Sexo : Nº. Mensagens : 188 Idade : 52 Localização : Açores Ocupação : Veterinário Humor : Muito Data de inscrição : 31/10/2012 Pontos : 228
Assunto: Re: Braco Alemão, ajuda pf Qui Dez 11, 2014 10:40 am
Rui Militão escreveu:
eu já vi um fazer isso com perdizes, mas era um pointer.
Amigo Rui, não percebi essa parte do "mas era um pointer" Obrigado, também acho lindos os braco unicolor, mas pelo menos por cá existe o mito em muitos caçadores que os salgados são melhores.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Braco Alemão, ajuda pf Qui Dez 11, 2014 10:44 am
Nada apenas informação da raça que vi fazer isso, é uma cadela pointer de um colega.
SilverPigeon Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 188 Idade : 52 Localização : Açores Ocupação : Veterinário Humor : Muito Data de inscrição : 31/10/2012 Pontos : 228
Assunto: Re: Braco Alemão, ajuda pf Qua Dez 17, 2014 12:51 am
Eu percebi Rui, apenas estava a brincar por ter dito "mas era um pointer" como se tivesse a dizer mas era um ferrari dos cães, não um braco Quanto ao cobro das 2 peças, ele apenas fez isto parando durante o cobro, pois se fizer um doble, ele apenas marca uma peça e cobra essa e não se apercebe onde cai a 2ª, mas também só aconteceu 2 vezes, porque apesar de ter agora 2 anos, apenas começou a caçar agora.
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
Assunto: Re: Braco Alemão, ajuda pf Qua Dez 17, 2014 10:41 am
Eu tb tenho um Braco e não troco ao Pointer.
SilverPigeon Aprendiz
Bem, agora um assunto que aqui já foi referido: Cão de caça versus cão de provas. Quem assistiu a estava novela desde o inicio, sabe que fiquei com o cachorro tinha ele um ano e era um cachorro problemático. Foi em plena época de codornizes, única espécie cinegética que se pode caçar cá com cão de parar e apesar de o ter levado a 2 jornadas, na 1ª acompanhando um cão experiente (o que não resultou, pois apenas andava na brincadeira atrás do outro e distraía-se muito) e outra vez sozinho, mas também não estava preparado fisicamente e não correu bem. Como depois tinha 11 meses sem o poder levar a caçar e depois dele demonstrar grande incentivo para a caça e eu achar que ele estava bem, apesar da minha inexperiência, resolvi levar um amigo que tem muitos anos de experiência com cães de parar. Ele adorou o cão e ficou surpreendido com ele, pois já o conhecia e "não dava nada por ele". Gostou do tipo de lances longos que ele demonstrava, do nariz e do ritmo muito elevado que ele mantinha e claro que me disse que não era um cão de codornizes, mas sim um cão para treinarmos para provas, que é o que ele também gosta Portanto, acabou por ser um cão que não caçou e comecei em alguns treinos para provas (treinos de 20-30 minutos) e assim pelo menos não estava parado estes meses. Os treinos no inicio foram feitos com codornizes de cativeiro mas nem sempre corriam bem, porque algumas não voavam e tive a sorte de ele ser muito seguro na paragem porque elas passavam-lhe à frente à pata e ele não lhes pegava. Passei para os pombos, pois infelizmente cá nos Açores não existe ninguém com alvará para criação de perdizes. Por isso a primeira vez que teve contato com perdizes foi mesmo na 1ª prova que fizemos e apesar do meu receio que não as detetasse correu bastante bem. Depois fomos ao apuramento regional, campeonato nacional e acabamos por fazer apenas mais uma prova aqui na ilha, em que concorremos também contra o ex-dono dele e fomos campeões Como vêem somos os 2 inexperientes só com 4 provas, por isso não quero aqui deixar o testemunho de alguém que acha que sabe muito, mas apenas da nossa experiência. Abriu a época à codorniz agora em Novembro (domingos das 9:00 ao meio dia com 6 peças por caçador) e apesar do senhor que sempre me ajudou e com mais de 20 anos de experiencia em provas e o próprio juiz internacional e selecionador nacional que muitos devem conhecer, o senhor José Pedro Leitão me terem aconselhado a não o levar às codornizes se pensasse continuar a fazer provas, eu decidi que ele merecia fazer a época, pois finalmente poderia disfrutar do abate de várias peças. Após 4 domingos posso dizer-vos que: - Realmente o ritmo no primeiro dia foi de loucos, ele ao fim de 2 horas e pouco estava cansado e eu ao fim de uma hora. Depois reduziu bem o ritmo. Como a caça é praticada em terrenos vedados por paredes de pedra, com larguras entre 20-40 metros, nos lances ele ao mudar de direção, até escorregava e chegava a caír, tal era a velocidade mas o terrenos também estava muito escorregadio, porque choveu a jornada toda. Nos dias seguintes de inicio o ritmo foi sempre ao máximo, mas ao fim de uma hora e meia reduziu e manteve sempre um bom ritmo durante as 3 horas. Mas tenho de admitir que a velocidade exagerada não é o melhor para caça à codorniz em terrenos com vegetação mais elevada, pois a codorniz não manda a emanção de uma perdiz. - Uma situação que foi difícil para ele e que não tinha pensado, foi que nos treinos, claro que temos a preocupação de ser feito sempre a bom vento e na caça isso não é possível. De início o que ele fez foram lances, com a cabeça virada para trás a tentar sentir as emanações, o que torna os lances feios e mais lentos. No segundo dia, por ele resolveu mudar de tática e então fazia linha recta em frente junto ao muro para aí 50 metros e depois começava a caçar a fazer os lances normais de varrer o terreno de um lado ao outro a vir na minha direção. - O que menos gostei foi que ele realmente começou a adotar uma posição de cabeça diferente, em vez de fazer lances com a cabeça elevada, começou a fazer lances com a cabeça mais próxima do chão.
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
Olá Rui. Linda, com um estilo espetacular. Nem parece que só tem 6 meses e tal. Gostei de ver como ela volta a integrar-se depois de parecer ter perdido a emanação por alguns instantes. A posição de paragem é linda. Mas houve uma coisa que me deixou curioso. Estás a ensina-la a ser ela a levantar a peça ? Acho que se chama "flash" esse salto que dão para levantar a peça. Obrigado pela partilha.
Última edição por SilverPigeon em Qua Dez 17, 2014 7:10 pm, editado 1 vez(es)
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
Pedro, esta menina de pequenita agarrou 2 ou 3 galinhas e depois só queria morder. Tive que lhe dar treino de trela pra conseguir fixar a paragem. Este vídeo foi o primeiro treino da cadela sem trela e correu bem melhor do que eu esperava.
Muito bom Rui Aqui estamos com azar. Não é que alguém (FDP) conseguiu introduzir a nova variante da hemorrágica cá na ilha e fechou a caça a todas as espécies e nem podemos sair com os cães para treinos. Já só podia fazer num ano a época das codornizes que são 7 domingos e fizemos apenas 4. É mesmo triste ver centenas de coelhos mortos e alguns a morrer (mesmo para um caçador é uma dor de alma ver o sofrimento dos bichos)
Rui Militão Moderador
Obrigado. Sim, está a fazer os respeitos todos e sem uso de coleira eletrónica para fazer o cobro à ordem. Se repararem nem está com coleira nenhuma. Mas há dois anos levei-o pela primeira vez ás galinholas e aí sim, é a loucura total. Terrenos duros mas lances muito bonitos. De resto só faz codornizes e para dizer a verdade é muito cansativo, porque mantém o ritmo das provas de Santo Huberto e haja pernas. São 3 horas a gritar "calma.... calma" e nada.
Lol, é verdade que dá gosto ver um cão com muito sangue e muita paixão desde que seja respeitador. Para dizer a verdade, não há pior para mim do que um cão sem ligação nenhuma.