|
| Abletes, barbos e vinho carrascão | |
| Autor | Mensagem |
---|
jmet Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 80 Idade : 72 Localização : lisboa Ocupação : jornalista Humor : bom Data de inscrição : 27/12/2011 Pontos : 210
| Assunto: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 11:14 am | |
| Há dois Verões atrás, uns amigos caçadores - e pescadores quando a caça está interdita - convidaram-me para uma pescaria, num local recôndito do Sorraia, perto de um areeiro. “Dá para pescares à inglesa, como gostas”, dissera-me o Antunes, o organizador da expedição.
Assim era, realmente. Ele, o Matos e o Batista entretiveram-se a apanhar abletes. E eu fiz uma pesca interessante de barbitos, fisgando apenas sementes.
Como os amigos sabem, isto de acompanhar com caçadores acaba sempre num valente pic-nic. Aliás, o Matos já tinha avisado. “Eu levo o paio, o chouriço e o vinho, da colheita do meu pai, lá da zona do Cartaxo”.
A mesa foi farta e o vinho arrancou exclamações de agrado. “Que pomada!...”, disse o Batista. E eu acrescentei: “Isto é pinga da boa...”. O Antunes, condutor da viatura, apenas provou, mas exclamou, também: “Belo carrascão, sim senhor”.
Entretanto, por entre os ditos de uns e de outros, o Antunes, quando topou que o Batista tinha a sua garrafa quase vazia, começou a espicaçar-lhe a veia poética. A qual invariavelmente se manifestava após patuscadas do género, generosamente regadas.
O Batista fez que resistia. Bebeu mais um golo e voltou a depenicar o queijo. Mas perante as nossas insistências, acabou por declarar:
- Bom, então lá vai...
Acto contínuo, saquei do mini gravador que me acompanha sempre, por deformação profissional, e registei o que a seguir transcrevo. Disse o Batista, erguendo-se e modulando a voz para um registo próximo de um Vilarett ou de um Ary:
- Correspondendo aos pedidos insistentes dos meus amigos, vou recitar um tributo ao irresistível néctar:
Adeus carrascão do povo
Bebo desde rapaz como era uso Hoje sou um velho com memória e ‘inda que do vinho já pouco abuse vou-vos aqui contar a sua história
O vinho era bebido em tabernas escorropichado todo de uma vez até um homem se aguentar nas pernas e servido em copos de dois ou três
Jorrava da torneira do tonel carrascão, com suave melodia e girava pelas mesas a granel solene, como em sagrada liturgia
Hoje, Deus meu, triste desgraça emborca-se de fugida ao balcão em “penáltis” ou em baças taças vertido de horríveis caixas de cartão
Vai longe o tango e a coladera o fado modernizou-se e veio o rock as vindimas manuais são d’outra era e as cubas são hoje em aço inox
Das barricas, das pipas, dos lagares resta agora apenas a ilusão e nos lugares de venda singulares não se lobriga sequer um garrafão
O vinho era coisa d’agricultores que eram ‘inda chamados vinhateiros hoje foi arrebanhado por doutores por enólogos tecnocratas e banqueiros
Adeus Torres Vedras, adeus Cartaxo o grande Camillo Alves ainda ecoa esse tempo morreu, foi-se abaixo vencido pelo Esporão e p’la Bacalhoa
Morreu assim o vinho carrascão!... Os velhos ficam-se agora pelos martinis a cerveja é a nova rainha do pifão e a populaça embebeda-se com “minis”
Escusado será dizer que o Batista teve direito a demorada ovação. De pé. |
| | | Mário Batista Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 610 Idade : 60 Localização : Costa da Caparica Ocupação : Manutenção automóvel Humor : Tristezas não pagam dívidas... Data de inscrição : 10/08/2013 Pontos : 750
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 11:28 am | |
| A brincar, a brincar lá saíram umas verdades... Ou não fosse ele um Baptista. |
| | | fmrt Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1061 Idade : 50 Localização : Ponte de Sor Ocupação : Caça e Pesca Humor : É so Rir Data de inscrição : 22/02/2012 Pontos : 1083
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 12:38 pm | |
| |
| | | juari Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6476 Idade : 41 Localização : Ponte de Sor Data de inscrição : 23/03/2011 Pontos : 6886
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 4:05 pm | |
| belos dias que se passam com essas patuscadas |
| | | Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 4:20 pm | |
| Quando é a próxima patuscada? |
Sexo : Nº. Mensagens : 1061 Idade : 50 Localização : Ponte de Sor Ocupação : Caça e Pesca Humor : É so Rir Data de inscrição : 22/02/2012 Pontos : 1083
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 5:50 pm | |
| estes assim quase que parecem o juari e eu quando vamos á pesca ou á caça e tambem quando não vamos ehehehehehehe |
| | | Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 5:52 pm | |
| - fmrt escreveu:
- estes assim quase que parecem o juari e eu
quando vamos á pesca ou á caça e tambem quando não vamos ehehehehehehe Nah??? Vocês bebem? |
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 5:57 pm | |
| nadinha mas mesmo nadinha acho que hoje aindaa não bebi nadinha, só porque estou de folga eheheheh |
| | | João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 7:07 pm | |
| Excelente...a pomada era fantástica... |
| | | cordovaguty Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1727 Idade : 46 Localização : Estremoz Ocupação : ----------- Humor : depende da lua Data de inscrição : 09/09/2012 Pontos : 1864
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 8:42 pm | |
| Allo.. Muito bom.. Traz-me memorias do tasco da minha aldeia, do tempo em que o meu pai e os amigos ( e eu como mochileiro ) depois de uma demorada jornada de caça, contavam as histórias do dia,apareciam as quadras e as decimas.. A pinga escorregava, saida de um tonel ali mesmo ao lado onde num alguidar de barro caia pinga a pinga, e o copo mergulhava cada vez que estava a chegar a secura.. Txiiiiiiiiii...se me lembro |
| | | jorgemeida Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 9468 Idade : 59 Localização : lisboa Ocupação : eletrecista--desempregado Humor : razoavel Data de inscrição : 19/04/2012 Pontos : 10917
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão Qui Set 26, 2013 10:58 pm | |
| Muito bom |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Abletes, barbos e vinho carrascão | |
| |
| | | | Abletes, barbos e vinho carrascão | |
|