , dez , quinze ou vinte caçadores - acham que é ilegal proporcionar a possibilidade de caçar a alguém que se deslocou ali procurando uma vaga ? Se é ilegal , por favor digam-me em que parte da legislação está essa proibição. Um abraço João |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 8:19 pm | |
| Muito possivelmente o que acontece é mesmo o que o amigo João acabou de frisar, pois quando lá fui com esses meus amigos, pagamos a caçada" diária" e foi-nos passada uma credencial para esse mesmo dia. Dai eu ter ficado na duvida se era legal ou não, porque ao fim ao cabo nós estávamos devidamente autorizados a caçar. Desculpem se por alguma razão não me estou a fazer entender o com isso vos estou a induzir em erro, é que eu nesta matéria sou mesmo Leigo Mas mais vale perguntar que morrer sem saber Cumps |
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 8:35 pm | |
| Obrigado pelos esclarecimentos, Amigos...confesso que começo a ficar um pouco mais elucidado sobre o funcionamento das ditas cujas...Continuem, que eu estou a gostar de seguir este tópico |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 8:37 pm | |
| Ó amigo João, não me leve a mal, percebeu bem o que esse artº e as suas alineas prevêem, leia com atenção toda a portaria e ligue todos os artºs, uns com os outros, reparará que não é possivel dentro da lei fazer essa operação. No proprio dia substituir um caçador, por falta deste, que está referenciado nas listagens enviadas para a AFN por outro que "apareça" para caçar não é legal, portanto, a gestão da ZCM não deve facultar uma situação dessas e ponto final, quanto aos excedentes em qualquer classe havendo vagas é verdade que se podem tranferir para outra classe sem prejuizo daquela a que o caçador se inscreveu primeiramente, aqui nunca se está a ultrapasar nada, seja as jornadas de caça ou o caçador estar mencionado nas listagens enviadas á AFN.
É possivel, havendo vagas por ocupar e se assim a gestão o entender, promover um 2º processo de divulgação para as vagas existentes, tal e qual como fez o 1º, e aí os caçadores interessados entregam as suas candidaturas e sujeitam-se a um novo sorteio publico, desde que as jornadas de caça previstas no PAEC sejam ultrapassadas, agora da maneira que refere, perante a lei nunca.
Mais duvidas pergunte.
___________ Cumps.
|
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 9:03 pm | |
| - xina 1979 escreveu:
- Muito possivelmente o que acontece é mesmo o que o amigo João acabou de frisar, pois quando lá fui com esses meus amigos, pagamos a caçada" diária" e foi-nos passada uma credencial para esse mesmo dia.
Dai eu ter ficado na duvida se era legal ou não, porque ao fim ao cabo nós estávamos devidamente autorizados a caçar.
Desculpem se por alguma razão não me estou a fazer entender o com isso vos estou a induzir em erro, é que eu nesta matéria sou mesmo Leigo
Mas mais vale perguntar que morrer sem saber
Cumps Amigo Hugo é perfeito o entendimento, mas uma coisa é certa, não havendo candidatura o caçador não pode estar mencionado nas listagens que são obrigatorias enviar para a AFN depois de realizado o sorteio publico, a partir daqui chapeu, aparecendo uma fiscalização com a listagem na mão na ZCM não vendo o nome do caçador referido nela é facil provar que tanto o caçador como a gestão sendo conniventes no "processo"estão a cometer uma ilegalidade, volto a referir que no caso da gestão tem que haver documento que a compremeta. Isto da regulamentação das ZCMs a meu ver está muito bem engendrado, existe muita malta que está na gestão como os caçadores no geral que ainda não se aperceberam disso, é pena, pois tudo funcionava melhor. Como sabem os governantes estão a precisar de dinheiro como o caraças, se começam a fiscalizar estas coisas como deve ser, aaaaiiiiiiiii mããããeeee o que irá acontecer. __________ Cumps |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 10:05 pm | |
| Hugo Xina não caças numa ZCM de Alenquer..zona que bem conheço?Ora diz-me a unica coisa que fizeste foi pagar UMA JOIA, QUE É ILEGAL, e as cotas certo?..é assim que QUASE todas as zonas de caça Municipais funcionam para não terem o trabalho de fazer tudo legalmente e procurar os donos dos terrenos para que seja feita uma associativa.. que assim é constituida sem consentimento de ninguem..Municipal mas rege-se como associativa..e para caçar meter dinheiro nas mão de entidade gestora..quanto as leis nada mais precisas do que equacionar seja o que for no motor de busca..um abraço Carlos Garcia |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 10:19 pm | |
| Já vi que andam por aí uma ilegalidadezitas, seguidas por uns desenrascansos, bem tipicos dos Portugueses eheheheheh.Mas de certeza que também existem muitas bem geridas, que funcionam segundo aquilo que a lei as permite...nem tudo há-de ser mau e isto é como em tudo, segundo a mentalidade que temos, se por acaso formos caçar para uma ZCM, pela 1ª vez, ZCM essa, em que reine a ilegalidade e tenhamos apanhado um grande barrete, por norma catalogamos logo todas da mesma maneira...e isso não pode ser...Nesse aspecto ainda á muito que trabalhar |
| | | Braz da Silva Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1049 Idade : 70 Localização : Pataias / Martingança Ocupação : Indústria de Plásticos Humor : Médio Data de inscrição : 22/10/2009 Pontos : 1112
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 10:24 pm | |
| Na realidade, existe uma percentagem enorme de caçadores que não fazem a menor ideia de como funcionam as Z.C.M. Não se preocupam com nada, não fazem as devidas candidaturas, e depoois revoltam-se contra tudo e todos se alguma dificuldade lhe aparece pela frente. Querem é ir caçar e entendem que é um direito obtido por artes mágicas, sem nada fazer para isso. Claro que existe no meio disto tudo, os que se aproveitam da situação e os que estando de fora apenas contribuem para confundir ainda mais. Mas penso que os anos que vão passando sobre este sistema, o vão clarificando, para bem de todos os caçadores. |
| | | SPEEDS Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1724 Idade : 41 Localização : POR AI Ocupação : SER PAI Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir! Data de inscrição : 11/04/2010 Pontos : 1793
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 10:39 pm | |
| É pena é haver ainda sempre coisas pouco claras neste sistema...mas elas vão sempre haver desde que quem as gere seja de mau-governo ou de bom-governo, depende das perspectivas...Ou do lado em que se está. Hoje em dia, as zcm, não passam é de, a maioria delas, de zca camufladas. |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Ter Out 26, 2010 10:43 pm | |
| - joão gil escreveu:
- Já vi que andam por aí uma ilegalidadezitas, seguidas por uns desenrascansos, bem tipicos dos Portugueses eheheheheh.Mas de certeza que também existem muitas bem geridas, que funcionam segundo aquilo que a lei as permite...nem tudo há-de ser mau e isto é como em tudo, segundo a mentalidade que temos, se por acaso formos caçar para uma ZCM, pela 1ª vez, ZCM essa, em que reine a ilegalidade e tenhamos apanhado um grande barrete, por norma catalogamos logo todas da mesma maneira...e isso não pode ser...Nesse aspecto ainda á muito que trabalhar
João a lei é o que toda as gente sabe em portugal as ilegalidades são feitas sobre a alçada da lei..realmente nem toda a gente é igual nem relamente o catalogo tem sempre o mesmo numero..um abraço |
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Qua Out 27, 2010 12:40 am | |
| Não é necessario arranjar bodes espiatorios para aquilo que não percebemos, a ignorancia de alguns é tanta que deveriam ter a humildade de procurar saber aonde existem de facto as irresponsabilidades que alguns gestores praticam, por vezes até precionados para o fazerem por alguem sem escrupulos e principalmente quando PIAM os TORDOS então aqui, aaaaiiiiiii mmmmmmãããããeeeee como os caçadores são estupidos, nem todos, que até perdem o raciocinio, mas, completamente.
As ZCMs desde que o PAEC seja aprovado por quem de direito podem funcionar da maneira como o entenderem dentro dessa prespectiva.
não é ilegal a Entidade Gestora cobrar uma joia para o caçador se fazer socio dela, não é ilegal a Entidade Gestora vender a totalidade de 20 ou 30 jornadas de caça a qualquer caçador desde que previstas no PAEC, não é ilegal a Entidade Gestora criar regulamentos internos no qual os caçadores são obrigados a cumprir, não é ilegal a gestão da EG preencher a candidatura a qualquer caçador, até a um amigo, não é ilegal a uma EG constituir uma ZCM sem a assinatura dos acordos dos proprietarios, não é ilegal a EG rejeitar algumas candidaturas desde que estas não preencham os requisitos necessarios como prevê a regulamentação para elas, não é ilegal a EG retirar a AEC (Recibo) ao caçador desde que este não cumpra com a regulamentação interna, não é ilegal a EG fazer funcionar a ZCM como ZCA desde que cumpra com o PAEC proprio para elas, não é ilegal a EG criar actividades, exemplo largadas, com fins lucrativos invistindo-os na area cinegetica proprocionando assim aos caçadores momentos de lazer e sã camaradagem, não é ilegal para os "parvos" verem o que mais ninguem vê,
é ilegal a Entidade Gestora aceitar caçadores para caçar na ZCM que não tenham entregue candidatura e daí não serem mencionados nas listagens enviadas á AFN depois do sorteio publico, é ilegal a Entidade Gestora não se responsabilizar pelos danos causados pelos caçdores nas propriedades que façam parte da area cinegetica da ZCM, é ilegal para a EG e para os caçadores venderem-se jornadas de caça sem existir o nome do caçador nas listagens enviadas a AFN, é ilegal o que muitos com responsabilidades em ZCT/A fazem nas ZCMs, tais como parcerias com taxas dispares na mesma classe de uns para os outros.
Mais algumas duvidas perguntem para ver se chegamos a algum lado, ao menos por aqui, pois o que se vê por outros lados indenticos a este é uma tristeza para não dizer uma desgraça cinegetica.
______________ Cumprimentos.
|
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS | |
| |
| | | |