Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
Assunto: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 15, 2012 10:27 am
Amigos foristas
Para quem já experimentou ou usa habitualmente, que acham da composição da chumbada com choque paradox?
Esta minha pergunta tem a ver com o seguinte.
Como na caça ao coelho usava muitas das vezes cartucho dispersor no primeiro tiro, decidi comprar para a minha Beretta um Briley Diffusion (dispersor ou paradox) como alternativa.
Antes da abertura dei (apenas) um tiro na chapa com um cartucho de 32 g e chumbo 7; fiquei encantado com a distribuição.
Na abertura cacei com ele aos coelhos e errei alguns relativamente fáceis.
Nas jornadas seguintes já não o usei e voltei aos cartuchos dispersores para os tiros curtos deixando de falhar tanto.
Certamente o problema não estará no Briley, mas nos meus olhos ou nos poucos tiros ainda dados.
Qual a vossa experiência?
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 15, 2012 7:59 pm
Vamos lá pessoal...qual é a vossa opinião??? Eu não posso responder pois sou muito tradicional e uso chokes normais...nem uso cartuchos de dispersor...
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 15, 2012 9:36 pm
Eu desde sempre que utilizo a ponteira cilíndrica e um cartucho dispersor para o primeiro tiro e não quero outra coisa... fazem maravilhas, desde a abertura atirei a 11 coelhos e virei de patas ao ar 10, os resultados dizem tudo
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 15, 2012 11:13 pm
Amigo V. Moura esses choques tem por norma conferir ao chumbo um efeito radial para que a chumbada disperse mais um pouco. No caso dos da Briley a dispersão não é assim tão acentuada como noutras marcas.
Utilize à mesma um dispersor no primeiro tiro e depois um cartucho de embalar ou até mesmo 2 dispersores e um de embalar. De preferência o primeiro vá à chapa para escolher o dispersor que casa melhor nesse choque pois nem todos são bons pois as petalas que protegem os canos do chumbo não permitem grande movimento rotacional da chumbada.
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 15, 2012 11:17 pm
Eu nunca experimentei esses choques, já atirei com uma arma com o cano paradox, e acho que para as galinholas pode ser bom, mas para os coelhos e com cães... são um pouco perigosos.
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Ter Out 16, 2012 11:00 am
Amigo Hélio
Eu conheço bem a teoria e li várias "reviews" americanas sobre estes choques da Briley.
Porém, na prática, por vezes obtemos resultados um pouco diferentes, daí o procurar saber se alguém os usa e que resultados obtem.
Eu tenho uma Beretta semiautomática, mas não a uso habitualmente. Normalmente uso uma Beretta de canos sobrepostos e o choque em questão era para usar no cano de baixo e no primeiro tiro.
Os americanos têm opiniões contraditórias; uns dizem muito bem, outros mal.
Os que dizem mal, dizem que o choque deixa muitos vazios na chumbada e que abre menos que um 1/4; os que dizem bem dizem que melhora muito a distribuição, mas sem abrir mais que um cilindrico.
O único tiro que eu dei na chapa a 15m com chumbo 7 fez de facto uma distribuição magnífica preenchendo uniformemente o círculo de 75cm, sem vazios.
Mas isto no tiro a chumbo, não é como no tiro a bala, como sabe.
Eu já sabia e confirmei que não abre tanto como um cartucho dispersor, mas não concentra os chumbos tanto como um cartucho embalador.
Este choque é feito a partir de um de skeet.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Ter Out 16, 2012 11:14 am
Creio que a Benelli desenvolveu um novo choque que vem na Beccacia Supreme, e que faz uma distribuição da chumbada muito homogénea. Deve ser um bom choque para os coelhos e galinhola.
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 17, 2012 11:05 pm
Esse choque Ampliator já existe noutra marca à bastante tempo. Agora é que a Benelli o adapta e chama-lhe outro nome. Marketing. Funcionar funciona. Cuidado com as roscas.
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 17, 2012 11:07 pm
Se alguém estiver interessado num choque destes para roscas mobilchoke da Beretta, Benelli... diga alguma coisa por MP que eu tenho um em BlackOxide que vendo por não usar. É mal empregue andar a caçar com a Urika aos coelhos.
V. Moura Membro Veterano
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qui Out 18, 2012 10:44 am
Amigo Rui Militão
Já vi a publicidade da Benelli e ao que parece trata-se de um novo choque paradox ou estriado.
Não é nada de novo, mas pode ter particularidades nas estrias ou no desenho do tubo que melhorem a distribuição.
O Brilley Diffusion é um choque de skett no qual foram abertas estrias.
Os choques estriados têm de facto alguma influência na distribuição, mas as marcas tendem sempre a exagerar nos resultados.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qui Out 18, 2012 12:17 pm
Eu aos coelhos, codornizes etc até 20/25mt uso skeet da briley.
V. Moura Membro Veterano
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Sex Out 19, 2012 9:38 am
O choques paradox não são perigosos pois não abrem tanto como os cartuchos dispersor e têm uma chumbada regular, não respingam para os lados.
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Sex Out 19, 2012 9:03 pm
Estive a ver um vídeo que me mandaram hoje acerca disto e mais coisas.
É um pouco policitário mas não deixa de mostrar na realidade o que estes choques fazem e compara-os com outros.
Vale a pena ver para quem gosta desta matéria.
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Sex Out 19, 2012 10:17 pm
Excelente video
RMestre Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 4218 Idade : 39 Localização : Moita Ocupação : Caça e Pesca!!! Humor : ***** Data de inscrição : 19/12/2011 Pontos : 4942
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Sáb Out 20, 2012 12:49 pm
Muito bom Hélio, bem esclarecedor das suas diferenças!
Rui Militão Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 22, 2012 10:52 am
bom video
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 22, 2012 1:06 pm
Com uns choques a nuvem de fumo é mesmo muito maior que o que se vê com outros choques.
Saia lá o fumo por onde sair, a soma total de fumarada deveria ser a mesma, SE OS CARTUCHOS FOSSEM OS MESMOS. Mais carga (e certas pólvoras) fazem muito mais fumo e (abrem mais a chumbada) que um cartucho de pouca gramagem
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Seg Out 22, 2012 8:55 pm
Também penso que são usados cartuchos diferentes no caso do tiro que deita mais fumo. De qualquer modo no choque ported vê-se bem que a chumbada sai de lá certinha.
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Ter Out 23, 2012 12:16 am
Hélio, no extended normal também sai certinha Sem saber com que cartuchos estão a fazer cada filmagem com cada choque, não se pode opinar muito sobre o que se vê na totalidade do filme.
Os diversos testes que já li onde comparam choques extended ported vs extended normal, confirmam o que fui vendo ao vivo na chapa, que é: a diferença é nula na maioria das vezes, e em outras vezes, quem costuma chumbar melhor são mesmo os Extended normais.
abraço, joão
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Ter Out 23, 2012 12:28 am
Eu não uso choques ported mas gostava de saber na prática o que faziam e parece que neste video explica. Evitam a sopro de boca segundo o explicado. Tem lógica mas na prática não sei.
No outro dia alvejei vários ported e comparei com os normais e nalguns tiros o ported estavama minimamente melhor mas nada de especial.
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 24, 2012 1:35 am
Hélio escreveu:
No outro dia alvejei vários ported e comparei com os normais e nalguns tiros o ported estavama minimamente melhor mas nada de especial.
Não me admirava nada que dando vários tiros com cada um deles, tanto com uns, como com outros, ora chumbava um melhor agora, como outro chumbava melhor no tiro seguinte, pois como bem sabes, por muito perfeitos que sejam os tiros, numa mesma caixa de 25 cartuchos, não há 25 tiros iguais na chapa.
O que conta é a média, e isso só dando muitos tiros se chega a alguma conclusão válida.
Os choques de aço com cortes, têm arestas. Chumbo mole a passar à pressão em arestas (caso a bucha não seja totalmente envolvente, por exemplo em cartuchos com bucha de feltro, ou dispersores) de aço, não me parece que criem vantagem nenhuma na esfericidade final dos bagos de chumbo que vão no exterior da chumbada...
Pessoalmente, choques ported nem dados os quero, até porque, ao direccionarem os gases e o som para os lados (e para trás), aumentam o impacto do ruído sentido nos ouvidos
abraço
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 24, 2012 11:06 pm
Na chumbada algum efeito deve ter ou não?
antoniomatos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 369 Idade : 65 Localização : estados unidos da america Ocupação : maquinista Humor : quanto basta Data de inscrição : 28/09/2010 Pontos : 388
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 24, 2012 11:16 pm
nao conheco esses choques
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 24, 2012 11:23 pm
Hélio escreveu:
Na chumbada algum efeito deve ter ou não?
Acho que os ported fazem mais sentido pelo seguinte: Penso que os gases saiem a uma maior velocidade do cano que a chumbada, esta quando sai está rodeada de gases o que a pode prejudicar, atrapalhando uma distribuição homogenea. É neste ponto que os ported ganham vantagem, libertam gases para os lados e deixam "espaço" ou "liberdade" para que a chumbada saia mais perfeita.
Hélio Moderador
Assunto: Re: Tiro a chumbo com choque paradox Qua Out 24, 2012 11:26 pm