|
| Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório | |
| |
Autor | Mensagem |
---|
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 3:22 pm | |
| Sobre os 300.000 mil caçadores, era o número de cartas de caçador, muitos que as tinham apenas tinham arma e nem licença tiravam, sendo os praticantes regulares reais um número não muito mais elevado que aquilo que existe agora.
Os que ficaram actualmente na actividade, na sua maioria são os mesmos com mais vício de caça que já anteriormente eram os que realmente iam à caça mais vezes.
Sobre a fiscalização não ir "xingar a cabeça" no RO, talvez seja essa mesma a razão que actualmente na caça exista um total sentimento de impunidade e o pessoal por isso mesmo achar que vale tudo, e desde ninguém cumprir os limites até ao uso de processos de caça proibidos, é fácil concluir qual o porquê de assim ser... De pouco serve haver uma boa lei, se não existir quem a faça cumprir. Por exemplo, na caça aos tordos, em muitas das reservas o uso dos aparelhos electrónicos é tão generalizado que parece que tocam "ao desafio" sem qualquer vergonha, quase a ver quem é que tem mais potência de som e as melhores melodias, enfim...
A fiscalização tem a obrigação de percorrer todo o terreno, sendo ele RO, livre, ou não cinegético, e sobre isso mais não digo, porque acho que nem vale a pena...
Sobre o hoje matar-se mais, é simples, hoje, como a maioria do terreno de Portugal é RO, logo, é caçável em todo ele por toda a época venatória, sendo que, antigamente nas migratórias caçava-se por edital no verão e em Janeiro e Fevereiro e só em alguns tipos de terreno com as condições permitidas no edital, logo, em enorme parte do território não havia pressão nas migratórias porque não se podia pura e simplesmente caçar nem às rolas, nem aos pombos, nem aos tordos etc.. Ainda, por exemplo nos pombos, mesmo onde havia muitos pombos em determinado dia, com os "ajuntamentos de armas" era garantido que os resultados eram escassos, ou muito escassos, e nem dava para negaçar, ou para deixar que os pombos altos baixassem para alturas de tiro, porque a anti-aérea dos vizinhos não o permitia, pelo que, nem nós, nem os "vizinhos" matávamos grande coisa, mesmo havendo muitos pombos...
Hoje, mesmo que sejam menos armas no RO actual que aquelas que existiam anteriormente, o pessoal que ficou é o pessoal que atira melhor e o que já antes tinha mais vício de caça, ainda, tendo havido grande evolução na qualidade de tiro nos últimos anos de quem ainda continua a caçar, e ainda, a distribuição das armas permite por exemplo, caçar aos tordos ou a negaçar em descanso sem ninguém em cima uns dos outros o que permite muito maior número de abates. Isto já para não falar na evolução e na eficácia das novas técnicas utilizadas pelos negaceiros quando comparadas com as técnicas de há meia dúzia de anos atrás, e para não falar na evolução das armas e cartuchos e na sua maior eficácia em relação ao passado, eficácia esta interligada com o melhor nível de tiro do pessoal dos dias de hoje.
Antigamente, quando comecei a caçar, a cultura de tiro e a eficácia da maioria dos caçadores era muito mais reduzida, e era normal um tordo a 30 ou a 40 metros de altura levar 10 ou 20 tiros sem morrer até me passar por cima e também eu lhe descarregar com dois tiros e o errar (ou matar), hoje, qualquer puto novo ou qualquer caçador experiente prega-lhe com um ou dois tiros e lá fica o tordo por terra não chegando a passar por cima de mais ninguém, e todos sabem bem que hoje estar em segunda ou em terceira linha é quase uma garantia de não darem um tiro, tal a melhoria do nível de tiro verificada nos últimos 20 ou 15 anos. |
| | | Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 3:50 pm | |
| Totalmente de acordo João. Mas eu já nem falo das migratórias, porque para essas até existem mais factores que condicionam sua presença. |
| | | espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 3:56 pm | |
| Grande verdade João Rodrigues, e tu também contribuíste para esta melhoria de eficácia, com os teus conselhos sobre armas e munições, esta troca de ideias contribuiu e muito para este nível que existe hoje. Quando afinava e também ensinava alguns caçadores a atirar de carabina, também notei uma grande melhoria no cobro de javalis, amigos que falhavam sistematicamente, passaram a cobrar normalmente. E nota-se também grande vontade de melhorar e de trocar experiências entre caçadores, algo pouco visto à alguns anos atrás. |
| | | patrick_lgs Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 464 Idade : 52 Localização : Lagos Ocupação : Arquitecto Humor : de caçareta Data de inscrição : 20/04/2010 Pontos : 511
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 3:56 pm | |
| Só me vou focar na parte da fiscalização deixando uma pergunta. Não será tempo do caçador passar a ter mais responsabilidade em fiscalizar?
Não teremos nós culpa no cartório ao "ignorar" qualquer acto cinegético ilicito que sejamos testemunha?
Sei que é um assunto muito complicado mas não teremos todos nós a obrigação moral de reportar essas situações às EG's para que essas tomem as devidas medidas.
Em cada um de nós deveria haver um "guarda".
p.s: Rogério e João... gostei e concordo com aquilo que escreveram anteriormente. |
| | | espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:02 pm | |
| - patrick_lgs escreveu:
- Só me vou focar na parte da fiscalização deixando uma pergunta. Não será tempo do caçador passar a ter mais responsabilidade em fiscalizar?
Não teremos nós culpa no cartório ao "ignorar" qualquer acto cinegético ilicito que sejamos testemunha?
Sei que é um assunto muito complicado mas não teremos todos nós a obrigação moral de reportar essas situações às EG's para que essas tomem as devidas medidas.
p.s: Rogério e João... gostei e concordo com aquilo que escreveram anteriormente. Acho que nunca seria boa ideia, infelizmente sabemos como funciona a nossa sociedade, e quando estou a caçar não gosto de andar a guardar ninguém, isso é para as autoridades competentes. São pagos para tal. Bom era todos nós respeitar-mos a lei, mas quando não conseguimos respeitar o próximo, mas difícil é respeitar a lei... |
| | | Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:11 pm | |
| Rogério, quanto aos abates que fala, penso estar a falar de uma época em que Deus ainda não andava por este mundo em que realmente o pessoal praticamente ia à arca buscar as refeições. Depois quando apareceram os 300 mil a coisa mudou de figura radicalmente. O negocio das armas e cartuchos disparou, em cada esquina tínhamos um armeiro, pessoal com 3/4 armas era banal ( agora andam a tentar vende-las por atacado), 50% no mínimo carregava os seus cartuchos, cães eram às pilhas, etc. e havia muita caça. Ai na sua zona, nos carrascos das pedreiras, Alandroal, Estremoz, Borba, Mourão, etc.( se calhar é mais fácil meter as terras que não tinham caça, eh,eh) matar meia dúzia de coelhos por arma era banal. Pessoal do Norte faziam excursões, então aquando da abertura das famosas reservas do estado. Tordos, grupos talvez de uma média de 12 armas, comida e dormidas, banal 300/400 tiros dia, abatidos 100/dia durante vários anos. Rolas 15/20 dia com marcação da porta com alguns dias de antecedência, espingardas era mato. Pombos, idem, idem, aspas, aspas, matanças a partir das 3/4 da matina. E só estou a falar no legalmente, quantos viveram carradas de anos à conta do furtivismo a sério ? Nessa altura, se calhar um furtivo apanhava mais caça numa noite do que muitas reservas apanham agora numa época inteira. É essa historia de em 2 horas apanhar os 5 coelhos e poder apanhar o triplo é pena que não consiga convencer aqueles que só podem apanhar um por dia 8Quando só lá existe dois), durante todo o dia e durante todos os dias permitidos no calendário da geral e que não passam da cepa torta.
Luis Batista |
| | | Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:18 pm | |
| - patrick_lgs escreveu:
- Só me vou focar na parte da fiscalização deixando uma pergunta. Não será tempo do caçador passar a ter mais responsabilidade em fiscalizar?
p.s: Rogério e João... gostei e concordo com aquilo que escreveram anteriormente. Claro que cada um deve ser responsável pelos seus actos, assim como respeitar os limites impostos pelas EG ou pelo descritos no calendário e descrevo estes porque há EG, especialmente nos tordos e pombos, que dizem " enche o saco" , logo, aqui, têm que prevalecer o bom senso, ética, responsabilidade e mentalidade de cada caçador. É uma coisa simples que todos já deviam ter pensado e percebido com só contribuem para o futuro mais favorável. Concordando com o que diz, não retiro a importância de, somente, ver os "jipes" (GNR) no terreno, concerteza demonstram respeito |
| | | Rogério Fundador
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:26 pm | |
| - Luis Manuel Batista escreveu:
- Rogério, quanto aos abates que fala, penso estar a falar de uma época em que Deus ainda não andava por este mundo em que realmente o pessoal praticamente ia à arca buscar as refeições. Depois quando apareceram os 300 mil a coisa mudou de figura radicalmente. O negocio das armas e cartuchos disparou, em cada esquina tínhamos um armeiro, pessoal com 3/4 armas era banal ( agora andam a tentar vende-las por atacado), 50% no mínimo carregava os seus cartuchos, cães eram às pilhas, etc. e havia muita caça. Ai na sua zona, nos carrascos das pedreiras, Alandroal, Estremoz, Borba, Mourão, etc.( se calhar é mais fácil meter as terras que não tinham caça, eh,eh) matar meia dúzia de coelhos por arma era banal. Pessoal do Norte faziam excursões, então aquando da abertura das famosas reservas do estado. Tordos, grupos talvez de uma média de 12 armas, comida e dormidas, banal 300/400 tiros dia, abatidos 100/dia durante vários anos. Rolas 15/20 dia com marcação da porta com alguns dias de antecedência, espingardas era mato. Pombos, idem, idem, aspas, aspas, matanças a partir das 3/4 da matina. E só estou a falar no legalmente, quantos viveram carradas de anos à conta do furtivismo a sério ? Nessa altura, se calhar um furtivo apanhava mais caça numa noite do que muitas reservas apanham agora numa época inteira.
É essa historia de em 2 horas apanhar os 5 coelhos e poder apanhar o triplo é pena que não consiga convencer aqueles que só podem apanhar um por dia 8Quando só lá existe dois), durante todo o dia e durante todos os dias permitidos no calendário da geral e que não passam da cepa torta.
Luis Batista Não deixa de ser verdade o que diz. Mas falando do legalmente, esses furtivos, muitos ainda caçam e actualmente até estão protegidos. Mas isto são coisas que existiram e provavelmente existirão para sempre, a única coisa que podemos fazer é lutar para os reduzir. Edit: O pessoal do Norte que fazia excursões foi o que eu falei, por vezes eram muitos, mas a única coisa que faziam eram espantar a caça para dentro das reservas, eram os reis das pressas e depois só quem conhecia o terreno é que se safava, e hoje em dia qualquer caçador conhece e sabe os costumes do terreno onde caça.
Última edição por Rogério em Ter Abr 07, 2015 4:29 pm, editado 1 vez(es) |
| | | Pavlopher Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2019 Idade : 57 Localização : Coimbra Ocupação : Empresário Humor : Muito Data de inscrição : 02/04/2015 Pontos : 2637
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:27 pm | |
| Concordo com o que diz o amigo Rogério e, só o fato de ver a GNR de vez em quando faria com que algumas leis fossem cumpridas de forma melhor (à semelhança do que se passa nas nossas estradas).
A mim não me custa nada ser inspecionado e só me sinto mais seguro ao ver membros da autoridade.
Acho que quem não deve não teme.
Também acho que se todos nós reportássemos a quem de direito as infrações que vemos não haveria tanta infração (especialmente se as penas fossem "pesadas"). |
| | | Rogério Fundador
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:33 pm | |
| Os bons princípios criam-se de pequeninos. Não pode haver dois pesos e duas medidas. Ora então se todos os que fizessem asneiras dentro de uma ZC se fossem chamados a contas e responsabilizados pelos actos, por parte da própria EG, de certeza que ao irem caçar à ZC do "amigo" ou "vizinho" já teriam consciência do que estariam a fazer. Por isso é que eu digo, que temos todas as "armas" para que isto funcione. |
Sexo : Nº. Mensagens : 2019 Idade : 57 Localização : Coimbra Ocupação : Empresário Humor : Muito Data de inscrição : 02/04/2015 Pontos : 2637
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:41 pm | |
| Acabou de dizer tudo: Princípios!
Amigo Rogério não estará na altura de se criar uma ZCA KACIPESCA?
É que com este pessoal da KaciPesca tenho a sensação que tinha tudo para dar certo.
Força com isso. No que me diz respeito ajudo no que puder e souber (pouco, infelizmente).
Pelo menos o amigo Rogério já tem provas dadas ao ser fundador desta maravilha que é a KaciPesca! |
| | | Rogério Fundador
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:45 pm | |
| Hehehehe Se só com o fórum já me chamam de ditador e sei lá mais o quê, então com uma ZC do Kacipesca havia quem me quisesse pendurar
Última edição por Rogério em Ter Abr 07, 2015 4:52 pm, editado 1 vez(es) |
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 4:51 pm | |
| De maneira alguma me parece ditador. Pelo que tenho visto é uma pessoa que exprime as suas opiniões e que respeita as ideias dos outros.
Tem é iniciativa e isso é que é preciso.
P.S.: Na ZCA KACIPESCA não poderão ser usados os famosos Especial Fumaça, sob pena de a reserva ficar sem caça em três tempos! |
| | | Manuel Rendeiro Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 390 Idade : 72 Localização : Amadora Ocupação : Reformado Humor : Só me posso rir... Data de inscrição : 27/11/2012 Pontos : 411
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 5:09 pm | |
| Tinha dito que não metia aqui mais neste tópico nem prego nem estôpa, mas não resisto. No passado havia os "coelheiros" os pombeiros os "srs" das perdizes e que eu saiba ninguém atirava aos tordos. Eu não gastava um cartucho a um tordo. Eu caçava dois meses por ano Outubro e Novembro e chegava-me muito bem. No passado quando andava "à geral" via passar milhares de torcazes para um lado e à tarde eram horas a vê-los regressar. Só dava um tiro a um se tivesse mesmo a jeito. Hoje ver 10 pombos juntos é uma festa...Olha os pombos... Entrava-se num olival ou mandava-se os cães a uns carrascos tirar um coelho e via-se sair de lá tordos "assim" aos bandos. Deixa-os ir... Os tordos mais gordos, mais oleosos, que vi na minha vida foi ali ao pé de Alcobaça ao pé da antiga Nacional 1 num olival manhoso. Hoje nem um pássaro lá deve andar. Depois de anos a criar caça, sim que antigamente dava-se valor à caça, respeitava-se, foi o descalabro, dinheiro fresco, "liberdade" mais libertinagem do que liberdade mas enfim...arcas frigoríficos, excursões (havia um armeiro da margem Sul que fazia excursões aos tordos para Póvoa e Meadas), armas automáticas, "Transits" "Hiaces" gasóleo barato estradas melhores etc, etc e era ver os milhares de caçadores em Mora em Vendas Novas eu sei lá a arrasar com dormidas de torcazes, (vendiam-se paletes de torcazes ali em Pegões mortos à noite com redes ou com foguete). Ali para a zona de Moura eram grupos a dormir nos olivais era meio mundo a atirar aos tordos até não se ver e deixar lá mais de metade, (fazer 100 ou mais era normal) e pelo caminho tudo o que mexia, ou não mexia estivesse preso ás árvores ou às videiras marchava. Não havia defeso para nada...o que era preciso era levar qualquer coisa para casa. Nestes anos que levo de caça só me pediram os documentos uma vez. Se fui "santinho" no meio disto tudo não. Mas não fui tão inconsciente apesar ter "ajudado a esta festa" que não soubesse que mais tarde ou mais cedo andava por aí tudo, ou quase "oh tio oh tio" cadê a caça? Poucos anos me restarão para fruir esta actividade. Vou ao "campo mais pelo convívio, com o meu grupo de caça que já têm mais 30 anos e que diminui a olhos vistos (já só somos 3 e eu sou o mais novo:D), mas se aparecer qualquer coisa...vai fogo... e cai ou não cai logo se verá. "O pessoal novo" fará o favor de continuar esta actividade. Nesta fase, no estado em que está a caça, quer autóctone, quer a arribação, um dia por semana, pode ser Domingo, para todos os regimes é para mim mais que suficiente. Era isso que eu faria se fosse "gerente" de uma ZCA/ZCM ou do de uma ZCT. Um dia |
| | | Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Ter Abr 07, 2015 5:52 pm | |
| Nesta fase, no estado em que está a caça, quer autóctone, quer a arribação, um dia por semana, pode ser Domingo, para todos os regimes é para mim mais que suficiente.
Suficiente não vou dizer sim nem não mas teremos que ter mais que um por respeito a quem trabalha e não pode trocar o dia quando quer |
| | | Luis Manuel Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 726 Idade : 58 Localização : Abrantes Ocupação : Administrativo Humor : Conforme o vento Data de inscrição : 28/06/2013 Pontos : 778
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qua Abr 08, 2015 11:02 am | |
| Uma picadinha. Então vocês querem passar uma atestado de marteleiro à velha guarda ? Será que quem dá milhares de tiros por ano na caça e nos pratos (pois, por antigamente era tão frequente disparar aos pratos, como hoje beber uma mini) não estará mais rodado para ter melhores prestações nas medias? Matar cem tordos era banal, mas tinha que se ter habilidade para o fazer. Querem comparar alguma coisa deste género com a média de tiros que o pessoal dá hoje? Dá-se quantos? O armamento mudou, sim, porquê? Dantes disparava-se ao amanhecer(noite) e às dormidas, logo ai não era preciso canhões, a minha arrearia era semi, ponteira 5, 1,55/A2 super/28gr ch8, logo ai eram 2 horas de caça, apesar da media das armas andarem pelos 71 e almas abaixo dos 18,5, o pessoal limitava-se a disparar aos penaltys. Hoje a caça alterou-se, porque o pessoal começou a atirar mais tarde e mais nas passagens onde os pássaros veem mais altos. Porque será que houve uma corrida aos canhões e aos cartuchos que matam no fim do mundo ? Quanto ao pessoal que começou agora a disparar com essas armas e cartuchos todos xpto e é só bota abaixo é como antigamente, uns têm queda e outros não.
Luis Batista |
| | | Rogério Fundador
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qua Abr 08, 2015 11:05 am | |
| Hehe, há velhas guardas que não dão hipótese |
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qua Abr 08, 2015 11:11 am | |
| Acho que ninguém quer passar um atestado de marteleiro a ninguém. A velha guarda sempre atirou bem (e vai continuar a atirar).
A verdade é que se tem assistido a uma grande diminuição de espécies cinegéticas (com exceção da caça grossa) e em especial do tordo.
Será por os tordos terem tido tanta pressão sobre eles ou por mudança das suas rotas de migração?
Se calhar ambas as coisas... |
| | | patrick_lgs Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 464 Idade : 52 Localização : Lagos Ocupação : Arquitecto Humor : de caçareta Data de inscrição : 20/04/2010 Pontos : 511
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qua Abr 08, 2015 1:36 pm | |
| - Pavlopher escreveu:
- em especial do tordo.
Permita que o complemente....em especial do tordo, da rola comum, do coelho bravo, da lebre e da codorniz. |
| Assunto: Proposta para Calendário Venatório 2015-2016 Qua Abr 08, 2015 10:31 pm | |
| Amigos não sei se já viram esta notícia: Proposta Calendário Venatório 2015-2016 Que acham? Está dentro das vossas expectativas? Cumprimentos para todos. - Citação :
Calendário venatório 2015-2016: Mais uma autorização para contaminar com chumbo e abater espécies ameaçadas
A proposta de portaria que define o calendário venatório para 2015-2016, do Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar, que tutela a caça, não traz qualquer avanço para uma prática cinegética mais sustentável. A administração prepara-se para continuar a autorizar o uso de munições com chumbo e o abate de espécies que caminham a passos largos para a extinção.
Teve lugar na semana passada no Ministério da Agricultura e do Mar uma reunião promovida pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar, que juntou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), as organizações do setor da caça e as organizações não governamentais de ambiente (ONGA). O objetivo era discussão da proposta de calendário venatório para 2015-2016.
A proposta é, no essencial, igual ao calendário anterior, em vigor há três anos. Apresenta várias normas que agravam a situação das espécies cinegéticas como o abate de galinhola durante a migração pré-nupcial, o que viola o direito europeu e nacional, o abate de espécies de patos ameaçadas, com populações diminutas (algumas com menos de 500 indivíduos), e o abate de rola-brava, que é uma espécie cujas populações diminuíram 73% desde 1980, e que enfrenta um sério risco de extinção em vários países da Europa.
As ONGAs defendem uma suspensão temporária da caça à rola-brava. Esta medida deverá ser acompanhada por uma monitorização que permita avaliar o seu efeito nas populações e pela implementação do Plano de Gestão da Comissão Europeia para a espécie. As associações do setor da caça concordam, mas argumentam que Portugal não pode avançar sozinho na proteção desta espécie. Mas o que é mais extraordinário, é que o ICNF diz o mesmo. É confrangedor ver um organismo público de defesa da natureza a argumentar esta e outras falácias, como a falta de informação, para perpetuar medidas destrutivas das espécies cinegéticas.
Contudo, a situação mais revoltante é o uso de munições de chumbo. Estão publicados em inúmeros artigos e relatórios científicos os efeitos tóxicos do chumbo libertado pela caça, nas águas, nos organismos aquáticos, nos patos, nas aves de rapina e também nas pessoas. Muitos estudos provam que o chumbo disparado pelos caçadores acaba por vir parar ao prato das pessoas que consomem caça e produtos de caça. Em 2006, foi acordado pelos ministérios da Agricultura e do Ambiente que o uso de munições de chumbo seria retirado faseadamente da atividade cinegética em Portugal. Mas passaram 9 anos e continuamos apenas com a interdição do uso de munições de chumbo em zonas húmidas dentro de áreas protegidas, mas sem aplicação prática, pois esta norma nunca foi regulamentada, tornando impossível o trabalho de fiscalização das autoridades. Ou seja, em todo o território os caçadores podem continuar a espalhar chumbo à vontade.
As ONGAs consideram a caça com munições de chumbo uma prática inaceitável duma sociedade informada e responsável, que deve ser abolida em todos os tipos de caça. Mas o Secretário de Estado da Alimentação de Portugal (Europa Ocidental), no século XXI, prefere atender aos alegados problemas de ricochete e de conservação das estrias das armas dos caçadores, em vez de retirar o chumbo de vez do prato dos portugueses.
Concluindo, em Portugal o cidadão não ganha nada em ter o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e um Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Alimentar a tutelar a caça.
Quando a administração não cumpre as suas obrigações, só nos resta apelar aos cidadãos. As ONGAs apelam aos caçadores para não caçarem com munições de chumbo e para não caçarem espécies ameaçadas, como a rola, o zarro, a negrinha ou pato-colhereiro. Apelam a todos os portugueses para que não consumam caça ou produtos de caça, enquanto se puder caçar com chumbo. Pela sua saúde! |
| | | João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qui Abr 09, 2015 12:18 am | |
| - Luis Manuel Batista escreveu:
- Uma picadinha.
Então vocês querem passar uma atestado de marteleiro à velha guarda ? Será que quem dá milhares de tiros por ano na caça e nos pratos (pois, por antigamente era tão frequente disparar aos pratos, como hoje beber uma mini) não estará mais rodado para ter melhores prestações nas medias? Luís, tens razão no que dizes, mas, a grande diferença é que hoje já quase ninguém anda a caçar com armas mal formatadas como era usual antigamente, em que andavam anos a caçar com uma arma que lhes estava mal e andavam anos nessa vida, a errar sem sequer saberem o porquê, havendo quem pensava e se convencia que atirava muito mal, quando na verdade eram as armas que lhes estavam péssimas. Lembro-me que quando comecei a caçar a "cultura técnica" sobre armas e munições era muito mais fraquinha que a existente nos dias de hoje, e era habitual o "tens que te adaptar à arma e aos cartuchos" e havia muito quem andasse anos seguidos a caçar com uma arma que lhes estava mal e com cartuchos pouco eficazes. Hoje é muito mais habitual rapidamente adaptarem a arma e os cartuchos a si, e os caçadores saberem exactamente o que cada cartucho faz nas suas armas. Hoje, qualquer pessoa iniciada ou minimamente iniciada, em pouco tempo tem uma boa arma em conformidade e fica quase com a escola toda, uma vez que, além de ter muita informação à mão e que lhes permite evoluir muito depressa, logo terá também alguns amigos mais entendidos (ou armeiros) que em 3 tempos o ajudará a colocar a arma ao pormenor. Ainda, tendo ficado a exercer a "actividade" apenas os que têm mais vício e que mais gostam de ir à caça, naturalmente ficaram no activo os que têm mais aptidões como caçadores/atiradores, e talvez por isso hoje não se veja na caça a marteleiragem que facilmente se podia observar há uns anos. Antigamente via muita gente a atirar mal (tanto na caça como nos pratos), e hoje vejo muito menos quem falhe "escandalosamente", e quase todos os que andam actualmente no campo (ou nos pratos) são na sua maioria muito eficazes com os "ferros" que trazem nas mãos. |
| | | Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qui Abr 09, 2015 11:20 am | |
| Cheira-me que a noticia é de uma ONGA, que não diz mais nada senão aquilo que muitos defendem há muitos anos. |
| | | anterolopes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 74 Idade : 55 Localização : Leiria Ocupação : funcionário público Humor : tem dias Data de inscrição : 17/11/2012 Pontos : 82
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qui Abr 09, 2015 11:32 am | |
| Boas Acerca do calendário venatório e na minha opinião provavelmente as coisas ficarão na mesma, o que também não é bom na minha opinião. Abertura deveria acontecer para rolas, pombos, codornizes e coelhos no dia 01 de Setembro. Teria impacto, porque a divisão dos caçadores diminuiria a pressão sobre cada uma das espécies. Só deveria haver dois ou 3 dias de caça à rola e mesmo assim a pressão poderá ser excessiva para os efectivos existentes (há muitas zonas em Portugal em que ver uma rola brava é quase uma miragem). No mês de Setembro na caça aos pombos torcazes e atendendo que são sedentários e deveriamos nós caçadores compreender que limitar os abates nos sedentàrios, permitiria a expansão da população de pombos torcazes, limitaria esse abate a 10 pombos. Já repararam que os pombos torcazes sedentários são caçados de Agosto até Fevereiro?? é a espécie de caça menor que tem maior período temporal de caça.... Abertura às migratórias para 15 Novembro, no caso dos pombos e 01 de Dezembro os tordos e estorninhos, apenas sendo permitida a caça às quintas e domingos em todas as zonas de caça a todas as espécies migratórias. Entre 01 de Outubro e 14 de Novembro seria proíbida a caça dos pombos. Narcejas, tarambolas e galinholas também só começavam a 15 de Novembro. Na caça sedentária, as zonas de caça sejam elas quais forem, têm o dever e obrigação de saber gerir os efectivos (infelizmente muitas vezes quem as gere não sabe e também não quer saber).. Quanto ao período de caça, pessoalmente discordo da caça aos coelhos e lebres depois de 15 de Dezembro, por na maioria das zonas de Portugal, já haver muitas coelhas e lebres prenhas, é um erro de gestão estar a destruir a criação futura.....eu sei que a malta que só pensa em matar diz logo que também as vê prenhas em Outubro, Novembro etc... E gostava que se tomassem medidas a sério para acabar com os heróis para quem a caça é exterminar o maior número possível de peças de caça num dia. E depois passam a vida a publicar as fotografias nos foruns e facebook, para haver outros que ainda elogiam a prática de crimes, pior a maioria ainda são jovens.... Cumprimentos |
| | | podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Qui Abr 09, 2015 11:58 am | |
| - anterolopes escreveu:
- Abertura deveria acontecer para rolas, pombos, codornizes e coelhos no dia 01 de Setembro.
Teria impacto, porque a divisão dos caçadores diminuiria a pressão sobre cada uma das espécies. Estou plenamente de acordo com o menor impacto mas as rolas abrirem a 01/09 viria, mais uma vez, a prejudicar severamente os caçadores do norte e centro do país e a favorecer, ainda mais, os caçadores do sul. |
| | | AHMota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 3768 Idade : 72 Localização : Pataias Ocupação : Reformado Humor : bom Data de inscrição : 06/01/2009 Pontos : 3854
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório Sáb maio 09, 2015 5:10 pm | |
| Regressando, cumprimentando todos, após uma tomada de posição que me lembra tempos da minha juventude e não valendo nada estar esclarecer o que quer que seja sobre esse assunto. Estamos mais que entendidos sobre ele, são disparidades e prepotências . Os entendidos entendem que se deve penalizar, por vontade própria ou por conveniência, sem olhar ao que quer que seja de se respeitar e, atira-se a bola para frente como estejam a mandar em sua casa, não sei se mandam mas........ Não vou perder tempo com quem tem por norma saber mais que todos, não vou apontar nada a quem defende freneticamente um melhor equilíbrio para o sector desequilibrando-o, mas totalmente, com msg e performances de tiro de uma qualidade que não deixam fugir uma peça de caça. Cintos cheios de pombos contradizendo tudo aquilo, falinhas mansas, procurando fazer crer a outros que pretendem defender o sector, pura demagogia, para não dizer mentira. Entendo que a coerência revela-se pelos os actos que praticamos e não com aquilo que dizemos contradizendo-nos. Bom, adiante, mas o que me faz reactivar este tópico é o que todos aspirávamos, o CV já está aprovado e o que muito séticos apontavam, afinal saiu bem a tempo de nós, que nos interessamos, e que estamos na gestão das ZCs, programar-mos a quantidade de jornadas de caça e com uma quantidade de abates dentro daquilo que sustenta uma ZC, as espécies cinegéticas, e daí colocar em pratica o que elas nos indicam fazendo com o saber de um bom senso de pessoa normal, não fanaticamente falando de caça, salvaguardando o que é interessante para o nosso todo e para todos. NB: Recebi informação da FCC sobre o CV 2015/2018 que confirma ser verídica a portaria. Cuidem-se. AHMota. |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório | |
| |
| | | | Debate acerca de possiveis melhorias no próximo Calendário Venatório | |
|