* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Button10  Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Cartuchos calibre 12 para a geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte
AutorMensagem
fmrt
Membro Veterano
Membro Veterano
fmrt

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1061
Idade : 49
Localização : Ponte de Sor
Ocupação : Caça e Pesca
Humor : É so Rir
Data de inscrição : 22/02/2012
Pontos : 1083

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySáb Set 07, 2013 10:33 pm

fixe fixe 
confirma-se então
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySáb Set 07, 2013 10:50 pm

aderito escreveu:
a melior agora é tudo espanhol
é tudo carregado com pólvoras maxam
Não é bem assim, alguns cartuchos como o Super GT32, ainda são carregados com a filandesa Vitahvuori, que é uma excelente pólvora. Penso que o Vit33, tb.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge25
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 355
Idade : 38
Localização : fafe
Ocupação : ocupado
Humor : depende do dia
Data de inscrição : 13/01/2012
Pontos : 447

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 12:49 pm

V. Moura escreveu:
Não é bem assim, alguns cartuchos como o Super GT32, ainda são carregados com a filandesa Vitahvuori, que é uma excelente pólvora. Penso que o Vit33, tb.
Segundo me disseram a polvora vitahvuori ja nao existe para cartuchos mas sim para balas por isso os cartuchos ja não trasem essa polvora vitahvuori, segundo se fala se é verdade não sei.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 1:18 pm

Sobre este assunto e devido a muitos testes efetuados principalmente este ano por nessecidade de troca de polvoras, não referenciando qualquer marca de cartuchos tenho encontrado verdadeiras surpresas, principalmente nos cartuchos estrangeiros, entre o que é anunciado e o real, o meu conselho é comprem e testem não só a composição, mas a prefuração, composição é bastante fácil de se alcançar, dificil é aliar composição á prefuração e velocidade embora a ultima não esteja ao alcance de todos devido a ser algo dispendioso comprar um cronografo para medir meia duzia de cartuchos, vim agora da associação onde testámos com diversas armas a nova gama de cartuchos da Espingardaria silva entre outros, um de marca estrangeira, bem dispendioso que se destacou a 35 m a composição era fora do normal muito fechado o que me intrigou pois a polvora utilizada é a mesma que utilizo no Especial Full caça 32gr pedi dois catruchos a gramagem recomendada para esta polvora é 1,75 o cartucho tinha 1.6132 gramagem de chumbo 32gr depois de pesado 30.898 tenho por isso que dar razão ao amigo João Rodrigues comprem nacional que a maior parte é bom.
Ir para o topo Ir para baixo
rx8
Membro VIP
Membro VIP
rx8

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1826
Idade : 43
Localização : suiça- viseu
Ocupação : caça e pesca
Humor : medio
Data de inscrição : 21/01/2012
Pontos : 1903

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 1:46 pm

V. Moura escreveu:
Não é bem assim, alguns cartuchos como o Super GT32, ainda são carregados com a filandesa Vitahvuori, que é uma excelente pólvora. Penso que o Vit33, tb.
fixe fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 2:09 pm

Jorge25 escreveu:
Segundo me disseram a polvora vitahvuori ja nao existe para cartuchos mas sim para balas por isso os cartuchos ja não trasem essa  polvora vitahvuori, segundo se fala se é verdade não sei.
Existe para ambas as munições.

Ainda o ano passado abri um cartucho dos que comprei (melior super GT32) e confirmei, pois o formato da pólvora Vitahvuori é diferente do normal.

Segundo me disseram, o carregamento com esta pólvora foi limitado (à Melior) com a venda da marca aos espanhóis.

O Site da Melior costuma dizer as pólvoras que cada cartucho usa.
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge25
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 355
Idade : 38
Localização : fafe
Ocupação : ocupado
Humor : depende do dia
Data de inscrição : 13/01/2012
Pontos : 447

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 6:02 pm

V. Moura escreveu:
Existe para ambas as munições.

Ainda o ano passado abri um cartucho dos que comprei (melior super GT32) e confirmei, pois o formato da pólvora Vitahvuori é diferente do normal.

Segundo me disseram, o carregamento com esta pólvora foi limitado (à Melior) com a venda da marca aos espanhóis.

O Site da Melior costuma dizer as pólvoras que cada cartucho usa.
Pois mas a mim pessoal que supostamente sabe e anda no assunto disse com a firme certeza que a vitahvuori deichou de ser fabricado para cartuchos e so para balas mas se o senhor confirmou a polvora e porque eles estão errados mas os cartuchos são novos ou stock antigo?
Ir para o topo Ir para baixo
rx8
Membro VIP
Membro VIP
rx8

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1826
Idade : 43
Localização : suiça- viseu
Ocupação : caça e pesca
Humor : medio
Data de inscrição : 21/01/2012
Pontos : 1903

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 7:01 pm

Jorge25 escreveu:
Pois mas a mim pessoal que supostamente sabe e anda no assunto disse com a firme certeza que a vitahvuori deichou de ser fabricado para cartuchos e so para balas mas se o senhor confirmou a polvora e porque eles estão errados mas os cartuchos são novos ou stock antigo?
Ja la vao longos anos a caçar com os super gt 32grs. e pelo menos até o ano passado era a vitahvuori a sua polvora. fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge25
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 355
Idade : 38
Localização : fafe
Ocupação : ocupado
Humor : depende do dia
Data de inscrição : 13/01/2012
Pontos : 447

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 7:07 pm

rx8 escreveu:
Ja la vao longos anos a caçar com os super gt 32grs. e pelo menos até o ano passado era a vitahvuori a sua polvora. fixe 
Esta visto que o erro foi de quem me falou.fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 8:22 pm

tb nao tenho a certeza se alguns são carregados com a vitahvuori
os últimos que comprei super gt já eram carregados com pólvoras da maxam isto o ano passado
foi uma das razoes eu optar por outros cartuxos
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 8:51 pm

http://www.melior-icc.com/index.html
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge25
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 355
Idade : 38
Localização : fafe
Ocupação : ocupado
Humor : depende do dia
Data de inscrição : 13/01/2012
Pontos : 447

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 8:56 pm

João Gil escreveu:
http://www.melior-icc.com/index.html
Amigo João gil por ai dizer que tem vitahvuori nãp quer dizer que é infelizmente estamos sempre a ser enganados.

http://www.lapua.com/en/products/reloading/vihtavuori-reloading-data aqui não diz que a polvora para calibre 12
Ir para o topo Ir para baixo
fmrt
Membro Veterano
Membro Veterano
fmrt

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1061
Idade : 49
Localização : Ponte de Sor
Ocupação : Caça e Pesca
Humor : É so Rir
Data de inscrição : 22/02/2012
Pontos : 1083

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 8:58 pm

ó gil o site pode não estar actualizado
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 9:07 pm

aderito escreveu:
tb nao tenho a certeza se alguns são carregados com a vitahvuori
os últimos que comprei super gt já eram carregados com pólvoras da maxam isto o ano passado
foi uma das razoes eu optar por outros cartuxos
E não foram os Super GT36? Estes são com pólvora CM.

Atenção que pode haver carregamentos diferentes para Portugal e Espanha, não obstante todos agora serem carregados pela Maxam.

Tanto quanto sei, existe restrição ao carregamento generalizado com pólvora vitahvuori, por razões comerciais.

Ir para o topo Ir para baixo
aderito
Membro VIP
Membro VIP
aderito

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2461
Idade : 45
Localização : cadaval
Ocupação : muito ocupado
Humor : medio
Data de inscrição : 17/02/2012
Pontos : 2565

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptyDom Set 08, 2013 9:53 pm

não amigo foram os de 32 gramas
alias não atiro com cargas superiores a 33 gramas
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1168
Idade : 76
Localização : Almada
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Data de inscrição : 06/01/2012
Pontos : 1253

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 9:38 am

Amigo Adérito

Assim não sei o que dizer, pois comigo isso nunca aconteceu. Mas acredito no que diz.

O que lhe posso dizer é que se isso acontecesse comigo apresentaria reclamação por escrito à Melior, mais não fosse para eles se poderem defender.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 9:57 am

Para vos confirmar o seguinte, depois de ler os vossos posts, fui abrir dois cartuchos de lotes diferentes (2) de Melior super GT 32g ch7 que tenho em stock e a polvora é a mesma vitahvuori.
Tb abri um Especial batida e a polvora é igual por isso creio que se confirma que ainda carregam com essa polvora, pelo menos nos ultimos dois anos.
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 10:00 am

Há dias pedi a quem já tivesse usado os cartuchos de 32 grs. da Decathlon que me desse a opinião sobre os mesmos, mas como não obtive qualquer resposta, acabei por levar uma caixa de 100 tiros para um amigo que mos pediu...
Experimentámo-los neste fim de semana "na chapa" e depois também no fosso com a semi-automática...
Dúvidas não ficam se vos disser que é um tiro que faz uma grande concentração da bagada, mas tanto na chapa como (essencialmente) na prancha pareceram-me deficitários em termos de velocidade...
Bem, à partida pode até ser um bom tiro para os "apontadores", agora resta saber como é que aquilo perfura... é verdade que havia chumbo "esmagado" na chapa, mas tanto pode ser da velocidade como da qualidade do chumbo...
Outra coisa...não se percebe muito bem como se atingem os preços dos cartuchos no mercado, já vi 32 grs. a 8€/caixa, quando estes ficam a 5,5€.... enfim!

Abraço.


Ir para o topo Ir para baixo
Tbernardes
Aprendiz
Aprendiz
Tbernardes

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 120
Idade : 43
Localização : Setubal
Ocupação : caça&pesca
Humor : bom
Data de inscrição : 24/07/2013
Pontos : 133

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 10:13 am

A MELIOR só carregava com pólvora Vitahvuori, alguns dos seus cartuchos (Vit 33, Especial batida, Diamante e Super GT) para o mercado português.

No entanto aconteceu-me uma situação o ano passado na caça aos pombos, com o especial batida, nos últimos dias de caça, notei que estava a chumbar muitos pombos e que estes iam embora, achei estranho, mas pensei que o defeito seria meu que estivesse a centrar mal os tiros. No entanto quando cheguei a casa resolvi depenar 3 ou 4 pombos no último dia, para fazer uma canja, notei que dois dos pombos que depenei tinham bagos de chumbo á flor da pele. Fiquei com um pé atrás em relação aos cartuchos e ainda tenho lá umas caixas do ano passado e estou com ideia de testar a perfuração antes de iniciar a caça aos pombos esta época para decidir se tenho de mudar de cartuchos ou não.

No entanto na altura falei com o armeiro onde adquiri os cartuchos, e ele disse-me que ninguém tinha reclamado, por isso fiquei mais descansado e não testei logo os tiros quanto á sua perfuração.

Cumprimentos,
TBernardes
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 10:18 am

Amigo Cruz, eu fui um dos que ficou na expectativa das resposta que podiam surgir, nunca atirei com esses cartuchos mas pelo preço, tornam-se convidativos.
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 11:18 am

denis cruz escreveu:
Há dias pedi a quem já tivesse usado os cartuchos de 32 grs. da Decathlon que me desse a opinião sobre os mesmos, mas como não obtive qualquer resposta, acabei por levar uma caixa de 100 tiros para um amigo que mos pediu...
Experimentámo-los neste fim de semana "na chapa" e depois também no fosso com a semi-automática...
Dúvidas não ficam se vos disser que é um tiro que faz uma grande concentração da bagada, mas tanto na chapa como (essencialmente) na prancha pareceram-me deficitários em termos de velocidade...
Bem, à partida pode até ser um bom tiro para os "apontadores", agora resta saber como é que aquilo perfura... é verdade que havia chumbo "esmagado" na chapa, mas tanto pode ser da velocidade como da qualidade do chumbo...
Outra coisa...não se percebe muito bem como se atingem os preços dos cartuchos no mercado, já vi 32 grs. a 8€/caixa, quando estes ficam a 5,5€.... enfim!

Abraço.



Bom dia

Se não estou em erro eles anunciam velocidades de 390m/s, não são os mais rápidos do mercado...

Já agora e se puder arranje-me a foto de uma bucha deles, parece que eles têm uma patenteada.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 11:27 am

Amigo Rogério:

Sim, têm uma bucha patenteada e parece-me muito boa...
Quanto a inserir uma foto,tem é que me dar as "dicas" como a inserir... ainda assim é algo que só poderei fazer para a próxima semana, já que não tenho nenhum desses cartuchos, os que levei foram para um amigo de Coimbra e só no próximo fim de semana é que lá irei e, nessa sequência, poderei arranjar a foto...

Ah! outro pormenor, o fulminante que vem no cartucho será o 688 da Nobel Sport(já que dizem que todos os componentes são de lá...) mas se o visse solto iria jurar que era da Cheditte...
O invólucro, avaliando pelo taco do fundo, é da Nobel Sport...
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 11:38 am

Sim. Eu creio que esses cartuchos são carregados pela Nobel Sport ou utilizam os seus materiais, pelo menos é o que tenho lido.

A foto é simples, com a foto já no pc você envia-a para aqui http://tinypic.com/ depois copia o link e coloca aqui no forum.

Se quiser ter mais algum trabalho forneça-me os seguintes dados:

- Altura do cartucho fechado (mm)
- Foto da pólvora
- Gramagem da pólvora
- Gramagem do chumbo
- Foto do fulminante
- Foto do cartucho
- Foto da bucha

Já devo estar a dar muito trabalho mas como sabe sou um pouco curioso nestas coisas Razz

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 11:55 am

Quanto aos componentes, consigo dar-lhe já algumas dicas, embora de memória, já que a primeira coisa que fizemos foi "autopsiar" um cartucho...:
- pólvora A1 (é mesmo...até a comparamos com um resto que o meu amigo por lá tinha...);
- Carga pólvora 1,59 (estranhei, já que me parece inferior à indicada de fábrica, que será 1,65... mas o fulminante "ajuda" já que é um dos mais rápidos do mercado.);
- carga chumbo de 32,30 grs....
Mas na próxima semana vou procurar colocar então as fotos e conferirei tudo...

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 EmptySeg Set 09, 2013 12:37 pm

Amigo Denis Cruz, esses cartuchos vêm carregados com o fulminante CX2000.

Pela tabela da Nobel, para esse fulminante a carga está correcta. Para 1,65 é com o fulminante 686:
http://www.nobelsport.it/public/pages/ENG/schedapol.asp?ProdottoID=558&FamigliaID=0

A velocidade anunciada é a 2,5 metros, logo, a 1 metro deverá andar à volta dos 405 a 410 m/s, ou não muito longe disso, e a V0 (à boca do cano) ainda será superior.

A maioria dos outros fabricantes anunciam a velocidade logo à boca do cano ou a 1 metro, e por isso os valores mais elevados declarados de velocidade que se encontram em muitas outras marcas de cartuchos carregados exactamente com a mesmas doses (e também com outras).

Já atirei com eles e com os JG Super 32, que também vêm com 1,60 de A1 mas com o 688.

A bucha da Nobelsport é a utilizada nos JG. A bucha dos L32 não é na Nobel, é patenteada pela Solognac e é exclusiva deles, e parece-me a mim ser excelente, e a distribuir melhor que a da Nobel.

O chumbo do L32 não é muito macio, e pelo esmagamento observável, parece indicar que chega com bastante força à chapa, e os JG, a mais 1,25 euros a caixa melhor não fizeram.

A diferença, os L32 são bem mais rijos que os JG, mas os JG dispersam de forma mais irregular. Nos pratos dos percursos e compacks em Leiria não notei diferenças significativas entre os descontos a dar entre os JG 32, os L32,  ou com os JG 28 T3, ou com os Melior Super Gt F1 de 28 gramas, e especialmente em pratos longe a diferença entre todos eles, a existir, é muito mínima, pois tanto acertei com uns, como com qualquer dos outros sem ter que adaptar o correr da mão de forma muito perceptível.

Ainda, esses L32, na versão Grives (tordo - é carregado com chumbo 9), trazem na mesma o CX2000 mas vêm com 1,65 de A1, ou pelo menos anteriormente vinham...

No verão, para 32 gramas, os L32 são exageradamente rijos e barulhentos. No inverno resta experimentar, mas não sei se farão tão bem como muitos outros nacionais carregados com PSB3, por exemplo, que habitualmente conseguem ser mais macios, com maior velocidade residual e que matam seco lá para trás do sol posto.
A A1 nunca me impressionou por aí além, especialmente no inverno, onde por diversas vezes me queimou os olhos, e às vezes conseguia encher-me os olhos de ardores (em tiros mais verticais) mesmo estando eu a utilizar óculos de proteção.

Abraço,
João
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos calibre 12 para a geral   Cartuchos calibre 12 para a geral - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Cartuchos calibre 12 para a geral

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 4 de 5Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Cartuchos calibre 16
» cartuchos calibre 16
» Calibre 30-06
» beves noçoes cartuchos calibre 12
» Cartuchos Calibre 12 para nova epoca de caça

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-