| Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Ter Mar 15, 2011 9:06 pm | |
| |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Ter Mar 15, 2011 9:28 pm | |
| Se são Nuno...se são... |
|
| |
ciclone Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 572 Idade : 60 Localização : Sesimbra Ocupação : Trabalho/pesca/caça Humor : Sempre bem disposto Data de inscrição : 02/08/2010 Pontos : 617
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Ter Mar 15, 2011 11:45 pm | |
| Mau!!!!Parece que o Amigo João me anda a enganar. Colega Foverlion,em vez de ir comprar qualquer um desses iscos ,experimente arranjar uns carangueijos desses verdes do rio,que cheguei a ver à venda cozidos em Cacilhas,e em Setúbal.Certamente sabe quais são estes que me refiro.Eles apresentam-se com várias cores.Convém arranjar dos mais pequenos,(Fêmeas de preferência),Tire-lhes as pinças ,as patas,o casco e corte o peito ao meio,utilizando uma dessas metades como isco.Enfia o anzol pelo orificio da última perna e faz com que o bico do anzol venha sair no meio do peito,onde estão as ovas,de cor alaranjada.Convém utilisar carangueijos com um tamanho adequado ao anzol que vai utilizar. Garanto-lhe que se houver sargos ,douradas ,ou mesmo algum robalo,vai pegar bem neste isco. Ainda na semana passada,um colega meu apanhou cinco robalos enquanto pescava aos sargos à boia e com o caranguejo partido. |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 9:03 am | |
| Boas ciclone,
Obrigado pela informação, só não diz se têm de ser frescos ou cozidos.
Abraço |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 7:13 pm | |
| Amigo Júlio, eu este ano ainda não consegui enganar nenhum...ainda não consegui ir nem uma vez e têm sacado uns belos sargos á boia para aí a uns 300 mts donde moro...e com ganso nacional...vamos lá ver se o trabalho dá tréguas para começar a ir um pouco. Em relação ao caranguejo, pena tenho eu de não ter tempo, como tinha para os ir apanhar...com isso é que os sargos ficavam doidos...se ficavam... |
|
| |
comando77 Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 8:57 pm | |
| - Foeverlion escreveu:
- Boas ciclone,
Obrigado pela informação, só não diz se têm de ser frescos ou cozidos.
Abraço os caranguejos têm que ser frescos |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1049 Idade : 70 Localização : Pataias / Martingança Ocupação : Indústria de Plásticos Humor : Médio Data de inscrição : 22/10/2009 Pontos : 1112
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 9:47 pm | |
| O amigo Ciclone (Júlio) só faltou fazer o desemho. Boa explicação-
Mas quero aproveitar para contar uma história da minha terra.
Antigamente essas iscadas de carangueijo eram agarradas ou presas com pequeninas tiras de pirisca resultantes de corte tansversais de preservativo. Hoje, existem outras técnicas.
Há uns anos atrás, aqui na minha zona, dois amigos ao irem fazer uma pescaria nocturna, em pleno verão, aperceberam-se que nenhum levava essas tiras de preservativo para prender o crangueijo ao anzol. Passaram pela farmácia, que estava cheia de gente, num final de tarde de verão, um entrou e o outro ficou à porta. Ao fazer o pedido em voz baixa, o farmaceutico perguntou admirado: - Só um? Entãou ouviu-se em voz alta a pergunta feita na direcção da porta da rua: - Olha lá! Uma camisa de vénus chega para os dois? |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 9:49 pm | |
| - Braz da Silva escreveu:
- O amigo Ciclone (Júlio) só faltou fazer o desemho. Boa explicação-
Mas quero aproveitar para contar uma história da minha terra.
Antigamente essas iscadas de carangueijo eram agarradas ou presas com pequeninas tiras de pirisca resultantes de corte tansversais de preservativo. Hoje, existem outras técnicas.
Há uns anos atrás, aqui na minha zona, dois amigos ao irem fazer uma pescaria nocturna, em pleno verão, aperceberam-se que nenhum levava essas tiras de preservativo para prender o crangueijo ao anzol. Passaram pela farmácia, que estava cheia de gente, num final de tarde de verão, um entrou e o outro ficou à porta. Ao fazer o pedido em voz baixa, o farmaceutico perguntou admirado: - Só um? Entãou ouviu-se em voz alta a pergunta feita na direcção da porta da rua: - Olha lá! Uma camisa de vénus chega para os dois? Ahahahahahahhaha... |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 572 Idade : 60 Localização : Sesimbra Ocupação : Trabalho/pesca/caça Humor : Sempre bem disposto Data de inscrição : 02/08/2010 Pontos : 617
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua Mar 16, 2011 10:11 pm | |
| Colega Foeverlion,é isso mesmo ,''isco fresco,é sempre preferivel'',neste caso vivo,o carangueijo é morto apenas para (e) quando se faz a iscada. E na minha opinião pessoal,os iscos devem ser usados da mesma forma que o peixe os encontra normalmente,apesar de se utilizarem congelados,cozidos e salgados. Daqui a pouco''se tiver tempo'',já meto aqui umas fotos tiradas hoje,de alguns peixes capturados com carangueijo,e onde se destacou ''pela raridade'',e pelo tamanho,cerca de três kg,um exemplar de Bodião,que à muito tempo não via,e já um sobrevivente da caça submarina,ainda tinha a cicatriz de onde o arpão passou. |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui Mar 17, 2011 12:21 am | |
| Bem aqui estão os carangueijos,acho que as fotos estão muito grandes. https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0021y.jpg/ Começou baginho a baguinho https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0022.jpg/ https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0023.jpg/ https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0024.jpg/ O resultado era este quando fomos comer a bucha https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0038u.jpg/ Depois da bucha,apareceram mais uns peixes https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0037e.jpg/ E tudo junto apenas deu isto https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0040p.jpg/ Esta foto certamente que o nosso colega Bráz da Silva vai reconhecer https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0025.jpg/ https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0027p.jpg/ https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0029d.jpg/ |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1049 Idade : 70 Localização : Pataias / Martingança Ocupação : Indústria de Plásticos Humor : Médio Data de inscrição : 22/10/2009 Pontos : 1112
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui Mar 17, 2011 9:46 am | |
| Conheço perfeitamente. Nunca pesquei aí a partir de terra, mas de barco ( tal como a foto foi tirada), fiz por aí grandes passagens e algumas com o mar bem picado.
|
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 541 Idade : 47 Localização : Mealhada Ocupação : Desenhador Humor : sim Data de inscrição : 24/09/2010 Pontos : 597
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui Mar 17, 2011 7:25 pm | |
| sim senhor grande pescaria tomara eu apanhar uma terça parte |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui Mar 17, 2011 9:35 pm | |
| Tenho de referir que a pescaria não foi feita à cana,mas sim com um palangre(Aparelho com muitos anzois) de caracter profissional,e posso dizer que para o número de anzóis utilizado,a pescaria foi muito fraca.(A pior dos últimos dias). Mas como a esperança será a última a morrer,(Amanhã à mais). |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qui Mar 17, 2011 10:40 pm | |
| Amigo Antonio Julio esses sarguinhos até fazem crescer agua na boca. Para quando uma pescaria KaciPesca a bordo do seu barco??. mesmo sujeito a enjuar arriscaria, veja lá essa possibilidade. Abraço. |
|
| |
nmpf Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 705 Idade : 46 Localização : GUimarães Ocupação : Militar... Humor : muito Data de inscrição : 16/08/2010 Pontos : 754
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex Mar 18, 2011 1:02 am | |
| Boas,quando tiverem uns videos podem postar pois acredito que o pessoal que gosta de pesca irá adorar ver |
|
| |
Foeverlion Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 159 Idade : 71 Localização : Charneca da Caparica Ocupação : Consultor Técnico Humor : Recomenda-se Data de inscrição : 01/05/2010 Pontos : 191
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex Mar 18, 2011 9:35 am | |
| Assim tá bem! Já dava para fazer um grande petisco com a família ou com os amigos! |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex Mar 18, 2011 5:55 pm | |
| Pois é colega Mota,os que ainda não desovaram,são cá um petisco grelhados ,ou de qualquer outra forma,mas já vão aparecendo alguns magros,especialmente os machos. Acerca da pescaria,agora ainda está muito frio,e eu vou muito cedo,mas lá mais para a frente (,Verão),costumam aparecer umas douradas lá para os lados do João Gil,e nessa época ,já aparecem uns dias porreiros,e pesca efectuada durante o dia ,aí já posso levar alguém para ver. Mas é assim :O barco só tem seis metros,e é de pesca profissional,para andar nele ,só pessoas com cédula marítima,e matriculadas no mesmo. Acho que na Capitania passam umas licenças diárias para autorizar quem não tenha os referidos documentos a ir ao mar como ''observador''. Ainda não sei muito bem como é que isto funciona,mas se não for assim será certamente semelhante.Talvez o colega Braz esteja ''por dentro'' deste processo e nos possa explicar. De qualquer forma quando o tempo estiver bom e que mereça a pena vir ver a pesca ,fica convidado.Agora não o aconselho,principalmente se costuma enjoar.É que o mar para lá do Espichel é Diferente!!!!,do que vemos em Sesimbra. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex Mar 18, 2011 6:15 pm | |
| Amigo Antonio.
Pensava eu que haveria hipotese de um grupo de foristas fazer uma pescaria de alto mar utilizando o seu barco, sendo assim, como diz, é complicado e eu não quero passar um dia a vomitar, hehehehe, mas obrigado na mesma pela disponibilidade.
Abraço |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sex Mar 18, 2011 7:30 pm | |
| Os barcos profissionais só podem levar os pescadores profissionais nele registados, ou por troca com o devido conhecimento da Capitania. Há uma hipotese de levar observadores mas normalmente as capitanias dificultam. Só quando aparecem observadores, com carteira profissional de jornalista, aí as coisas ficam muito facilitadas. Tudo isto tem implicações com os seguros.
Aquilo que o Mota queria só é possível nos barcos registados como maritimo-turísticos. Isso é uma outra hipotese que pode ser pensada e levada à prática. |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb Mar 19, 2011 12:30 am | |
| Bem !!!Se assim é !!!!Já parece ser mais complicado levar alguém,mas posso-me informar. De qualquer forma deixo aqui algumas fotos da pescaria de ontem (sexta feira). https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0041k.jpg/ Isto na primeira volta ,antes da ''bucha'' https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0046g.jpg/ https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0045q.jpg/ Depois apareceram uns Roazes que espantam o peixe todo,e na segunda volta pouco deu.
Foram só mais estes peixes.Para a semana à mais ''espero eu'' https://2img.net/r/ihimizer/i/sam0047u.jpg/
Última edição por ciclone em Sáb Mar 19, 2011 12:39 am, editado 1 vez(es) |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb Mar 19, 2011 12:34 am | |
| Acerca desses barcos com a maritimo turística ,sou amigo de uma pessoa que tem um barco desses,e penso que tem capacidade para levar cerca de dez pescadores,acho que passa as licenças a bordo. Se quiserem posso-me informar.O amigo Braz provavelmente até conhece,é conhecido pelo Bate a asa,Nome do barco. |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Sáb Mar 19, 2011 1:10 am | |
| Não sei. Não me recordo. Depois de ter deixado a competição, só tenho pescado aqui na Nazaré.
Mas se houver interessados, eu alinho em fazer uma pescaria à cana em barco fundeado. Mas para mim, o empenho total pelo tempo de pesca, está fora de causa. Gosto de ir para o mar ao romper do dia, pescar, comer uma bucha e vir almoçar a terra pelo menos até as 2,30 da tarde. Já não tenho paciência para ficar no mar até às 5 ou 6 horas da tarde, só porque o aluguer do barco é para o dia todo. Podemos abrir um tópico novo sobre uma possível pescaria em barco. Se houver entusiasmo, vamos com a iniciativa para a frente. |
|
| |
AHMota Membro Veterano
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Ter Mar 22, 2011 11:31 pm | |
| - Braz da Silva escreveu:
- Não sei. Não me recordo.
Depois de ter deixado a competição, só tenho pescado aqui na Nazaré.
Mas se houver interessados, eu alinho em fazer uma pescaria à cana em barco fundeado. Mas para mim, o empenho total pelo tempo de pesca, está fora de causa. Gosto de ir para o mar ao romper do dia, pescar, comer uma bucha e vir almoçar a terra pelo menos até as 2,30 da tarde. Já não tenho paciência para ficar no mar até às 5 ou 6 horas da tarde, só porque o aluguer do barco é para o dia todo. Podemos abrir um tópico novo sobre uma possível pescaria em barco. Se houver entusiasmo, vamos com a iniciativa para a frente. Se tiveres material que me emprestes eu alinho, mas tambem só até á hora do almoço. Lá terei que experimentar e sujeitar-me ás consequencias, mas morra o homem e fique a fama. |
|
| |
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua maio 04, 2011 10:41 pm | |
| hoje fui com dois amigos meus pescar para um molhe entre a praia de mira e a praia da vagueira tipo de pesca há bóia fixa de 20 gr: anzóis sasame n.º 4 isco usado, caranguejo de dois cascos, casulo e camarão vivo. resultado no total apanhamos 21sargos alguns deles veados e um robalete. peso total da pescaria 20,600kg foi uma grande manhã de pescaria e nem fomos os que mais apanhou mas foi uma pescaria que já algum tempo não fazia tenho fotos mas não as estou a conseguir colocar. assim que consiga coloco
|
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia Qua maio 04, 2011 10:49 pm | |
| Realmente foi uma manhã de pesca daquelas parabéns |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
| |
|
| |
| Sargos,douradas robalos e outros à bóia | |
|