| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
ricardor2 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 79 Idade : 38 Localização : Guarda Ocupação : Enfermeiro Humor : Muito Data de inscrição : 30/10/2012 Pontos : 88
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 12:42 pm | |
| Eu todos os anos plastifico a minha licença e fico com uma fotocopia no caso de a perder. Boa sorte para todos dps contem os relatos. |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 2:35 pm | |
| Podem também tirar a segunda via e guardar em casa para o caso da primeira se estragar. Vou aproveitar a dica de tirar cópia e plastificar Boas caçadas a todos e que tudo corra pelo melhor |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Sáb Ago 16, 2014 3:08 pm | |
| Também dá para tirar uma segunda via, na AF...a segunda via tirada na AF ...era como as antigas.. O custo era perto dos 6 euros...já houve um ano que tirei uma em setúbal.
Boas caçadas |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Dom Ago 17, 2014 12:25 am | |
| Divirtam-se ...isso é o principal... |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 18, 2014 10:35 pm | |
| Pois parece que as "dicas" que dei a um amigo meu para carregamento dos cartuchos para os patos foram profícuas.... 6 patinhos "secos" que foi um luxo!!!! |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 18, 2014 10:40 pm | |
| Os patos aguentam bem a bagada. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 18, 2014 10:46 pm | |
| - Hélio escreveu:
- Os patos aguentam bem a bagada.
Se aguentam, amigo, se aguentam....por isso é que se não se usarem tiros com boa capacidade de perfuração, é velos ir...ou a cair "lá bem longe..." |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 18, 2014 11:03 pm | |
| Chumbo niquelado para essa espécie seria o mais indicado ou não? |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 9:44 am | |
| - Hélio escreveu:
- Chumbo niquelado para essa espécie seria o mais indicado ou não?
Chumbo niquelado para a caça????? Pois amigo, não tenho essa experiência...apenas há uns anos usei umas caixas com chumbo 8 nos tordos, que tinha "prós pratos" e não gostei...fería-os muito e os mais largos não caíam mortos... A ideia que me fica é que o chumbo niquelado é mais leve e não terá a mesma capacidade de perfuração nos tiros mais largos...inclusive foi uma "moda" que há uns anos aí andou para os pratos, todavia tem vindo a ser abandonado... Enfim, mas não gosto de falar muito do que não conheço bem... As "dicas" que dei aos meus amigos para a cargas dos cartuchos para os patos foram mais sobre a "forma" que considero a ideal para carregar com pólvoras progressivas, já que eles não estavam a conseguir um tiro "bom"" a carregar" 36grs. com a A6.... que nas 36grs. não faz só um bom tiro, mas antes um "tirão"!!!!!! Abraço |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 12:00 pm | |
| Para os patos a ultima vez que fui (epoca passada) usei Especial full 35g ch5 da Espingardaria Silva, e achei muito bom. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 12:58 pm | |
| - denis cruz escreveu:
As "dicas" que dei aos meus amigos para a cargas dos cartuchos para os patos foram mais sobre a "forma" que considero a ideal para carregar com pólvoras progressivas, já que eles não estavam a conseguir um tiro "bom"" a carregar" 36grs. com a A6.... que nas 36grs. não faz só um bom tiro, mas antes um "tirão"!!!!!! Viva, eu estive a escutar as receitas com atenção Hum, então em vez das cargas que vi a ser testadas, o nosso amigo lá acabou por optar carregar com A6? Os que matei, diga-se de passagem que não se deram nada bem com a A0 abraço, joão |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 3:07 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
Viva, eu estive a escutar as receitas com atenção
Hum, então em vez das cargas que vi a ser testadas, o nosso amigo lá acabou por optar carregar com A6?
Os que matei, diga-se de passagem que não se deram nada bem com a A0
abraço, joão Não, amigo João, os meus tiros estão já carregados e são com a A1 para as 32grs.... Os tiros com a A6 foram para o "outro amigo dos testes" que não "atinava" com as cargas....pois levei-lhe fulminantes adequados e sugeri-lhe alterar os apertos e "saíu brasa..." testados nos patos, pois parece que nos tiros dos 30 metros que eram "empurrados" com o impacto... Só dia 31 é que vou fazer a abertura às rolas.... Abraço |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 3:11 pm | |
| Viva amigo Denis, quando disse o nosso amigo, estava a referir-me ao nosso amigo em comum que estava a testar as cargas para os patos.
abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 3:19 pm | |
| - João Rodrigues escreveu:
- Viva amigo Denis, quando disse o nosso amigo, estava a referir-me ao nosso amigo em comum que estava a testar as cargas para os patos.
abraço O.K., tudo "na maior" amigo...a ideia com que estou é que aquele outro nosso amigo vai usar a "receita das bombocas" também para as rolas..... Mas dia 31 já lá vamos estar "lado a lado" para ver a eficácia de uns e outros...os meus vão ter necessariamente uma vantagem...evitam as aspirinas para as dores de cabeça.... Abraço |
|
| |
Hélio Moderador
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Ter Ago 19, 2014 11:06 pm | |
| Pensava que o chumbo niquelado melhorasse a penetração. O chumbo com muito antimónio é que ficasse menos denso. |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qua Ago 20, 2014 12:37 am | |
| O chumbo mole pode ser niquelado, cobreado, etc,. A função do niquelado/cobreado é eliminar a rugosidade dos bagos de chumbo e tornar os mesmos mais aerodinâmicos diminuindo o atrito com o ar, fazendo-os voar melhor e chegarem com mais força um pouco mais longe.
Um exemplo, os cartuchos da winchester de caça que vinham com o chumbo niquelado, utilizavam um tipo de chumbo extremamente macio, mais macio que muito do utilizado na caça chamado de endurecido que se utiliza por cá na esmagadora maioria dos cartuchos de caça, e esfregando um pouco o revestimento logo este saía e deixava à vista um convencional bago de chumbo mole.
Já o chumbo endurecido (com mais antimónio), esse sim, quanto maior a percentagem mais rijo o bago, e quanto maior a percentagem utilizada mais leve o bago, mas por outro lado, aguenta que lhe imprimam maiores velocidades sem se deformar tanto o que compensa a sua ligeira maior leveza.
Quanto maior a percentagem de antimónio mais brilhante o bago, mas esse brilho nada tem a ver com o aspecto do bago que leva o banho de niquelado ou cobreado. Chumbo revestido com banhos de niquelado ou cobreado não são garantia de maior ou menos dureza (mais ou menos antimónio), porque qualquer dureza de chumbo aceita ser niquelada/cobreada.
A ordem de durezas, se não me falha a memória, é chumbo puro (hoje em dia raríssimo), endurecido (na casa de 1,5 a 2,5% de antimónio, o mais comum em cartuchos de caça), extra-duro ( 3 a 4 % de antimónio, o mais comum em cartuchos competição linha normal), e chumbo Magnum com 5 a 8 % de antimónio, sendo o mais vulgar o de 5% em cartuchos linha alta, sendo os bagos com mais que 5% utilizado apenas em cartuchos bastante de competição bastante mais caros e com muito elevadas velocidades, ou com velocidades "normais" e fazendo bagadas muito concentradas. |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qua Ago 20, 2014 12:05 pm | |
| Atirei, em tempos, com uns cartuchos Casa Ribeira(Viseu) chumbo niquelado e posso garantir que aquilo conseguia secar caça mais larga que os saudosos Melior LaserPigeon. |
|
| |
André Sousa Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 160 Idade : 40 Localização : Évora Ocupação : Engenheiro Humor : Ótimo Data de inscrição : 05/10/2012 Pontos : 177
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 25, 2014 12:34 pm | |
| Os desta época já estão escolhidos. Vai ser SULBEJA - PREMIER ch7 com D20. Isso e umas "sobras" de SuperCaça32 (dispersor ch7 e de embalar ch6) da Polvichumbo que ainda por aqui restam. |
|
| |
ruca14 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 133 Idade : 50 Localização : Porto Ocupação : MUito Humor : Sempre Data de inscrição : 27/08/2013 Pontos : 158
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 25, 2014 12:59 pm | |
| - podengos&coelhos escreveu:
- Atirei, em tempos, com uns cartuchos Casa Ribeira(Viseu) chumbo niquelado e posso garantir que aquilo conseguia secar caça mais larga que os saudosos Melior LaserPigeon.
Tenho um amigo que ainda encontra cartuchos desses ( casa Ribeira) no bau dos Cartuchos. Ele diz que era um tiro fenomenal. |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 25, 2014 6:24 pm | |
| Bem amigos os meus "MIG" já estão mais que afinadinhos.... Venham lá as rolinhas e pombinhos nos próximos fim de semana..... |
|
| |
ratinhu Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 130 Idade : 32 Localização : almodovar Ocupação : caça Humor : assim k o vi morto vi logo k nao escapava Data de inscrição : 04/11/2012 Pontos : 162
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 25, 2014 6:52 pm | |
| |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Seg Ago 25, 2014 9:40 pm | |
| |
|
| |
Chakal Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 813 Idade : 47 Localização : Cambres Ocupação : Engenheiro Civil Humor : Lixado Data de inscrição : 03/12/2011 Pontos : 875
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qua Ago 27, 2014 9:37 pm | |
| Para mim, este ano vou apostar nos santos da casa.
Rocket 32 (7/8 ) e Rocket 34 (6/7)
Vai dar para tudo |
|
| |
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 28, 2014 8:53 am | |
| - Chakal escreveu:
- Para mim, este ano vou apostar nos santos da casa.
Rocket 32 (7/8 ) e Rocket 34 (6/7)
Vai dar para tudo Amigo, e se as cargas ainda "forem o que eram" pode crer que os "santos da casa" também fazem milagres... |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! Qui Ago 28, 2014 9:42 am | |
| Se os "santos da casa" fazem milagres então este vai ser o ano dos Especial Fumaça, nova receita e excelentes resultados |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Cartuchos para a nova época de caça! | |
| |
|
| |
| Cartuchos para a nova época de caça! | |
|