* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Para Além da Morte Button10  Para Além da Morte 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Para Além da Morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
jmet
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 80
Idade : 72
Localização : lisboa
Ocupação : jornalista
Humor : bom
Data de inscrição : 27/12/2011
Pontos : 210

Para Além da Morte Empty
MensagemAssunto: Para Além da Morte   Para Além da Morte EmptySáb Ago 10, 2013 6:29 pm

Era um magnífico dia de verão. Eu caminhava pelo campo, entre sobreiros. De súbito, vejo a uma certa distância um homem empoleirado numa árvore. Tinha uma cana de pesca na mão. Lançava um anzol iscado com uma pequena cenoura, para perto do que parecia ser uma toca. Ao terceiro lançamento, um coelho saiu do buraco e atirou-se à cenoura. O homem começou então a “trabalhar” o coelho, que dava uma luta danada. Ao fim de certo tempo, colocou habilmente o coelho exausto num camaroeiro e içou-o. Depois, cuidadosamente, tirou-lhe o anzol da boca. Com um pano limpou-lhe um pouco de sangue das beiças. Com cuidado extremo tratou de devolver o coelho ao chão. Este desatou numa correria louca, até desaparecer. Olhei para tão estranho pescador. Este acenou na minha direcção e levantou o polegar da mão direita. Sorrindo, satisfeito, gritou-me: “Sem morte, companheiro. Pesca sim, mas sem morte”.

Foi então que reparei que numa outra árvore estava outro homem empoleirado. Lançava um anzol iscado com um rato vivo. Passados alguns segundos uma ave magnífica fez um voo picado. A ave de rapina caçou o rato com as garras, voou uns metros e começou a devorá-lo. Então, o pescador ferrou. Foi uma luta e tanto, pelos ares, até que o homem venceu os esforços desesperados do grande pássaro. Retirou-he cuidadosamente o anzol. E com um gesto muito suave devolveu a ave aos ares. Ela arrancou, desiquilibrada. Um pingo de sangue caiu-me na testa, enquanto a ave ganhava altura. Olhei para o pescador. Sorria. Esticou o braço, levantou o dedo polegar da mão direita e gritou-me: “Sem morte, companheiro. Pesca sim, mas sem morte”. Tal como o outro havia dito.

Andei uns metros. Mais adiante estava outro pescador arborícola. Lançava elegantemente um anzol iscado com um pequeno carapau. De súbito, fiquei petrificado. Correndo na direcção do isco vinha um gato. Eu conhecia aquele gato… Olhei melhor. Não havia dúvidas. Era o Pantufa… Nada mais nada menos que o MEU gato. Gritei desesperadamente: NÃO, Pantufa! NÃO!... Tarde de mais. A vista enevoou-se-me. Fiquei tonto. Fechei os olhos. Senti-me mal. Muito mal. E foi muito agoniado que ouvi, do cimo da árvore, aquelas palavras: “Sem morte, companheiro. Pesca sim, mas sem morte”.

Acordei, então, sentado na cama, com falta de ar e encharcado em suor. Procurei com a vista o Pantufa. Lá estava ele, todo enrolado, aos pés da cama, dormindo pacificamente. A minha mulher olhava-me estremunhada. Agarrei-me a ela e disse. “Foi um pesadelo, querida. Foi só um pesadelo”.

Levantei-me. Fui beber água. Sentado à mesa da cozinha pensava que o pesadelo que acabava de ter só podia estar relacionado com a minha leitura dessa tarde. Na Internet havia descoberto vários artigos relacionados com a pesca sem morte. Basicamente, diziam que estava cientificamente comprovado que os peixes sentiam dor quando ferrados. Faziam notar, portanto, que a pesca sem morte, por muito boas intenções que tivesse na sua essência, provocava dor aos peixes. Encontrei um único artigo que afirmava o contrário,com base num estudo feito nos Estados Unidos. Porém, não lhe dei grande credibilidade, pois nos EUA (como em Portugal), os estudos e parecereces tendem a concordar com os pontos de vista de quem os encomenda.
Já não consegui dormir mais nessa noite.

Hoje, continuo a pescar e a devolver peixe à água, claro. Deixei foi de ser o parvalhão que proclamava, todo inchado, a outros pescadores e a outras pessoas: “Eu pesco sem morte”. Como se isso fosse o supra-sumo da barbatana. Não é. Há o outro lado. O mais que provável sofrimento infligido a outros seres para nossa recreação.
Ir para o topo Ir para baixo
juari
Moderador
Moderador
juari

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6476
Idade : 40
Localização : Ponte de Sor
Data de inscrição : 23/03/2011
Pontos : 6886

Para Além da Morte Empty
MensagemAssunto: Re: Para Além da Morte   Para Além da Morte EmptySáb Ago 10, 2013 7:30 pm

Um bom texto, mas é um tema que da muita conversa. É como diz o outro.......... um pau de 2 bicos. Eu pratico os 2 tipos de pesca. Com e sem morte. Muitas das vezes sou capaz de ir para a barragem de Montargil e apanho umas carpas e vai tudo para a agua, mas se combino com algum amigo fazer um petisco, apanho sempre umas para o petisco. O mesmo se passa com os achigãs, quando vou a eles vem sempre uns para o petisco
Ir para o topo Ir para baixo
jorgemeida
Moderador
Moderador
jorgemeida

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9468
Idade : 58
Localização : lisboa
Ocupação : eletrecista--desempregado
Humor : razoavel
Data de inscrição : 19/04/2012
Pontos : 10917

Para Além da Morte Empty
MensagemAssunto: Re: Para Além da Morte   Para Além da Morte EmptyDom Ago 11, 2013 3:43 pm

kaci fixe 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Para Além da Morte Empty
MensagemAssunto: Re: Para Além da Morte   Para Além da Morte Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Para Além da Morte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Além de Gira..vejam só
» Kacipesca além fronteiras...
» Ja houve para a grelha e para o forno...este pode ser para fritar...
» A morte da tartaruga
» Pesca sem Morte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Pesca - :: » Notícias/Debates «-