* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  chumbo ou aço - Página 3 Button10  chumbo ou aço - Página 3 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 chumbo ou aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3
AutorMensagem
joaomendes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 94
Idade : 48
Localização : entre as beiras
Ocupação : bastante
Humor : por vezes
Data de inscrição : 30/12/2008
Pontos : 97

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySex Abr 13, 2012 11:18 pm

Quem costuma caçar com aço, é normal encontrar bagos de aço nas peças de caça (patos) ou estes raramente ficam alojadas, mesmo quando encontram ossos duros, isto para distâncias normais de tiro ?

Em relação às balas de carabina, normalmente não se fala muito na contaminação da carne causada pelo chumbo das pontas, sobretudo nas que são demasiado expansivas e/ou têm tendência a fragmentar-se mas eu não gosto da ideia de que a carne (para além da que fica destruída) possa ficar contaminada com chumbo.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 3:25 am

espalhachumbo escreveu:
Eu não quero entrar em contradição com ninguém, mas as esferas de aço perdem mais rápidamente a velocidade .

É verdade o que diz e não está a contradizer ninguém, caso tenham um tamanho aproximado (o que lhes dá uma diferença de massa) e tenham uma mesma velocidade inicial.


O problema é que, como pode verificar no catálogo da rio, o aço permite carregar cartuchos mais velozes.

Logo, com maior velocidade e com maior diâmetro (maior peso individual de modo a anular a diferença para o bago de chumbo mais pequeno e mais denso), consegue-se compensar a diferença de energia.

Se tem dúvidas é simples.

Testa um cartucho de chumbo 5 com a velocidade habitual na casa dos 390 a 410 m/s de V1, por exemplo com 34 gramas, e compare a perfuração a 35 metros (e o número de impactos no alvo) e depois compare com um de aço de 36 gramas de 3 ou 2, com uma V1 de 425 m/s, ou então, se ainda quiser mais, experimente os de aço de 38 gramas com 470 m/s de V1.

Fica logo esclarecido.

Tem aqui a tabela comparativa a 40 jardas ( cerca de 36 metros) e a 60 jardas (cerca de 55 metros) entre o tamanho do chumbo e o tamanho do bago de aço necessário para que lhe garante a mesma energia às mesmas distâncias, e a quantidade de bagos por peso de carga entre aço e chumbo:
http://www.gunnersden.com/index.htm.steelvslead.html

No final do texto, revelam que após análise de cerca de 16.000 gansos e patos abatidos, concluíram que o aço, desde que feita a conversão correcta do tamanho do bago em relação ao chumbo, mata perfeitamente na mesma como o chumbo.

Não se esqueça de uma coisa, essa tabela considera que o aço e o chumbo foram projectados à mesma velocidade de 1350 pés por segundo ( cerca de 411 m/s), mas como os actuais cartuchos comerciais modernos de aço ainda oferecem maiores velocidades, na prática, com os modernos cartuchos o aço apresenta ainda maior energia a essas distâncias que o observado na tabela.

Sobre o aço, aqui perto de mim há uma zona ainda grande onde só é possível caçar patos com munição ecológica. No início o pessoal desconfiava e muitos continuavam a utilizar chumbo e a transgredir, e continuavam a fazer a asneira de envenenar as zonas aquáticas e contribuir para provocar nos patos o conhecido e fatal saturnismo.
Após começarem a observar os tiros e os abates dos cumpridores da lei que estavam a utilizar os Blue Steel magnum da Rio, num instante se converteram ao aço.
Amigo, isto vai ser só uma questão de tempo e da cultura da preservação entrar no sangue das pessoas, porque depois do pessoal experimentar e comprovar que bons cartuchos de aço ainda matam melhor os patos que os antigos de chumbo, será num instante enquanto acaba a desconfiança do aço na caça ao pato.
Além do mais, entre quase 8 euros por uma caixa de 25 cartuchos de 36 gramas, ou 12 e pouco por 25 de aço de alta performance, para os tiros que se dão por anos aos patos, mesmo para quem mata dezenas deles por época de caça, pouco significado tem na carteira, e tem um resultado muito positivo no futuro da caça a esta espécie, e para quem quer continuar a ter patos com fartura por mais e muitos bons anos. Só é chata a situação para quem não tiver armas que possam atirar com esses cartuchos de 76mm de alta performance, de resto, nada a dizer contra.

Para o João Mendes, com o aço acontece o mesmo que o chumbo, tanto os bagos furam de um lado ao outro como alguns ficam dentro dos patos. Depende da zona onde acertam os bagos, da distância, e do tamanho do bago. Diferença só noto uma, mesmo quando acertam na quilha de osso, ao contrário do chumbo que às vezes ficava achatado, o bago de aço fica redondinho na mesma e fura mais que o chumbo.

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 11:24 am

Bom dia Confraria !!

Já o meu amigo Helio Neto me tinha dito que eu iria ficar encantado com os textos e conhecimentos do confrade João Rodrigues, o que tenho confirmado nestes ultimos dias.
Portanto, ao João Rodrigues os meus cinseros elogios e da minha parte fico grato pela partilha que faz dos seus conhecimentos. Um bem haja !
Aproveitando o embalo e dado eu nunca ter disparado qualquer munição com bolitas de aço na minha Maxus, agradecia ao João Rodrigues que me aconselhasse o choque da arma e medida da munição mais aconselhavel para disparar o tal cartucho da Rio Blue Steel Magnum.
Um grande abraço
Artmar
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 11:41 am

Já agora aproveito o "embalo" do amigo Artmar e pergunto também se as minhas duas reliquias (Breda Altair e PB A303) estão preparadas para disparar "bolitas de aço"...
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 3:22 pm

Testa um cartucho de chumbo 5 com a velocidade habitual na casa dos 390 a 410 m/s de V1, por exemplo com 34 gramas, e compare a perfuração a 35 metros (e o número de impactos no alvo) e depois compare com um de aço de 36 gramas de 3 ou 2, com uma V1 de 425 m/s, ou então, se ainda quiser mais, experimente os de aço de 38 gramas com 470 m/s de V1.

Boas, não querendo contrariar ninguém, principalmente quem tem formação mais elevada do que eu, ou que para qualquer coisa apliquem cálculos e formulas, no meu entender para se saber qual a diferença, tem que se testar coisas parecidas, como dois cartuchos,um de 34g e 400m/s de chumbo,outro de 34g com velocidade à sida do cano comparada e bagos com peso equivalente, de uma forma pratica as diferenças aparecem, não sei porquê mas já estou a ficar com pólvora nos olhos study scratch Laughing Boa continuação kaci
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 3:34 pm

joao santos escreveu:
Testa um cartucho de chumbo 5 com a velocidade habitual na casa dos 390 a 410 m/s de V1, por exemplo com 34 gramas, e compare a perfuração a 35 metros (e o número de impactos no alvo) e depois compare com um de aço de 36 gramas de 3 ou 2, com uma V1 de 425 m/s, ou então, se ainda quiser mais, experimente os de aço de 38 gramas com 470 m/s de V1.

Boas, não querendo contrariar ninguém, principalmente quem tem formação mais elevada do que eu, ou que para qualquer coisa apliquem cálculos e formulas, no meu entender para se saber qual a diferença, tem que se testar coisas parecidas, como dois cartuchos,um de 34g e 400m/s de chumbo,outro de 34g com velocidade à sida do cano comparada e bagos com peso equivalente, de uma forma pratica as diferenças aparecem, não sei porquê mas já estou a ficar com pólvora nos olhos study scratch Laughing Boa continuação kaci

Penso que o amigo Santos não entendeu o texto, o teste é relativo ao chumbo em comparação ao aço como a densidade não é a mesma o que está exempilficado é como obter as mesmas prestações ou identicas á do chumbo utilizando o aço.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 5:10 pm

artmar escreveu:
Aproveitando o embalo e dado eu nunca ter disparado qualquer munição com bolitas de aço na minha Maxus, agradecia ao João Rodrigues que me aconselhasse o choque da arma e medida da munição mais aconselhavel para disparar o tal cartucho da Rio Blue Steel Magnum.

Viva, para o amanhecer e o anoitecer nos arrozais, e para patos até aos 30 metros, choque ***** ou **** e o magnum 36 gramas de aço com bago n.º 3.

Quando não é na penumbra, e já se vê bem os patos, ou estes são à passagem, *** e os magnum de 36 gramas de aço 2 e seca-os até aos 40 metros (e até a um pouco mais).

Se tiver um Briley, pode utilizar o IM (equivalente a **), pois estes choque ainda está aprovado para utilizar aço.

Não esquecer o seguinte, o aço chumba muito mais cerrado que o chumbo, e por isso, para ter resultados semelhantes a um *** usando chumbo 5, lhe recomendo o **** ou o ***** com o aço bago 3.

Mas não há nada melhor que alvejar com a sua arma o aço e comparar com a abertura de tiro a está habituado com o chumbo, pois cada arma é um caso, e poderá precisar de mais ou menos choque que aquilo que lhe estou a sugerir.

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 5:16 pm

joão gil escreveu:
Já agora aproveito o "embalo" do amigo Artmar e pergunto também se as minhas duas reliquias (Breda Altair e PB A303) estão preparadas para disparar "bolitas de aço"...

Viva.
Há cartuchos de aço de 70mm para utilizar em relíquias ou armas com canos normais, tenham elas choques fixos ou intermutáveis, mas, porque são cartuchos com cargas e prestações mais moderadas, não lhe dão a performance final que dão os de aço de alta velocidade e que foram desenvolvidos para canos mais recentes com câmaras de 76mm (e maiores) e aprovados com a punção da flor de liz, ou seja, aprovados para aço, para maiores cargas, maiores pressões e maiores velocidades.

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 6:12 pm

Obrigado pelo esclarecimento, João Rodrigues fixe
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 6:23 pm

Peço desculpa pela minha má interpretação. um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySáb Abr 14, 2012 6:41 pm

João Rodrigues escreveu:


Viva, para o amanhecer e o anoitecer nos arrozais, e para patos até aos 30 metros, choque ***** ou **** e o magnum 36 gramas de aço com bago n.º 3.

Quando não é na penumbra, e já se vê bem os patos, ou estes são à passagem, *** e os magnum de 36 gramas de aço 2 e seca-os até aos 40 metros (e até a um pouco mais).

Se tiver um Briley, pode utilizar o IM (equivalente a **), pois estes choque ainda está aprovado para utilizar aço.

Não esquecer o seguinte, o aço chumba muito mais cerrado que o chumbo, e por isso, para ter resultados semelhantes a um *** usando chumbo 5, lhe recomendo o **** ou o ***** com o aço bago 3.

Mas não há nada melhor que alvejar com a sua arma o aço e comparar com a abertura de tiro a está habituado com o chumbo, pois cada arma é um caso, e poderá precisar de mais ou menos choque que aquilo que lhe estou a sugerir.

Abraço,
João

Amigo João Rodrigues, eu tenho adaptado um Briley (LM) "extended na Maxus" na qual agora a dias pasei o medidor "peclise" (penso que é assim que se escreve) em que verifiquei que media 18,3 na saida do mesmo. Porventura poderei usar esse mesmo choque com as ditas bolitas de aço ????
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
joaomendes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 94
Idade : 48
Localização : entre as beiras
Ocupação : bastante
Humor : por vezes
Data de inscrição : 30/12/2008
Pontos : 97

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptyDom Abr 15, 2012 11:06 am

João Rodrigues, obrigado pelo esclarecimento. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptyDom Abr 15, 2012 10:01 pm

artmar escreveu:
Amigo João Rodrigues, eu tenho adaptado um Briley (LM) "extended na Maxus" na qual agora a dias pasei o medidor "peclise" (penso que é assim que se escreve) em que verifiquei que media 18,3 na saida do mesmo. Porventura poderei usar esse mesmo choque com as ditas bolitas de aço ????
Abraço

Amigo Artmar, para a sua dúvida tem aqui a resposta da Briley:

http://www.briley.com/2009/chokefaq.html

Segundo eles, os choques tipo o seu, são garantidos para utilizar com aço até à medida IM (**)
Só o LF, F e XF não estão aprovados para uso com aço.

Já utilizei aço com o IM e nada a assinalar, mas chumba fechado em demasia...

abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySeg Abr 16, 2012 11:59 am

João Rodrigues escreveu:


Amigo Artmar, para a sua dúvida tem aqui a resposta da Briley:

http://www.briley.com/2009/chokefaq.html

Segundo eles, os choques tipo o seu, são garantidos para utilizar com aço até à medida IM (**)
Só o LF, F e XF não estão aprovados para uso com aço.

Já utilizei aço com o IM e nada a assinalar, mas chumba fechado em demasia...

abraço,
João

Amigo João !!
Obrigado pela informação
Cunprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 44
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 EmptySeg Abr 16, 2012 9:58 pm

Amigo Artmar, com o LM tanto é bom para os tordos como é bom para o aço. Com um tiro matou 2 coelhos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




chumbo ou aço - Página 3 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 3 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

chumbo ou aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 3 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3

 Tópicos semelhantes

-
» tipo de chumbo
» Chumbo que não perfura
» Tabela - Diâmetros do Chumbo
» Chumbo tipo oxidado
» Tamanho dos bagos de chumbo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-