* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  qual a polvora mais rapida? Button10  qual a polvora mais rapida? 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 qual a polvora mais rapida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Eduardo
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 29
Idade : 39
Localização : portalegre
Ocupação : SAPADOR FLORESTAL e caça
Humor : bom humor
Data de inscrição : 05/08/2010
Pontos : 48

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Out 19, 2011 10:14 pm

boas amigos, gostava que me ajudassem a escolher a polvora dos cartuchos que compro e gostava de saber qual a polvora mais rapida, é que eu e os avanços não nos damos nada bem hunter agradecido abraços
Ir para o topo Ir para baixo
vitor76
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 135
Idade : 47
Localização : Barcelos
Ocupação : Op.textil
Humor : anedotas
Data de inscrição : 08/06/2009
Pontos : 167

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Out 20, 2011 5:32 pm

Amigo uma das mais rapidas acho eu a AS(A2) hunter
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Out 20, 2011 6:10 pm

MB e F2 acho que são as mais rápidas
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 9:52 am

A pólvora mais rápida!
Uma questão muitas vezes ouvida!

Na minha breve experiência posso concluir que uma pólvora rápida (viva) não faz, necessáriamente, o tiro mais rápido do que uma pólvora lenta (progressiva).

Quando comecei aos tordos atirava com rio 10, red star, modena, e essas pechinchas que havia. Não era um "matador", mas para um iniciado até nem me dava mal com as CSB e PSB que diziam ser pólvoras lentas.

Optei por seguir o exemplo de outros e comprar carregamentos com AS (conhecida por A2 - pólvora viva).
Só posso dizer que as médias cairam vertiginosamente. Andei 2 ou 3 anos sempre a pensar que precisava de adaptação, e tal, até que no ano passado voltei à PSB3 - 32gr e no dia da estreia em 10 min com 6 tiros tinha 4 tordos. Depois foi praticamente ver passar tordos muito longe 60/70 m e tentar a minha sorte mesmo assim.

No caso das CSB e PSB, quanto maior for o numero associado, maior a vivacidade (rapidez de queima.
Deve ter em atenção, por exemplo no caso de armas antigas que não deve usar pólvoras vivas com cargas acima de 30 gr.
Eu pessoalmente só aconselharia pólvoras vivas até essa gramagem por duas razões:
1 - Pólvoras vivas com cargas de 32gr ou mais não fazem uma dispersão homogénea de tiro, deixando muitos brancos (espaço sem chumbo).
2 - Ao haver pólvoras vivas e cargas elevadas, serão geradas pressões exageradas na câmara e muitas armas podem-se ressentir, tal como o nosso ombro.

Para os tordos, e para manter uma semelhança de tiro, a minha escolha recai sobre:
1 - Em 32gr - PSB3
2 - Em 30gr - PSB5 / D20
3 - Em 28gr - D20 / AS

Tudo isto para dizer que uma pólvora viva não gera necessáriamente um tiro mais rápido que uma pólvora progressiva. E onde senota muito é nas perdizes largas! hunter

O que o amigo precisa é de uma carga que lhe seja adaptada. Isto para o caso de ter regularidade na forma de fazer pontaria e de encarar a arma, senão não há cartucho que lhe valha. Pode necessitar de fazer correcções à coronha para encarar a arma com naturalidade.

O meu conselho seria adquirir 2 ou 3 caixitas de várias cargas e testar num percurso caça de um campo de tiro.
Aí já poderia ter uma ideia de qual o melhor cartucho para si! fixe
(acho que me alonguei demasiado)
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 10:26 am

Dê uma olhadela:
rioammo.com/powder.html
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 10:49 am

Não consegui colocar o link completo. Deve adicionar o www antes do link indicado.
No site da baschieri e pelagri tb pode ver informações das pólvorasmais vivas e menos vivas em:
I PRODOTTI - POLVERI
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 11:00 am

Todos os cartuchos da rio são lentos quando comparados com a melior ou a sulbeja por exemplo. O conselho que lhe posso dar é ver nos sites das marcas de cartuchos que muitos têm lá as velocidades.

Cumps
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 11:30 am

Avx777 escreveu:
Todos os cartuchos da rio são lentos quando comparados com a melior ou a sulbeja por exemplo. O conselho que lhe posso dar é ver nos sites das marcas de cartuchos que muitos têm lá as velocidades.

Cumps

Mas se não me engano, as velocidades medidas são à boca do cano.

A 50 m a conversa é outra, uma pólvora progressiva mata mais longe que uma viva, pelo menos comigo é assim, falando da mesma gramagem de carga e mesmo número de chumbo!
Esperimente lá a pomada que é um rio100.
Ir para o topo Ir para baixo
Avx777
Aprendiz
Aprendiz
Avx777

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 178
Idade : 33
Localização : Mangualde
Ocupação : Estudante
Humor : ???
Data de inscrição : 17/05/2011
Pontos : 195

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 1:40 pm

Tem também a 20m. A pólvora não continua a fornecer energia ao chumbo a partir do momento em que este sai do cano. Quando está fora do cano aplicam-se as leis da física. Um corpo maior sofre mais atrito mas também arrefece mais devagar. Eu não sou grande adepto dos cartuchos RIO, não quer dizer que sejam maus, mas são pólvoras que queimam mal, principalmente na altura dos tordos com o frio que faz na minha zona.
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 3:25 pm

O que refere é verdade sim.
A diferença é que numa pólvora viva a velocidade à boca do cano pode já ir em desaceleração enquanto numa polvora progressiva pode ir ainda em aceleração.

Faça o teste:
Pegue num berlinde de dê-lhe um pontapé e veja mais ou menos a distância onde cai.
A este teste atribuo-lhe a equivalência a uma pólvora viva que dá a força toda no princio da "viagem"
Depois pegue no mesmo berlinde em atire-o à mão, como quem atira um calhau a um gato! Twisted Evil
Atribuo-lhe a equivalencia à polvora progressiva que vai mais tempo a dar força.
~
Atenção: Não acreditem em mim, eu só digo isto porque sou adepto de pólvoras progressivas! lol!

Na questão de não gostar das PSB e CSB usadas na Rio, tem sempre outros fabricantes de polvoras mais progressivas.

Na Vectran uma das mais vivas será a A24. Depois tem uma viva AS (A2). E tem uma a atirar para o progressivo A1.

Existe pólvoras progressivas em todas as marcas.
As cargas acima de 34gr são obrigatóriamente carregadas com pólvoras progressivas!
As pólvoras vivas fariam pressões exageradas, deficiente dispersão de tiro, excessivo recúo e proporcional falta de eficácia.
Atenção: Em tiro aos pratos 24gr ou 28gr adoro as pólvoras vivas, mas é só! fixe
Ir para o topo Ir para baixo
pimentinha85
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 14
Idade : 38
Localização : Presa - Alcaravela
Ocupação : Medidor-Orçamentista
Humor : Bem-disposto!
Data de inscrição : 24/10/2011
Pontos : 16

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptySex Out 28, 2011 4:10 pm

No site da nobelsport francesa (nobelsport.fr) tem informação sobre diversas pólvoras e aconselhamento de carregamento
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 29
Idade : 39
Localização : portalegre
Ocupação : SAPADOR FLORESTAL e caça
Humor : bom humor
Data de inscrição : 05/08/2010
Pontos : 48

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jan 18, 2012 8:26 pm

obrigado a todos pelas respostas em especial ao amigo pimentinha85 que foi muito esclarecedor..obrigado cumps
Ir para o topo Ir para baixo
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 937
Idade : 34
Localização : Covilha
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Data de inscrição : 22/11/2011
Pontos : 999

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jan 18, 2012 8:31 pm

AS(A2), A1 e MB...nao quero outras
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1118
Idade : 45
Localização : GMR
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Data de inscrição : 26/05/2010
Pontos : 1230

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jul 11, 2012 8:09 pm

Boas pessoal, alguém me sabe dizer para que gramagem de chumbo está mais indicada a
pólvora CSB6.
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jul 11, 2012 8:16 pm

Sérgio Mota escreveu:
Boas pessoal, alguém me sabe dizer para que gramagem de chumbo está mais indicada a
pólvora CSB6.

24gr.
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jul 11, 2012 8:27 pm


Então já agora aproveitando aqui o topico do Eduardo, Smile qual é para vocês o cartucho(carga,marca,etc...) mais versátil para a caça de salto(coelho,lebre,perdiz) ??????? Question

Thanks fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jul 11, 2012 10:11 pm

Para mim 32gr ch6
Patos e pombos 34g ch5/6
Tordos e rolas 30g ch8
Ir para o topo Ir para baixo
RMestre
Moderador
Moderador
RMestre

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 4218
Idade : 38
Localização : Moita
Ocupação : Caça e Pesca!!!
Humor : *****
Data de inscrição : 19/12/2011
Pontos : 4942

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Jul 11, 2012 10:33 pm

Citação :
Para mim 32gr ch6

Tambem sou dessa opinião Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyDom maio 26, 2013 4:50 pm

Avx777 escreveu:
... mas são pólvoras que queimam mal, principalmente na altura dos tordos com o frio que faz na minha zona.

Quais são as pólvoras mais recomendadas para queimar na tua zona?
Ir para o topo Ir para baixo
galinhola
Novato
Novato
galinhola

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 49
Idade : 56
Localização : chaMUSCA
Ocupação : TECN NATAÇAO
Humor : BEAN...MR BEAN
Data de inscrição : 17/01/2011
Pontos : 92

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Polvora AS/A2   qual a polvora mais rapida? EmptyQua Out 08, 2014 5:57 pm

vitor76 escreveu:
Amigo uma das mais rapidas acho eu a AS(A2) hunter

Penso que ha aqui pessoal a fazer confusão entre a pólvora A2 e AS..
Carreguei muitos tiros com A2 e não tem nada a ver com a pólvora AS.
Em minha opinião tudo acima das 30 gramas, já é muito prejudicial para esta polvora AS, enquanto que com a A2, aceitava cargas de 33 gramas.
Claro que é minha opinião, mas como não compro tiros, noto a diferença e de que maneira.....à a sorte grande e a terminação..
Para quem faz confusão com a AS/A2, até mesmo as plaquetas, apesar de serem parecidas, as da AS são mais brilhantes do que a A2.
Penso que a polvora A2 já não é fabricada e não sei porquê.
Se eu tiver enganado que me sclarecam pf.
Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Out 09, 2014 2:09 pm

Amigos, já muito se tem escrito sobre esta temática....penso que a resposta mais idónea a poderão encontrar em breve quando terminarem os testes que o Rogério&C.ª têm em curso...depois de serem publicados os resultados, tirem as vossas conclusões....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Rúdi Remédios
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 13
Idade : 31
Localização : Aldeia dos Fernandes
Ocupação : Nutricionista
Humor : Aprimorado
Data de inscrição : 17/10/2016
Pontos : 23

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Set 28, 2017 10:55 am

E relativamente à pólvora F2?

Antes via muito à venda na minha zona do baixo alentejo, inclusive a sul beja chegou a carregar com essa pólvora. Sei que era muito pretendida e apreciada pelos caçadores de cá mas deixaram de conseguir encontrar e ainda hoje toda a gente diz que foi das melhores pólvoras que utilizaram.
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Militão
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6865
Idade : 60
Localização : loures
Ocupação : empresario
Humor : bom
Data de inscrição : 22/01/2011
Pontos : 7109

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Set 28, 2017 10:58 am

A Baschierie & Pellagri carrega com essa polvora alguns dos cartuchos da sua gama.
http://www.baschieri-pellagri.com/es/catalogo/cartucce+da+caccia/1/1/12.aspx
Ir para o topo Ir para baixo
Rúdi Remédios
Novato
Novato


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 13
Idade : 31
Localização : Aldeia dos Fernandes
Ocupação : Nutricionista
Humor : Aprimorado
Data de inscrição : 17/10/2016
Pontos : 23

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Set 28, 2017 11:50 am

Os que eu estava a falar e que eram bastante apreciados eram os especial caça carregados pela sul beja, entretanto desapareceram.
Estes que me indicou, o problema são mesmo os preços praticados.
Obrigado e bons tiros.
Ir para o topo Ir para baixo
litos77
Membro Experiente
Membro Experiente


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 545
Idade : 47
Localização : Lisboa
Ocupação : TTC
Humor : .........
Data de inscrição : 18/06/2015
Pontos : 594

qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? EmptyQui Set 28, 2017 10:18 pm

Este ano sou capaz de gastar uns dos pratos nos tordos..e ver o k dá!!!
O F2
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




qual a polvora mais rapida? Empty
MensagemAssunto: Re: qual a polvora mais rapida?   qual a polvora mais rapida? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

qual a polvora mais rapida?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» Qual a vossa pólvora preferida?
» Qual o calibre mais indicado para as montarias e esperas?
» pólvora D20
» Pólvora MB vs inverno
» Polvora

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-