| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
tiago1 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 229 Idade : 37 Localização : coimbra Ocupação : engenheiro florestal Humor : relativo Data de inscrição : 29/03/2013 Pontos : 245
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 14, 2014 11:52 am | |
| Cada zona é uma zona. Mais para Sul, e interior as perdizes por vezes talvez saiam um pouco mais longe, além de que são maiores do que as da Guarda por exemplo que é onde caço.
Em terreno aberto já serão precisos mais levantes para as meter no sitio.
Mas a caça em linha também não ajuda nada a mete-las a sair perto, muito pelo contrario. O que acontece é que se sair larga a um companheiro do meio, se a linha for bem feita, vai passar a tiro aos pontas.
Eu pessoalmente não gosto de linhas. Prefiro caçar a solo com cão, quando muito com um companheiro. E é a solo que se consegue mete-las a sair perto, a meu ver. |
|
| |
ratinhu Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 130 Idade : 32 Localização : almodovar Ocupação : caça Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 14, 2014 10:23 pm | |
| eu vo levar mais do mesmo e para esprimentar deixem a vossa opiniao obg |
|
| |
cordovaguty Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1727 Idade : 46 Localização : Estremoz Ocupação : ----------- Humor : depende da lua Data de inscrição : 09/09/2012 Pontos : 1864
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 14, 2014 10:34 pm | |
| Allo.. Esses RC com a jk6 arranjas em Espanha não? - ratinhu escreveu:
- eu vo levar mais do mesmo
|
|
| |
ratinhu Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 130 Idade : 32 Localização : almodovar Ocupação : caça Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 14, 2014 10:56 pm | |
| arranjo aqui em loule no j.l simoes um dos reprentantes da marca
|
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 14, 2014 11:08 pm | |
| Aqui na margem sul ainda não há?....essas bombas RC |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 12:27 pm | |
| |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 12:30 pm | |
| - tiago1 escreveu:
- Eu pessoalmente não gosto de linhas. Prefiro caçar a solo com cão, quando muito com um companheiro. E é a solo que se consegue mete-las a sair perto, a meu ver.
Não vale ensinar Tiago! Depois acabam-lhes com a raça .... |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1727 Idade : 46 Localização : Estremoz Ocupação : ----------- Humor : depende da lua Data de inscrição : 09/09/2012 Pontos : 1864
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 12:36 pm | |
| Allo.. Pessoal, comprem bagagem com fartura, os preços do material...vão voltar a subir |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 2:45 pm | |
| É normal os preços a subir no nosso pais? E os ordenados e as reformas a descer?
Belo futuro para os nossos filhos? Boas caçadas a todos. |
|
| |
Pedro5 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 158 Idade : 30 Localização : Santarém Ocupação : Estudante Humor : Bem Disposto Data de inscrição : 12/04/2010 Pontos : 203
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 3:12 pm | |
| - francisco gouveia escreveu:
- É normal os preços a subir no nosso pais?
E os ordenados e as reformas a descer?
Belo futuro para os nossos filhos? Boas caçadas a todos. Ou isto leva uma grande volta ou o nosso futuro não parece nada risonho |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 3:27 pm | |
| - Pedro5 escreveu:
Ou isto leva uma grande volta ou o nosso futuro não parece nada risonho As perspetivas não são boas? Á que esperar? Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 5:25 pm | |
| - cordovaguty escreveu:
- Pessoal, comprem bagagem com fartura, os preços do material...vão voltar a subir
Isso não será conversa de armeiro!? |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 5:31 pm | |
| Allo.. Tem toda a razão.. É mesmo conversa de armeiro, a porra toda está é que já se verificaram alguns aumentos.. Se é a essa conversa de armeiro que se refere.. Dos que abordei, O único que afirmou que pondera não aumentar os preços foi o sr: Silva aki do fórum, embora também ele fale num aumento do custo dos materiais..todos os outros com que falei, já vaticinaram aumentos, e alguns já actualizaram as tabelas preços.. - podengos&coelhos escreveu:
Isso não será conversa de armeiro!? |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 6:13 pm | |
| Bem, os meus continuarão a sair ao mesmo preço...mesmo até nos próximos 2/3 anos....tenho material que bem dá para isso...e então se gastar tantos tiros à caça como no ano transato, pois bem posso dizer que sairão ao mesmo preço nos próximos 4/5 anos! |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 7:31 pm | |
| Isto das receitas é muito ingrato, porque para serem eficazes, mesmo para uma mesma espécie depende muito das circunstâncias...
É como dizer que para os torcazes o 7 e meio em 32 gramas é que é bom... É bom e muito vantajoso a atirar com pouco choque se for à negaça num dia em que "entrem pelo aguardo dentro" e se façam muito tiros dos 25/30 metros para dentro, a mesma receita já não dá a mesma eficácia para dias em que entram muito desconfiados e altos/largos mais para o final da época, ou para caçar à passagem em sítios onde passam sempre altos...
Para quem cace a diversas espécies, não há um cartucho universal e com a mesma gramagem que seja o ideal para tudo, porque quem usar sempre o mesmo cartucho para tudo vai comprometer o êxito das suas caçadas em algumas das situações.
Um exemplo, caçar patos à passagem após o levante já a ver-se muito bem, ou caçar patos ao anoitecer já mal se vê a pouco mais de 25 metros ... A primeira situação poderá exigir um cartucho fechado de 36 gramas de chumbo 4 e um choque apertado, e na segunda situação em que o tempo de tiro é muito mais curto, ser muito mais vantajoso um cartucho com 32 gramas de chumbo 7, que nos bate menos e permite uma emenda rápida, e que chumbe bem aberto com o choque cilíndrico e que dê uma boa cobertura de tiro, porque não há a mesma precisão a apontar nem o mesmo tempo para emendar um segundo tiro quando já mal se vê.
Cá em casa durante a época de caça há diferentes cartuchos com diferentes gramagens de chumbo (4, 5, 6, 7, sete e meio, 8 e 9) e cada um deles terá a sua utilização ideal.
Um só cartucho para tudo, para mim não, obrigado... |
|
| |
jatevarei Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 457 Idade : 44 Localização : coimbra Ocupação : técnico agrário Humor : muito bom Data de inscrição : 23/09/2010 Pontos : 493
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 9:06 pm | |
| Amigo João Rodrigues,
Compreendo-o muito bem, sobretudo em relação aos patos, de manha aos patos atiro com chumbo 5 e 6 aos patos 34g, costumo usar diamante, mas não encontro Melior em lado nenhum, optei pelos Royal... Já utilizei no passado e gostei! Em relação aos patos à noite 1 tiro é sempre de dispersor chumbo 6! Sei que muitos vão achar estranho, mas experimentem uma entrada de patos à noite e logo vêem que funciona bem!
É só mais uma opinião!
Joao Marques |
|
| |
Esteves Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 353 Idade : 62 Localização : Beira Baixa/Africa Ocupação : Operador de Central Humor : Caça Data de inscrição : 16/04/2010 Pontos : 361
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Ago 15, 2014 10:51 pm | |
| Boas
Nunca vi um caçador parar de atirar por não ter o mesmo chumbo,a mesma ,polvora ,ou não ter cartuchos da mesma marca tendo outros à mão mas custa mais não atirar por não poder estar no ativo............... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:04 am | |
| Cada um deve utilizar aquilo com que se dá melhor... |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:10 am | |
| - jatevarei escreveu:
- Em relação aos patos à noite 1 tiro é sempre de dispersor chumbo 6!
Amigo Marques, para os patos à noite e mesmo logo ao início do dia utilizei muita vez dispersor 6 ao primeiro tiro. O Especial 36 dispersor da Polvichumbo para essa situação era um tiro excelente, tanto os limpava perto como já mais esticadinhos! Quando comecei a utilizar esses cartuchos ainda eram invólucros pretos (e assim o foram por uma série de anos) com um coelho pintado no invólucro, aos anos que isso já lá vai. Muita gente utilizava esse cartucho para o cair da noite, e a partir do momento em que deixava de se ver bem ou quando dava para caçar patos até à meia noite também era o meu cartucho de eleição, e depois de vir jantar, quando ia aos "segundos patos" era sempre esse cartucho para aqueles patos que no inverno já tinham a escola toda e só entravam muito mais tarde, já fartos de ser noite e bem de noite. Às vezes ia aos primeiros patos, vinha a casa jantar, e campo outra vez (arrozais do Baixo Mondego) logo a partir das 19.30h, mais coisa menos coisa, e só utilizava o Especial 36 dispersor em chumbo 6 para os "segundos patos", outras vezes, em algumas quintas feiras, quando vinha de trabalhar às 18.00h já era mais que noite, jantava e só ia aos segundos patos, e já nem levava outros cartuchos que não aquele. Muitos patos entravam tarde, e bem tarde! Velhos tempos, só a "minha Maria" é que não achava piada nenhuma... Algumas das "novas" restrições de caça que foram saindo ao longo dos anos deram grandes alegrias a muitas "Marias" por este Portugal fora |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:12 am | |
| Ahhh pois deram... |
|
| |
nuno gomes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 331 Idade : 42 Localização : ponte de lima Ocupação : caça Humor : sim Data de inscrição : 27/11/2011 Pontos : 365
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:39 am | |
| boas amigo quintaos sábado passado esteve no campo de tiro de Lanheses esteve a fazer fosso estava la um colega a gastar desses tiros com bons resultados, depois foi percurso de caça com Winchester. estou contente com eles abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:50 am | |
| Só falta 1 dia...Já tenho tudo preparado 50 tiros 28 g 7.5 SOLOGNAC...Se ficar na zona das rolas bravas...Se for para a zonas dos pombos mais 50 tiros CH 6, 36 g pombo SOLOGNAC...A época que passou...Só utilizei estes dois tipos de cartuchos...E obtive bons resultados...Hoje fui dar uma volta para lavar a vista...Mas que bela lavagem?...Aqui na minha zona de caça os limites é 6 rolas e 4 pombos.
Boas caçadas a todos e sem acidentes.
|
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 10:38 am | |
| Pelos vistos o pessoal já está mais que preparado...que chegue o grande dia... |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 11:36 am | |
| Allo..
Tirar a licença..não se esqueçam |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 11:59 am | |
| É melhor tirar uma fotocopia da licença da caça e plastificar? A minha licença da época passada, ficou branca, eu tinhas as duas nos documentos. este ano fiz o mesmo, ando com a licença, e a copia plastificada. foi a SPENA que deu essa informação.
Boas caçadas |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! | |
| |
|
| |
| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|