|
|
Autor | Mensagem |
---|
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:40 pm | |
| A questão da entrada da humidade para a pólvora terá de ser mesmo pelo fecho em estrela ou então na altura da deflagração do cartucho em que o ar húmido se misture com a pólvora aquando se dá a projecção da carga pelo fluminante já fora do involucro. A pólvora arde progressivamente em fracções de segundo e não explode.
Uma questão interessante de ser analisada. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:41 pm | |
| Na altura do carregamento se houver humidade no ar também é possivel que seja introduzido dentro do cartucho parte dessa percentagem de humidade visto que os carregamentos não são feitos em vácuo ou em ambientes controlados (nalgumas marcas de cartuchos). |
|
| |
tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:47 pm | |
| Eu tambem não vejo por onde mais possa entrar. Agora, a humidade assim sendo tem de passar pela bucha, para chegar á pólvora. Tive uns cartuchos do roket 32, em que o cú da bucha era notório no invólucro. Ou seja a bucha devia entrar mesmo á pressão, pois no local onde estava o cu da bucha, via-se por fora do cartucho uma saliência em toda a volta. Talvez este tipo de buchas, alem de ser melhor para almas mais largas, ajudem na proteção contra a humidade, pois com um cú tao apertado não será tão facil passar a humidade! |
|
| |
tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:51 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Na altura do carregamento se houver humidade no ar também é possivel que seja introduzido dentro do cartucho parte dessa percentagem de humidade visto que os carregamentos não são feitos em vácuo ou em ambientes controlados (nalgumas marcas de cartuchos).
Este para mim será um dos principais problemas. Muitas vezes, ou pelo menos quando caçava aos tordos assim acontecia, quando chegáva-mos a meio da época, alem de por vezes haver ruptura de stock, era nessa altura que de quando em vez apareciam aqueles cartuchos de merd@! Quem sabe se essa não será a causa. Carregam cartuchos nessa altura, com humidades relativas do ar elevadas, que por conseguinte afectam o carregamento.... Mas isto são tudo teorias... |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:53 pm | |
| Por norma na saia da bucha há uns frisos para deixar sair o ar à medida que a bucha vai avançando para dentro do cartucho. Também é um "canal" onde a humidade pode passar.
Quando há um meio seco, imagine-se um papel, e contacto com humidade, imagine-se água numa mesa, este puxa-a para a absorver. Há sempre uma tentativa de equilibrar duas meios distintos quando em contacto. A mesma coisa acontece com as temperaturas. No sistema fisico-quimico a tendência é o equilibrio. Sendo assim se calhar pode-se ver o cartucho como um absorvente. Visto que algumas pólvoras até permitem na sua estrutura porosa acomodar com facilidade água/humidade. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 9:55 pm | |
| - tiago1 escreveu:
- Mas isto são tudo teorias...
Assim a falar e a discutir amigavelmente os problemas é que se aprende uns com os outros. Se assim não for pelo menos ficamos mais baralhados. |
|
| |
tiago1 Aprendiz
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:01 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Por norma na saia da bucha há uns frisos para deixar sair o ar à medida que a bucha vai avançando para dentro do cartucho. Também é um "canal" onde a humidade pode passar.
Sempre a aprender. Tive agora a ver duas buchas de 36 gramas, e de facto reparei nesses frisos. Penso que não se escaparam gases por esses frisos aquando do disparo, pois são muito pequenos, e com o a queima da pólvora, o plastico ao amolecer e dilatar deve tapar a fuga desses frisos. Isto digo eu. Mas sendo assim, ainda que pequenos os frisos, sempre há sitio por onde poderá passar a humidade. Ainda tenho que ir ver isso dos frisos nos b&P especial becacia. a bucha é de feltro, mas tem entre a bucha de feltro e a polvora, uma base de plastico, "semelhante" pelo menos em dimensões ao cu das buchas normais. |
|
| |
tiago1 Aprendiz
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:05 pm | |
| |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:28 pm | |
| Eu gostos dos cartuchos da linha b&p, sei que não são super rápidos, mas são muito constantes e deixam fazer emendas muito facilmente... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:35 pm | |
| Então na vossa opinião, por onde é que entra a humidade nos cartuchos? |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:39 pm | |
| Tiago esses frisos permitem um escape minimo de gases da deflagração do tiro.
A bucha pelo plástico que tem não me parece que amoleça mas sim expanda e faça o selamento dos gases entre o cano e ela própria por dilatação da saia da base da bucha. |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 10:54 pm | |
| - tiago1 escreveu:
- Uma pergunta que não está aqui é:
Por onde entra a humidade num cartucho??
É que o único local não estanque é no fecho em estrela (ou tambem normal do mesmo). E mesmo assim, a Humidade ainda tem de passar pela bucha, em alguns cartuchos bem apertada para chegar à pólvora!
Estou mesmo curioso de ver como estarão uns 12 ou 15 cartuchos que cá tenho, que este ano tomaram banhos longos durante várias jornadas. Se estiverem em condições, pelo menos os b&p, acho que posso concluir que não há humidade que lá chegue!
Olá Vou tentar responder a isto, não sou fisico ,mas não devo andar muito longe da verdade. Há quem diga que mete os cartuchos perto da lareira e no outro dia leva-os para a caça e não falham nem ficam frouxos. Dos milhares de tiros que já dei, digo que não é facil um cartucho ficar frouxo. Será que colocar os cartuchos perto da lareira é bom? Quanto a mim não é nada bom e passo a explicar... Imaginando que os temos num ambiente de 20º, 25º e no dia seguinte os levamos pró campo com temperaturas muitas vezes de 5º ou menos, o que acontece é que este cartucho têm uma quebra de temperatura bastante grande e faz com que o ar humido do exterior condense e se transforme em humidade no interior do cartucho, seja este completamente estanque ou não. Dou-vos um exemplo mas ao contrário, mas penso que a lógica é a mesma, encham um copo de água gelada e verão que no exterior começam-se a criar pequenas gotas de água, ora todos sabemos que o vidro não deixa passar a água. Esta é uma situação que pode ter influência quando os cartuchos estão na nossa posse. Outra situação é como vocês dizem, pode acontecer na altura do carregamento e aqui sei que é facil acontecer, porque já me aconteceu. Eu carrego os meus cartuchos e tinha uma caixa com uns 600 involcuros vazios e apanharam humidade, no dia seguinte a maior parte deles não disparou, tive que os colocar 3 dias seguidos frente ao desumidificador para os recuperar e mesmo assim houve mais uns 20 que não dispararam, mas o erro foi meu que não os guardei como devia. Nos tempos do livre, na abertura de verão iamos para o Guadiana e havia um sitio muito bom de patos em que formava uma ilha no meio do rio, para passar despiamos as calças e lá iamos em cuequinha para o outro lado, houve um dia que deixei cair a cartucheira para dentro de água, como é logico os cartuchos escorriam água e todos dispararam! Cá para mim há que guardar os cartucho num ambiente seco, independentemente de ser frio ou não, mas com temperaturas não muito distantes do exterior. Cumps Rogério |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 11:40 pm | |
| Tem bastante lógica essa do vidro. Dentro de um carro quando está calor/quente no seu interior e frio e chuva do lado exterior o vidro embacia logo. Quem sabe se dentro do cartucho não acontece o mesmo!! Bem visto Rogério. |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Seg Abr 22, 2013 11:42 pm | |
| Carregar os cartuchos no verão com a carga de inverno com tempo quente e seco deve ser a aposta mais segura para se fazer um carregamento?
|
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 7:10 am | |
| Amigos, podem arranjar as buchas que quiserem e os fechos mais estanques que possam imaginar mas se carregarem os cartuchos com humidade no ar podem ter a certeza absoluta que isso vai alterar o comportamento das cargas...é certo que há pólvoras mais sensíveis á humidade umas do que outras, mas influencia sempre... Aconselho-vos (aos que têm o seu "atelier" de carregamento...i.e., na garagem...) a carregarem os cartuchos num espaço o mais exíguo possível e se com tempo húmido ligarem um desumificador no local umas boas horas antes, caso contrário... Por isso é que só agora (ou já, conforme queiram) é que comecei a carregar os meus a pensar nos tordos... este fim de semana, já com tempo bem quentinho, lá carreguei uma caixa de 250...
Abraço |
|
| |
luis carvalho Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 572 Idade : 45 Localização : Soure - Coimbra Ocupação : Função Publica Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho Data de inscrição : 07/04/2010 Pontos : 709
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 11:54 am | |
| companheiro denis cruz
quanto ao carregar cartuchos com tempo seco ou húmido não faço a mínima ideia, sei que o meu sogro carrega os cartuchos quer no inverno quer no verão a prestação é sempre a mesma abraço |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 1:57 pm | |
| Em suma quanto á humidade é o que o amigo Rogério postou, quanto ao carregamento de cartuchos desde que nas condições proprias para tal, não á diferença entre o inverno e o verão, uma coisa é a humidade outra é apanharem água, é diferente, para testarem deixem um cartucho dentro de água vários minutos vão ver que dispara da mesma maneira, no entanto depois de apanhar água se não forem bem acondicionados a hunidade que se acomulou no chumbo vai passar para a polvora por condensação e ai vai dar problemas, está tambem o problema de umas polvoras serem mais sensiveis á humidade que outras, mas no caso de todas elas estarem expostas a humidades todas se excepção vão ter quebras umas um pouco mais que outras, por vezes o problema nem está na da polvora mas no fulminante. |
|
| |
tiago1 Aprendiz
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:01 pm | |
| Desde que carregados em altura devida (sem humidade), talvez os antigos winchester, fossem do melhor contra a humidade. No fecho em estrela, eram selados por derretimento no centro da estrela! |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:10 pm | |
| - tiago1 escreveu:
- Desde que carregados em altura devida (sem humidade), talvez os antigos winchester, fossem do melhor contra a humidade. No fecho em estrela, eram selados por derretimento no centro da estrela!
O resultado é o mesmo a bucha sela a entrada da água para a polvora fiz até uma experiencia com uma máquina de pressão com 200bar a injectar água para o fecho não houve alteração o cartucho disparou normalmente. |
|
| |
tiago1 Aprendiz
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:20 pm | |
| Então grande problema deverá estar no carregamento! Isso deixa-me mais satisfeito relativamente aos tais 10 ou 15 tiros da bp especial beccacia que apanharam uma data de banhos. É que eles custaram-me os olhos da cara para agora irem po lixo! |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:21 pm | |
| Bem amigo Silva, nunca me tinha passado pela cabeça essa de água sob pressão não chegar à pólvora...mas pensando bem, é natural que assim seja face aos "obstáculos" que encontra até lá... Agora disse uma enorme verdade quando referiu que o problema das humidades logo se reflecte nos próprios fulminantes e daí a influência também negativa na eficácia do tiro!
Sem dúvida que esta "coisa" de carregar cartuchos tem que se lhe diga...mas também por isso é aliciante!
Abraço |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:31 pm | |
| Tenho feito bastantes experiencias neste campo, algumas ainda por fazer, não só por nessecidade, mas por gosto e curiosidade, ainda quanto á humidade quando por vezes se culpa a polvora não é mais que problemas no fulminante (humidade) levando a que por vezes a queima da polvora se altere fazendo um tiro mais lento entre outros problemas. |
|
| |
tiago1 Aprendiz
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:37 pm | |
| e como deverão ser acondicionados os cartuchos depois de apanharem humidade durante uma jornada de caça?
Eu meto-os dentro de um pano ou camisola, até á jornada seguinte. |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:47 pm | |
| - tiago1 escreveu:
- e como deverão ser acondicionados os cartuchos depois de apanharem humidade durante uma jornada de caça?
Eu meto-os dentro de um pano ou camisola, até á jornada seguinte. O ideal é um desumificador, nunca fontes de calor, pode tambem optar por uma caixa de esferovite e colocar todos os cartuchos com o fecho para baixo. |
|
| |
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos Ter Abr 23, 2013 2:54 pm | |
| Bem, quanto a isso, "receitas" não faltarão, amigo Tiago... Há quem os seque com um secador de cabelo, ou quem os coloque junto das fogueiras, outros ao sol... Olhe, por via das dúvidas e para que não venha "na hora H a falhar aquela perdiz e ficar a pensar que foi do cartucho" mais vale a pena pegar neles e ir até Condeixa partir uns pratitos... Problema resolvido!
|
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Rendimento dos cartuchos | |
| |
|
| |
|