|
|
Autor | Mensagem |
---|
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Fev 12, 2013 3:52 pm | |
| Amigo Denis que aquece eu tenho a certeza já fiquei com alguns no corpo e vinham bem quentinhos como aquecem penso que é atravez da alta velocidade que atigem atravez do atrito com o meio ambiente não atravez da explosão, ai o chumbo está selado atraves da bucha até á saida do cano. |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Fev 12, 2013 5:04 pm | |
| - denis cruz escreveu:
- Eh... amigo V. Moura, para quem "roda" com números e fórmulas até parece simples, agora para quem 2 e 2 por vezes não são 4...
Bem, mas pelo que diz, se os tordos não fores muito "gordos", chumbo 9... Pois está bem, também gosto de o usar. mas o problema é outro: é que em tiros largos o chumbo miúdo arrefece mais rapidamente e não perfura...daí com chumbo 9, em tiros largos, se "depenarem" os tordos, que se "vão embora" e por vezes "cair na porta do vizinho..." Tudo tem o "seu quê", não é verdade? Abraço. É verdade que uma massa menor arrefece mais depressa que outra maior, mas penso que no problema em análise isso não tem garnde relevância. O chumbo 9 para os tordos é eficaz até aos 35 metros. A partir dos 35 metros o tordo é um corpo minusculo difícil de acertar dada a dispersão. Isto não quer dizer que não se matem tordos a 45 ou 50 metros. |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Fev 19, 2013 10:54 am | |
| Na "despedida" dos tordos, calhou-me uma porta rodeada de silvados e por muito que tentasse no sentido de atirar "pela certa", lá aconteceu caírem uns tantos nos ditos...quase na sua totalidade mortos, já que consegui apanhar a sua maioria, mas é a tal tendência que eles têm de se "atirar" para lá... As causas podem ser várias, já aqui explanadas por opiniões diversas, mas continuo "na minha": se não conseguirmos afastar-nos dos silvados, é bom atirar com armas chocadas e a tordos não muito largos, para termos mais chances de "os matar bem mortos" e caírem fulminados na zona onde lhe damos o tiro, caso contrário...aí estão eles a "aterrar" nas silvas... Abraço. |
|
| |
joao santos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1187 Idade : 63 Localização : porto de mos Ocupação : olaria Humor : tem dias Data de inscrição : 02/09/2011 Pontos : 1292
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Fev 19, 2013 3:04 pm | |
| Boas, estes temas são sempre razão para muita discução, na minha opinião, o melhor è arrumar todas as formulas matematicas e mais não sei quantas a um canto, e usar o que melhor se adequar à sua maneira de caçar e de atirar, já não falando na arma que está a usar e seus choques, mas voltando ao inicio do tema, a falta de perfuração do chumbo, ou a falta de qualidade dos cartuchos... Eu não tive esse problema este ano, pois não precisei de comprar, mas colegas meus tambem tiveram o problema dos tiros a matarem mal... uma das explicações que apareceu por alguem que está por dentro destes negocios... é que isto acontece quando no aperto da venda de cartuchos faltam materiais para os carregar, è bem possivel que nessa altura se ande a comprar gato por lebre... |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Sex Mar 29, 2013 6:18 pm | |
| Amigo V. Moura poderá repor a tabela que colocou anteriormente. Já não está lá e dava jeito ser visível para se perceber a continuação da discussão.
Obrigado. |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Abr 02, 2013 10:57 am | |
| Aqui a tem. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura Ter Abr 02, 2013 11:07 pm | |
| |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Chumbo que não perfura | |
| |
|
| |
|