* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Button10  Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
pinto21
Membro Veterano
Membro Veterano
pinto21

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1852
Idade : 41
Localização : leiria
Ocupação : trabalho
Humor : tem dias
Data de inscrição : 26/12/2009
Pontos : 1967

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySex Mar 05, 2010 6:01 pm

caro amigo mota nao deixo de em certos apectos descordar consigo mas respeito quando era mais novo fui abituado a ver sempre em casa muita caça e nao se pagava rios de dinheiro nao avia terrenos ordenados e a caça abundava,hoje em dia paga se rios de dinheiro um um negocio porque o e a verdadeira caça ja deixou de existir a muito tempo todos nos sabemos disso mas ainda concordo por ex nas reservas que todos anos fazem repovoaçao de especies cinegeticas que ouve taxas a pagar para as caçar agora o que nao me cabe na cabeça e que especies cinegeticas que sao migratorias que a maioria dos latinfundiarios que gerem a maior parte das reservas se aproveitam disso com preços que nao fazem o minimo de cabimento.nao sou totalmente contra o terreno ordenado mas a meu ver a caça a espeçies migratorias nao se devia pagar para caça las afinal essas mesmas espeçies nao tem dono.de uma coisa tenho a certeza a caça em portugal e um verdadeiro monopolio . daqui a uns anos mais de metade dos caçadores vai ter de abandonar esse monopolio que e a caça porque defenitivamente nao da.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySáb Mar 06, 2010 12:37 am

Caro pinto21. (conterraneo)

Você pode sempre discordar criticar homem e não deixa de ter razão naquilo que diz, sabe, eu comento numa prespectiva do que a lei prevê, como é evidente não sou eu nem o amigo isoladamente que consegue alterar seja o que for a este respeito, portanto para defesa dos caçdores é necessario elucida-los das diversas alternativas que existem no sistema actual, você pensa que eu tambem gosto de pagar, o tanas, mas se quero caçar que remedio tenho eu.

Eu nunca pretendi, nem quero, que a caça se torne num negocio, é o medo maior que tenho que aconteça para o RO, mas nota-se, é um facto, isso acontecer, há que estar atento e participar onde seja necessaria a nossa presença, contra quem nos está a colocar a corda na garganta e sabe quem são??? principalmente os fanaticos da caça maior e sabe porquê???, ela movimenta milhões e claro é um brutal negocio, então há que acabar com as coisa que só movimentam "trocos" estes trocos ainda assim estão a impedir os milhões de terem o espaço cinegetico todos para eles, compreende amigo?

Abraço
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySáb Mar 06, 2010 1:56 pm

Citação :
ela movimenta milhões e claro é um brutal negocio, então há que acabar com as coisa que só movimentam "trocos" estes trocos ainda assim estão a impedir os milhões de terem o espaço cinegetico todos para eles, compreende amigo?

Agora li uma grande verdade.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 1:18 pm

Então.....não há mais nada para dizer??

Vamos lá a darem opiniões no sentido de dizerem o que é que entendem por mal existir nas ZCMs em relação ás ZCAs e outras, tambem em relação ao que as regulamenta (lei).

Cumps.
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
madaleno
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 78
Localização : Barreiro
Ocupação : Eng electrotecnico
Humor : BOM
Data de inscrição : 25/07/2008
Pontos : 11

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 7:46 pm

OH amigo Mota!!! O Sr está a puxar pelo pessoal... ainda bem... Tem havido opiniões muito interessantes.
Não tenho tido disponibilidade de intervir, mas a seu tempo direi mais qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 9:22 pm

Não posso de deixar de concordar com o Mota a verdade nua e crua é essa mesma..os €´s de 95% dos que abarcaram à coisa de 10 anos, mais ou menos, a caça maior como vicio, acabaram, depois vieram as incongruências dos porcos bravos e mansos nas manchas pagas a peso de ouro, e então há que se virar para as associativas, municipais e turísticas de pé descalço e assim vai de criticar a ordenação e a gestão cinegética para que cada vez mais a troco de tostões, e pseudo favores/amizades as entidades gestoras, defraudem os seus amigos os sócios que os elegeram para seus representantes, reprimindo e orientando em favor da caça maior.Meus senhores há inclusive uma seita diabólica que conheci que se aproveita de todos aqueles que honestos e em redor deles acreditam na sua boa fé para juntos pagarem mais por portas quando organizam jornadas de caça em municipais e associativas para lhes facilitarem a entrada nessas mesmas reservas, e quem sabe alguns euritos mais também para eles gerirem, e são esses senhores(de senhores nada tem) que depois criticam simples caçadas aos coelhos em municipais e que se intitulam senhores da caça e da razão sobre a caça...sou sincero não os gosto de ver por perto de mim não gosto não porque simplesmente gentinha dessa não interessa a ninguém o caçador português é adepto da caça menor eu pratico caça menor desde 82 e maior desde 84 muito desses monteiros andavam ainda de fraldas..e os que não andavam de fraldas..andavam por aí, era nessa altura uma caça elitista mas praticava-a quem podia, agora e felizmente pode ser praticada por todos, ora essa gentinha quer que se volte ao tempo em que eles eram amamentados e usavam fraldas..porque simplesmente os €´s de há uns anos se foram...eu sou a favor do regime ordenado mas ordenado e gerido com honestidade gostava que houvesse, e sou sincero, muitos Motas para combatermos a preciosidade de certas pessoas que pensam ainda que o nome diz alguma coisa…
Não é só um desabafo…mas também o é quando vejo tanta hipocrisia em certa gente.
Um abração grande, a vamos mas é dar tiros aos pombos e beber uns caldeiros a nossa saúde e de todas as gerações que queiram primar pela honestidade rigor e desportivismo sem desvirtualizar a caça como forma de desporto companheirismo e amizade.
Carlos Garcia
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 9:54 pm

Boas Amigos


Vou partilhar convosco o meu estado de alma em relação ao assunto deste tópico.
ZCA - Apenas conheço uma ou outra devido a uns convites esporadicos de uns amigos pois são já muitos anos no meio e travam-se alguns conhecimentos, mas quando chega a hora de eu perguntar "Então pessoal, não há para aí uma vaga para sócio(no meu caso são duas - eu e o meu pai)" a resposta tem sido sempre mais ou menos a mesma " Não estamos a meter pessoal, vamos lá a ver para o ano, vai apitando, blá, blá, blá etc.Resumindo estamos inscritos em cerca de 10 ZCA , nas zonas de Baleizão, Serpa, Vale de Vargo, Torrão, Arraiolos, Barbacena e Aveiras de Cima(Esta com coelhos como eu nunca vi no Alentejo). Ás vezes comento com o meu Pai, "bem ninguem nos diz nada ,se calhar estão com medo que nós vamos lá matar a caça toda"; em suma para mim as ZCA são para o pessoal da terra e seus conhecidos (mas não todos). Nas ZCM é que eu acho que o governo poderia fazer qualquer coisa para também dar o direito á caça a todos os que não têm acesso ás ZCA e ZCT. Vou dar apenas um pequeno exemplo : Já há muitos anos que de Vendas Novas a Mora na estrada principal estava tudo de reserva(Havia alguns cantinhos livres, para quem saia da estrada e principalmente conhecia, entre reservas) e o que é que o pessoal ia aí caçar principalmente? Os pombos. Se é uma caça migratoria que tem um investimento minimo, porque não o estado criar zonas proprias de caça para pelo menos mostrar que faz qualquer coisa com o dinheiro das nossas licenças?
È que da maneira com que as coisas estão a correr, o pessoal de Lisboa, por exemplo vai ter que ir caçar para o jardim zoologico (E há caça grossa, que luxo)
Não quero com este desabafo dizer que estou contra o RO,pois eu sei que dá muito trabalho, as pessoas dedicam-se imenso nas suas reservas há sempre o pessoal do contra que nunca está de acordo com nada,há os proprietários etc são enumeros problemas para resolver, mas eu já ando há muitos anos a tentar e nada, Vou pagando umas caçadas, uma portita ou outra para tordos e pombos e lá vou matando o vicio.
Reconheço que é um circulo muito fechado.
Abraço e desculpem o desabafo.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 10:34 pm

Na altura do aparecimento das primeiras ZCA as minhas expectativas eram muitas, poder participar no repovoamento da caça, poder tratar dela todo ano, dar de comer, beber, vacinação de coelhos, etc enfim eram as ilusões de um puto com 18 anos com uma paixão enorme por esta actividade. Quando comecei a ver como eram feitos os" repovoamentos" de muitas que eram pura e simplesmente durante todo ano empurrar a caça do regime livre lá para dentro, mesmo fora da época é que comecei a ver os compadrios e foi uma desilusão muito grande para mim.Sei que não foi assim em todo o lado mas comecei a ver que era um RO que não era para todos. Pode ser que ainda se consiga fazer qualquer coisa , vamos a ver.Não pode ser só para alguns, deve ser para todos que queiram participar( Obrigações-Direitos)
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySeg Mar 08, 2010 11:14 pm

Vou dar mais uma opinião '' minha'' sobre o aparecimento das zcm's.
Quando começamos a tratar dos procedimentos para fazer a nossa zcm não foi nada fáci, começamos 10 ou 12 amigos, hoje somos á volta de 170... mas quando foi preciso dinheiro e vontade de trabalhar lá ficámos nós com tudo ás costas. Cada um deu 50 euros mas não chegava pois para quem não sabe na altura as primeiras despesas ficaram á volta de 3500 euros. As cartas topográficas, levantamentos do terreno e outras borucracias sopurtadas por nós...enfim tivemos ajudas do ''céu''...
Mas onde quero chegar é que a maioria ninguém acreditou que fossemos capaz de ir avante e foram contra tudo e todos...
Com o passar dos anos e o terreno livre a acabar e a VER-SE CAÇA tiveram que dar o braço a torcer, hoje tudo caça e os que mais criticaram tem uma visão completamente diferente em relação ao RO...
Ainda mais contentes vão ficar se 1300 hectares passarem pó ano a ZCA...
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyTer Mar 09, 2010 12:31 am

Caros amigos.

Duas coisas fundamentais que os caçadores terão que entender (se o quiserem fazer) 1ª-de uma vez por todas é o copenetrarem-se que o tempo não volta para traz, o sistema que temos a meu ver é justo, embora como tudo na vida, existem sempre alguns oportunistas que baralham as coisas no sentido que não está previsto na lei, 2ª-há que combater este estado de coisas por todos nós, temos que ser mais unidos participando aonde o devemos fazer, sendo tambem mais organizados.

Questão levantada pelo amigo Carlos, é evidente se os caçadores não estiverem prevenidos irá num futuro proximo (a crise está aí), principalmente nas ZCs onde prelifere caça maior, poderá vir eventualmente á acontecer o tal aproveitamento dos tais caçadores (poucos) endinheirados a procurarem tomar conta do que pertence a todos, é o tal ditado que diz que o dinheiro compra tudo.... derrete com tudo, de uma maneira ou de outra..... querendo eu dizer que se abate tudo ou então gerem só para eles..... portanto...... caçadores atentos para não aconteceram nas nossas ZCs coisas menos positivas.
É evidente que o dinheiro é necessario a todos, ninguem se governa sem ele, mas terá que existir mais equilibrio na coisa para assim não se notarem grandes prejuizos e diferenças abismais entre os poucos e os muitos que nós somos.

A outra questão levantada pelo o João Gil.......é lamentavel, de facto, o amigo não conseguir ser socio de uma Entidade Gestora que gere uma ZCA, é mesmo lamentavel e lamento sabe porquê?? é que normalmente se vendem jornadas de caça nelas e é expressamente proibido por lei faze-lo e tambem existem muitas aonde caçam 20 caçadores onde deveriam caçar 100, quero eu dizer que deveriam admitir socios para fazerem face ás despesas, que as há, não existem duvidas nenhumas disso...... os moldes como as combatem é que não são a meu ver os correctos..... João..... ao saber de algo desta natureza numa ZCA que esteja interessado em caçar pressione neste sentido, vá até aos limites..........percebe???.......essa gente tem que levar nos artelhos..........já agora vou meter uma cunha ao amigo nldonio.........então óóóóó enfrascado, hehehehe, não se arranja um lugar para o nosso amigo e para o pai na vossa futura ZCA.....veja lá isso..........bem tambem não sei se o João está interessado em caçar em ZCs com pouca caça......João..... não desespere homem, brevemente, a crise está á apertar, vai conseguir, não fique é sentado no sofá, hehehehe, á espera que eu lhe arranje lugar numa ZC, não leve a mal esta ultima.

Bom exemplo nlidoneo, cá para os meus lados foi um pouco assim, mas depois vieram comer o milho á mão, hihihihi.

Cumps
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
xina 1979
Membro VIP
Membro VIP
xina 1979

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 5247
Idade : 45
Localização : prior-velho
Ocupação : empregado de escritorio
Humor : bom
Data de inscrição : 23/10/2009
Pontos : 6643

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyTer Mar 09, 2010 7:15 pm

Boas caros Amigos,

Eu como ainda sou muito verde nestas lides tenho sido um espectador neste tão cumplicado tema.

Julgo que a questão de haver ou não ZC sejam elas associativas ou municipais não é o problema. (até é bom que as haja)
O problema é realmente o acesso a essas ditas zonas.

Eu , o amigo João , e certamente muitos mais caçadores que moramos em Lisboa,temos realmente muita dificuldade em conseguir entrar para uma ZC.

Como diz o amigo João e com razão sempre que procuramos junto de outros amigos caçadores se nas ZCA deles estão a admitir sócios a resposta é sempre a mesma, ( épa este ano não, vamos lá ver para o ano ) ou então ( estão mas a joia são 1000 eur ).

Nas ZCM fazemos a inscrição mas se tivermos a sorte de nos calhar qualquer coisita é lá para o fim do periodo ao que nos inscrevemos ( a não ser claro está que haja a tal cunha) lol!

qualquer dia só nos resta mesmo (como diz o amigo João) entrar pelo ZOO a dentro com a arma na sacola e começar a fazer o abrigo. ( Pode ser que assim se lembrem aqui da malta) lol!


um grande abraço

cumps
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyTer Mar 09, 2010 10:59 pm

Meus amigos é muito bom nós termos esta "familia" em que podemos trocar opiniões uns com os outros acerca daquilo que gostamos. Realmente como diz o Amigo Mota existem ZCA em que poderiam caçar muitos mais caçadores porque foram criadas muitas com fotocópias de cartas de caçadores que nem por sombras imaginam que que nelas estão inseridas. Ao pedirem-nos a cópia da carta de caçador e BI para as respectivas inscrições essas mesmas copias de certeza que geraram muitas reservas. O pessoal é comido de cebolada e nem dá conta. Eu há cerca de 6 anos entreguei uma declaração no M.Agricultura- DGF, através de um familiar que lá trabalhava, em que mencionava que não era associado em nenhuma ZCA(e o meu Pai) e que considerava abusivo de que o meu nome constasse em alguma ZCA em Portugal Continental. Entreguei copias desse documento recepcionado pela DGF em todas as ZCA em que me tinha inscrito. Sei que não vai dar em nada mas pelo menos fiquei de consciencia tranquila. Eu caço por amor ao campo e á caça e para mim um bom dia de caça é aquele em que saio de madrugada de casa e regresso ao final da tarde. Claro que se der uns tirinhos e trouxer qualquer coisa, venho muito mais contente, mas actualmente já não é o que mais importa. Basta haver um bom convivio. Cacei no regime livre até ao fim e era grade atrás de grade, mas caçar para mim sempre foi procurar(desde o inicio) ás vezes encontra-se e acerta-se(ou não) a maior parte das vezes não se encontra nada. È a tal incertaza que nos leva esteja frio, chuva,ou neve a nos levantar-mos sempre que é dia de caça. hunter
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyTer Mar 09, 2010 11:55 pm

Amigo João.

É tentar aliar o util ao agradavel como diz........ a caça para mim é um tanto assim, ir e voltar com saude é o mais importante, principalmente para aqueles, como eu, que entendem a caça como um obi/lazer, sabemos que os que caçam com interesses monetarios, que os há, já não será tanto assim e até complicam todo um sistema, que até é equilibrado, para atingirem os seus fins (mafiosisse).

Na questão que refere, isto é cá um "diacho" (o estado é o menos responsavel) de troca tintas (corrupção e compadrio) que existe, por norma, a "trabalhar" nas instituições publicas, não nos resolvendo assunto algum e até por vezes complicam casos faceis, no qual temos todos os direitos estando estes consagrados na legislação vigente, estes imbecis, só não nos resolvem os problemas absolutamente por má fé (pretendem alvisseras), o que eu lamento bastante.

Não podendo mudar o mundo, mesmo assim luto contra todo este estado de coisas e todos o deveriamos fazer, não só para minimizar os problemas que são muitos, com dar imagem de que somos responsaveis.

Essa das cartas de caçador emprestadas (á anos tambem se passou por aqui) tambem já foi chão que deu uvas, já ninguem vai nesse barril e ainda bem, agora são os "novos ricos" sem qualquer "formação" que pretendem apoderarem-se de tudo, não respeitando absolutamente nada nem ninguem, digo eu.

Cumps.


Última edição por Mota em Qua Mar 10, 2010 3:00 pm, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 10, 2010 12:47 am

Pessoal não se esqueçam que o dinheiro não é tudo... já ouvi dizer muitas vezes ''eu amanhã pagava tudo para matar uns tordinhos bons'', exemplo... e é verdade eu já matei alguns 50 tordos a pagar 100 euros em turisticas, mas já matei muitos mais a pagar 10 e 15 euros em municipais. Agora também é muito importante conhecer e ir á procura, acreditem que ninguem nos vem buscar ao sofá... desculpem a franqueza, mas é verdade... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 10, 2010 7:50 pm

Caros amigos

As ZCMs, depois de serem ou são causadoras de tanta polemica, vão num futuro proximo dar a posssibilidade permitindo o que é de razoavel acontecer a um caçador que tenha gosto em praticar aquilo que a todos nós é inerente que é o CAÇAR.

Como venho acompanhando, não só por aqui, todo o evoluir deste sistema que existe no sector (ZCM/A/T) deparo no que dificulta mais os caçadores de exercerem o acto venatorio, reparem se não existe logica naquilo que vou dizer e apenas e só por isto (não é nada pouco)..... como sabem e é frequente aos caçadores lamentarem-se pelas dificuldades enormissimas encontradas e impostas normalmente pelos "GESTORES" das ZCA (principalmente áqueles que habitam nos grandes aglomerados populacionais) na admissão a estas, cujas causas, por todo o lado são conhecidas e sempre pelas mesmas razões, condições essas que a nivel financeiro são dificeis de satisfazer e suportar para a grande maioria dos caçadores Portugueses, tambem, muitoooooo, pela casmurrice e a soberbidade de alguns "gestores" (será que o são??) em pensarem que as ZCAs são perteça dos caçadores locais e dos proprietarios, pura mentira e muita ignorância.

Nas ZCT aí a situação é totalmente transparente, como é claro e evidente, todos nós á partida sabemos em que condições iremos caçar numa ZC desta natureza que por norma os custos são contabilizados pela quantidade de peças abatidas custando cada uma delas um X..... portanto quero dizer que só lá caça quem quiser e tiver condições financeiras para tal, claro que não são favoraveis pois a grande maioria dos caçadores pertence ás camadas sociais menos abastadas, há que admiti-lo sem sermos invejosos dos que por lá caçam.

Portanto, sobram as ZCMs, aqui nestas é só necessario uns ajustamentos, principalmente o sermos mais honestos no sentido de dar a conhecer ao caçador as potencionalidades cinegeticas de cada uma delas e claro nunca vendendo com a intenção de estar a prejudicar/enganar o caçador (vender gato por lebre), como sabem (deveriam saber) a lei permite que nas ZCMs através dos seus membros/gestores vendam jornadas de caça, não a propria peça de caça, por vezes o caçador tem no seu pensamento (errado) que comprando uma jornada de caça com a taxa de valor X esta lhe dará o direito de abater caça proprocional aos gastos, nada disso, a intenção é permitir ao caçador haver espaço cinegetico para a pratica do acto venatorio, como todos sabem o regime NO acabará muito em breve e a ser verdade, que é, ficaremos com uma boa alternativa que, a meu ver, é credivel e interessante para os caçadores proprocionada pelas ZCMs para assim podermos evitar de arrumar o " ferro" e poder caçar de acordo com a bolsa da grande maioria dos caçadores Portugueses, será só necessario o saber optar e em consciencia, nada de ganancia que é prejudicial e muito a um raciocinio correcto.

Por hoje ficamos por aqui, voltanto em breve novamente ao topico se não houver qualquer impedimento ou incomodo.

Cumps.
Mota
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 10:18 pm

Caros amigos como sou novo no forum ainda não tinha lido este tópico que por sinal foi muito bem posto e tambem não tinha noção de como funcionavam as municipais no nosso pais talvez por práticamente não abandonar a zona em que caço, a não ser para caçar caça grossa.
Ora bem as municipais quando foram criadas foi para salvaguardar os que não fazaiam parte das associativas e não tinham posses munetárias para caçar em turisticas e apesar de fazer parte da gestão de uma municipal embora não directamente visto estar a gerir uma associativa tinha ideia que a lei estipulava os preços a aplicar nas municipais,segundo o que aqui li estava enganado na zcm da minha zona nos tordos são 10 e 15 euros o preço praticado é uma boa zona de caça, quando chegamos ao fim da época o dinheiro é á conta para as despesas e penso que é o suficiente é lógico que nem todos são contenplados não nos tordos mas na caça geral ficam muitos de fora cerca de 80% mas devido á gestão nela aplicada em que se fazem caçadas consoante a população existente ,para no proximo ano dar para divertir novamente e com caça brava não fazemos repovomentos nem na municipal nem na associativa por isso tem de ser bem gerida, apenas como ex no ultimo dia de caça geral na municipal o grupo de 8 deu para cada caçador levar 1 lebre duas perdizes e 1 coelho mas atenção que este grupo sabia caçar.
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 10:44 pm

Amigo Silva, em relação ao ultimo ponto do seu comentário há que dar os parabéns pela vossa gestão nessa ZCM. Fazer uma caçada dessas numa ZCM, nos dias que correm é muito satisfatório. Eu nos ultimos anos caçadas dessas só em turisticas e...lá vai barão.Essa ZCM fica no Alentejo?
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 11:03 pm

joão gil escreveu:
Amigo Silva, em relação ao ultimo ponto do seu comentário há que dar os parabéns pela vossa gestão nessa ZCM. Fazer uma caçada dessas numa ZCM, nos dias que correm é muito satisfatório. Eu nos ultimos anos caçadas dessas só em turisticas e...lá vai barão.Essa ZCM fica no Alentejo?
Abraço

ZCM de cano é gerida pela ZCA de vila de cano.
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQua Mar 31, 2010 11:13 pm

Muitos tordos já eu matei no cano... no tempo das vacas gordas... lol!

Uma zona que eu adorava caçar antigamente...''cano,casa branca,malarranha,etc...'' fixe
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQui Abr 01, 2010 11:56 am

nlidonio escreveu:
Muitos tordos já eu matei no cano... no tempo das vacas gordas... lol!

Uma zona que eu adorava caçar antigamente...''cano,casa branca,malarranha,etc...'' fixe

Continua a ser uma boa zona de caça.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQui Abr 01, 2010 9:10 pm

Em todo redor da vila de Sousel, junto tambem á vila do Cano, cacei e muito, matando umas lebritas, uma perdiz ou outra, uns coelhecos em Sº Vitoria do ameixial, penso ser o nome da terra, gostava de caçar por essas bandas e ainda era terreno, dito, livre.

Amigo Silva fiquei agora a saber que faz parte da Gestão de uma ZC e que tal, gosta?? he,he,he,he,.

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQui Abr 01, 2010 9:26 pm

[quote="Mota"]Em todo redor da vila de Sousel, junto tambem á vila do Cano, cacei e muito, matando umas lebritas, uma perdiz ou outra, uns coelhecos em Sº Vitoria do ameixial, penso ser o nome da terra, gostava de caçar por essas bandas e ainda era terreno, dito, livre.

Amigo Silva fiquei agora a saber que faz parte da Gestão de uma ZC e que tal, gosta?? he,he,he,he,.

Saudações[/quot
É algo bastante dificil que só tráz aborrecimentos e muito trabalho mas a pedido de algumas pessoas tenho de continuar e dar o melhor que sei.
Ir para o topo Ir para baixo
nlidonio
Administrador
Administrador
nlidonio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6642
Idade : 44
Localização : fazendas de almeirim
Ocupação : caca e pesca
Humor : outras mentiras
Data de inscrição : 19/04/2009
Pontos : 7021

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyQui Abr 01, 2010 10:12 pm

Amigo A.silva tem muitissima razão... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptySex Abr 02, 2010 11:17 pm

Eu sei muito bem daquilo que fala, pois tambem faço parte da gestão de uma ZCM, por vezes é de arrepiar, desabafando.......... por que é que eu me meti nisto, porra.....mas tambem há compensações, principalmente nas amizades e tambem nos conhecimentos que adquirimos e sendo assim...... o saber não ocupa lugar.

Saudações
Ir para o topo Ir para baixo
SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1724
Idade : 40
Localização : POR AI
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Data de inscrição : 11/04/2010
Pontos : 1793

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 EmptyDom Abr 18, 2010 11:13 pm

A gestão é algo trabalhoso, sem duvida, no dia a dia em que se encontra de tudo, e na caça muito mais, pois existe imensos tipos de mentalidades ainda a moldar.

Aos gestores que lutam pela NOSSA caça em Portugal, a esses, merecem o nosso louvor.
Mas aqueles que usam as reservas unicamente para Tachos...esses só degridem a imagem da caça em Portugal...e é pena que assim seja e ainda consigam andar por aqui e ali a enganar os caçadores portugueses.

Um abraço a todos
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)   Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM) - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Acesso a Zonas de caça Municipais (ZCM)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» ZONAS DE CAÇA MUNICIPAIS
» Acesso a Zonas de Caça Associativas
» Zonas de Caça Municipais - Taxas a pagar
» Os incendios e as zonas de caça
» Contactos de Zonas de caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Caça - :: » Terreno Ordenado «-