* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Calibre  30-06 Button10  Calibre  30-06 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Calibre 30-06

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
regina
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 7
Idade : 48
Localização : terra
Ocupação : umor
Humor : rir
Data de inscrição : 23/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Ago 27, 2008 5:19 pm

Vou comprar uma carabina, diserao-me que o calibre 30-06 era um bom calibre

eu queria uma vossa openiao jola tou na duvida hunter

era pra ir as montarias

Obrigados
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Ago 27, 2008 8:26 pm

Eu não tenho carabina, mas de muitas opiniões que já ouvi parace que esse calibre é o "todo-terreno" das carabinas, dá para montarias, esperas, caça de aproximação, dá para tudo, e penso que seja o calibre indicado para a caça maior do nosso país.

É provavelmente o calibre mais utilizado na nossa caça, por isso acho que é uma boa escolha

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
regina
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 7
Idade : 48
Localização : terra
Ocupação : umor
Humor : rir
Data de inscrição : 23/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQui Ago 28, 2008 11:18 am

R063R10 escreveu:
Eu não tenho carabina, mas de muitas opiniões que já ouvi parace que esse calibre é o "todo-terreno" das carabinas, dá para montarias, esperas, caça de aproximação, dá para tudo, e penso que seja o calibre indicado para a caça maior do nosso país.

É provavelmente o calibre mais utilizado na nossa caça, por isso acho que é uma boa escolha

Cumps


Ok Obrigado amigo , vou escolher esse calibre 30-06 na minha conpra de carabina

fixe
Ir para o topo Ir para baixo
nelsonrenato
Novato
Novato
nelsonrenato

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 46
Localização : ALVERCA/ARRUDA DOS VINHOS
Ocupação : turista
Humor : muito
Data de inscrição : 31/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyTer Set 02, 2008 7:08 pm

eu possuo 1 carabina cz 30.06 e estou muito satisfeito com o calibre agora tudo depende das munições neste caso das pontas
existe um grande leque de opções neste calibre desde os 150grs até aos 220grs
eu pessoalmente prefiro as munições sellier&bellot 180grs p/ as montarias mas agora tudo depende de si desde 20€ ate 80/90€ A CX jola
Ir para o topo Ir para baixo
regina
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 7
Idade : 48
Localização : terra
Ocupação : umor
Humor : rir
Data de inscrição : 23/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Set 10, 2008 10:33 am

Ja comprei ,a minha carabina uma Benelli argo calibre 30.06

linda de morrer fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Set 10, 2008 6:07 pm

É uma arma bastante bonita, cá esperamos as fotos da primeira peça abatida fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
nelsonrenato
Novato
Novato
nelsonrenato

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 46
Localização : ALVERCA/ARRUDA DOS VINHOS
Ocupação : turista
Humor : muito
Data de inscrição : 31/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Set 10, 2008 9:27 pm

realmente é 1 arma muito bem concebida com linhas modernas essa ou a merkel sr1 são bastante parecidas
pena tenho eu que quando comprei a minha ainda não tivessem sido lançadas
Ir para o topo Ir para baixo
nelsonrenato
Novato
Novato
nelsonrenato

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 46
Localização : ALVERCA/ARRUDA DOS VINHOS
Ocupação : turista
Humor : muito
Data de inscrição : 31/08/2008
Pontos : 1

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Set 10, 2008 9:29 pm

e boas caçadas cheers hunter Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
Pangolim
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 10
Idade : 58
Localização : Moreira da Maia / Maputo
Ocupação : Empresario / Caça e Pesca
Humor : Muito
Data de inscrição : 30/09/2008
Pontos : 3

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyTer Set 30, 2008 10:27 am

É de facto um belíssimo calibre e quanto a mim mais que suficiente para a caça que se faz na Europa. Mas se a quiser utilizar na América ou em África também serve muito bem para a maior parte dos animais. O leque de escolha de munições é um bocadinho maior do que o que estavam a referir, existem actualmente 417 cargas diferentes desde 55grans a 3988f/S até 251grans a 2158f/s.
Um Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
batista007
Membro VIP
Membro VIP
batista007

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 268
Idade : 43
Localização : Portalegre
Ocupação : Comercial
Humor : Sim
Data de inscrição : 03/06/2009
Pontos : 445

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySáb Jun 13, 2009 1:25 am

OLA

Eu caço bastante ao javali e tambem atiro com o clibre 30-06 springfield, tambem sou da opinião que é mesmo o todo o terreno da caça maior na Europa. Mas dita a experiencia que se o amigo so vai atirar em montaria devia ter adquirido o 9.3X62 visto que é um calibre com grande poder de derrube e os tiros em montaria por vezes são feitos com alguma dificuldade e com o 30-06 se não colocar o tiro no sitio por vezes a res não fica no sitio e tera de pistear. Contudo não estou a dizer que fez má compra, como ja referi tambem atiro com esse calibre, mas em minha opinião se for so pra montaria eu adquiria o dito 9.3X62.


Um Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
conceicao
Aprendiz
Aprendiz
conceicao

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 104
Idade : 38
Localização : alenquer
Ocupação : serralheiro
Humor : muito
Data de inscrição : 08/09/2009
Pontos : 140

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Set 09, 2009 10:31 pm

ola companheiros...
eu tenho uma browning longtrack 30.06..nao quero outra,em montaria propocioname um optimo e rapido encare ja pa nao falar do tiro que tambem e rapidissimo e tambem a utilizo nas esperas,nao matei muitos porque a tenho a pouco tempo,mas os dois que atirei cairam mortais...
abraço e boas caçadas
Ir para o topo Ir para baixo
Pinto
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 47
Idade : 43
Localização : Baião
Ocupação : Desenhador
Humor : Bem disposto
Data de inscrição : 11/05/2009
Pontos : 49

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyQua Jan 06, 2010 5:50 pm

Benelli muito bonita nas linhas mas dizem que os resultados nem sempre são bons, é qo que dizem..

Adoro a sauer....


Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyDom Fev 07, 2010 10:09 pm

Tenho e atiro com uma browning 30-06 há 18 anos e não quero nem outro calibre nem mais carabina nenhuma hehehe.Alem de ser mais que suficiente é realmente um calibre polivalente ha a mania dos exageros como os magnuns..a ter uma segunda carabina seria uma .308 nada de magnuns é um erro para o tipo de caça maior na peninsula iberica mas cada um é como cada qual e faz como acha melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySex Fev 12, 2010 1:55 pm

regina escreveu:
Vou comprar uma carabina, diserao-me que o calibre 30-06 era um bom calibre

eu queria uma vossa openiao jola tou na duvida hunter

era pra ir as montarias

Obrigados

O 30.06 para mim é como o chumbo 7 para a caça menor. É aquele que maior abangência de aplicações que lhe conseguimos dar. Tem balas para tudo e mais alguma coisa. No entanto na minha opinião tem falta de poder de derrube. Actualmente do que sei e do que tenho visto o 9,3x62 é o que tem tido maior divulgação e com bons resultados. A minha escolha foi o .338WM já é uma bala com 8 mm e com um poder de derrube na minha opinião superior ao do 9,3x62. Sei que é um calibre de "urso" mas não me importo o que é certo é que ainda não se sabe cá em casa o que é pistear um javali ferido e o mesmo tem acontecido com as pessoas que me o recomendaram (apenas se pratica esperas).

As escolhas também tem a ver com o que cada um gosta e com as aplicações que se lhe quer dar. Como no seu caso é para montarias eu não duvidaria que queria um calibre derrubante pois por vezes os tiros são feitos a cortar mato e uma bala quanto mais pequena for mais energia perde ao embater no mato e também desvia mais.

Pense bem também na marca de carabina que vai comprar. cheers
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySex Fev 12, 2010 2:26 pm

Helio o 30.06 é multi facetado e não é motivo de andar a pistear agora se tiveres a mania de atirares sempre para os sapatos do bichinho á pois andas sempre como os vampiros atrás do sangue..o que usas é uma munição exagerada não que seja para ursos pois para isso é a 30.06 e não pelo diametro do projectil pois de 7,62 para 8,5 mm mas sim pela carga propulsora que num animal da nossa fauna peca por dilacerar a parte gastronomica que é a carne do animal.Uso o 30.06 desde que tenho carabina ou seja ha 17 anos a esta parte e os resultados só tem a ver com o atirador e realmente com algumas munições(e muitas vezes o coração a atirar..)
Ir para o topo Ir para baixo
batista007
Membro VIP
Membro VIP
batista007

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 268
Idade : 43
Localização : Portalegre
Ocupação : Comercial
Humor : Sim
Data de inscrição : 03/06/2009
Pontos : 445

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySex Fev 12, 2010 8:05 pm

Ola

Não posso deixar de intrevir nos comentarios, eu tambem atiro com 30-06 e embora não esteja descontente de todo mas sou da opinião do amigo Hélio falta um pouco de poder de derrube. E não me digam que é o do atirador pois ja matei uma quantidade de porcos e ja me aconteceu ter de ir ver deles. Ainda ha 15 dias atirei a uma marrã dos seus 100 Kg e a cerca de 80m assim que atirei ela caiu "seca" mas pouco depois arrancou a passo com se não tivesse passado nada. O tiro estava no sitio perfeitamente atraz da espadua.
Acredito que seja um calibre suficiente com a escolha da munição certa, mas falta qualquer coisa...


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySex Fev 12, 2010 9:00 pm

Amigo Batista um dia destes falamos pessoalmente sobre o 30.06..mas digo-lhe já, não lhe falta nada de nada..rsss depois falamos..Mas porcos secos muitos poucos caem e esses não são em tiros de espadua isso quase garantido..e não interessa o calibre(isto num porco com 100Kgs).Agora dependendo da porta e da distancia de tiro temos uma grande diversificação de projecteis.Um amigo meu que sempre atirou com .308 diz-me que melhor que o .308 não há e já lhe roubaram troféus em montarias por causa disso..passo a explicar numa montaria em que ele atira ao porco de rabo o porco enrola dá-lhe outro tiro e fica a arfar..segue e outro "monteiro"(ou talvez só de nome)a porta dá-lhe o tiro de misericordia e claro o porco é dele(um bom troféu) porque os tiros anteriores eram "fraquitos nem sacudiam as moscas..." sejamos coerentes a 30.06 a .308 a tiros mais de 150/200 metros tem uma precisão muito mais letal que qualquer magnum cujo o peso das pontas faz uma curvatura de tiro elevada por isso fora do alvo assim o outro artista que reclamou o porquito alem de ganacioso contou com a ajuda preciosa de quem nada de nada percebe nem de calibres nem de projecteis de caça grossa.O tiro de rabo se lhe tem atingido a coluna ele ficava a espernear e morria ali tal com se fosse uma qualquer mangnum de projecties com diâmetro superior, agora que devido a carga propulsora a energia cinetica é maior e por isso provoca mais dileceração nos tecidos organicos dos animais conduzindo-os a uma morte mais rapida, tambem é verdade mas estraga a carne do animal no seu todo..
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySex Fev 12, 2010 10:34 pm

Amigo Carlos eu tenho ideia que os magnum (não os gelados Very Happy) foram criados para terem trajectórias mais tensas para abater caça a grandes distâncias!
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySáb Fev 13, 2010 11:45 am

Hélio escreveu:
Amigo Carlos eu tenho ideia que os magnum (não os gelados Very Happy) foram criados para terem trajectórias mais tensas para abater caça a grandes distâncias!
Helio dizes isso por causa das cargas?E o peso dos projecteis não contam?..enfim eu é como te digo a comprar uma segunda carabina seria uma .308 nunca um canhão sem recuo hahahahahaha(e sabes bem que eu não aprecio nem javali nem veado..bemo lombo do veado grelhado com sumo de limão ainda vai)
Ir para o topo Ir para baixo
jleitao
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 83
Localização : ENTRONCAMENTO
Ocupação : medico
Humor : zzzsz
Data de inscrição : 01/02/2010
Pontos : 15

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySáb Fev 13, 2010 1:12 pm

Caros confrades
Numa tentativade contribuir para esclarecer alguns aspectos desta interessannte discussão balistica envio um texto resultante de um estudo qie fiz sobre o asunto

ESPERAS-PROJECTEIS E MUNIÇÕES


Poderemos de uma maneira simplista dividir os projecteis em dois grupos os blindados que pela sua constituição são de grande dureza e indeformáveis, que são dotados de grande poder de penetração e só são utilizados na caça dos grandes animais africanos que se pretendem alvejar nos centros nervosos como o cérebro e que para tal têm que atravessar ossos espessos, e por outro lado projecteis expansivos com os quais se pretende que se deformem ao atingir os tecidos duros do animal transmitindo ao organismo deste a energia cinética de que vinham animados por forma a tornar o tiro mais eficiente.
Para utilização nas esperas e montarias os projecteis a utilizar devem ser essencialmente expansivos e nestes a oferta comercial é enorme, e a sua forma o seu peso e sua a constituição é fruto de muitos estudos.
Pretende-se que estes tenham um bom comportamento balístico e que a nível final se deformem no corpo do animal libertando no organismo a maior parte da energia de que vinham animados.
A energia cinética dos projecteis é directamente proporcional á respectiva massa e ao quadrado da velocidade do mesmo.
O choque deste tipo de projéctil com os tecidos duros do animal vai mercê da configuração e da constituição do projéctil provocar uma deformação deste com expansão da respectiva secção.
Se houver um rendimento total na balística final o projéctil ficará retido no interior do organismo e transmitirá a este toda a energia de que vinha animado.
Deste modo resulta mecanicamente uma grande destruição tecidular, bem como formação de grandes hemorragias á distância e biologicamente um colapso nervoso resultante da transmissão da energia que sob a forma de uma onda é propagada á distância pelos líquidos do organismo constituindo o chamado choque hidrodinâmico que só se verifica com velocidades elevadas superiores a 600 metros por segundo.
As munições para armas de canos lisos existentes no comércio têm um projéctil formato diferente conforme a casa fabricante.
São balas pesadas com peso aproximado de trinta gramas, dispondo de alhetas destinadas a imprimir a rotação, e manter tanto quanto possível a direcção podendo ser relativamente precisas até aos cinquenta metros.
A informação de algumas casas refere no entanto distâncias maiores mas não se podem esperar grandes milagres da aerodinâmica destes projecteis.
A nível de munições para canos estriados para carabinas é um assunto complexo que confunde o iniciado dado existirem dezenas de calibres e projecteis disponíveis no mercado.
Acresce também o facto de haver confrades que se mantêm fieis a carabinas calibres e munições recomendadas por amigos que por vezes não são os mais adequados á modalidade que pretendem praticar.
É certo que todas as armas podem matar mas para cada tipo de caça deverá sempre utilizar-se uma arma e uma munição adequada.
Não há armas e calibres milagres nem panaceias universais no dizer de José Pardal a arma tem sempre que ter atras de si um bom caçador que seja consciente e conhecedor.
Para a escolha do calibre e munições mais adequadas à caça ao javali em esperas há que ponderar várias premissas que permitam eleger de entre os muitos calibres existentes aqueles que devem ser considerados os mais apropriados para este tipo de caça.
O tiro em esperas é praticamente sempre efectuado em deficientes condições de luminosidade e por vezes em zonas de matagal denso.
A distância no caso das esperas não deve ser muito curta mas é sempre da ordem inferior aos cem metros.
Se encararmos a possibilidade de alguns confrades pretenderem adquirir uma arma que sirva também para montarias temos que alargar um pouco esta distância e vamos optar por um calibre que tenha uma trajectória tensa até aos cento e cinquenta ou duzentos metros que em Portugal abarca a totalidade das situações.
Interessa pois um calibre com uma trajectória tensa e precisa até aquela distância e que disponha de uma energia suficiente para provocar o efeito pretendido.
Tendo presente que frequentemente os projecteis são utilizados em zonas de vegetação densa que por vezes pode provocar desvios na trajectória interessa que o projéctil seja pesado para poder ser minimamente afectado nesta situação.
Tendo presentes os considerandos atrás expostos é ponto assente que no caso da caça á espera aos javalis, tendo em consideração a resistência do animal e as nossas condições de caça é geralmente aceite que o calibre deva ser no mínimo de sete milímetros.
Das centenas de calibres existentes, e independentemente de haver as naturais preferências de cada um neste domínio, penso que no caso da grande caça maior europeia serão justificadamente utilizados os calibres:
-em 7mm - -30.06 Sprg (7.62/ 63mm) originariamente militar americano, o 308 Win (7.62/ 51mm) que é uma adaptação militar NATO utilizando o mesmo calibre mas com mas com a capsula mais curta limitando a utilização de projecteis mais pesados e o 300 Win Mag também com o mesmo projéctil mas utilizando uma capsula magnum,
-em 8mm – o 8.68 Schuler,
-em 9mm- o 9.3/62 Mauser e o correspondente americano .35 Whellen devem ser considerados as estrelas de eleição para as nossas esperas e montarias,
e finalmente uma referencia aos 338 e o 375, são considerados calibres africanos os quais para o nosso caso se me afiguram algo exagerados em termos de comodidade.
O calibre 30.06 de origem americana de 1906 é dentre os calibres de caça o mais versátil em termos de mais variedade de tipos de projécteis disponíveis no mercado, podendo encontrar-se com facilidade em qualquer parte do mundo e podendo com as inerentes limitações até certo ponto adaptar-se ao tipo de caça a praticar.
É um tiro razoavelmente tenso que cumpre bem a função.
O calibre .308 é um calibre militar que surgiu em 1961 é ainda actual mantendo prestações aproximadas ao anterior se houver o cuidado na escolha dos projécteis de caça adequados sendo que a oferta dos vários tipos de projecteis é muito mais limitada por a capsula mais curta limitando a utilização de menor carga propulsora.
O calibre .300 Win Mag criado em 1963 utiliza tal como os anteriores também um projéctil de 7.62 mm já é um calibre magnum é um tiro mais tenso, desenvolvendo muito mais energia, é bastante eficiente e eficaz a longa distância mas em contrapartida revele-se já algo incomodo pela violência do tiro.
O calibre 8.57 é já de 8mm e é altamente eficiente.
O calibre 9.3/62 Mauser de origem alemã criado em 1905 com características idênticas ao seu congénere americano .35 Whellen é considerado na Europa Central como a receita mais adequada para os grandes navalheiros dá num tiro bastante cómodo e de altíssima eficiência.
Com uma trajectória razoavelmente tensa até aos 250 metros é no entender dos entendidos deste tipo de caça a coqueluche dos calibres para espera e montarias.
lleiao
Ir para o topo Ir para baixo
jleitao
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 83
Localização : ENTRONCAMENTO
Ocupação : medico
Humor : zzzsz
Data de inscrição : 01/02/2010
Pontos : 15

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: atirei ela caiu "seca" mas pouco depois arrancou aconteceu ter de ir ver dele a   Calibre  30-06 EmptySáb Fev 13, 2010 4:01 pm

batista007 escreveu:
Ola

Não posso deixar de intrevir nos comentarios, eu tambem atiro com 30-06 e embora não esteja descontente de todo mas sou da opinião do amigo Hélio falta um pouco de poder de derrube. E não me digam que é o do atirador pois ja matei uma quantidade de porcos e ja mes. Ainda ha 15 dias atirei a uma marrã dos seus 100 Kg e a cerca de 80m assim que . O tiro estava no sitio perfeitamente atraz da espadua.
Acredito que seja um calibre suficiente com a escolha da munição certa, mas falta qualquer coisa...


Cumprimentos

Ola
por vezes quando o tiro sai um pouco alto são atingidas as apofises espinhoas das vertebras cervicais que provoca uma vibração violenta que é transmitida ao sistema nervoso do animal e provoca um desmaio imediato e momentaneo do mesmo.
È o tiro descrito pelo espanhois como puntazo de agulhas em que normalmente o caçador quando se aproxima o vê levantar e desaparecer a toda a velocidade ou quando se aproxima todo contente fica surpreendido por o bicho la não estar e começa a odisseia de ir á prcura do mesmo.
A mim já me aconteceu
São estas coisas que conferem encanto a este Hoby

Cumprientos
jleitao
Ir para o topo Ir para baixo
batista007
Membro VIP
Membro VIP
batista007

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 268
Idade : 43
Localização : Portalegre
Ocupação : Comercial
Humor : Sim
Data de inscrição : 03/06/2009
Pontos : 445

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptyDom Fev 14, 2010 9:29 pm

Ola Amigo Leitão.

Estou de acordo com o que disse e agradeço os esclarecimentos, mas tal como eu disse ai à tempos, se comprasse agora arma seria o 9,3X62. E já agora o amigo atira com que calibre?


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySeg Fev 15, 2010 2:58 pm

Em alguns pontos de acordo em outros totalmente em desacordo. Em relação a trajectorias mais ou menos curvilineas vulgo mais tensas, ora bem nos calibres magnum o peso dos projecties condiciona e em muito essa trajectoria por isso a relação carga/peso encontre a melhor relação nos calibres 7.62 mm (.300") para baixo nunca para cima, os calibres de 8.50mm(.357", :375" .338" etc) e mais para cima alem do peso do projectil tem uma menor ou maior prestação a grandes distancias dependendo de muitos factores tais como as condições atmosfericas cargas etc etc, factores esses que com calibres como o 30.06, 308, 270 etc etc não tem tanta importancia e veja-se que tambem é de primordial importancia a resistencia criada pelo diametro do projectil em evolução na trajectoria assim se por um lado a energia cinetica é maior no alvo a certas distancias em outros não é assim tão importante por apesar da carga propulsora ser NUNCA duplamente maior mas sim maior tem de empurrar um objecto(projectil) maior com mais peso o que lhe dá uma queda (curvilinea de tiro)muito maior assim não será de certeza absoluta uma mais valia a grandes distancias.Isto é opinião propria criada através de comprovativos reais.As marcas de munições são outro dos factores que muita vez nos levam em erro em relação a distancias, energias etc.Comprovem vocês mesmo o que digo fazendo experiencias de tiro a 150 metros com 4 a 6 listas de paginas amarelas.Quanto ao calibre que uso, o 30.06 para mim é o suprasumo dos calibres com uma variedade de projecteis invejavel em qualquer outro calibre e a utilização dele vai desde a europa passando pelas americas até africa por algo será..
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySeg Fev 15, 2010 3:01 pm

À e continuo na minha se atirarem para os sapatos os bichos vão andando mesmo descalços mas vão andando hihihihihi Calibre  30-06 764720 jola
Ir para o topo Ir para baixo
jleitao
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 12
Idade : 83
Localização : ENTRONCAMENTO
Ocupação : medico
Humor : zzzsz
Data de inscrição : 01/02/2010
Pontos : 15

Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 EmptySeg Fev 15, 2010 9:49 pm

batista007 escreveu:
Ola Amigo Leitão.

Estou de acordo com o que disse e agradeço os esclarecimentos, mas tal como eu disse ai à tempos, se comprasse agora arma seria o 9,3X62. E já agora o amigo atira com que calibre?


Cumprimentos

Caro amigos
Pretendi dizer que na minha optica e experiencia pessoal o calibre que considero mais adequado para o tipo de caça maior que se pratica em Portugal é o 9,3/62 pelas carateristicas balisticas em termos de trajectoria, potencia e comodidade do tiro se adapta perfeitamente à quase totalidade das situações que se nos deparam nas nossas esperas e montarias em que se dispara semre distancias inferiores aos 250 metros.
Não quero com isto dizer que seja um calibre tenso a longas distancias nem o calibre unico que se pssa utilizar-
Era o calibre muito divulgado pelos alemães no sudoeste africano e na Zambia para caçarem bufalos e outros grandes ruminantes.
Os cumprimentos
jleitaoi
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Calibre  30-06 Empty
MensagemAssunto: Re: Calibre 30-06   Calibre  30-06 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Calibre 30-06

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Calibre 20
» calibre. 22
» calibre 20
» cartuchos calibre 16
» Calibre 20

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-