* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Button10  ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte
AutorMensagem
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Set 08, 2010 1:12 am

Pois é pessoal , esta figura das zcm é danada mas reparem:
Quando se cria uma zcm , procurando seguir com rigor a legislação que determina o seu funcionamento, quando essa direcção tem preocupações de ordem social e se sente solidária com as pessoas de menos recursos , quando ama a caça enquanto desporto e há muito que percebeu que os cintos enormes de antigamente não são já possiveis e que as espécies precisam de ajuda para sobreviverem, tornando possivél a sua exploração sustentada, sente que este caminho que alguns ( muitos) não seguem se deve apenas ao facto de ,em todas as actividades aparecerem sempre habilidosos que desvirtuam tudo o que lhes aparece pela frente em proveito próprio.
Os tordos não dão despesa, as rolas também não , alguns não gastam um cêntimo com espécie nenhuma , mas a verdade é que a gestão não pode ser vista assim.
O orçamento é um todo e as espécies contribuem para ele , sejam migratórias ou não.

Aquilo que cada direcção faz depois ao dinheiro, isso já é outra história - aquilo que disse antes , relativamente ao rigor e ás trafulhices , também se aplica a esta vertente.
Aconselho a procurar caçar nas boas e desprezar aquelas onde verificamos trafulhices.

João
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Set 09, 2010 1:10 pm

Podia ser mais claro?????

Repare que para se fazer face ás despesas, correntes, inerentes á gestão de uma ZCM a EG terá que ir buscar receitas para fazer face a elas, neste caso que refere, cobram-se taxas nas jornadas de caça aos tordos, que como diz, e bem, não dão despesa nenhuma, mas que elas existem, existem, não duvide.

O que entende e refere como menos "claro", quanto aí é uma questão de os caçadores fazerem por o evitar, há essa possibilidade.

Levantar suspeições sem argumentos que as sustentem não será a melhor maneira de defender e procurar acabar com aquilo que dá entender que existe, que é no meu entender...... METER AO BOLSO O QUE PERTENCE A TODOS.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Set 09, 2010 6:56 pm

Vão alguns anos em que a zona municipal de caça de val verde(perto de Alcanede) e no seu primeiro ano de actividade e á revelia de uma associativa que estava a ser constituida na mesma zona foi palco de venda de portas aos tordos indiscriminadamente da qual resultaram lucros abismais para a dita entidade gestora ora pergunto qual a finalidade desses lucros que nem ao estado pagaram iva pois essas portas eram..."convites"?Alem das placas e pouco mais onde mais se gasta dinheiro em uma zona de caça municipal?Fazem repovoamentos?Porque não são esses terrenos zonas de caça associativa?Será por falta de consentimento dos donos?Então porque se caça lá se não á aval dos donos das terras?Nas associativas por "peniqueirices" de nada mandam-se projectos para tras implicando custos e mais custos porque não são todas as zonas tratadas de igual modo?Sou contra lucros na caça apenas as zonas de caça Turisticas porque são viradas e geridas como uma qualquer empresa para a parte lucrativa poderiam lucrar com isso mais de resto as associativas gerem o dinheiro dos socios em prôle da caça e as Municipais deveriam ser obrigadas a gastar tudo o que obtem com a caça em caça nada mais nada.
Ir para o topo Ir para baixo
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Set 09, 2010 11:38 pm

Aquilo que quiz dizer é que há para aí zcm geridas como zct ou zca , enquanto as EG , utilizam o dinheiro que recebem onde muito bem entendem , muitas vezes sem benificiar as zcm , contrariamente ao que devia ser feito.
Claro que há excepções.
Zonas de caça municipal onde as receitas são empregues nas inúmeras despesas que sei existirem , como repovoamentos , guardas , viaturas , sinalização , etc .
Assim , as primeiras são aquelas que devemos desprezar , enquanto procuramos utilizar e dar força ás que referi em segundo lugar.
Fui agora mais claro , amigo Mota ?

cumps

João
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Set 10, 2010 2:43 am

Amigo João.

De facto foi muito mais claro, não desfazendo da sua opinião, eu acredito que as excepções á regra são aquelas que refere que têem um gestão com mais suspeições de ilegalidades e nestas os caçadores dirão de sua justiça perante elas, ou deviam faze-la por exemplo denunciando casos menos claros tanto na area administrativa como na cinegetica.

Nunca se esqueça que perfeição não há e numa sociedade existem sempre erros e até assaltos, crimes, acidentes, etc, etc, não vamos e não devemos generalizar.

Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyTer Out 19, 2010 5:43 pm

Gostaria aqui também de opinar sobre as municipais e por uma simples razão: sou a favor da sua existência.
Todos nós sabemos que existem situações fraudulentas em todo o lado e como tal as ZC não fogem á regra, mas quanto á gestão propiamente dita, considero que é mais benéfico uma boa gestão numa ZCM do que numa ZCA. Vejamos:
Uma ZCA (2000Ha) com 200 sócios, que permite o abte de 2 perdizes por jornada de caça durante 10 jornadas e que permite o abate de 2 coelhos por jornada de caça durante 20 jornadas (e estou a falor em números baixos). Se extrapolarmos os valores, permitiriamos o abate de 4000 perdizes e de 8000 coelhos. Será que são valores que a ZC pode permitir, inerentes a uma boa gestão? O que fica para o ano seguinte? possivelmente a quilo que conseguiu escapar.
Vejamos a comparação se fosse uma ZCM:
Depois de efectuados os censos, obtia-se a estimativa de peças (ex: 600 perdizes e 2000 coelhos). Numa prespectiva de gestão ( supondo que se atingiu o valor máximo suportável por esta ZC) poderiamos abater 50% de perdizes (300) e 50% coelhos (1000). Fazendo jarnadas de caça para abater 2 perdizes e 2 coelhos, poderiamos fazer 150 jornadas à perdiz e quinhentas aos coelhos. Numa prespectiva grossista, a 50 caçadores por dia de caça a cada espécie, fariamos 3 dias à perdiz e 6 ao coelho. Ficariamos com a certeza do número de espécies para reprodução no ano seguinte.
Considero que são dus prespectivas de gestão bastante diferentes e que uma apresenta bastantes vantagens em relação a outra.
Continuarei tão breve quanto possível.
Um abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 12:58 am

Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 11:07 am

João Garrett escreveu:
Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe

Bom dia Sr. João.
Considero as suas observações pertinentes e portanto gostaria de me alongar um pouco mais.
Não há dúvida que existem ZCA bem geridas, mas são aquelas constituidas com um numero baixo de sócios e na qual todos se comprometem a iniciar a jornada de caça na própria sede e que no final da jornada entregam o relatório das peças abatidas. Isto sim, permite uma boa gestão.
O que acontece é que a grande maioria não é gerido assim; eu posso dizer que todas as que pertencem ao concelho de Alcobaça esta gestão não existe. No início da época recebem o calendário venatório, com as jornadas de caça e o número de abates e no final da época venatória entregam os resultados. Este tipo de gestão é infundado e nunca temos a possibilidade defazer previsões. Será necessário mudar as mentalidades para se incutir outras regras.
Quanto ás municipais apenas vou fazer um reparo: na sua gestão, em relação aos calendários e respectivos sorteios públicos, as ZCM podem iniciar com um maior numero de jornadas, colocando parte delas á sua realização se nas anteriores não se atingiu o numero de abates a que se propos para essa época venatória.
Ir para o topo Ir para baixo
ACandeias
Membro VIP
Membro VIP
ACandeias

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 563
Idade : 35
Localização : S. Cristóvão, Alentejo
Ocupação : Operador Fabril
Humor : bastante bom
Data de inscrição : 31/07/2010
Pontos : 654

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 3:36 pm

Concordo plenamente com o senhor biologo, mas tenho de fazer um acrescento, maior parte das pessoas que fazem parte dessas ZCA (não é o meu caso, sou director de uma ZCM) que são socios, é porque tem condições financeiras para o fazer, o que não e o meu caso, devido as minhas condições finaceiras não tinha possibilidades de o fazer. E neste país fora o que não faltam é pessoas com as mesmas condições financeiras como eu. E o problema é o seguinte, eu sou caçador e óbviamnte gosto de caçar e não tenho possibilidades de me associar numa ZCA, ou seja apenas posso ir a algumas caçadas da ZCM de onde faço parte e outras na minha freguesia, em que os custos das caçadas não é tão elevado... O que quero dizer com esta história toda é que qualquer caçador pode caçar numa zcm e com custos muito menores do que numa ZCA. Ai também é uma das grandes vantagens que eu acho na zona de caça Municipal...



Com os melhores cumprimentos ACandeias
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Membro VIP
Membro VIP
Marcodatsun

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 641
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Ocupação : Escritorario
Humor : Acima da media
Data de inscrição : 07/07/2009
Pontos : 727

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 4:11 pm

bilogocarlosfernandes escreveu:
João Garrett escreveu:
Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe

Bom dia Sr. João.
Considero as suas observações pertinentes e portanto gostaria de me alongar um pouco mais.
Não há dúvida que existem ZCA bem geridas, mas são aquelas constituidas com um numero baixo de sócios e na qual todos se comprometem a iniciar a jornada de caça na própria sede e que no final da jornada entregam o relatório das peças abatidas. Isto sim, permite uma boa gestão.
O que acontece é que a grande maioria não é gerido assim; eu posso dizer que todas as que pertencem ao concelho de Alcobaça esta gestão não existe. No início da época recebem o calendário venatório, com as jornadas de caça e o número de abates e no final da época venatória entregam os resultados. Este tipo de gestão é infundado e nunca temos a possibilidade defazer previsões. Será necessário mudar as mentalidades para se incutir outras regras.
Quanto ás municipais apenas vou fazer um reparo: na sua gestão, em relação aos calendários e respectivos sorteios públicos, as ZCM podem iniciar com um maior numero de jornadas, colocando parte delas á sua realização se nas anteriores não se atingiu o numero de abates a que se propos para essa época venatória.

se me permitem entremeter uma pouco e não me vou alongar muito pois não é dos temas que mais gosto ou percebo,
nunca se podemos esquecer que a caça deve estar acessivel a ricos e pobres a pessoas da cidade e as do campo, com isto quero dizer que para um perfeito funcionamente com inicio da caça á mesma hora e o seu fim á mesma hora tal com o encontro final para fazer o balanço do dia só é possivel em ZCT ou ZCA com uma quantidade minima de socios, serão estes ZC que mencionei acessiveis aos mais pobres? Num pais como o nosso extremamente desorganizado ou reina a corrupção como é possivel alguem gerir as coisas a 100%? se até os planos de exploração e os mapas de abates muitos deles feitos pela Fencaça estão errados? como respeitar leis e burocracias que quem as colocou nada percebe de caça? será pecado ou errado uma ZC atraves da venda de convites ou portas sobre as especies que tem em maioria quantidade e tentar utilizar esse dinheiro para a gerencia da Zc e para aplicar no desenvolvimento das condições com intenção de aumentar o numero de ser vivos de outras especies mais raras nessa ZC.
vou deixar um exemplo,
Sou socio de uma ZCA onde está nos estatudos das mesma a possibilidade de um caçador se fazer socio por uma epoca para caçar no "campo" as aquaticas, esta ZC tem um campo como poucas e de excelentes resultados em patos,narcejas e galinhas de agua, em contrapartida temos um monte (coelhos) razoavel mas que tem condições para ter muito mais coelhos, será crime vender essa possibildiade de socios anuais e aplicar o dinheiro no desenvolvimento das condições para um aumento dos coelhos? deixo a questão fixe
P.s. - com isto não digo estar a favor de ZCM que fazem uma má gerencia.
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 4:31 pm

ACandeias escreveu:
Concordo plenamente com o senhor biologo, mas tenho de fazer um acrescento, maior parte das pessoas que fazem parte dessas ZCA (não é o meu caso, sou director de uma ZCM) que são socios, é porque tem condições financeiras para o fazer, o que não e o meu caso, devido as minhas condições finaceiras não tinha possibilidades de o fazer. E neste país fora o que não faltam é pessoas com as mesmas condições financeiras como eu. E o problema é o seguinte, eu sou caçador e óbviamnte gosto de caçar e não tenho possibilidades de me associar numa ZCA, ou seja apenas posso ir a algumas caçadas da ZCM de onde faço parte e outras na minha freguesia, em que os custos das caçadas não é tão elevado... O que quero dizer com esta história toda é que qualquer caçador pode caçar numa zcm e com custos muito menores do que numa ZCA. Ai também é uma das grandes vantagens que eu acho na zona de caça Municipal...



Com os melhores cumprimentos ACandeias

Amigo Candeias.
Em primeiro lugar quero dizer que aqui sou Carlos. Não me trate por Sr.
Concordo com a sua observação, mas considero que poderiam existir ZCA com valores acessiveis e com uma boa gestão; seria necessário os caçadores dessas associativas consciencializarem-se que não se pode caçar todos os dias e abater tudo o que se quer.Seria necessário definir dias restritos e racionalizar os abates. O problema é que vem logo a velha pergunta; paguei para não caçar?
Sou presidente à 3 anos de um clube de caçadores, na qual gerimos uma ZCA e uma ZCM.
A ZCA, que tem 2000Ha, 180 caçadores, tem vindo a decrescer o numero de abates ao longo dos vários anos. Parte dos caçadores da ZC consideram que abatem muito pouco e que existe pouco e em contrapartida que pagam muito. Deixo aqui alguns dados para reflectirem e me darem a vossa opinião, que tanto gostava de obter:
2007/2008: 2100 coelhos 450 perdizes
2008/2009: 1700 coelhos 300 perdizes
2009/2010: 1200 coelhos 300 perdizes
A partir de 2008 foram colocadas medidas restritivas na perdiz.
A partir de 2010 foram colocadas medidas restritivas no coelho.
Serão estes numeros baixos? será que é possível conseguir maior capacidade de suporte?
Porque é que existe tanto descontentamento no numero de peças abatidas? possivelmento porque se caça muitos dias, existindo alguns deles que nada levam para casa.

Amigo candeias, aquilo que estes caçadores pagam anualmente (100 euros), nada é para a quantiadade de caça que abatem e ainda têm todos os outros dias para caçar aos tordos, rolas, pombos.....mas se não aceitarem a mudança que é necessário fazer, este bem acaba-se.
Para abater estes numeros numa Municipal que queira sobreviver, nunca conseguiremos gastar menos. Mas mais uma vez reitero: Preferia que a minha ZCA fosse uma ZCM; tenho a certeza que teria uma gestão muitos diferente, tal como teve a nossa ZCM.
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 5:07 pm

Marcodatsun escreveu:
bilogocarlosfernandes escreveu:
João Garrett escreveu:
Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe

Bom dia Sr. João.
Considero as suas observações pertinentes e portanto gostaria de me alongar um pouco mais.
Não há dúvida que existem ZCA bem geridas, mas são aquelas constituidas com um numero baixo de sócios e na qual todos se comprometem a iniciar a jornada de caça na própria sede e que no final da jornada entregam o relatório das peças abatidas. Isto sim, permite uma boa gestão.
O que acontece é que a grande maioria não é gerido assim; eu posso dizer que todas as que pertencem ao concelho de Alcobaça esta gestão não existe. No início da época recebem o calendário venatório, com as jornadas de caça e o número de abates e no final da época venatória entregam os resultados. Este tipo de gestão é infundado e nunca temos a possibilidade defazer previsões. Será necessário mudar as mentalidades para se incutir outras regras.
Quanto ás municipais apenas vou fazer um reparo: na sua gestão, em relação aos calendários e respectivos sorteios públicos, as ZCM podem iniciar com um maior numero de jornadas, colocando parte delas á sua realização se nas anteriores não se atingiu o numero de abates a que se propos para essa época venatória.

se me permitem entremeter uma pouco e não me vou alongar muito pois não é dos temas que mais gosto ou percebo,
nunca se podemos esquecer que a caça deve estar acessivel a ricos e pobres a pessoas da cidade e as do campo, com isto quero dizer que para um perfeito funcionamente com inicio da caça á mesma hora e o seu fim á mesma hora tal com o encontro final para fazer o balanço do dia só é possivel em ZCT ou ZCA com uma quantidade minima de socios, serão estes ZC que mencionei acessiveis aos mais pobres? Num pais como o nosso extremamente desorganizado ou reina a corrupção como é possivel alguem gerir as coisas a 100%? se até os planos de exploração e os mapas de abates muitos deles feitos pela Fencaça estão errados? como respeitar leis e burocracias que quem as colocou nada percebe de caça? será pecado ou errado uma ZC atraves da venda de convites ou portas sobre as especies que tem em maioria quantidade e tentar utilizar esse dinheiro para a gerencia da Zc e para aplicar no desenvolvimento das condições com intenção de aumentar o numero de ser vivos de outras especies mais raras nessa ZC.
vou deixar um exemplo,
Sou socio de uma ZCA onde está nos estatudos das mesma a possibilidade de um caçador se fazer socio por uma epoca para caçar no "campo" as aquaticas, esta ZC tem um campo como poucas e de excelentes resultados em patos,narcejas e galinhas de agua, em contrapartida temos um monte (coelhos) razoavel mas que tem condições para ter muito mais coelhos, será crime vender essa possibildiade de socios anuais e aplicar o dinheiro no desenvolvimento das condições para um aumento dos coelhos? deixo a questão fixe
P.s. - com isto não digo estar a favor de ZCM que fazem uma má gerencia.

Amigo Marco........
Debatemos um velho problema: a má gestão da ZC, sejam elas quais forem.
Já referi noutra resposta algumas coisas que poderiam levar à mudança. Referiria aqui mais uma:
Mais uma vez se verifica que para gerir bem um ZC, esta terá de ter uma direcção que seja autonoma nas suas decisões, partindo do principio que sabe fazer gestão. Não podemos continuar a decider por assembleias constituidas por caçadores que apenas querem caça para matar e que não entendem que os recursos são limitados.
Portanto, considero que mais uma vez as ZCM ganham a batalha em relação ás grandes ZCA.
Carlos Fernandes.
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Membro VIP
Membro VIP
Marcodatsun

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 641
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Ocupação : Escritorario
Humor : Acima da media
Data de inscrição : 07/07/2009
Pontos : 727

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 5:24 pm

bilogocarlosfernandes escreveu:
Marcodatsun escreveu:
bilogocarlosfernandes escreveu:
João Garrett escreveu:
Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe

Bom dia Sr. João.
Considero as suas observações pertinentes e portanto gostaria de me alongar um pouco mais.
Não há dúvida que existem ZCA bem geridas, mas são aquelas constituidas com um numero baixo de sócios e na qual todos se comprometem a iniciar a jornada de caça na própria sede e que no final da jornada entregam o relatório das peças abatidas. Isto sim, permite uma boa gestão.
O que acontece é que a grande maioria não é gerido assim; eu posso dizer que todas as que pertencem ao concelho de Alcobaça esta gestão não existe. No início da época recebem o calendário venatório, com as jornadas de caça e o número de abates e no final da época venatória entregam os resultados. Este tipo de gestão é infundado e nunca temos a possibilidade defazer previsões. Será necessário mudar as mentalidades para se incutir outras regras.
Quanto ás municipais apenas vou fazer um reparo: na sua gestão, em relação aos calendários e respectivos sorteios públicos, as ZCM podem iniciar com um maior numero de jornadas, colocando parte delas á sua realização se nas anteriores não se atingiu o numero de abates a que se propos para essa época venatória.

se me permitem entremeter uma pouco e não me vou alongar muito pois não é dos temas que mais gosto ou percebo,
nunca se podemos esquecer que a caça deve estar acessivel a ricos e pobres a pessoas da cidade e as do campo, com isto quero dizer que para um perfeito funcionamente com inicio da caça á mesma hora e o seu fim á mesma hora tal com o encontro final para fazer o balanço do dia só é possivel em ZCT ou ZCA com uma quantidade minima de socios, serão estes ZC que mencionei acessiveis aos mais pobres? Num pais como o nosso extremamente desorganizado ou reina a corrupção como é possivel alguem gerir as coisas a 100%? se até os planos de exploração e os mapas de abates muitos deles feitos pela Fencaça estão errados? como respeitar leis e burocracias que quem as colocou nada percebe de caça? será pecado ou errado uma ZC atraves da venda de convites ou portas sobre as especies que tem em maioria quantidade e tentar utilizar esse dinheiro para a gerencia da Zc e para aplicar no desenvolvimento das condições com intenção de aumentar o numero de ser vivos de outras especies mais raras nessa ZC.
vou deixar um exemplo,
Sou socio de uma ZCA onde está nos estatudos das mesma a possibilidade de um caçador se fazer socio por uma epoca para caçar no "campo" as aquaticas, esta ZC tem um campo como poucas e de excelentes resultados em patos,narcejas e galinhas de agua, em contrapartida temos um monte (coelhos) razoavel mas que tem condições para ter muito mais coelhos, será crime vender essa possibildiade de socios anuais e aplicar o dinheiro no desenvolvimento das condições para um aumento dos coelhos? deixo a questão fixe
P.s. - com isto não digo estar a favor de ZCM que fazem uma má gerencia.

Amigo Marco........
Debatemos um velho problema: a má gestão da ZC, sejam elas quais forem.
Já referi noutra resposta algumas coisas que poderiam levar à mudança. Referiria aqui mais uma:
Mais uma vez se verifica que para gerir bem um ZC, esta terá de ter uma direcção que seja autonoma nas suas decisões, partindo do principio que sabe fazer gestão. Não podemos continuar a decider por assembleias constituidas por caçadores que apenas querem caça para matar e que não entendem que os recursos são limitados.
Portanto, considero que mais uma vez as ZCM ganham a batalha em relação ás grandes ZCA.
Carlos Fernandes.

Amigo Carlos como voce diz e bem "partindo do principio que sabe fazer gestão" mas uma grande maioria das direcções podem fazer uma boa gestão financeira mas no aspecto cingetico a maioria é lamentavel. Eu prefiro ZCA quando bem geridas isto na minha opinião.....
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 5:35 pm

Marcodatsun escreveu:
bilogocarlosfernandes escreveu:
Marcodatsun escreveu:
bilogocarlosfernandes escreveu:
João Garrett escreveu:
Boas Carlos,

concordo com as suas apreciações , embora deva referir que quanto ás ZCM , feitos os censos e definido o calendário em função do número de espécies existente, é atingido o nº de capturas ou não e está a época feita.
Diz-se neste caso, que a gestão foi feita de forma criteriosa e foi assegurada a reprodução.
Nas ZCA , com o nº de abates que referiu e durante os dias que contabilizou , dava uma quantidade de efectivos abatidos que poria em risco a sobrevivência das espécies.

Só que , uma direcção responsavél , a permitir esses abates diários na ZCA não poderia permitir tantas jornadas e teria que dar por terminada a época por forma a garantir a reprodução para o ano seguinte.

Penso que , deve haver mais cuidado , no caso das ZCM , devdo ao facto da publicação de calendários , do pagamento antecipado , dos sorteios públicos , não permitir depois terminar a época quando entendermos.

Desculpe ter-me alongado tanto , mas é o que me parece relativamente á questão que colocou.

Um abraço fixe

Bom dia Sr. João.
Considero as suas observações pertinentes e portanto gostaria de me alongar um pouco mais.
Não há dúvida que existem ZCA bem geridas, mas são aquelas constituidas com um numero baixo de sócios e na qual todos se comprometem a iniciar a jornada de caça na própria sede e que no final da jornada entregam o relatório das peças abatidas. Isto sim, permite uma boa gestão.
O que acontece é que a grande maioria não é gerido assim; eu posso dizer que todas as que pertencem ao concelho de Alcobaça esta gestão não existe. No início da época recebem o calendário venatório, com as jornadas de caça e o número de abates e no final da época venatória entregam os resultados. Este tipo de gestão é infundado e nunca temos a possibilidade defazer previsões. Será necessário mudar as mentalidades para se incutir outras regras.
Quanto ás municipais apenas vou fazer um reparo: na sua gestão, em relação aos calendários e respectivos sorteios públicos, as ZCM podem iniciar com um maior numero de jornadas, colocando parte delas á sua realização se nas anteriores não se atingiu o numero de abates a que se propos para essa época venatória.

se me permitem entremeter uma pouco e não me vou alongar muito pois não é dos temas que mais gosto ou percebo,
nunca se podemos esquecer que a caça deve estar acessivel a ricos e pobres a pessoas da cidade e as do campo, com isto quero dizer que para um perfeito funcionamente com inicio da caça á mesma hora e o seu fim á mesma hora tal com o encontro final para fazer o balanço do dia só é possivel em ZCT ou ZCA com uma quantidade minima de socios, serão estes ZC que mencionei acessiveis aos mais pobres? Num pais como o nosso extremamente desorganizado ou reina a corrupção como é possivel alguem gerir as coisas a 100%? se até os planos de exploração e os mapas de abates muitos deles feitos pela Fencaça estão errados? como respeitar leis e burocracias que quem as colocou nada percebe de caça? será pecado ou errado uma ZC atraves da venda de convites ou portas sobre as especies que tem em maioria quantidade e tentar utilizar esse dinheiro para a gerencia da Zc e para aplicar no desenvolvimento das condições com intenção de aumentar o numero de ser vivos de outras especies mais raras nessa ZC.
vou deixar um exemplo,
Sou socio de uma ZCA onde está nos estatudos das mesma a possibilidade de um caçador se fazer socio por uma epoca para caçar no "campo" as aquaticas, esta ZC tem um campo como poucas e de excelentes resultados em patos,narcejas e galinhas de agua, em contrapartida temos um monte (coelhos) razoavel mas que tem condições para ter muito mais coelhos, será crime vender essa possibildiade de socios anuais e aplicar o dinheiro no desenvolvimento das condições para um aumento dos coelhos? deixo a questão fixe
P.s. - com isto não digo estar a favor de ZCM que fazem uma má gerencia.

Amigo Marco........
Debatemos um velho problema: a má gestão da ZC, sejam elas quais forem.
Já referi noutra resposta algumas coisas que poderiam levar à mudança. Referiria aqui mais uma:
Mais uma vez se verifica que para gerir bem um ZC, esta terá de ter uma direcção que seja autonoma nas suas decisões, partindo do principio que sabe fazer gestão. Não podemos continuar a decider por assembleias constituidas por caçadores que apenas querem caça para matar e que não entendem que os recursos são limitados.
Portanto, considero que mais uma vez as ZCM ganham a batalha em relação ás grandes ZCA.
Carlos Fernandes.

Amigo Carlos como voce diz e bem "partindo do principio que sabe fazer gestão" mas uma grande maioria das direcções podem fazer uma boa gestão financeira mas no aspecto cingetico a maioria é lamentavel. Eu prefiro ZCA quando bem geridas isto na minha opinião.....

Amigo Marco.....
Estou completamente de acordo consigo, mas o problema é o seguinte: Como é que gere bem uma ZCA com duzentos sócios, em que cada um apresenta uma forma de gestão? Em que nunca, por muito bem que esteja feito, aceitam a sugestão de uma direcção, continuando com formas de gestão completamente desconteistualizadas para a realidade que temos?
Ir para o topo Ir para baixo
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 7:04 pm

Boas amigos,
este tema é tão interessante que motiva esta conversa toda no forum.
Só demonstra que ainda há caçadores com preocupações relativas á gestão no global.

Interessa lançar ideias , contar situações que vivemos e certamente aprendemos uns com os outros.

Sou presidente de uma ZCA com 50 sócios e de uma ZCM.

Na ZCA , que tem 6 anos , nunca caçamos sem restrições aos abates . três coelhos , 1 lebre , 2 perdizes por jornada e por caçador, sendo que só caçam 25 companheiros por dia, apenas aos domingos até ás 12 horas. Esta ZCA tem 1350ha e a época da caça geral decorre em Outubro e Novembro + dois domingos de Dezembro.
Pagamos 320€ por época.

( Como fazemos na ZCM falarei mais tarde por falta de tempo )

Um abraço


fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Esteves
Aprendiz
Aprendiz
Esteves

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 353
Idade : 62
Localização : Beira Baixa/Africa
Ocupação : Operador de Central
Humor : Caça
Data de inscrição : 16/04/2010
Pontos : 361

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQua Out 20, 2010 10:50 pm

Boas

Sou socio de 2 ZCA uma delas sou socio nº3,fiz o inicio e as 2 primeiras direções.
Actualmente devido a uma sobrecarga horária laboral não ocupo qualquer cargo de direção.Como diz o amigo Carlos Fernandes não é facil gerir caçadores,diria mesmo por mais que nos custe a aceitar somos mais para criticar que para construir.
Uma boa direção tem que ser conhecedora da realidade que está a gerir e não ceder a pressões de quem quer matar tudo num ano.Sou de uma zona em que um dos problemas é saber respeitar as distancias impostas por lei,Autoestrada,habitações,explorações industriais, linha ferrea tudo somado dá quase metade da area.Uma delas tem um calendário rasoavel com horário até as13H,a outra por força de quem nada percebe do assunto com menos caça tem horário até ao por do sol! Como pode essa associativa aumentar o numero de especies? Já la vai o tempo em que eu me tentava impor e fazer compreender que caçar Quintas e Domingos se matavam menos tordos que só o Domingo e me respondiam se queria que eles ficassem cá a criar! Enfim são mentalidades e quem passa pelas direções tem ouvir de tudo um pouco.Fui alguns anos socio de 3 e tinha colegas que tentavam junto das direções que as aberturas tivessem datas diferentes. As Municipais conheço mal mas não deve fugir muito á regra

Boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Out 21, 2010 10:40 am

João Garrett escreveu:
Boas amigos,
este tema é tão interessante que motiva esta conversa toda no forum.
Só demonstra que ainda há caçadores com preocupações relativas á gestão no global.

Interessa lançar ideias , contar situações que vivemos e certamente aprendemos uns com os outros.

Sou presidente de uma ZCA com 50 sócios e de uma ZCM.

Na ZCA , que tem 6 anos , nunca caçamos sem restrições aos abates . três coelhos , 1 lebre , 2 perdizes por jornada e por caçador, sendo que só caçam 25 companheiros por dia, apenas aos domingos até ás 12 horas. Esta ZCA tem 1350ha e a época da caça geral decorre em Outubro e Novembro + dois domingos de Dezembro.
Pagamos 320€ por época.

( Como fazemos na ZCM falarei mais tarde por falta de tempo )

Um abraço


fixe

Sr. João.....
Antes demais quero agradecer por relatar a vossa forma de gestão. Como disse e bem, é trocando ideias que podemos melhorar.
A vossa ZCA vive uma realidade diferente, que muito benificia o desenvolvimento da caça. Estou certo que dessa forma conseguem atingir um nivel de sstentabilidade bom.
O problema que se coloca é que é necessário ter um grupo que entenda que estasregras são necessárias, o que não acontece em ZCA que suportam grandes quantidades de caçadores, enraizados com estruturas antigas que não são suportaveis hoje em dia. Muitas vezes querem pagar pouco e caçar muito.
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Out 21, 2010 10:55 am

Esteves escreveu:
Boas

Sou socio de 2 ZCA uma delas sou socio nº3,fiz o inicio e as 2 primeiras direções.
Actualmente devido a uma sobrecarga horária laboral não ocupo qualquer cargo de direção.Como diz o amigo Carlos Fernandes não é facil gerir caçadores,diria mesmo por mais que nos custe a aceitar somos mais para criticar que para construir.
Uma boa direção tem que ser conhecedora da realidade que está a gerir e não ceder a pressões de quem quer matar tudo num ano.Sou de uma zona em que um dos problemas é saber respeitar as distancias impostas por lei,Autoestrada,habitações,explorações industriais, linha ferrea tudo somado dá quase metade da area.Uma delas tem um calendário rasoavel com horário até as13H,a outra por força de quem nada percebe do assunto com menos caça tem horário até ao por do sol! Como pode essa associativa aumentar o numero de especies? Já la vai o tempo em que eu me tentava impor e fazer compreender que caçar Quintas e Domingos se matavam menos tordos que só o Domingo e me respondiam se queria que eles ficassem cá a criar! Enfim são mentalidades e quem passa pelas direções tem ouvir de tudo um pouco.Fui alguns anos socio de 3 e tinha colegas que tentavam junto das direções que as aberturas tivessem datas diferentes. As Municipais conheço mal mas não deve fugir muito á regra

Boas caçadas

Amigo Esteves.....

Obrigado pelo seu testemunho.
Aquilo que acaba de relatar não foge à regra, na qual incluo a ZCA que presido. Nas assembleias gerais é uma guerra para se impor determinadas regras: Não ao pagar mais, não ao caçar menos, não ás restrições impostas pela lei (principalmente a distância ás habitações), não ás zonas de protecção.
Este ano consegui reduzir a jarnada de caça para as 14H; foi uma guerra pegada.
Quando se fala nas ZCM, que tambem gerimos uma, este problemas já não acontecem. O plano de gestão anual é feito apenas pela direcção e que quer aceita e vai lá caçar, quem não aceita não vai. Este ano foi o primeiro ano que caçamos e apenas permiti 25 caçadores e 2 coelhos por jornada de caça (10 jornadas) e apenas em Setembro; à perdiz estavam previstas duas mas não as efectuamos por considerar que não era benéfico e faremos em algumas aos tordos. Conseguimos fazer uma gestão melhor, que possa levar ao fomento da caça.
Ir para o topo Ir para baixo
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptyQui Out 21, 2010 7:27 pm

Boas pessoal,

nós na Municipal, que está no seu primeiro ano, decidimos colocar no PAE apenas; pombos e rolas , coelhos ( limite de três por jornada), tordos e galinholas.

As restantes espécies não existem ( caso das lebres), ou estão a ser objecto de recuperação( caso das perdizes ).

Trata-se de uma zona particularmente boa de coelhos ( muito dificeis, dado a existência de matos fortes e muitas covas ), de modo que suporta cinquenta espingardas diárias , onde nunca se atingiu o limite de capturas.

É de referir que os limites diários de abates e o número de caçadores tem que adaptar-se
á orografia , ás condições do terreno , mato existente ,etc.
Caçamos entre o nascer do sol( hora oficial ) e as 12 horas.

Ainda assim a Direcção está sempre aberta novas ideias que possam melhorar esta forma de gestão , quer aqui , quer na ZCA , desde que melhorem o sistema e garantam a sustentabilidade e proliferação das espécies.
Claro que vocês dizem " como é que a malta te deixa fazer isso " - RESPOSTA: Quem não quer vai caçar para outro lado.

Um abraço

João fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 12:17 am

João Garrett escreveu:
Boas pessoal,

nós na Municipal, que está no seu primeiro ano, decidimos colocar no PAE apenas; pombos e rolas , coelhos ( limite de três por jornada), tordos e galinholas.

As restantes espécies não existem ( caso das lebres), ou estão a ser objecto de recuperação( caso das perdizes ).

Trata-se de uma zona particularmente boa de coelhos ( muito dificeis, dado a existência de matos fortes e muitas covas ), de modo que suporta cinquenta espingardas diárias , onde nunca se atingiu o limite de capturas.

É de referir que os limites diários de abates e o número de caçadores tem que adaptar-se
á orografia , ás condições do terreno , mato existente ,etc.
Caçamos entre o nascer do sol( hora oficial ) e as 12 horas.

Ainda assim a Direcção está sempre aberta novas ideias que possam melhorar esta forma de gestão , quer aqui , quer na ZCA , desde que melhorem o sistema e garantam a sustentabilidade e proliferação das espécies.
Claro que vocês dizem " como é que a malta te deixa fazer isso " - RESPOSTA: Quem não quer vai caçar para outro lado.Um abraço

João fixe

Sendo dessa opinião........ não é tão facil, assim, na pratica, tenho-o por experiencia. Os odios instalados na cabeça dos caçadores, nem todos, podem criar conflitos de enorme gravidade para sociedade em geral, como sabem, existem incendios, envenenamento dos animais, aumento da caça furtiva, estes são os mais graves dentro do espaço cinegetico, não só, mas ainda há outros que todos nós, principalmente os caçadores que estão na gestão das diversas ZCs, temos conhecimento, portanto há que ser razoavel por vezes, acredito que o tempo é o melhor conselheiro para o "ajustamento" do RO.
Ir para o topo Ir para baixo
João Garrett
Aprendiz
Aprendiz
João Garrett

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 66
Idade : 66
Localização : Alcochete
Ocupação : Director de Serviços
Humor : ás vezes
Data de inscrição : 06/09/2010
Pontos : 72

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 1:47 am

Pois ...espero que esse ser " razoavél " não leve os bons gestores a pensar como os outros.

E depois , crimes sucedem em tudo o que é coisa.Também acho que com o tempo , as coisas podem melhorar, Eles vão perceber quem está certo mais tarde ou mais cedo.

um abraço fixe
João
Ir para o topo Ir para baixo
Marcodatsun
Membro VIP
Membro VIP
Marcodatsun

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 641
Idade : 37
Localização : Figueira da foz
Ocupação : Escritorario
Humor : Acima da media
Data de inscrição : 07/07/2009
Pontos : 727

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 8:34 am

é de louvar todos os inervinientes nesta "conversa" saberem respeitar e ouvir os outros fixe

eu como já disse anteriormente pouco percebo disto apenas tento apreender e partilhar algumas duvidas fixe
Ir para o topo Ir para baixo
xina 1979
Membro VIP
Membro VIP
xina 1979

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 5247
Idade : 45
Localização : prior-velho
Ocupação : empregado de escritorio
Humor : bom
Data de inscrição : 23/10/2009
Pontos : 6643

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 9:17 am

Marcodatsun escreveu:
é de louvar todos os inervinientes nesta "conversa" saberem respeitar e ouvir os outros fixe



Boas pessoal,

o amigo Marco tem toda a razão e também eu vos quero dar os parabéns pela maneira como estão a debater este tema tão controverso fixe

só com esta atitude se consegue ter uma discussão saudável e chegar a bom porto.

Para todos os intervenientes um grande abraço fixe jola

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 1:03 pm

João Garrett escreveu:
Pois ...espero que esse ser " razoavél " não leve os bons gestores a pensar como os outros.

E depois , crimes sucedem em tudo o que é coisa.Também acho que com o tempo , as coisas podem melhorar, Eles vão perceber quem está certo mais tarde ou mais cedo.

um abraço fixe
João

Só procurei dizer que por vezes o bom senso deve pervalecer, não que não haja razões, mais do que suficientes, para que se tomem medidas drasticas em relação a quem não cumpre com as normas, isto tanto da parte de quem gere como de quem vai para o terreno caçar, mas há que ter sempre certos cuidados. Volto a reafirmar, sendo da opinião que "quem não quer vá caçar para outro lado", o meu raciocinio continua a dizer-me que não é facil confrontar directamente o caçador impondo-lhe essa regra. Julgo que devederá existir, por parte de quem gere, a capacidade para analizar uma situação anomala procurando esclarecer o caçador, dizendo-lhe, que o caminho não pode ser exclusivo dos interesses dele.

Havendo uma função didatica por parte da gestão, sei que é dificil, fazendo ver ao caçador o caminho que se pretende traçar na area cinegetica e nunca discorando a administrativa é esta que suporta a outra, é evidente que os resultados não serão no imediato, será o mais importante para que no futuro haja melhores "condições" para caçar no espaço cinegetico de uma ZC.

Numa ZCM, perante a lei, nunca se pode regeitar a aceitação de uma candidatura para o exercicio da caça de qualquer um caçador, pode-se, sim, excluir uma candidatura, não tendo esta no seu preenchimento os requisitos necessarios previstos na regulamentação, até aqui, o tempo será um bom conselheiro para o evitar de o caçador ser tão "ignorante" na materia e assim evitarem-se acontecerem situações desagradaveis entre as partes envolvidas.

_______________
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
bilogocarlosfernandes
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 26
Idade : 56
Localização : Alcobaça
Ocupação : Formador
Humor : Algum
Data de inscrição : 18/10/2010
Pontos : 30

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS EmptySex Out 22, 2010 5:01 pm

Boa tarde amigos...........
Acabei de ler os vossas opiniões e reforço aquilo que já foi dito: Um tema bastante interessante que está a ser debatido de uma forma responsável.

O problema que se coloca e muito bem é como é que se transmite responsabilização a um caçador crençado em técnicas que estão desajustadas à realidade actual?
A realidade da caça não pode ser tratada na mesa do café; em que todos falam e ninguem tem razão. Não se pode dizer que é assim porque é. É necessário ouvir a defesa de uma ideia e isso é aquilo que o caçador não gosta e então..... não vai ás reuniões convocadas, não vai aos debates na qual recebeu aviso prévio; mas critica em todo o lado que não deve.
Por vezes se as novas medidas, a que a gestão cinegética a tanto obriga, não forem tomadas a pulso, continuaremos no antigamente e nunca melhoramos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty
MensagemAssunto: Re: ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS   ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 6Ir à página : 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)
» Zonas de Caça Municipais - Taxas a pagar
» Os incendios e as zonas de caça
» Zonas de Caça em actividade
» Zonas de Caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Terreno Ordenado «-