* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  chumbo ou aço - Página 2 Button10  chumbo ou aço - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 chumbo ou aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 7:58 pm

Obrigado a todos pelo vosso esclarecimento... fixe continuem o vosso debate que eu a gostar... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 9:02 pm

Sim exactamente isso, a capacidade termica e superior pelo que aquece mais rapido e arrefece tambem mais rapido.
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 10:27 pm

[quote="Avx777"][quote="A.silva"]
De todas as indicações que tenho é que não tem a ver com a temperatura mas com a densidade na gramalha de aço tem de se usar um nº maior, dois ou tres numeros para se obter o mesmo resultado que o chumbo quem atire aos tordos com nº8 teria de utilizar em aço o nº 6 atendendo a que leva muito nenos bagos logo os resultados são diferentes.Boa Noite, será confusão minha, que 34gr de chumbo dentro do cartucho tem o mesmo volume que 34gr de aço?
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 10:40 pm

Nã, é como a lã 1kg é 1kg mas o volume é diferente
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 10:47 pm

Rui Militão escreveu:
Nã, é como a lã 1kg é 1kg mas o volume é diferente
sendo assim a quantidade de bagos é maior, ou estou errado!
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 11:05 pm

Tem haver com a densidade dos materiais, vou ver a tabela e já volto
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 11:17 pm

O chumbo tem uma densidade de 11.30 e o aço de 7.85 , logo um cartucho de 32g tem mais aço que chumbo
penso eu de que.
Ir para o topo Ir para baixo
joaomendes
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 94
Idade : 48
Localização : entre as beiras
Ocupação : bastante
Humor : por vezes
Data de inscrição : 30/12/2008
Pontos : 97

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 11:52 pm

Avx777 escreveu:
Sim, a densidade está relacionada uma vez que ao ser pouco denso era facilmente perturbado pelo ar. A temperatura está relacionada mais com a perfuração, quanto mais quente estiver o aço mais facilmente penetra num corpo. Aí entra a capacidade térmica dos materiais, e neste caso o aço como tem uma capacidade térmica maior aquece muito depressa e arrefece muito depressa, daí precisar de uma massa maior para não perder tanto calor (daí ter se diminuír o nº a utilizar com o aço).

Boas,
Caro Avx777 não me leve a mal mas o que disse não está correto.
Dois materiais diferentes, com a mesma massa mas capacidades térmicas diferentes, quando submetidos à mesma diferença de temperaturas, o que tiver maior capacidade térmica mássica "aquece menos".
Isso é fácil de verificar. Aquecendo 1 kg de óleo e 1 kg de água em recipientes iguais durante o mesmo intervalo de tempo, verifica-se que a temperatura da água sobe menos, precisamente pelo facto de a água ter uma elevada capacidade térmica mássica.

Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptyQui Abr 12, 2012 11:52 pm

Rui Militão escreveu:
Pessoal dêem a vossa opinião.

Devem acabar com os cartuchos de chumbo, por razões ecológicas,sanitárias , etc

Cartuchos de aço para toda a caça?

Uma boa questão para debate e muito importante para os caçadores e para o ecosistema, mas pelos vistos interessa mais ao caçador a perfomance do tiro do que preservar o meio ambiente, noutro topico acho que tambem é pertinente discutir esse assunto.

Eu sou muito a favor que os cartuchos de chumbo em algumas situações, como na caça ás aves aquaticas, deveriam acabar, segundo me consta, o chumbo é muito prejudicial ao normal funcionamento da fauna selvagem derivado ás especies ingerirem o chumbo causando-lhe por isso a morte.

Já não vejo que seja viavel, a caçar á caça de pêlo, acabar com o cartucho de chumbo e todos nós sabemos as razões, com o aço nos cartuchos os acidentes seriam uma constante.

Bom debate.

Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 12:16 am

O aço ocupa mais espaço que o chumbo(isto para a mesma massa). Agora não sei se os cartuchos levam uma bucha diferente para levar mais bagos.
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 12:20 am

A equação do calor refere que Q=mc(tf-ti). A capacidade térmica mássica da água é 1.
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 12:36 am

joaomendes escreveu:


Boas,
Caro Avx777 não me leve a mal mas o que disse não está correto.
Dois materiais diferentes, com a mesma massa mas capacidades térmicas diferentes, quando submetidos à mesma diferença de temperaturas, o que tiver maior capacidade térmica mássica "aquece menos".
Isso é fácil de verificar. Aquecendo 1 kg de óleo e 1 kg de água em recipientes iguais durante o mesmo intervalo de tempo, verifica-se que a temperatura da água sobe menos, precisamente pelo facto de a água ter uma elevada capacidade térmica mássica.


Tem razão. É ao contrário do que eu disse. O ouro como sendo dos metais que melhor transporta calor tem uma capacidade térmica baixa. O restante mantém-se. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 1:37 am

O aço tem menos densidade que o chumbo, logo, usando bagos de chumbo e de aço do mesmo tamanho, por exemplo número 5, com 32 gramas de chumbo temos menos bagos e menos volume total que usando aço número 5.

Por exemplo, 36 gramas de chumbo 3 cabem num cartucho de 70mm.

36 gramas de aço número 3, mesmo a bucha não tendo amortecedor e sendo por isso mais espaçosa e permitindo levar mais volume, mesmo assim essas 36 gramas já só cabem num cartucho de 76mm com bucha integral sem amortecedor.

Para se ter o mesmo impacto com o aço, só aumentando muito a velocidade do cartucho. Não esquecer que o aço, por o bago não deformar, permite cartuchos com mais velocidade e mesmo assim chumbam fechado, pois os bagos não perdendo a esfericidade aquando da queima da pólvora, chumbam mais fechado que o chumbo.
Outra solução sem ter que exagerar na velocidade (e consequentemente nas pressões), é utilizar bagos de aço maiores, com uma numeração inferior em cerca de 2.

Isto é, um bago 5 de chumbo à mesma velocidade que um de aço 3, têm mais ou menos o mesmo poder de derrube.

Por outro lado, na prática, como se pode aumentar a velocidade nos cartuchos de aço sem o risco de os bagos deformarem, um 3 de aço com mais velocidade que o chumbo 5, consegue resultados superiores ao 5 de chumbo.

Ainda, em 36 gramas de aço número 3 (porque o aço tem menos densidade) levam quase tantos bagos de 3 como leva de número de bagos de chumbo as 36 gramas de chumbo 5, só que, as 36 gramas de aço ocupam muito maior volume que as 36 gramas de chumbo.

Tenho a experiência dos Royal Blue Steel Magnum de 76mm, que em aço 3 com 36gramas (já para não falar do 2), matam os patos tão longe como qualquer bom cartucho de chumbo 5, pelo que, com uma arma aprovada para atirar com aço, acho não haver qualquer razão para muitos continuarem a transgredir a lei e a utilizar chumbo em zonas húmidas onde tal é proíbido (aliás, já devia ser proibido em todos os arrozais cá da zona, e não só em algumas áreas).

O único defeito destes cartuchos é que são um valente pancadão, pois para eles matarem bem com o aço, ainda lhes aumentaram mais a velocidade que aquela que tem o mais rápido cartucho de chumbo de 36 gramas que se possa encontrar no mercado.
Enquanto não se está bem habituado, geram uns falhanços por excesso de desconto.
Batem que se danam, mas a dar descontos é mesmo em cima.

Já ouvi uns zuns-zuns que uns de 38 gramas para câmaras de 89mm (como por exemplo a A400 da Beretta) com 470 m/s de velocidade inicial, que ainda são muito mais poderosos e que mesmo com 3 de aço matam patos a alturas que o chumbo 4 não matava, mas pelo que ouvi, batem que se danam. Cartuchos só para homens Laughing

Passando a publicidade, quem quiser uns bons cartuchos de aço para os patos não precisa de gastar fortunas, pois estes têm preços muito razoáveis e pouco mais caros que muitos de 36 gramas de chumbo, e em número 3 ou 2 cumprem mais que perfeitamente:
http://www.maxam.net/media/Default%20Files/Outdoors/BlueSteelCatalogue.pdf

cumprimentos,
João
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 10:52 am

Bem eu vinha postar o que um professor de física me tinha dito mas acho que o texto do amigo João esclarece tudo. Excelente texto. Parabéns. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 11:24 am

fixe Assim já dá para tirar algumas conclusões
Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 3:02 pm

Boas, não sei bem porquê, mas ainda não estou convencido que o aço tem a mesma volucidade que o chumbo, a volucidade à saida do cano pode ser superior, mas o volume sendo maior há mais resitencia ao ar, logo perde volucidade mais rapido, o volume sendo maior, o poder de perfuração tambem será menor! posso estar errado, mas por enquanto é a minha maneira de ver esta situação. Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 6:08 pm

Física não vou explicar porque as fórmulas para cálculo balístico (entrando em consideração com a massa e volume) são demasiado complexas para explicar num fórum a quem não tenha alguma formação em Fisíca, mas posso sugerir o seguinte, quem tem dúvidas é fácil de as tirar, ou experimenta na caça e tira aí as suas conclusões, ou poderá alvejar alguns objectos (ou um pedaço de carne) a 35 metros com aço número 3 de um BlueSteel magnum e com um qualquer cartucho de chumbo 5, e compara a penetração e a distribuição da chumbada.

De qualquer modo, para o amigo João Santos, sobre a aerodinâmica e a resistência ao ar, pense no seguinte, qual é que chega mais longe (projectados à mesma velocidade), um bago de chumbo 1 ou um de chumbo 9?

Para pensar sobre a perfuração e o alcance, um canhão de carregar pela boca de alma lisa tipo século XVII pu XVIII, com uma VO de apenas 300 m/s e uma bola de ferro de 0,5 Kg, já atingia (e matava) a centenas de metros, e até paredes perfurava/demolia.
Uma pequenina esfera de aço projectada aos mesmos 300 m/s não mataria ninguém nem alcançaria dezenas de metros, quanto mais centenas.

abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 8:23 pm

Excelente tópico...excelentes intervenientes...continuem... fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 8:49 pm

Nao ha nada como um texto com logica para arrematar com as duvidas todas!
Parabens Sr. Joao Rodrigues voce sabe do que fala fixe
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 9:08 pm

Eu não quero entrar em contradição com ninguém, mas as esferas de aço perdem mais rápidamente a velocidade, é certo que neste caso até são maiores (3) e o chumbo (5) mas a massa é totalmente diferente, pois o chumbo é mais pesado e vai conservar mais tempo a energia, depois é mais pequeno, não perde tanta velocidade. Um exemplo, as munições de carabina, as mais pesadas são mais lentas de inicio, mas ao fim de muitos metros, inverte-se, além da sua energia que é sempre mais elevada.
Esse resultado na carne é fácil de explicar, o aço ao não se deformar, "rasga" a carne, outra a chumbada é mais fechada e tem mais esferas.
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 10:46 pm

Boa Noite, este tópico é mesmo fixe, para alem de se explicar o que parece não ter comparação, cálculos e formulas, desta forma acho que um dia destes se quiser-mos caçar, vamos ter de voltar ás velhinhas ratoeiras scratch kaci boa continuação para todos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 10:49 pm

A massa não irá ser totalmente diferente. A razão de se diminuir o nº dos bagos é precisamente para a massa ser parecida. O aço precisa é de uma maior volume para ter a massa igual ao chumbo (a relação entre a massa e o volume é a densidade).


Última edição por Avx777 em Sex Abr 13, 2012 10:50 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 10:50 pm

Uma coisa e certa...quem aponta bem tanto derruba com chumbo como com aço...mas nao venham com tretas chumbo e chumbo, conserva a energia, nao perde temperatura tao rapido, mata melhor!

Abraço hunter jola
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 10:51 pm

Sim. Quem sabe sabe sempre e com qualquer coisa.
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 EmptySex Abr 13, 2012 11:05 pm

Mota escreveu:
Uma coisa e certa...quem aponta bem tanto derruba com chumbo como com aço...mas nao venham com tretas chumbo e chumbo, conserva a energia, nao perde temperatura tao rapido, mata melhor!

Abraço hunter jola
um caçador quando é esperto, aponta bem e atira perto! Wink fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




chumbo ou aço - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: chumbo ou aço   chumbo ou aço - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

chumbo ou aço

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» tipo de chumbo
» Chumbo que não perfura
» Tabela - Diâmetros do Chumbo
» Chumbo tipo oxidado
» Tamanho dos bagos de chumbo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-