| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
João Cardoso9 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 30 Localização : Valpaços / Faro Ocupação : Estudar e caçar Humor : Sempre Data de inscrição : 09/01/2013 Pontos : 291
| Assunto: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 2:21 am | |
| Um assunto que a mim me desperta varia curiosidade e até muitas perguntas, é os cartuchos! Sendo assim, que cartuchos estão os meus amigos foristas a pensar utilizar na nova época de caça que ai está a porta? Perdiz, lebre, pombos ,rolas, coelho, codorniz, tordos, ou seja para a caça geral Agora mais uma perguntinha, e uma especie de brincadeira ,Aposto que não é só a mim que este assunto desperta grande curiosidade!, eheh então... Podia-se aqui no forum fazer uma especie de votação, pois tal como aconteçe no futebol, existe sempre um Jogador que se destaca dos outros,tal como nos cartuchos, a sempre algum tiro que ficou na memória como os piores ou até como "Revelação do ano", ou então os nossos velhos amigos que são para nos os melhores!! falando isto na epoca que passou!! Ora então vamos la fazer uma especie de votação! Melhor cartucho do ano? Revelação do ano? Pior cartucho do ano? eheheh Para mim a votação, tendo em conta o que experimentei vai para: Melhor Cartucho do ano: Redstar 32g chumbo 8 Revelação do ano: Melior diamante 34g chumbo 5 Pior cartucho do ano: Especial Caça da Sulbeja 34g chumbo 5 E os cartuchos que vou usar na epoca que aqui vem vão ser os da epoca passada, J&G especial caça 34g chumbo 6, B&P mb extra 35g chumbo 6, e Melior diamante 34g chumbo 5, para a caça de pelo e pena, para os tordos vai ser redstar 32g chumbo8! Espero que todos comtribuam com que cartuchos vão "atacar" a proxima época de caça, e também com a votação da epoca anterior |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 9:13 am | |
| Eu vou nos mesmos
Eley 30g ch7, 32g ch6/7 Silva 30g ch8
Quanto há votação abstenho-me , porque vou usar os mesmos e correu bem. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 10:07 am | |
| Boa ideia, João Falando apenas nas ultimas épocas gostei muito dos cartuchos Melior Diamante 34 grs, para os pombos e caça geral...para os tordos gostei especialmente dos cartuchos da Espingardaria Silva de 32 grs carregados com AS...este ano vou apostar nas 30 grs...para tudo...carregados com csb3... |
|
| |
cordovaguty Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1727 Idade : 46 Localização : Estremoz Ocupação : ----------- Humor : depende da lua Data de inscrição : 09/09/2012 Pontos : 1864
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 2:38 pm | |
| Allo.. Vira o disco e toca o mesmo.. Só uma pergunta JoãoCardoso9, experimentas-te esses tiros que referis-te na chapa(composição) e com um Cronógrafo balístico (velocidade), para tais afirmações? Em que é que podemos basear esses resultados? São factuais ou são só da tua experiência? Isto é o que as marcas dão de resultados dos testes feitos por eles, tanto para o que dizes pior do ano como o que vais usar este proximo.. Especial caça sulbeja 34gr calibre 12/70 copela 16 CHUMBO 34g tipo de chumbo Endurecido nº de chumbo 345677½8910 bucha plástica R/20 PÓLVORA A1 tipo de Fecho Estrela Tipo de embalagem Cx. 25/250 Pressão (bar) 610-630 Velocidade v1 (m/s) 445-455 Velocidade v2 (m/s) 360-370 Tempo queima pólvora 2500-3000 Temperatura/Humidade 21±1/60 Baschieri & Pellagri RISULTATI BALISTICI ORIENTATIVI (canna full) Calibro 12 Fondello16 mm Bossolo70 mm Polvere MBX32 Piombo 35T g. Borra PL 18 Tipo di pallini 10-9-8-7-6-5-4 Orlo * P (bar) = 690 V1 (m/s) = 407 Vê bem , pois o que classificas de pior do ano, tem prestações muito acima(para melhor). Como explicas isso Cardoso? É que classificar cartuchos com a minha arma, comparando com a sua, pode haver um mundo de diferenças. O que interessa mais é adaptar um tiro à nossa arma, e à nossa forma de atirar.. tudo mais são factores externos. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 3:10 pm | |
| para mim clever mirage 30.5gr AS do melhor |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 3:57 pm | |
| |
|
| |
acairrao Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 100 Idade : 42 Localização : covilhã Ocupação : enfermeiro Humor : sempre Data de inscrição : 12/12/2012 Pontos : 109
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 4:05 pm | |
| Para mim rio Royal 36 g para a geral!
|
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 4:16 pm | |
| - paulo lion escreveu:
- para mim
clever mirage 30.5gr AS do melhor Paulo, Já experimentei esses cartuchos e apesar de eu não ser adepto da AS até que não desgostei dos tiros. Achei apenas que precisam de choques fechados porque têm tendência a abrir rápido a chumbada. Já agora onde os compras? O sítio mais barato será em Foz Coa. Se algum dia precisares avisa que eu arranjo-tos. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 4:18 pm | |
| Mal está o pessoal que todos os anos anda a mudar de cartuchos. Eu continuarei fiel aos meus Sulbeja Premier e, experiências para este ano, só na tentativa de arranjar um bom cartucho de 30gr. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 4:42 pm | |
| - podengos&coelhos escreveu:
Paulo, Já experimentei esses cartuchos e apesar de eu não ser adepto da AS até que não desgostei dos tiros. Achei apenas que precisam de choques fechados porque têm tendência a abrir rápido a chumbada. Já agora onde os compras? O sítio mais barato será em Foz Coa. Se algum dia precisares avisa que eu arranjo-tos. pois e como a minha SKB sporting 76cm tem chokes fixos 1* e 2* faz um tirao eu compro a 5.5 euros mais os portes 500 tiros fica em 117euros e faço a encomenda e no dia a seguir tenhos em casa e em Foz Coa qual é o preço |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 4:55 pm | |
| Preço de cabeça não sei mas quase aposto que te sai mais barato. Vou saber ao certo e depois digo-te. Abraço. |
|
| |
paulo lion Membro VIP
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 5:04 pm | |
| ok depois diz alguma coisa |
|
| |
luis cruz Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 858 Idade : 39 Localização : lisboa-chelas Ocupação : pescador e caçador Humor : QB Data de inscrição : 08/01/2012 Pontos : 948
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 7:57 pm | |
| |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 7:57 pm | |
| Coelhos: winchester especial fibre 34g nº 7 e winchester dispersor 34g nº6; Rolas e tordos: Saga export 32g nº9. Haja caça!!! |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 8:01 pm | |
| Isto do melhor e do pior é relativo, cada qual tem a sua "panca", uns gostam de um determinado tiro e por sua vez o outro prefere outro... Eu por exemplo já atirei com os mirage clever e detestei, pelos vistos temos aqui adeptos desse tiro, eu gosto dos saga, provavelmente para alguns este tiro não é o ideal. |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Jul 24, 2014 10:46 pm | |
| Amigos falar de cartuchos é complicado. um cartucho pode ser o melhor do mundo para mim. e para outro o mesmo cartucho ser o pior do mundo. cada pessoa tem a sua maneira de atirar? de arma para arma, também faz alguma diferença? eu vejo por mim, tenho uma benelli super 90...normalmente á caça de espera só atiro com choque *** só atiro com uma marca de cartuchos...a maioria das vezes faço excelentes resultados. algumas vezes levo outra benelli crio, as medidas são as mesmas o choque é *** as prestações nos resultados é inferior...á super 90... a maneira de atirar é a mesma...só muda a arma? cumprimentos Gouveia |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 247 Idade : 30 Localização : Valpaços / Faro Ocupação : Estudar e caçar Humor : Sempre Data de inscrição : 09/01/2013 Pontos : 291
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 1:08 am | |
| Especial caça sulbeja 34gr calibre 12/70 copela 16 CHUMBO 34g tipo de chumbo Endurecido nº de chumbo 345677½8910 bucha plástica R/20 PÓLVORA A1 tipo de Fecho Estrela Tipo de embalagem Cx. 25/250 Pressão (bar) 610-630 Velocidade v1 (m/s) 445-455 Velocidade v2 (m/s) 360-370 Tempo queima pólvora 2500-3000 Temperatura/Humidade 21±1/60 Baschieri & Pellagri RISULTATI BALISTICI ORIENTATIVI (canna full) Calibro 12 Fondello16 mm Bossolo70 mm Polvere MBX32 Piombo 35T g. Borra PL 18 Tipo di pallini 10-9-8-7-6-5-4 Orlo * P (bar) = 690 V1 (m/s) = 407 Vê bem , pois o que classificas de pior do ano, tem prestações muito acima(para melhor). Como explicas isso Cardoso? Amigo não fiz testes por ali alem, apenas posso dizer que me deram uma caixa dos sulbeja, e eu no acto da caça parecia que até o tiro não tinha chumbo.. passado uns dias experimentei na chapa, a 30m, com ponteira 1 e posso dizer que nem metade dos bagos bateram na chapa, e 1 ou 2 chumbos cairam quase do cano sem força.. pois entre mim e a chapa tinha um lago pequeno e vi 2 chumbos a baterem na agua, não tirei foto mas tenho um testemunho se ele não estive-se la ninguem acreditava! mas aconteçeu, agora pode ter sido apenas um mau carregamento :$ |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 1:11 am | |
| - podengos&coelhos escreveu:
- Mal está o pessoal que todos os anos anda a mudar de cartuchos.
Eu continuarei fiel aos meus Sulbeja Premier e, experiências para este ano, só na tentativa de arranjar um bom cartucho de 30gr. Experiências eu este ano só mesmo para encontrar um bom tiro de 32g, pois os meus redstar só encontro em chumbo 8... se os visse em chumbo 6, até pulos de alegria dava, desde que caço é o tiro ao qual me adaptei melhor |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 1:14 am | |
| |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 1:21 am | |
| Claro isso dos cartuchos é muito relativo, não só das armas como também de nós proprios, pois todos nós temos varias maneiras de atirar, e apontar a peça de caça e isso também influencia e muito, até o tipo do terreno onde caça-mos muda muito a prestação de um tiro.... mas claro como em tudo ha sempre um favorito entre os caçadores |
|
| |
JoAo_SaNtOs Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 191 Idade : 41 Localização : Santarém/Lisboa Ocupação : Engenheiro Civil/Caça, Pesca e Pesca Submarina Humor : Muito...lol Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 200
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 10:10 am | |
| - João Cardoso9 escreveu:
Especial caça sulbeja 34gr calibre 12/70 copela 16 CHUMBO 34g tipo de chumbo Endurecido nº de chumbo 345677½8910 bucha plástica R/20 PÓLVORA A1 tipo de Fecho Estrela Tipo de embalagem Cx. 25/250 Pressão (bar) 610-630 Velocidade v1 (m/s) 445-455 Velocidade v2 (m/s) 360-370 Tempo queima pólvora 2500-3000 Temperatura/Humidade 21±1/60
Baschieri & Pellagri RISULTATI BALISTICI ORIENTATIVI (canna full) Calibro 12 Fondello16 mm Bossolo70 mm Polvere MBX32 Piombo 35T g. Borra PL 18 Tipo di pallini 10-9-8-7-6-5-4 Orlo * P (bar) = 690 V1 (m/s) = 407
Vê bem , pois o que classificas de pior do ano, tem prestações muito acima(para melhor). Como explicas isso Cardoso?
Amigo não fiz testes por ali alem, apenas posso dizer que me deram uma caixa dos sulbeja, e eu no acto da caça parecia que até o tiro não tinha chumbo.. passado uns dias experimentei na chapa, a 30m, com ponteira 1 e posso dizer que nem metade dos bagos bateram na chapa, e 1 ou 2 chumbos cairam quase do cano sem força.. pois entre mim e a chapa tinha um lago pequeno e vi 2 chumbos a baterem na agua, não tirei foto mas tenho um testemunho se ele não estive-se la ninguem acreditava! mas aconteçeu, agora pode ter sido apenas um mau carregamento :$
João Cardoso, Para mim e para a minha forma de atirar, os Especial Caça são um excelente tiro...agora atenção....PARA CAÇAR DE SALTO EM ZONAS EM QUE FAÇO TIROS RELATIVAMENTE PERTO (até aos 20/25m aprox.) Apesar de tudo já matei, bem secas, perdizes a distâncias muito consideráveis com esses tiros, a questão é que aí já tenho que mexer nos Choques da arma. É um tiro rápido e que é preciso ter mão para ele, mas quando se apanha o jeito, é tiro e queda. Eu sou "chofrador" a caçar de salto, a não ser que dê para apontar bem, mas a caçar à espera já tenho melhores resultados com tiros mais lentos. Tenho para mim a seguinte combinação, tiros mais abertos para caçar de salto e tiros compostos a caçar à espera. Por isso, uso muito Premier e Especial Caça a caçar de Salto e depois a caçar de espera, Caça 32 c/PSB3 ou JK8 c/ D20. Já faço esta combinação à uns aninhos e não a troco por nada... |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 10:45 am | |
| João...á uns anos atrás quando caçava com uma espingarda de canos sobrepostos só usava as 30 grs...e os resultados não foram maus...longe disso... |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 11:46 am | |
| - João Cardoso9 escreveu:
Experiências eu este ano só mesmo para encontrar um bom tiro de 32g, pois os meus redstar só encontro em chumbo 8... se os visse em chumbo 6, até pulos de alegria dava, desde que caço é o tiro ao qual me adaptei melhor O Redstar existe do 5 ao 9. Ainda agora chegou mais uma remessa deles a uma espingardaria aqui junto a minha casa, e vieram em 6, em 7, em 7 e meio, e em 8. |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 12:13 pm | |
| Para mim e para a minha forma de atirar, os Especial Caça são um excelente tiro...agora atenção....PARA CAÇAR DE SALTO EM ZONAS EM QUE FAÇO TIROS RELATIVAMENTE PERTO (até aos 20/25m aprox.) Apesar de tudo já matei, bem secas, perdizes a distâncias muito consideráveis com esses tiros, a questão é que aí já tenho que mexer nos Choques da arma. É um tiro rápido e que é preciso ter mão para ele, mas quando se apanha o jeito, é tiro e queda. Eu sou "chofrador" a caçar de salto, a não ser que dê para apontar bem, mas a caçar à espera já tenho melhores resultados com tiros mais lentos. Tenho para mim a seguinte combinação, tiros mais abertos para caçar de salto e tiros compostos a caçar à espera. Por isso, uso muito Premier e Especial Caça a caçar de Salto e depois a caçar de espera, Caça 32 c/PSB3 ou JK8 c/ D20. Já faço esta combinação à uns aninhos e não a troco por nada... [/quote] Pois é amigo, notei isso , o tiro até é bastante rapido, mas abre um pouco, aqui na minha zona se conseguir dar 3 levantes a um bando de perdizes é o melhor cá do sitio, ehehe é que elas a menos de 40 ou 50m não levantam e é que depois são perdizes velhas e bravas e que já têm o terreno estudado a anos Eu por acaso dou bastante desconto corro bem a mão, (acho que as vezes até demais), por isso um tiro como o B&P, é bom para mim, pois é mais lento mas mantem o tiro fechado mais tempo |
|
| |
João Cardoso9 Aprendiz
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sex Jul 25, 2014 12:15 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
O Redstar existe do 5 ao 9.
Ainda agora chegou mais uma remessa deles a uma espingardaria aqui junto a minha casa, e vieram em 6, em 7, em 7 e meio, e em 8. Quem me dera aparecer por cá assim nese calibre de chumbo , nem pensava 1 vez quanto mais 2, eheheh tanto coelho e lebre matei no 1º ano de caçador aqui na minha zona com o 1º tiro.... redstar 32g chumbo 7 1/2 , esté ano só consegui arranjar em chumbo 8 |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! | |
| |
|
| |
| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|