* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Button10  Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyQui Fev 16, 2012 4:44 pm

Boas pessoal

Abri este topico para todos podermos dar a nossa opinião sobre qual e porque o melhor calibre para as montarias e esperas? Pois como em todas as modalidades cada um tem as suas preferençias e gostos, nada melhor que relatar aqui qual a nossa opção por determinado calibre e o porque fixe
Ir para o topo Ir para baixo
luis carvalho
Membro Experiente
Membro Experiente
luis carvalho

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 572
Idade : 44
Localização : Soure - Coimbra
Ocupação : Função Publica
Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho
Data de inscrição : 07/04/2010
Pontos : 709

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyQui Fev 16, 2012 7:35 pm

A minha opinião é a seguinte:
Eu tenho uma carabina HK 30.06, que para mim é o calibre mais equilibrado para o tipo de caça que temos, quer esperas quer montarias.
É um calibre suave para fazer um segundo disparo não estremecemos, não estraga muito a peça de caça que é isso que queremos.
Tenho um colega que tem o calibre 9.3.62, aquilo parece uma antiaérea, trememos todo quando disparamos e se quisermos fazer um remate é complicado.
Por si só não é fácil fazer tiros de precisão temos de ter muita concentração no acto do disparo.
Gostos não se discutem mas quem faz tiros de precisão sabe bem aquilo que estão a falar.
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
http://luiscarvalho1979.blogspot.com/
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySáb Mar 03, 2012 5:01 pm

boas. na minha opinião qualquer dos calibres mais usados(30.06-9,3x62-.300wm)e alguns menos usados(7x64-.270w-.308-8x57-9,3x74-.444)são válidos mas os mais indicados serão sempre os de maior diametro e peso sendo menos afetados pela vegetação e tendo maior contudencia,dado que tanto em ambos os casos exepto alguma montaria aos veados as distancias de tiro são médias-curtas ex.9,3x62-8x57-9,3x74-.444 .não desfazendo dos outros já que eu caço com o 30.06 nas esperas e tambem em algumas montarias. saudacões cinegéticas
Ir para o topo Ir para baixo
victor santos
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 58
Idade : 59
Localização : ALENQUER
Ocupação : VENDEDOR NA ÁREA DA RESTAURAÇÃO
Humor : NORMAL
Data de inscrição : 23/07/2008
Pontos : 93

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Mar 04, 2012 11:12 pm

Boa noite
Em relação a calibres e muniçoes, muito havia a falar, mas isso vai da experiencia de cada um e do saber experimentar e pedir conselhos...
Pois se eu disse-se que atirava com uma 3006, em montaria , com muniçoes 150grs a media/longas distancias, e com uma 9-3x62 com muniçao 298grs numa espera, estava a dizer uma aberração e a constatar que fazia asneiras porque era moda...
Respeito quem o faz, mas não aceito, nem aconselho...
Eu atiro com uma 9-3x62 Bar semi-automática, com a munição Norma Orix 232grs, porque teem a camisa soldada ao nucleo, não se defragam tanto, nem queima tanta carne, deixando quase sempre a saida do projectil...Mas a distancias medias longas, nomeadamente nas montarias mistas, e abati algumas reses esta epoca na casa dos 200 e alguns metros, a dobrar 3006 e 300magnum, mas tambem utilizo a RWS KS 246 grs, para tiros curtos e em passagens, mais nos javalis, que é que suporta e precisa de mais carga energetica duma munição. Tem o contra de destruir muito, se apanhar osso.
Nas esperas, e porque são tiros de precisao, apoiados, sem adrenalina nos animais á mistura, eu atiro com uam CZ 550Luxe e, 3006, com munição RWS Evolution de 185grs e que até hoje nunca me deixou ficar mal, muitos dizem, á, são muito caras, cerca de 70 ou 75€ por caixa, mas eu pergunto, e quanto tiros se dá por ano em esperas? O preço faz a diferença na qualidade...e não gosto de pistear de noite e se perder o dia a seguir, muito mais caro me fica...alem de não destruir muito.
É a partilha do que uso, do que me aconselharam e do que tenho aconselhado.
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Gomes
Novato
Novato
Pedro Gomes

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 17
Idade : 27
Localização : Penamacor
Ocupação : caçar
Humor : (:
Data de inscrição : 15/04/2012
Pontos : 23

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 15, 2012 11:06 pm

Qual o melhor calibre para presicao e enpacto aliados
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 15, 2012 11:17 pm

Pedro Gomes escreveu:
Qual o melhor calibre para presicao e enpacto aliados

300WM.
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 15, 2012 11:21 pm

30-06 - chega bem...
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 12:52 am

Boas, eu não sou muito experiente com este tipo de armas e calibres, mas pelo que tenho falado com quem anda nestas lides a mais tempo que eu e lido em vários artigos, penso que em muitas situações, a escolha do projéctil será tão importante como o calibre, eu nunca fiz tiro com a 30-06 pelo que dizem é um calibre muito equilibrado, com precisão e suave no disparo, mas uma boa parte das pessoas que tem-em a 30-06 também tem 9-3x62 ou a 308, eu estou a atirar com um ferrolho 300wm e munições oryx 200grains, a disparar ao alvo mais precisão será impossível,peças que não fiquem secas, são fáceis de pistear e não estão longe, estou satisfeito, com o inconveniente de se ter de puxar bem ao ombro, para não ficar com a marca do mira escrita na testa, é um calibre para todo tipo de caça. kaci um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 1:02 am

Desculpem quando disse 308 queria dizer 338, boa continuação
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Gomes
Novato
Novato
Pedro Gomes

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 17
Idade : 27
Localização : Penamacor
Ocupação : caçar
Humor : (:
Data de inscrição : 15/04/2012
Pontos : 23

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: obrigado pelas dicas   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 1:09 am

joao santos escreveu:
Boas, eu não sou muito experiente com este tipo de armas e calibres, mas pelo que tenho falado com quem anda nestas lides a mais tempo que eu e lido em vários artigos, penso que em muitas situações, a escolha do projéctil será tão importante como o calibre, eu nunca fiz tiro com a 30-06 pelo que dizem é um calibre muito equilibrado, com precisão e suave no disparo, mas uma boa parte das pessoas que tem-em a 30-06 também tem 9-3x62 ou a 308, eu estou a atirar com um ferrolho 300wm e munições oryx 200grains, a disparar ao alvo mais precisão será impossível,peças que não fiquem secas, são fáceis de pistear e não estão longe, estou satisfeito, com o inconveniente de se ter de puxar bem ao ombro, para não ficar com a marca do mira escrita na testa, é um calibre para todo tipo de caça. kaci um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Pedro Gomes
Novato
Novato
Pedro Gomes

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 17
Idade : 27
Localização : Penamacor
Ocupação : caçar
Humor : (:
Data de inscrição : 15/04/2012
Pontos : 23

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 1:12 am

A.silva escreveu:


300WM.





obrigado pela dika
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 9:54 am

Amigo João Santos no caso de essa situação acontecer é porque a mira está recuada em demasia isso é situação que nunca deve acontecer, tenho atirado desde sempre com carabinas de ferrrolho e tal numca aconteceu.
Ir para o topo Ir para baixo
espalhachumbo
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 868
Idade : 47
Localização : abrantes
Ocupação : caça
Humor : bastante
Data de inscrição : 03/11/2010
Pontos : 935

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 10:46 am

Amigo Silva, pode não ser só essa razão, a mais provavel será uma má posição sobre a arma, devido ao medo do coice ou de atirar com a arma apoiada mas a postora do corpo não seja a melhor.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 12:02 pm

Vou dar mais umas para o debate, os novos short magnum, o 270wsm eo 300 wsm.
O 270wsm iguala e supera o 30.06 eo 300wsm tem as mesmas caracteristicas do seu irmão delgado mas com menor recuo, logo mais conforto e na hora de dobrar tiro mais estável.
Ir para o topo Ir para baixo
Antonio Campos
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 302
Idade : 80
Localização : Peniche
Ocupação : Técnico de Contas
Humor : o suficiente
Data de inscrição : 03/07/2010
Pontos : 317

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 2:01 pm




Amigos

Depois de ler lido várias apiniões, aqui vai a minha, que concertesa não é
consensual, mas mesmo assim, ela ai vai.

Numa montaria tudo depende, principalmente a localizaçao do terreno em que se realiza a montaria,se é muinto fechada ou tem boas abertas, se tem fechadas eu uso a 9,3x62 porque tem um tiro muito derrubante se são abertas uso a 300 Mag porque alem de ter um tiro tambem derrubante tem maior alcance, se as abertas forem pequenas e com boa
visibilidade...!

Uso a 30.06 ou 30 governos, pois com esta teoria não me tenho achado mal, esta é a minha opinião.

Um abraco
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySeg Abr 16, 2012 11:20 pm

Boa Noite, amigo António, quanto a mim isso são armas a mais para uma montaria, para a minha pessoa com menos de 70kg tinha que contratar um secretario, assim resolvi equipar o mau ferrolho, com saque rápido, optando pela mira telescopia ou um aparelho de ponto vermelho, micro, consoante o tipo de terreno, no caso das montarias, e ainda nunca me deixou ficar mal em nenhuma montaria, é uma maravilha, faço 3 ou 4 montarias por época à uns 4 anos para cá, e quanto a tiros "népia" ainda nem um Laughing hunter mas nunca venho a zero jola grelha Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? 764720 Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
carlosgarcia
Membro Veterano
Membro Veterano
carlosgarcia

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1531
Idade : 59
Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral
Ocupação : muito ocupado
Humor : relativo
Data de inscrição : 10/11/2009
Pontos : 1587

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyTer Abr 17, 2012 10:38 pm

30.06 calibre universal nas montarias 220 grains sako para esperas RWS 165grains ou para tiros mais largos.
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySáb Abr 21, 2012 11:16 pm

boa pessoal eu acho que em alguns alturas da nossa vida o melhor calibre era o 4,5 ou 5,5 pois assim os bichinhos não apanhavam tanto susto com o barulho dos tiros e não corriamos o risco de ferir-mos nenhum gravemente e monetáriamente nem se fala uma caixa de munições(chumbos) dáva para 3 ou 4 épocas de caça(receita que tambem considero válida para mim)
abraços.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySáb Abr 21, 2012 11:34 pm

O que anda a dar são as esperas porque nas montarias os bichos estão a ficar espertos Shocked
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySáb Abr 21, 2012 11:51 pm

tem razão amigo rui desde que caçe numa zca ou zcm porque numa zct fica muito dispendioso mas para mim a adrenalina é muito menos do que com as ladras dos cães pena só que os cães matam muitos bácoros e nós muitas fémeas com filhos sem saber-mos que elas os têm.
cumprimentos.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptySáb Abr 21, 2012 11:57 pm

E não só as, as montarias são vendidas e dizem-nos que há muita bicharada nas manchas, e no dia é uma desgraça, meia dúzia se tanto de porcos em centenas de hectares.
Depois vem se a saber que andaram a fazer ganchos e esperas em cima do dia da montaria,
na próxima época vou seleccionar duas ou três .
Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
bredaaries2
Membro Veterano
Membro Veterano
bredaaries2

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2405
Idade : 48
Localização : grandola
Ocupação : op.maquinas agriculas
Humor : normal
Data de inscrição : 25/05/2010
Pontos : 2508

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 22, 2012 12:11 am

amigo rui essa é uma grande verdade infelismente sermos muitas vezes enganados por comfiarmos demasiado em quem não conhecemos bem, eu embora goste bastante das montarias para o ano vou fazer o mesmo vou deixar de ir a montarias onde não conheço vou selecionar onde vou e com o dinheiro das outras vou a uma zct caçar uns coelhos para os cães caçarem mais algumas vezes.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 22, 2012 12:11 am

Isso fixe
Ir para o topo Ir para baixo
jackinacio
Novato
Novato
jackinacio

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 41
Idade : 67
Localização : toronto ontario canada
Ocupação : trabalho, caca e tiro aos pratos
Humor : bom
Data de inscrição : 22/02/2012
Pontos : 43

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyDom Abr 22, 2012 1:40 am

cumprimentos a todos aqui fala-se eem montarias aqui nao ha disso es como disse ai o nosso amigo nao ha nada como uma espera e olhem q nao e nada pior q uma montaria e muito mais barata abraco
Ir para o topo Ir para baixo
Capincho
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2
Idade : 34
Localização : Saldanha marinho
Ocupação : Administrador
Humor : Bom
Data de inscrição : 05/09/2012
Pontos : 4

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? EmptyQua Set 05, 2012 8:21 pm

Amigos!
tenho uma cal. 28 Boito cano full, muito boa para caça de pena com chumbo 7, e para caça de animais de mair porte, com Bala Elice ou com o SG1 da CBC ótimos resultados. É uma excelente arma. hunter hunter hunter kaci
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty
MensagemAssunto: Re: Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?   Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» escolher uma carabina para montarias e esperas
» Qual o melhor calibre para caça de Salto 12, 16 ou 20
» Qual o melhor calibre de caçadeira para caça maior e menor?
» Calibre caça maior, qual o melhor?
» qual a polvora mais rapida?

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-