* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Rendimento dos cartuchos - Página 3 Button10  Rendimento dos cartuchos - Página 3 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Rendimento dos cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte
AutorMensagem
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 229
Ocupação : engenheiro florestal
Humor : relativo
Pontos : 245

Rendimento dos cartuchos - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 2:55 pm

eu desumidificador não tenho.

mas pensava que o esferovite não era absorvente, e sim "controlador" de temperaturas.

para o ano que vem já tentarei esse processo.

Ir para o topo Ir para baixo
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 2:59 pm

denis cruz escreveu:
Bem, quanto a isso, "receitas" não faltarão, amigo Tiago...
Há quem os seque com um secador de cabelo, ou quem os coloque junto das fogueiras, outros ao sol...
Olhe, por via das dúvidas e para que não venha "na hora H a falhar aquela perdiz e ficar a pensar que foi do cartucho" mais vale a pena pegar neles e ir até Condeixa partir uns pratitos...
Problema resolvido!

Os das perdizes em 32 gramas, é o que faço sempre todos os anos, aos cartuchos que já sairam ao monte. os que se mantem nas caixas não.

mas os das galinholas custaram-me 15,5 euros a caixa. Não dá para desperdiçar em louça, sem saber ainda se estarão ou nao bons.

Claro que se me chatearem, será para o ano que vem o destino deles. pois são uns 10 ou 15, e ainda tenho 3 caixas deles intocadas.

tenho que arranjar um cartucho de 32 gramas com bucha de feltro ou similar em plástico, que sejam mais baratos, porque ao preço que esses custam, não há carteira que resista. Pelo menos a minha!
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 2235
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Pontos : 2315

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 3:37 pm

Já agora diga-me uma coisa, amigo Tiago, o "porquê" de usar cartuchos para as galinholas a custarem mais de 15€. a caixa...
Não percebi ainda muito bem, mas também nunca fui "caçador de galinholas"...matei várias, sim, sobretudo quando caçava aos coelhos, e os tiros "normais" com dispersor eram um luxo...
Mas conte lá essa...
Abraço
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 3:55 pm

denis cruz escreveu:
Já agora diga-me uma coisa, amigo Tiago, o "porquê" de usar cartuchos para as galinholas a custarem mais de 15€. a caixa...
Não percebi ainda muito bem, mas também nunca fui "caçador de galinholas"...matei várias, sim, sobretudo quando caçava aos coelhos, e os tiros "normais" com dispersor eram um luxo...
Mas conte lá essa...
Abraço

Very Happy A principal razão é : MANIAS

A segunda é que com tanto modelo de cartuchos nacionais, ainda nao encontrei um único que tenha uma carga de 32 gramas, no máximo 34 com chumbo 8 e 9 e bucha de feltro ou similar de plastico. Estranjeiros conheço 2 ou 3 modelos, mas nunca os encontro em Portugal, ainda mais em 9 e 8.
Numa das zonas onde caço a bucha de feltro e um choque 5 é a meu ver o ideal. Para além disso, é uma caça a meu ver tao complicada, que no momento do tiro, o cartucho não pode falhar.

Quanto ao dispersor, para o ano que vem numa das outras zonas em que caço, irei utilizar em principio, o RN polvichumbo em numero 9.
Porque? Porque 90% dos tiros que lá dei, são a menos de 10 metros. Muitos deles são dentro dos 5 metros veja, bem. Pelo que não é qualquer dispressor que nessa zona é eficaz.

Para alem de tudo isso, é para mim uma caça recente, na qual tenho duas épocas, e apenas ano passado caçei de facto, pois foi quando o cão começou a dar frutos. a primeira epoca á dois anos, o cão tinha 6 meses, e só me deu 6 ou 7 lances, em que só abati uma.
E por isso, ainda é uma caça que me mexe muito com o psicológico no momento de tiro, pelo que andamos sempre a procura do cartucho que nos corrija um pouco os erros.
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 3:59 pm

Além disso, a maioria dos caçadores de galinholas que conheço, já com muitas abatidas, (não todos) utilizam estes cartuchos especiais para galinholas. Por alguma razão há-de ser. quanto mais não seja o tal psicológico.

Embora uma galinhola numa limpa seja um tiro do mais fácil que há. Nos terrenos delas.... a porca já torce o rabo e de que maneira, fazendo-nos dar por várias vezes tiros no vazio!
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 4:50 pm

Pois é amigo, caçar a essas meninas é complicado, já que elas privilegiam zonas sujas, com matos ou árvores pequenas e saltam ao zig-zag...mas olhe, a forma das matar é simples...quando elas estiverem no zig, dê-lhes o tiro no zag...(o diabo é saber onde é que este fica, mas paciência...)

Abraço
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 6:04 pm

Não saiem sempre ao zig zag. Mas quando assim é quando elas vão no zig, é nesse zig que se tem de atirar, pois muitas vezes quando vão para o zag, encobrem-se... Laughing
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1248
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1337

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 6:49 pm

As pólvoras nitrocelulosas têm a característica de serem higroscópicas, e por isso mesmo têm a capacidade de absorver humidade.

Por onde passa a humidade para a pólvora, se é pela união do plástico com a copela, se por micro espaços entre o fulminante e a copela, ou se é pelo intervalo entre a bucha e o invólucro, não faço ideia nenhuma.

O que sei é que se forem armazenados nas suas caixas de cartão em sítios húmidos, primeiramente as caixas ficam húmidas, e se seguida, a longo prazo a pólvora acaba por conseguir chupar a humidade, o que bem se vê posteriormente na queima dos cartuchos.
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Nº. Mensagens : 30750
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Pontos : 36162

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 8:15 pm

Bom tópico com excelentes intervenções... fixe
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2430
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 9:44 pm

Amigo António Silva,

Falou nos fulminantes e será que estes são susceptiveis de alterarem a potência ou absorver humidade quando expostos a ela?

Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Nº. Mensagens : 1118
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Pontos : 1230

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 10:00 pm

No ano passado atirei com JG com A1 aos tordos e adorei o tiro, este ano quando voltei a pegar neles foi uma desilusão daquelas... tiros froxos, polvora a queimar mal, fartei-me de levar com polvora nos olhos, e o cano no final da jornada era só visto, parecia o cano do fogão de lenha, e apercebi-me que algumas lamelas estavam no interior do cano ainda por queimar.
O mais caricato é que tenho os cartuchos bem acondicionados em várias camadas de cartão e na divisão da casa com pouca humidade. scratch
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Nº. Mensagens : 2461
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyTer Abr 23, 2013 10:58 pm

tiago1 escreveu:

Very Happy A principal razão é : MANIAS

A segunda é que com tanto modelo de cartuchos nacionais, ainda nao encontrei um único que tenha uma carga de 32 gramas, no máximo 34 com chumbo 8 e 9 e bucha de feltro ou similar de plastico. Estranjeiros conheço 2 ou 3 modelos, mas nunca os encontro em Portugal, ainda mais em 9 e 8.
Numa das zonas onde caço a bucha de feltro e um choque 5 é a meu ver o ideal. Para além disso, é uma caça a meu ver tao complicada, que no momento do tiro, o cartucho não pode falhar.

Quanto ao dispersor, para o ano que vem numa das outras zonas em que caço, irei utilizar em principio, o RN polvichumbo em numero 9.
Porque? Porque 90% dos tiros que lá dei, são a menos de 10 metros. Muitos deles são dentro dos 5 metros veja, bem. Pelo que não é qualquer dispressor que nessa zona é eficaz.

Para alem de tudo isso, é para mim uma caça recente, na qual tenho duas épocas, e apenas ano passado caçei de facto, pois foi quando o cão começou a dar frutos. a primeira epoca á dois anos, o cão tinha 6 meses, e só me deu 6 ou 7 lances, em que só abati uma.
E por isso, ainda é uma caça que me mexe muito com o psicológico no momento de tiro, pelo que andamos sempre a procura do cartucho que nos corrija um pouco os erros.

no decatlonn tem os cartuxo com bucha de feltro que fala
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 8:11 am

Amigos Hélio e A.Silva, perdoem-me de me meter no diálogo sobre a questão dos fulminantes poderem absorver a humidade...
Antes de mais(é o que me parece...mas posso estar errado) os fulminantes dos últimos tempos(dantes não era assim...)trazem uma película na "saída"que se me depara ter como única finalidade a absorção da humidade...mas esgotado o poder de absorção, quando ela é muita...
Mas estão a meter-me "uma" na cabeça que ainda irei experimentar...vou meter um fulminante em água durante algum tempo e de seguida testá-lo num cartucho (descarregado...) para ver no que dá...depois do fim de semana direi alguma coisa...
A não ser, claro está, que alguém já o tenha feito, neste caso "digam coisas..."

Abraço
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 10:36 am

Hélio escreveu:
Amigo António Silva,

Falou nos fulminantes e será que estes são susceptiveis de alterarem a potência ou absorver humidade quando expostos a ela?

Se forem sujeitos a humidade, sem duvida é absorvida.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Nº. Mensagens : 6952
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Pontos : 7756

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 2:52 pm

denis cruz escreveu:
Amigos Hélio e A.Silva, perdoem-me de me meter no diálogo sobre a questão dos fulminantes poderem absorver a humidade...
Antes de mais(é o que me parece...mas posso estar errado) os fulminantes dos últimos tempos(dantes não era assim...)trazem uma película na "saída"que se me depara ter como única finalidade a absorção da humidade...mas esgotado o poder de absorção, quando ela é muita...
Mas estão a meter-me "uma" na cabeça que ainda irei experimentar...vou meter um fulminante em água durante algum tempo e de seguida testá-lo num cartucho (descarregado...) para ver no que dá...depois do fim de semana direi alguma coisa...
A não ser, claro está, que alguém já o tenha feito, neste caso "digam coisas..."

Abraço

Amigo Denis acho que não vai ser necessário o teste... se estiver a falar dos Piston G nem podem ouvir falar água Rendimento dos cartuchos - Página 3 207862
https://kacipesca.forumeiro.com
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 3:09 pm

Está aqui no fórum o amigo Silva, que é um homem que carrega e carregou muitos milhares de tiros, e certamente não me deixará mentir no que vou dizer a seguir.

Um armeiro pode estar a carregar muito bem, mas não tem hipótese nenhuma de saber em que condições estiveram armazenados os invólucros no importador ou no fabricante, nem por quanto tempo, e os invólucros já com fulminante vêm em caixas de cartão com 2500 unidades, e é preciso bastante cuidado com o seu armazenamento.

Carregando dois lotes de cartuchos com a mesma pólvora bem seca, e carregadas em sítio com pouca humidade e temperatura controlada, imaginem a seguinte situação, num caso recebem-se os invólucros com fulminante acabados de sair da fábrica e carregam-se os cartuchos no verão.

No segundo caso, os invólucros estão armazenados de um ano para o outro num armazém onde existe alguma humidade, ou até apenas uns meses desde o verão até Novembro, e não existem excelentes condições de armazenamento dos mesmos.

Carregam-se dois lotes em que carga do cartuchos é toda a mesma, com a mesma pólvora em excelente estado, mas um dos lotes com um fulminante em excelente estado, e o outro lote com fulminantes/invólucros que estiveram mal acondicionados.

O fulminante tendo alguma humidade modifica a sua potência, e, apesar da pólvora estar excelente e ser boa, basta o lote de fulminantes não estar nas melhores condições para virmos a ter problemas com os cartuchos, irregularidade na queima, resíduos na queima, tiros frouxos, lotaria na regularidade dos tiros em que ora um estoura bem, ora o seguinte parece "um tiro de pressão de ar", ora funcionam bem no verão e depois no inverno já nem por isso, etc...

Por muito bom que seja o armeiro, não tem chance nenhuma de controlar o factor qualidade do armazenamento das pólvoras e fulminantes no fabricante ou no importador.

Este ano até apareceram lotes de fulminantes Piston G em que faltava (em alguns fulminantes esporádicos) a dita tampinha branca.
Não sei o que eles andaram a fazer com os fulminantes, mas que este ano houve lotes que deram problemas, houve...
Sem se ter um bom e regular fulminante nunca se vai ter um bom e regular cartucho.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 6:09 pm

Pura verdade amigo joão até chegar até chegar ao fabricante muita coisa pode acontecer, tanto com os involucros, polvoras e até mesmo com o chumbo, que por vezes pode trazer alguma humidade.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptyQua Abr 24, 2013 6:28 pm

Para quem recarregar e ainda os conseguir arranjar, um dos melhores fulminantes que se poderá utilizar é o Cheddite CX2000.
Para quem não os conhece, é aquele que vem lacado com um material sintético preto a tapar a tampinha celulosa do fulminante, com esses não aconteciam problemas de absorver a humidade mesmo que menos bem armazenados.
É um excelente fulminante, tanto em potência como em sensibilidade, e muitas armas com problemas nas agulhas e que já não eram fiáveis com outros fulminantes, com estes continuavam a conseguir picar sem falhas.

É o fulminante da direita que se pode ver aqui:
http://armeriaceccoli.com/bossoli/inneschi/inneschi-cheddite-cx2000.html
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 9:04 am

Sim, sem dúvida, o Chedite CX2000 é um excelente fulminante...para pólvoras rápidas ou baixas gramagens de chumbo, agora quando falamos das 32grs. ou mais...essa é pelo menos a convicção que tenho dos muito milhares que já gastei...
Quanto às humidades, pois...seja no fulminante, seja na pólvora ou até, conforme diz o amigo Silva, no chumbo, penso que estaremos em sintonia quanto aos malefícios nas cargas!

Abraço
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 10:53 am

O CX2000 foi empregue durante imensos anos em cargas superiores às 32 gramas, com excelentes resultados.

Aliás, até vem na tabela da Nobel com a A6 para 36 gramas:
http://www.nobelsport.it/public/pages/ENG/schedapol.asp?ProdottoID=561&FamigliaID=0

Com esse fulminante, ou se diminui um pouco a dose de pólvora nas 34 e 36 gramas, ou se a dose for mantida e dado pouco aperto já as pressões não sobem loucamente, e o CX2000 sempre foi conhecido por fazer uns tirões valentes que não ficavam frouxos com frio a sério.

Certamente toda a gente se lembra dos originais da Melior, os Super GT 32 gr, o Diamante 34 gr, do Especial Batida de 36 gramas e do Especial Batida Plus com 35 gramas, que na altura em que vinham com invólucro Cheditte todos eles traziam o CX2000, e nessa saudosa época ninguém se queixava dos cartuchos da Melior, nem havia cá cartuchos constipados nas madrugadas gélidas de janeiro e fevereiro.

Certamente quem anda nos pratos se lembra do campeoníssimo Super GT 32 gramas percurso de caça, que durante anos veio sempre com o invólucro Cheditte e o CX2000. Gastei milhares desses cartuchos nos tordos e nos pratos e nunca houve cá problemas nenhuns de cartuchos frouxos em dias de temperaturas negativas.

Só nos últimos anos quando começaram as trocas e baldrocas com a empresa Melior é que deixaram de utilizar o CX2000, pois quando a Melior se tornou famosa em Portugal e durante pelo menos 20 e tal anos seguidos, e até há bem poucos anos, sempre me lembro de utilizarem o CX2000 em todos os seus cartuchos sem excepção, e foi mesmo a utilizar este fulminante em todos os seus cartuchos que atingiu a fama que todos sabemos.

abraço,
joão

SPEEDS
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1724
Ocupação : SER PAI
Humor : Vivendo e aprendendo...mas a sorrir!
Pontos : 1793

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 6:57 pm

Citação :
Só nos últimos anos quando começaram as trocas e baldrocas com a empresa Melior é que deixaram de utilizar o CX2000, pois quando a Melior se tornou famosa em Portugal e durante pelo menos 20 e tal anos seguidos, e até há bem poucos anos, sempre me lembro de utilizarem o CX2000 em todos os seus cartuchos sem excepção, e foi mesmo a utilizar este fulminante em todos os seus cartuchos que atingiu a fama que todos sabemos.

É verdade amigo, agora estão a perde-la aos poucos, infelizmente!

Lembro-me de un cartuchos carregados por eles, os bingo, amarelos...grandes tiros!!!
smarques
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 262
Ocupação : Tec. Informática
Humor : H
Pontos : 290

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 7:18 pm

João Rodrigues escreveu:
O CX2000 foi empregue durante imensos anos em cargas superiores às 32 gramas, com excelentes resultados.

Sr Joao

Ainda se continuam a carregar, eu tenho ca em casa cartuchos de 34 e 36gr (nao sao nacionais) carregados com o fulminante da cheditte CX2000, falta-me testa-los.

1. 34gr CX2000 com polvora CSB1
2. 36gr CX2000 com polvora CSB2

Abraco

Sergio Marques
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 8:02 pm

Amigo Sérgio, quando me referia a ter sido empregue durante imensos anos estava a referir-me apenas a cartuchos nacionais, uma vez que, hoje em dia não há ninguém a importar os invólucros cheditte/fulminante CX2000 para Portugal, e como tal, nenhum armeiro com carregamento próprio os está a conseguir arranjar em nenhum dos distribuidores habituais para o nosso mercado.

Lá fora continua a ser muitíssimo utilizado por diversas marcas e em diversos modelos de cartuchos, por exemplo, variados cartuchos carregados pela famosa marca B&P utilizam o fulminante CX2000.

abraço,
joão
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2430
Ocupação : _
Humor : :)

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 10:06 pm

Por causa destas histórias dos cartuchos mudarem o rendimento até já me lembrei de levar os cartuchos num saco termico para a caça!

Pode ser maluqueira mas qualquer dia ainda me dou ao trabalho de experimentar.
tiago1
Aprendiz
Aprendiz

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 EmptySex Abr 26, 2013 10:09 pm

Hélio escreveu:
Por causa destas histórias dos cartuchos mudarem o rendimento até já me lembrei de levar os cartuchos num saco termico para a caça!

Pode ser maluqueira mas qualquer dia ainda me dou ao trabalho de experimentar.

sei de um sr. já de idade, que acho até que já ganhou o campeonato da europa de f.u. , que quando ia para os fardos da palha (torneios de tiro ao prato regionais), levava sempre as caixas de cartuchos para a prancha, dentro de uma daquelas pequenas malas térmicas! Cool
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Rendimento dos cartuchos   Rendimento dos cartuchos - Página 3 Empty

Rendimento dos cartuchos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte