* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Chumbo que não perfura - Página 2 Button10  Chumbo que não perfura - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Chumbo que não perfura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 39
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptySex Fev 08, 2013 4:10 pm

V. Moura escreveu:

Isso só atingidos com chumbos devidamente identificados.

Eu estou a pensar em mandar colocar as minhas iniciais nos bagos de chumbo

Epá isso é que já era mais trabalhoso!!! fixe

Pois mas realmente nunca me aconteceu ver vir um tordo da porta de outro com a gasolina já na reserva e aterrar na minha!! Wink
Isso é que era!!! fixe
Ir para o topo Ir para baixo
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 8:36 am

Vou aproveitar a maré dos comentarios, para me esclarecerem uma duvida, tinham dito que já tem acontecido chumbarem os pombos e eles irem a deitar sangue e não morrerem...no ano passado tambem reparei nisso.... pois chumbei um que ia a +- 20 de altura e o gajo não morreu, encolheu-se todo e não morreu....
Tera a vez com os cartuchos que utilizamos?
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 8:45 am

Poderá ter a ver com os cartuchos, mas a 20m têm mais a ver com um tiro fora do sitio Chumbo que não perfura - Página 2 207862
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 8:53 am

Pois amigo Rogério, tambem poderá ter sido isso mas que lhe acetei tenho a certeza, aqui na minha zona caçamos aos pombos e rolas tudo junto, e eu tenho esta duvida, por lei na caça a rola devemos utilizar o chumbo nº 7 ou 8, e na caça ao pombos o nº4 ou 5, como aqui se caça tudo junto posso utilizar so o dos pombos para as rolas? ou estou a cometer alguma infração?
E acho um bucado dificil ter falhado, pois estava com a ponteira ****,pelo menos alguns chumbos levou!!! Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:02 am

Caro amigo, não há por lei qualquer obrigação de utilizar o nº de chumbo que vem nas tabelas quando tiramos a carta de caçador. Podes utilizar qualquer nº de chumbo á tua escolha Chumbo que não perfura - Página 2 207862
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:05 am

Muito obrigado amigo Rogério , mais uma vez esclareceu me a 100%.
fixe
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:26 am

Amigo Peralta:
Não conheço nada na Lei da caça, no seu regulamento ou qualquer Portaria que aponte para o uso de um determinado número de chumbo para as espécies de caça menor...há, isso sim, é a limitação do uso de chumbo nalguns locais protegidos, mas isso é outra coisa...portanto, excepção feita ao zagalote, use o chumbo que quiser!
Quanto ao número de chumbo que usa para os pombos...bem, cada um com a sua opinião, mas posso dizer-lhe que também comecei com a ideia do uso de chumbo grosso para os mesmos, que fui perdendo, sobretudo quando durante vários anos cacei aos ditos numa reserva "quase" específica para os mesmos e sabe qual o chumbo que acabei por adoptar?o 7,5. Ainda este ano na abertura da caça das rolas matei 11 pombos com chumbo 7,5 e olhe que não eram tiros a 20 metros...
A propósito dos 20 metros, dir-lhe-ei que se acertar num pombo a essa distância, em zona vital, mata-o de certeza absoluta, ainda que pouca perfuração tenha o tiro...(aliás até é ao contrário, já que, em regra, os tiros com pouca perfuração vão mais juntos a curta distância e se apanham uma peça desfazem-na é toda...)

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:37 am

Devia estar a fazer confusão em relação a tabela do nºde chumbo....
Amigo denis cruz isso de ter morto pombos, com chumbo nº7,5 a mais de 20 metros tambem tem a ver com a ponteira que estava a utilizar.....penso eu...
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:40 am

peralta escreveu:
Devia estar a fazer confusão em relação a tabela do nºde chumbo....
Amigo denis cruz isso de ter morto pombos, com chumbo nº7,5 a mais de 20 metros tambem tem a ver com a ponteira que estava a utilizar.....penso eu...

Amigo peralta um pombo a 20 metros mesmo com ponteira *** e chumbo nº9 se o cartucho não tiver qualquer deficiencia fica um farrapo.
Ir para o topo Ir para baixo
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:47 am

Devia ser a pontaria que não era muita...tambem tinha sido o meu primeiro ano como caçador..... é normal.....não acertar!
Mas este ano, espero ter mais sorte nas rolas e nos pombos, pois a epoca dos tordos está a correr lindamente.....por aqui as rolas e o pombos são poucos, mas espero matar algum...
Mas até lá ainda falta muito pois so é em Agosto....
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 9:55 am

Concordo plenamente com o amigo Silva...
E amigo Peralta. digo-lhe até que conheço muito boa gente, que caça praticamente só aos pombos e usam cano cilíndrico e chumbo miúdo...negaceiros é certo, mas nos 30 metros, com cano cilíndrico, "venham eles"...

Quanto ao uso de "choques" sou dos que têm a mania de atirar com armas chocadas...nas rolas e pombos normalmente full e até mesmo aos tordos a partir do meio da manhã, quando andam mais altos...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 10:30 am

A maior parte dos "pombeiros" que eu conheço caça com chumbo 7 aos pombos... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 10:46 am

Posso dizer que quem me "meteu" o vício dos pombos foi o ex-amigo meu(infelizmente já falecido, fica a boa memória...), alentejano de gema e quase caçador profissional, e ele usava chumbo 7 e 8(a negaçar, reitero...) e quanto não aprendi com ele!

Aliás, também nas perdizes normalmente se tem a mesma tendência de começar com chumbo grosso mas à medida que vamos apanhando experiência, lá nos "quedamos" por "volta" do 7...

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 10:51 am

A.silva escreveu:


Amigo peralta um pombo a 20 metros mesmo com ponteira *** e chumbo nº9 se o cartucho não tiver qualquer deficiencia fica um farrapo.

Nem mais!

O que interessa é a energia cinética transmitida.

A energia cinética transmitida por um bago de chumbo 9 a 20 m é de cerca de 131 grâmetros. Como a de chumbo 8 é de cerca de 205, teoricamente (nem sempre é assim) é melhor acertar no pássaro com 2 bagos de 9 do que com 1 de 8.

Estudos feitos mostram que para matar um tordo é preciso pelo menos uma e.c. de 40 grâmetros.

Conclui-se assim que um bago de chumbo 9 apenas é suficiente para abater um tordo a 20 m.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 10:54 am

Eu quando caçava quase na totalidade aos pombos utilizada sempre duas armas, uma de laterais ****/** chumbo 9, e outra, semi-automática full chumbo 7 sempre tive muitos bons resultados com o nº 9 a pombos entrados de negaça.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 10:56 am

V. Moura escreveu:
A.silva escreveu:


Amigo peralta um pombo a 20 metros mesmo com ponteira *** e chumbo nº9 se o cartucho não tiver qualquer deficiencia fica um farrapo.

Nem mais!

O que interessa é a energia cinética transmitida.

A energia cinética transmitida por um bago de chumbo 9 a 20 m é de cerca de 131 grâmetros. Como a de chumbo 8 é de cerca de 205, teoricamente (nem sempre é assim) é melhor acertar no pássaro com 2 bagos de 9 do que com 1 de 8.

Estudos feitos mostram que para matar um tordo é preciso pelo menos uma e.c. de 40 grâmetros.

Conclui-se assim que um bago de chumbo 9 apenas é suficiente para abater um tordo a 20 m.

Caro Vitor, isso é uma "linguagem" que desconheço, será que há alguma tabela ou estudo pela net onde se possa estudar o assunto?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 11:06 am

Bem, há outra vantagem no "chumbo miúdo": é que dois bagos sempre têm mais a hipótese de apanhar uma peça de caça em zona vital do que só um...e como dizia o meu tio-avô, com o qual dei os primeiros passos na caça, referindo-se aos coelhos "um bago no cú ele corre mais depressa, mas se for na cabeça, fica redondo..."
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 12:47 pm

Chumbo que não perfura - Página 2 Scan0002jf


Amigo Rogério

Aqui tem a tabela.
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 1:06 pm

Amigo Rogério

Não há nada como a prática no tiro a chumbo, mas alguma teoria tb. é interessante e às vezes até acaba com alguns mitos.

A energia é dada pela fórmula E=M V2/2, em que entra a massa e a velocidade restante.

...

Mas, simplificando, para um tordo, a fórmula a aplicar para achar a energia necessária é P/2,5, em que P é o peso e 2,5 um coeficiente determinado para animais até 300 gramas.

Assim, considerando que um tordo pesa cerca de 100 gramas, temos que:

100/2,5=40 (grâmetros).

Agora é só ver a tabela para tirar conclusões.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 1:22 pm

Eh... amigo V. Moura, para quem "roda" com números e fórmulas até parece simples, agora para quem 2 e 2 por vezes não são 4...
Bem, mas pelo que diz, se os tordos não fores muito "gordos", chumbo 9...
Pois está bem, também gosto de o usar. mas o problema é outro: é que em tiros largos o chumbo miúdo arrefece mais rapidamente e não perfura...daí com chumbo 9, em tiros largos, se "depenarem" os tordos, que se "vão embora" e por vezes "cair na porta do vizinho..."
Tudo tem o "seu quê", não é verdade?
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 1:40 pm

denis cruz escreveu:
Eh... amigo V. Moura, para quem "roda" com números e fórmulas até parece simples, agora para quem 2 e 2 por vezes não são 4...
Bem, mas pelo que diz, se os tordos não fores muito "gordos", chumbo 9...
Pois está bem, também gosto de o usar. mas o problema é outro: é que em tiros largos o chumbo miúdo arrefece mais rapidamente e não perfura...daí com chumbo 9, em tiros largos, se "depenarem" os tordos, que se "vão embora" e por vezes "cair na porta do vizinho..."
Tudo tem o "seu quê", não é verdade?
Abraço.

Amigo Denis explique lá essa teoria do chumbo miudo arrefecer mais rapidamente e não perfurar.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 2:03 pm

Bem, percebo muito pouco de física, mas não será dos princípios desta que, ponderando dois objectos da mesma massa, quando arremessados à mesma velocidade, o mais pequeno arrefece mais rapidamente que um maior face à erosão do ar? e até desvia mais?
Mas uma coisa tenho a certeza e ninguém(com muito respeito) me tira esta: com a mesma carga não se mata da mesma forma à distância com chumbo 8 ou 9...
Aliás, não é também o que nos acaba de dizer o amigo Moura com a "sua" tabela? Veja-se, por exemplo, que por esta a 60 metros o chumbo 8 mata um tordo e o 9 já não...

Mas isto até é giro...

Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 2:32 pm

O chumbo aquece derivado ao atrito com o ar, atendendo que nos primeiros metros vai completamente frio não teria perfuração, penso que o chumbo deixa de ter perfuração não devido á falta de temperatura mas á falta de velocidade a partir de certa distancia, como o nº9 tem menos nassa, tem menos alcance, logo menos perfuração.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 3:01 pm

V. Moura escreveu:

Amigo Rogério

Aqui tem a tabela.

Obrigado Vitor Chumbo que não perfura - Página 2 207862
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 EmptyTer Fev 12, 2013 3:34 pm

Bem amigo Silva, acredito que tenha razão já que, como disse, sou leigo nestas questões ...mas não tenho muito bem como certo que o chumbo "aqueça" com o ar após o disparo com a arma de fogo, já que, face à temperatura que adquire gerada com a explosão me parece que vai é arrefecer com o contacto com o ar após saída do cano...e paulatinamente perdendo velocidade e poder de perfuração...mas como digo, até posso estar enganado...
Já agora, a quem tiver conhecimentos científicos nesta área...agradeço que me "dêm nas orelhas"...ou não!
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Chumbo que não perfura - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Chumbo que não perfura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» chumbo ou aço
» tipo de chumbo
» Tabela - Diâmetros do Chumbo
» Chumbo tipo oxidado
» Tamanho dos bagos de chumbo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-