| Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: BOIA- ISCOS PESADOS! Dom Abr 28, 2013 1:32 pm | |
| Caro senhor, Eu pesquei durante muitos anos em barragens, à boia e ao corrico! Na pesca á boia useu as boias adequadas atendendo ao tipo de isco, asticot, milho, etc, etc, tudo iscos leves! Hoje pesco no mar, e como uso iscas mais pesadas as boias usadas na altura não servem, pois afundariam com o peso das iscas! Neste caso penso que se recomendam boias para 20-30-40 gr. Temos ainda a considerar a ondulação e correntes coisas que nas barragens não existe. Assim penso hoje em dia que as boias tipo pião calibradas ou não são as melhores soluções para o mar. cmps - Pescador sem mortes escreveu:
- Sargos à bóia
Conselhos:
A bóia deve ser fina e esguia a fim de mergulhar sem oferecer resistência. Uma bóia redonda de pião por exemplo nega o fim para que foi criada, o peixe engole a isca segue o seu caminho, sente uma resistência anormal e cospe o anzol, as bóias da HIRO são estudadas e concebidas para que isso não aconteça. As iscadas devem ser pequenas a tapar o anzol 515N da MUSTAD n° 4 ou n° 6 para parecer flutuar entre duas águas. Quanto mais manso é o mar e a água lusa ou límpida mais fina deve ser a espessura do fio, não devendo ir abaixo do 0,16 visto o peixe muitas vezes comer debaixo para cima. A linha não deve notar-se dentro de água como é o caso do SC LINE TEAM DAIWA. Escolha locais com águas remexidas, não só está muito oxigenada como também obriga o peixe a nadar mais depressa e não ter tempo de ver o engano que é a linha ou o anzol às vezes mal iscado. Os sargos gostam do mar onde faça rabujada e onde a água escoa pois é assim que aproveitam para com a força da água quando escoa juntamente com a sua força e peso próprios arrancarem o percebe e o mexilhão que lhes serve de alimento. Com mares mansos e águas lusas não se mostre ao peixe, evitando vestuário com cores fora do ambiente em que se encontra. Sendo o sargo um peixe que se alimenta de marisco prefiro a maré enchente, pois é a encher que eles vão mariscar à beira, fazendo a aproximação da costa com a maré. A vazar deve-se pescar num pesqueiro avançado. As marés de Lua são marés que vazam muito mas que também enchem muito, dando assim mais actividade ao peixe forçando-o a acompanhar a maré. Estas marés dão oportunidade de pescarmos em pedras ilhadas e apanhar iscas tanto para pescar como para engodar. Ex.: Mexilhão, ouriço, camarinha, burrié, carangueja, minhoca do conchilho, etc.. Sendo o sargo um peixe desconfiado e astuto, gosta de estar protegido junto às pedras, buracos e fendas nas rochas e no meio do limo de correia chamado laminaria. O engodo para os sargos deve ser bem pisado de maneira que as cabeças, espinhas e escamas fiquem no fundo do balde, não devendo quando se está a engodar chegar ao fundo com a colher. Quando está quase a acabar retiram-se as espinhas para cima de uma pedra onde não, as pisemos e repetimos a operação. Quando vamos embora as gaivotas agradecem e não escaldamos o pesqueiro.
Locais:
Zonas de fundo rochoso. Praias de seixos. Fundos de pedra e areia.
Iscos para a Bóia:
Camarinha Camarão Mexilhão Amêijoa Sardinha Carangueja Minhocas,coreanas |
|
| |
luis cruz Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui maio 09, 2013 12:14 am | |
| - Pescador sem mortes escreveu:
- Sargos à bóia
Conselhos:
A bóia deve ser fina e esguia a fim de mergulhar sem oferecer resistência. Uma bóia redonda de pião por exemplo nega o fim para que foi criada, o peixe engole a isca segue o seu caminho, sente uma resistência anormal e cospe o anzol, as bóias da HIRO são estudadas e concebidas para que isso não aconteça. As iscadas devem ser pequenas a tapar o anzol 515N da MUSTAD n° 4 ou n° 6 para parecer flutuar entre duas águas. Quanto mais manso é o mar e a água lusa ou límpida mais fina deve ser a espessura do fio, não devendo ir abaixo do 0,16 visto o peixe muitas vezes comer debaixo para cima. A linha não deve notar-se dentro de água como é o caso do SC LINE TEAM DAIWA. Escolha locais com águas remexidas, não só está muito oxigenada como também obriga o peixe a nadar mais depressa e não ter tempo de ver o engano que é a linha ou o anzol às vezes mal iscado. Os sargos gostam do mar onde faça rabujada e onde a água escoa pois é assim que aproveitam para com a força da água quando escoa juntamente com a sua força e peso próprios arrancarem o percebe e o mexilhão que lhes serve de alimento. Com mares mansos e águas lusas não se mostre ao peixe, evitando vestuário com cores fora do ambiente em que se encontra. Sendo o sargo um peixe que se alimenta de marisco prefiro a maré enchente, pois é a encher que eles vão mariscar à beira, fazendo a aproximação da costa com a maré. A vazar deve-se pescar num pesqueiro avançado. As marés de Lua são marés que vazam muito mas que também enchem muito, dando assim mais actividade ao peixe forçando-o a acompanhar a maré. Estas marés dão oportunidade de pescarmos em pedras ilhadas e apanhar iscas tanto para pescar como para engodar. Ex.: Mexilhão, ouriço, camarinha, burrié, carangueja, minhoca do conchilho, etc.. Sendo o sargo um peixe desconfiado e astuto, gosta de estar protegido junto às pedras, buracos e fendas nas rochas e no meio do limo de correia chamado laminaria. O engodo para os sargos deve ser bem pisado de maneira que as cabeças, espinhas e escamas fiquem no fundo do balde, não devendo quando se está a engodar chegar ao fundo com a colher. Quando está quase a acabar retiram-se as espinhas para cima de uma pedra onde não, as pisemos e repetimos a operação. Quando vamos embora as gaivotas agradecem e não escaldamos o pesqueiro.
Locais:
Zonas de fundo rochoso. Praias de seixos. Fundos de pedra e areia.
Iscos para a Bóia:
Camarinha Camarão Mexilhão Amêijoa Sardinha Carangueja Minhocas,coreanas boas posso saber quem é o autor deste belo texto? |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui maio 09, 2013 12:16 am | |
| - Foeverlion escreveu:
- Caro senhor,
Eu pesquei durante muitos anos em barragens, à boia e ao corrico! Na pesca á boia useu as boias adequadas atendendo ao tipo de isco, asticot, milho, etc, etc, tudo iscos leves! Hoje pesco no mar, e como uso iscas mais pesadas as boias usadas na altura não servem, pois afundariam com o peso das iscas! Neste caso penso que se recomendam boias para 20-30-40 gr. Temos ainda a considerar a ondulação e correntes coisas que nas barragens não existe. Assim penso hoje em dia que as boias tipo pião calibradas ou não são as melhores soluções para o mar.
cmps boas amigo porque pensa que as mais adequadas são as de pião? |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui maio 09, 2013 9:40 am | |
| Caro Luis,
Não sei se são as mais adequadas, são uma alternativa! Se existem mais que forneçam uma capacidade de flutuabilidade igual ou semelhante, agradeço que nos informe.
Abraço |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
| Assunto: O TESTO É DO LUIS BATALHA! Qui maio 09, 2013 9:53 am | |
| http://pescamar.paginas.sapo.pt/sargosboianaroca.htm Abraço - luis cruz escreveu:
boas amigo porque pensa que as mais adequadas são as de pião? |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex maio 10, 2013 1:34 am | |
| sim amigo eu conheço o texto de traz para a frente....
quanto as boias gosto mais das tipo caneta pois na minha opinião são mais senssiveis e não ofrecem tanta resistencia ao afundarem o que nos ajuda na hora de ferrar o peixe
as boias de piao sao boas para mar muito bravo ou para pescar em altura visto a terem mais peso mas tem desvantagens nao somos nos que ferramos os peixes e por vexes a resistencia que a boia faz nao nos da a perceber do mordiscar o peixe
é apenas a minha opinião amigo, quando lhe perguntei porque diz isso foi para ouvir outras opiniões amigo
abraço luis cruz |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
| Assunto: O DIÁLOGO É SALUTAR! Sex maio 10, 2013 9:38 am | |
| Bom dia Luis Cruz, Eu já em tempo utilizei boias mais pequenas, quando iscava com iscos mais leves tipo minocas, mas agora vou experimentar iscos mais pesados e aí eu penso que as mesmas não darão conta do recado. Diga-me então se não se importa, se quiser iscar o lobo de um sardinha inteiro, qual a boia que utilizaria? Cmps - luis cruz escreveu:
- sim amigo eu conheço o texto de traz para a frente....
quanto as boias gosto mais das tipo caneta pois na minha opinião são mais senssiveis e não ofrecem tanta resistencia ao afundarem o que nos ajuda na hora de ferrar o peixe
as boias de piao sao boas para mar muito bravo ou para pescar em altura visto a terem mais peso mas tem desvantagens nao somos nos que ferramos os peixes e por vexes a resistencia que a boia faz nao nos da a perceber do mordiscar o peixe
é apenas a minha opinião amigo, quando lhe perguntei porque diz isso foi para ouvir outras opiniões amigo
abraço luis cruz |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex maio 10, 2013 6:00 pm | |
| amigo depende do estado do mar mas a boia que mais utilizo é a de 6,8,10 gramas e quando o mar esta muito bravo pesco com 15 gramas mas raramente pois se nao me deixar por a boia opto por pescar a chumbadinha
so nao gosto das boias de piao porque nao se sente tao bem o peixe para fazer a ferragem por vezes perdia peixe por nao ter a mesma sensiblidade que as de tipo caneta
más amigo e como lhe digo depende dos gostos de cada um e da maneira que se sente mais conforto a pescar |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex maio 10, 2013 6:09 pm | |
| Não estou a dizer que a minha solução é melhor que a sua! Eu também seu que o pião é menos sensivel que uma boia de 8-15 gramas, só que uma de 15 gramas não me aguenta um filete de sardinha, e eu não quero por iscos pequenos porque os pequenos comen-nos no instante! Agradeço soluções! Cmps
|
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex maio 10, 2013 9:43 pm | |
| amigo nao aguenta porque? eu aos robalos pesco com lombo inteiro e aguentam ate 6 gramas aguenta amigo
tente jogar com os chumbos |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 12:12 pm | |
| Boas Luis,
Qual a gramagem dessas boias! Eu tenho aqui algumas de 6 gramas e mais pequenas, e tenho das de correr mas estas já são de maior gramagem!
Abraço
Abilio |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 1:35 pm | |
| boas amigo eu não uso bóias de correr só uso bóias fixas asperamente uma boia de 8 gramas e calibre a boia com mais ou menos 4 gramas de chumbo e com o lombo inteiro de sardinha e veja como se comporta na agua e va pondo ou tirando chumbo ate a boia ficar a trabalhar ao seu gosto amigo |
|
| |
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 2:32 pm | |
| |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 2:48 pm | |
| jorge temos que combinar uma pesca pode ser que te possa ensinar o pouco que sei |
|
| |
jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 3:00 pm | |
| |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 3:10 pm | |
| certo jorge amanha vou fazer uma maratona de manha vou ao sargos e a tarde vou la ver o pesqueiro para dia 19 |
|
| |
jorgemeida Moderador
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 5:39 pm | |
| |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 7:29 pm | |
| ok jorge aqui ou no outro eu relato |
|
| |
jorgemeida Moderador
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb maio 11, 2013 10:56 pm | |
| |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Dom maio 12, 2013 12:43 am | |
| |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Dom maio 12, 2013 2:26 pm | |
| jorge passei aqui so para te dizer que nao foi grade mas voltou tudo para a agua agora vou a 2 parte barreiro aqui vou eu jorge depois faço o relato quando chegar abraco |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
| |
|
| |
| Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
|