* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Rendimento dos cartuchos - Página 4 Button10  Rendimento dos cartuchos - Página 4 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Rendimento dos cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2430
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2565

Rendimento dos cartuchos - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySex Abr 26, 2013 10:43 pm

Quando o frio é excessivo se calhar era uma mais valia. Digo eu!!
Ir para o topo Ir para baixo
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 229
Ocupação : engenheiro florestal
Humor : relativo
Pontos : 245

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySex Abr 26, 2013 10:51 pm

Eu não tenho a certeza se era por causa da humidade ou do frio.

Ele fazia isso no verão.

Segundo sei fazia-lo, para os cartuchos não ganharem demasiada temperatura... E não é dificil perceber porquê nos dias de muito calor.
Tornava os tiros mais suaves.

Eu nunca fiz nada disso. è bota cartuchos na arma e está andar! Very Happy
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1248
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1337

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySex Abr 26, 2013 11:39 pm

Hélio escreveu:
Por causa destas histórias dos cartuchos mudarem o rendimento até já me lembrei de levar os cartuchos num saco termico para a caça!

Pode ser maluqueira mas qualquer dia ainda me dou ao trabalho de experimentar.

Conheço, e tu conheces também, quem os leve numa mala térmica, e não deve ser ele que está errado...

Outro leva o saco dos cartuchos à frente dos pés do pendura e regula o aquecimento do carro para o vidro e para os pés, e ao fim de 250 kms os cartuchos chegam lá sempre bem quentinhos Very Happy

A mala térmica no inverno tem uma dupla função, não os deixa arrefecer, mas também isola as caixas de papel de toda a humidade que poderiam apanhar, por exemplo em dias de chuva, ou quando atiramos o material todo encharcado para as viaturas e lá fica tudo tudo molhado à mistura.

Já por diversas vezes me encharcaram as minhas caixas suplentes com água , e hoje, para evitar que me estraguem as embalagens dos cartucho, em dias de chuva levo sempre os suplentes numa daquelas malas de plástico próprias para cartuchos, igual a esta, que dizem ser projectada para 200 cartuchos, mas na qual transporto sempre 250 (10 caixas) sem custo nenhum, é só uma questão de modificar a disposição das caixas, e leva logo 10 caixas de 25, ainda, colocando no friso de união um vedante de borracha (em tubo fino) a toda a volta, fica hermética:
http://www.decathlon.pt/PT/mala-cartuchos-100-170817016/

Não é térmica, mas para os proteger do contacto com o material molhado durante as viagens de caça cumpre muito bem.

Amigo, uma coisa é certa, quando eles estão no carro ao sol naqueles dias bem quentes, por exemplo naquelas tardadas de verão em que vamos dar uns tiros aos pratos, às vezes até alguns de 28 gramas ficam ásperos que não é brinquedo, e para essas situações uma mala térmica até que não é em nada mal pensado. fixe
smarques
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 262
Ocupação : Tec. Informática
Humor : H
Pontos : 290

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:00 am

João Rodrigues escreveu:
Amigo Sérgio, quando me referia a ter sido empregue durante imensos anos estava a referir-me apenas a cartuchos nacionais, uma vez que, hoje em dia não há ninguém a importar os invólucros cheditte/fulminante CX2000 para Portugal, e como tal, nenhum armeiro com carregamento próprio os está a conseguir arranjar em nenhum dos distribuidores habituais para o nosso mercado.

Lá fora continua a ser muitíssimo utilizado por diversas marcas e em diversos modelos de cartuchos, por exemplo, variados cartuchos carregados pela famosa marca B&P utilizam o fulminante CX2000.

abraço,
joão

fixe

Abraco
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Nº. Mensagens : 2461
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:05 am

ja é normal o pessoal usar as caixas termicas ou (geleiras) de verao
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:20 am

Eu foi o unico atirador que vi fazer isso.

A mala térmica é do genero daquelas "geladeiras" pequenas, que levam exatamente duas caixas de cartuchos, que á uns anos, se não estou em erro, eram oferecidas, acho que na compra de uns determinados iogurtes scratch

De facto no verão há que ter cuidado em nao ter os cartuchos muito tempo no carro. Pois se aquecem muito é cada estoiro....
Já para não falar que provocarão, maior abertura da chumbada, que embora possa ser benéfica no primeiro tiro de fosso, o mesmo não se passará nas emendas! Digo eu....
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:24 am

Mas tambem já há um tempo que ando a pensar comprar uma mala, do género da que o Amigo João Rodrigues mostrou, e exatamente pela mesma razão.

Quantas não foram as jornadas este ano, em que no fim da jornada até as meias tinha de tirar completamente ensopadas, juntamente com casaco impermeável, mas que com um dia inteiro há chuva a água acaba por entrar, perneiras antiespinhos, calças, etc, tudo ensopado, colocado muitas vezes na mala do carro após serem espremidas. Embora os cartuchos fossem numa saca, essa não é impermeável, e ja se sabe o que pode suceder....
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:25 am

aki na minha zona o pessoal todos dos pratos faz isso
e sei de alguns que os metem um tempo no frigorifico antes de os por na geleira
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 9:26 am

Guardem também um espaço para as jola na geleira...não ocupem tudo com os cartuchos... Laughing
Hélio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 12:53 pm

A geleira tem sido mais para transportar minis. eh eh eh jola

Se há a questão da humidade por que não embalar os cartuchos em sacos de plástico?

Haverá algum contra na conservação do cartucho?
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 1:12 pm

Boa questão, Hélio...o saco de plástico também é um bom isolante...ou não? scratch
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 1:23 pm

Eu não acho o saco plástico apropriado, por varias razões.

- já temos demasiado plástico espalhado pelo campo, e apesar da lei, já sabemos o que aconteceria. O papelão sempre é mais biodegradável.
- o saco plástico não seria bom para a publicidade ao cartucho.
- Ocuparia mais espaço no armazenamento.
- Não me parece tão pratico, andar com sacas plásticas, relativamente as caixas.
- Provavelmente, provocaria maior desgaste nas inscrições dos cartuchos, que para quem caça com mais do que uma numeração do mesmo tiro é também um problema, pois chega-se a uma altura em que não se sabe se determinado cartucho tem chumbo 9, 8, 7 ou 6...

Etc...
Hélio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 1:24 pm

Claro que é bom isolante. Smile

Sei que a pólvora deve ser mantida num ambiente seco por volta dos 20ºC para manter as qualidades. Por que não isolar totalmente um cartucho depois de carregado até ao momento de o usar!?
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 6:04 pm

Hélio escreveu:
A geleira tem sido mais para transportar minis. eh eh eh jola

Se há a questão da humidade por que não embalar os cartuchos em sacos de plástico?

Haverá algum contra na conservação do cartucho?

o pessoal que eu conheço a fazer isso andam ai no ranking
e raramente baixam dos 23 agora se ísso tem influencia concerteza que deve de ter
Rui Militão
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 6865
Ocupação : empresario
Humor : bom
Pontos : 7109

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 6:50 pm

Tomem lá mais uma ideia, embalar em sacos de plastico em vacuo com a boca termo soldada.
De certeza que não entra humidade, nem porra nenhuma, e na geleira sempre vão caber mais uns porque não tem ar.
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Nº. Mensagens : 161
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Pontos : 165

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 8:13 pm

Rui Militão escreveu:
Tomem lá mais uma ideia, embalar em sacos de plastico em vacuo com a boca termo soldada.
De certeza que não entra humidade, nem porra nenhuma, e na geleira sempre vão caber mais uns porque não tem ar.

Concordo com esta do vácuo fixe ......Ainda agora a dias estive num fumeiro em Montalegre e as chouriças são embaladas em vácuo por causa da humidade não causar bolor, nas ditas cujas. Very Happy

kaci
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 8:58 pm

Essa para mim, até dava que como só caço de salto, nunca gasto muitos cartuchos.
Agora para os caçadores de espera... Isso dava cá uma trabalheira... pirat
Hélio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySáb Abr 27, 2013 10:36 pm

Vou fazer esse teste este ano. Agarrar nalguns cartuchos e mete-los dentro de sacos de plástico e depois gastá-los em Janeiro ou Fevereiro. Se resultar o problema da humidade passa a estar resolvido.
Rui Militão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptyDom Abr 28, 2013 6:11 pm

Há maquinas de vacuo desde 25.€ e 50 sacos a 15.€ fixe
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Nº. Mensagens : 1118
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Pontos : 1230

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptyDom Abr 28, 2013 9:05 pm

Hélio escreveu:
Vou fazer esse teste este ano. Agarrar nalguns cartuchos e mete-los dentro de sacos de plástico e depois gastá-los em Janeiro ou Fevereiro. Se resultar o problema da humidade passa a estar resolvido.

E para o caso dos cartuchos já estarem com humidade infiltrada será que se deve isolar os cartuchos?
Hélio
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptyDom Abr 28, 2013 10:19 pm

Nesse caso a humidade nunca sai também não deve ser bom.
Rui Militão
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 EmptySeg Abr 29, 2013 10:25 am

Mas a ideia é carregar no verão sem humidade e embalar em vacuo, logo sem humidade.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 4 Empty

Rendimento dos cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4