* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Chumbo que não perfura Button10  Chumbo que não perfura 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Chumbo que não perfura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 5:06 pm

Boas companheiros

Ainda á bocado em conversa com um amigo que tinha acabado de chegar de mais uma jornada aos tordos, lamentáva-se ele que este ano tem sido demais ...tordos que levam com alguns bagos no corpo, mas caem vivos e em zonas "sujas" é depois um problema para os achar-mos...mas não foi só este amigo que comentou isto comigo, já foram vários...tem vos acontecido isto, também??? Será derivado a quê?? Qualidade do chumbo,? Pólvoras?
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 5:24 pm

Este ano ja me aconteceu algumas vezes, ainda hoje derrubei um tordo. caiu, quando o vou para apanhar levantou e voou ai uns 100 mts rente ao chão e depois ficou la nuns carvalheiros. consegui ver onde foi, e quando fui la estava vivo e com 3 bagos de chumbo no peito
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 5:28 pm

acho que tem haver com as polvoras usadas scratch
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 5:30 pm

Tem-te acontecido, Rui???
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 6:07 pm

Tb. penso que tem mais a ver com as pólvoras e a qualidade das cargas (carregamento).

O chumbo mole, que não perfura tanto como o rijo ou semi-rijo, tem poder derrubante e até é por vezes aconselhável.
Ir para o topo Ir para baixo
pyto
Membro Experiente
Membro Experiente
pyto

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 598
Idade : 37
Localização : rio maior
Ocupação : trabalho
Humor : sempre a fundo
Data de inscrição : 05/07/2012
Pontos : 672

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 7:27 pm

nao sei pessoal na minha opiniao acho k é mesmo os olhos...ah polvora só varia em se faz o tiro mais rapido ou mais lento..
penso eu so falo pelos tiros k dou
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySáb Dez 29, 2012 8:21 pm

eu penso que é em muito derivado á má qualidade do chumbo pois sendo muito macio deforma-se muito dentro do cano perdendo o poder de perfuração e isso acontece mais com o chunbo mais miudo do que o mais grado o chumbo quando metido entre os dentes não deve espalmar facilmente senão imaginem como fica depois de sair do cano
Ir para o topo Ir para baixo
streetracermz
Aprendiz
Aprendiz
streetracermz

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 328
Idade : 41
Localização : Marinhais, Santarém
Ocupação : Motorista, Caça, Pesca
Humor : muito
Data de inscrição : 21/12/2012
Pontos : 359

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 12:02 am

O principal factor é a polvora, que no verão é um espectaculo mas depois chegamos a esta altura do frio e começam a queixar-se. Claro que o chumbo tambem conta, nem muito rijo nem mole, se for mole deforma-se e se for muito rijo é sinal que é mais ferro que chumbo e tambem não tem força para perfurar.
Foi a minha noção de ver o meu pai carregar muitos cartuchos e escolher o material todo.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Lopes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 568
Idade : 61
Localização : USA/Coimbra
Ocupação : Empresario
Humor : Bom
Data de inscrição : 04/12/2010
Pontos : 578

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 2:21 am

Tem a ver com as cargas claro e principalmente a polvora se altera com o frio, mas o olho principalmente, e que ha dias que so se acerta so no rabo do passaroco e la vai para o quintal do vizinho a procura da ambulancia,,hehe Smile
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 3:17 pm

bredaaries2 escreveu:
eu penso que é em muito derivado á má qualidade do chumbo pois sendo muito macio deforma-se muito dentro do cano perdendo o poder de perfuração e isso acontece mais com o chunbo mais miudo do que o mais grado o chumbo quando metido entre os dentes não deve espalmar facilmente senão imaginem como fica depois de sair do cano

E essa afirmação da deformação do chumbo dentro do cano é baseada em factos comprovados por si? ou apenas porque leu algures ou ouviu falar?
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 3:24 pm

Esse fenomeno deve-se apenas e só, á falta de perfuração falta de polvora na quantidade certa ou falta de pressão, pode tambem acontecer chumbo com demasiado endurecido que alem de se tornar mais leve em médias distancias perfura a caça e esta vai morrer longe mas este é um tema controverso e já discutido aqui no forum.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 5:02 pm

Eu estou quase como o pyto... os olhos contam muito...

Independentemente dos factores que possa apontar para uma fraca perfuração o primeiro que têm que ser avaliado é o humano.

Neste momento e com tantas marcas de mercado, tantas polvoras diferentes, a maneira de apontar com cada um deles é diferente.

Podem estar a dar nos tordos apenas com a aba do tiro, e ao contrário do que dizem um tordo não cai só com dois ou três bagos de chumbo.

Chegar a uma conclusão de onde é o problema só testando os cartuchos.

Qual o cartucho em questão João?
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 5:16 pm

Quando estiver com ele, pergunto-lhe...mas é bem possivel que sejam carregados por ele, pois de vez em quando gosta de carregar uns cartuchitos...
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Lopes
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 568
Idade : 61
Localização : USA/Coimbra
Ocupação : Empresario
Humor : Bom
Data de inscrição : 04/12/2010
Pontos : 578

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 5:22 pm

João Gil escreveu:
Quando estiver com ele, pergunto-lhe...mas é bem possivel que sejam carregados por ele, pois de vez em quando gosta de carregar uns cartuchitos...
Joao ele podera estar a tentar a formula la da dita polvora do pingo doce e tem que colucar mais uma machaiinha..hehehe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 6:53 pm

A.silva escreveu:


E essa afirmação da deformação do chumbo dentro do cano é baseada em factos comprovados por si? ou apenas porque leu algures ou ouviu falar?
amigo antonio silva a esse respeito tenho ouvisto falar de um e de outro agora que tenho visto cartuchos com chumbo mais duro que outros isso tenho mas ver se ele se deforma muito ou pouco isso não consegui ainda saber pois corro menos que ele e não o consigo apanhar para ver como ele fica mas tambem sei que os cartuchos de um momento para o outro aparecem lotes muito mais fracos que outros aconteceu aqui este ano a alguns companheiros meus incluindo eu fomos comprar uma grande quantidade de cartuchos ao patalouco(jk8 32gr.AS) e aconteceu a todos os que os usaram acertar com tiros em cheio nos pombos onde eles largavam samgue em fio do peito e caiam todos vivos salvo um ou outro mais perto e qual a causa se polvora é a mesma? pois com os mesmos cartuchos do ano passado pareciam trapos será que os atiradores não são os mesmos
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptyDom Dez 30, 2012 7:40 pm

A polvora pode ser a mesma, mas á dezenas de vertentes alem da polvora, quanto ao chumbo á realmente varios graus de dureza cada fabricante de chumbo tem o seu, agora quanto á deformação do chumbo não é nesseçáreio correr atrás dele á maneiras de comprovar a deformação do mesmo atravez de testes, eu proprio á alguns anos quis verificar a veracidade dessas afirmações e não encontrei qualquer deformação do chumbo e era do mais mole do mercado do que se esmaga com os dentes dai a minha pergunta.
Ir para o topo Ir para baixo
Baptista78
Novato
Novato
Baptista78

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 39
Idade : 45
Localização : Sepins
Ocupação : Caça e SurfCasting
Humor : Tem dias
Data de inscrição : 25/11/2010
Pontos : 54

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySeg Fev 04, 2013 4:54 pm

Boas tardes, as minhas desculpas por estar e entremeter-me mas uma coisa é certa eu caço com o mesmo cartucho já a alguns anos e como este ano isto está a acontecer muito. Já foram uns bons tordos para as Urgências de Celorico, eu pensava que era do frio mas tenho feito é deixar os cartuchos nos bolsos das calças sempre estão mais quentes mas mesmo assim é velos a deixar pelas pelo ar.
Já me disseram que era da arma pois como o chumbo vai mais espalhado não perfura tão bem.
Os cartuchos são Cartucho Polvichumbo Caça 32 para mim tenho tido bons resultados só este ano é que está a acontecer isto.
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySeg Fev 04, 2013 5:04 pm

Boa tarde sr Batista fixe
Isto e um forum de todos e para todos fixe como tal a participação construtiva de todo e qualquer forista nos topicos é sempre bem vinda, pois so assim podemos aprender e evoluir com a ajuda e experiencia uns dos outros fixe fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Caçadeira
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 49
Idade : 32
Localização : Guimarães
Ocupação : Programador
Humor : ..
Data de inscrição : 04/02/2013
Pontos : 53

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySeg Fev 04, 2013 5:07 pm

Esse tiro é muito bom, duvido que seja do tiro. O motivo para que isso aconteça se não alteraste a configuração da arma talvez seja mesmo a humidade, é sempre uma boa pratica(na minha opinião) ter sempre alguns tiros a aquecer nos bolsos, mas se eles tiver alguma humidade o tempo que estão nos bolsos não é suficiente para secarem..
Podes sempre fazer uma experiência, coloca uma ou duas caixas em um local quente durante toda a semana e compara os resultados.
Ir para o topo Ir para baixo
http://agrituga.host-tugatech.com/index.php
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySeg Fev 04, 2013 6:34 pm

Allo...

Este tema parece ser sempre motivo de debate aceso,e de interesse esclarecer, pois envolve muitas variaves esta coisa das munições.. sendo questões matemáticas e fisica&quimica, logo, torna-se muito complexo..
Experimentam-se várias combinações até encontrar umas que resultam melhor que outras.
Esse é o desafio... cafe

Como já comentei aqui noutro tópico também relacionado com este tema, este ano também tive desagradáveis surpresas neste campo..penso que alguém já referiu que ter pontaria afinada será a solução( os olhos é que contam ) ... Não creio que isso seja verdade, nem tão linear que possa ser resposta para tudo..
Pois aquilo que aconteceu com os amigos que falaram sobre os JK8, também me aconteceu a mim, com um torcaz( e depois com algumas perdizes ) em que a uma distância de 25mt lhe acertei com 10bagos e caiu vivo e bem vivo e a sangrar bastante( tinha bagos desde o pescoço até ao rabo, um tiro chamado em cheio ) simplesmente o chumbo não perfurou o suficiente para atingir algum orgão mortalmente...
Mais não digo pois não sei o que dizer scratch
Ir para o topo Ir para baixo
peralta
Aprendiz
Aprendiz
peralta

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 143
Idade : 30
Localização : Norte
Ocupação : Caçador
Humor : ........
Data de inscrição : 03/08/2011
Pontos : 201

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySeg Fev 04, 2013 7:45 pm

Boa tarde hunter
Partilho das mesmas esperiências, que alguns amigos acabaram de citar, pois este ano tambem me tem acontecido, acertar em cheio nos tordos e eles cairem vivos....podemos dizer que os olhos contam muito...mas no meu caso, não tem a ver com a pontaria, pois no dia seguinte optei por outros cartuchos de outra marca, a pontaria e os descontos eram relativamente iguais, e os tordos caiam mortos.
No meu ponto de vista tem a ver com os componetes dos cartuchos!
Este ano se não não tivesse optado por outros cartuchos, eram mais os tordos que ficavam no monte do que os que trazia para casa, pois quando caem vivos conseguem escapar-se para o mato denso( silvados) e depois não se vêm mais !
No domingo aconteu me uma mesmo engraçada , chumbei um tordo, e este já morto foi com as asas a planar para uma silvas, onde nunca mais o vi, fogo a coisas mesmo, um tordo morto a planar.... Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySex Fev 08, 2013 11:47 am

Bom, essa é demais, tordos mortos a planar?
Às tantas não estava "bem morto" amigo Peralta!
Mas essa situação dos tordos se atirarem para as silvas é bastante comum, eu que caço há tantos anos e essencialmente aos tordos nem lhe conto as vezes que me aconteceu...tanto que sempre que posso fujo da proximidade das silveiras!
Acho que é mais o instinto da sobrevivência que os faz "apontar" a queda para locais sujos naqueles décimos de segundo nos quais ainda lhes resta "um sopro" de vida...
Quanto ás causas de não caírem mortos com o tiro quando são apanhados em zonas vitais, quanto a mim só pode ter uma justificação:falte de perfuração do tiro.
Agora ao que se deve tal falta de perfuração? Como diz o amigo A.Silva e muito bem, são diversas pelo que me parece não valer a pena estar a "chover no molhado".
Ah! um facto importantíssimo nos cartuchos de "uma determinada marca" não estarem "a matar" como "matavam": não se esqueçam que não é o cartucho que mata, mas sim o que se lhe põe lá dentro e não raro acontece as cargas serem diferentes...
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 39
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySex Fev 08, 2013 2:03 pm

Hahaha, aí está a razão pela qual eu não tenho tido sorte com os tordos, eles devem levar com chumbo mas vão a voar então muribundos para a porta de outro!!! scratch
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySex Fev 08, 2013 2:30 pm

Olha...tenho que começar a pensar nisso antes de atirar aos tordos que vêm das portas dos lados...ainda me há-de aparecer o "vizinho" a invocar o art.º64.º, n.º3, do Regulamento da Lei da Caça e dizer que os tordos são dele...
Como diria um amigo e colega meu de caça "anda lá anda, até a barraca abana..."
Abraço.
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura EmptySex Fev 08, 2013 2:40 pm

denis cruz escreveu:
Olha...tenho que começar a pensar nisso antes de atirar aos tordos que vêm das portas dos lados...ainda me há-de aparecer o "vizinho" a invocar o art.º64.º, n.º3, do Regulamento da Lei da Caça e dizer que os tordos são dele...
Como diria um amigo e colega meu de caça "anda lá anda, até a barraca abana..."
Abraço.

Isso só atingidos com chumbos devidamente identificados.

Eu estou a pensar em mandar colocar as minhas iniciais nos bagos de chumbo
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Chumbo que não perfura Empty
MensagemAssunto: Re: Chumbo que não perfura   Chumbo que não perfura Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Chumbo que não perfura

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 3Ir à página : 1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» chumbo ou aço
» tipo de chumbo
» Tabela - Diâmetros do Chumbo
» Chumbo tipo oxidado
» Tamanho dos bagos de chumbo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-