| polvichumbo Mirita vs Caca32 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 11:23 am | |
| Bom dia
Alguem ja usou estes cartuchos? Tirando o envolcro dos mirita ser todo em plastico e o outro nao, sabem se existem mais diferencas?
Quem ja usou qual e que aconselham?
Desde ja obrigado
Cumprimentos
Sergio |
|
| |
Bruno S. Moderador Global
Sexo : Nº. Mensagens : 9766 Idade : 42 Localização : Porto Ocupação : muito ocupado Humor : sempre ;) Data de inscrição : 18/11/2011 Pontos : 11023
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 4:42 pm | |
| Pessoal entendido na materia vamos lá dar uma ajuda ao forista smarques |
|
| |
vitor76 Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 135 Idade : 48 Localização : Barcelos Ocupação : Op.textil Humor : anedotas Data de inscrição : 08/06/2009 Pontos : 167
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 5:33 pm | |
| Eu numca usei os miritas mas pessoalmente gosto dos caça32 |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 7:09 pm | |
| Amigo SMARQUES, além da diferença do invólucro, a diferença é o fulminante que vem no invólucro e terem um pouco menos de PSB3 que o vem no Caça 32, o que faz deles um tiro um pouco mais macio, um pouco mais lento, e um pouco mais fechado. A bucha e a dose de chumbo (e o tipo/qualidade) são iguais em ambos.
Actualmente o Caça 32 tem cerca de 1,72 de pólvora, o que faz dele um tiro mais rápido que o era inicialmente há uns anos atrás quando inicialmente andava na casa de 1,68 gr de pólvora), mas tem a desvantagem de bater mais, abrir um pouco mais, e não ser tão eficaz com choques mais abertos para tiros mais largos.
Para secar os tordos longe, os Caça 32 dos últimos anos querem mais choque que anteriormente e menos desconto. O Mirita, para quem não estranhar correr um pouco a mão, secam os tordos muito longe mesmo com menos choque.
Um abraço, João |
|
| |
lobo12 Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 27 Idade : 35 Localização : oeiras Ocupação : caça,futebol,aquariofilia,pesca Humor : :) Data de inscrição : 13/06/2012 Pontos : 49
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 8:46 pm | |
| boas amigos eu ja usei mirita e hoje so atiro com caça 32 e especial caça 34 e assim em espingarda automatica os miritas nao valem nada mas em canos sobrepostos e um tiro muito bom e o caça 32 e bom para ambas as armas agora e a minha opiniao mas os miritas numa automatica nao se acerta nem num comboio atravessado mas tambem pode ser do marteleiro |
|
| |
Herminio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2214 Idade : 46 Localização : Suiça. Celorico da beira (férias) Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca Humor : Bastante Data de inscrição : 19/03/2011 Pontos : 2267
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 9:24 pm | |
| |
|
| |
paulo lion Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 4176 Idade : 44 Localização : luxemburgo-viseu Ocupação : trabalhar-caça-carpas Humor : ja tive mais Data de inscrição : 25/09/2011 Pontos : 4240
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 9:57 pm | |
| os caça 32 nao gosto mesmo nada agora os miritas a uns anos atràs eram do melhor que avia para mim o melhor cartucho de sempre nunca mais voltei a caçar com eles porque deixaram de vender na minha zona e agora nao sei como tao faça um teste nos tordos |
|
| |
VascoC Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 437 Idade : 51 Localização : Leiria, Alcobaça e Pataias Data de inscrição : 24/11/2011 Pontos : 454
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 10:00 pm | |
| Pessoalmente gosto do Caça32. Uso há alguns anos. |
|
| |
smarques Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 262 Idade : 46 Localização : Lisboa - Castelo Branco Ocupação : Tec. Informática Humor : H Data de inscrição : 01/03/2010 Pontos : 290
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 11:04 pm | |
| Obrigado a todos, os caca 32 atirei com eles o ano passado aos tordos e gostei (atiro com uma arma sobrepostos de choques fixos */**), os mirita nunca usei, mas como tem uma diferenca de 50 centimos para os caca 32 por caixa 25 fiquei curioso se a diferenca seria apenas no envolcro, mas ja me esclareceram e bem . Vou comprar 2 caixitas de mirita para ver como se portam. Muito obrigado a todos pelos esclarecimentos Cumprimentos Sergio Marques |
|
| |
luis carvalho Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 572 Idade : 45 Localização : Soure - Coimbra Ocupação : Função Publica Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho Data de inscrição : 07/04/2010 Pontos : 709
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Sáb Nov 17, 2012 11:54 pm | |
| já atirei com ambos os caça 32 não gostei os miritas eram um bom tiro, neste momento atiro com o startordo melior e gosto muito os caça 32 com o frio deixam muito a desejar abraço |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Dom Nov 18, 2012 11:13 pm | |
| A temperatura mais baixa com cacei com o Caça 32 foi de -7º C ao nascer do dia, e às 16.00h ainda estavam -4º C , e mesmo com tanto frio só os tordos tiveram razão de queixa dos cartuchos, pois os Caça 32 queimavam na mesma e deixavam o cano completamente limpo, e secavam os tordos com limpeza A única vez que queimaram menos bem foi num ano em que decidiram experimentar carregar os ditos com invólucro e fulminante da Nobel Sport, e nesse ano sim, deixaram a desejar, era muita chama pela janela, resíduos de pólvora por queimar, e ficaram muito lentos com frio a sério, mas após alguns relatos de chatices em dias frios não mais deixaram de utilizar o invólucro/fulminante da UEE (actual Maxam), com o qual a PSB3 tem um rendimento completamente diferente no frio. Ao contrário de muitos outras que já usei, na minha opinião, a PSB3 e a CSB3 são das que sofrem menos perdas mesmo estando frio, desde que casada com o fulminante certo. O que elas não são muito simpáticas é com muito calor, pois torna-se bastante rija num dia de abertura às rolas (por exemplo), até demais para o meu gosto. Actualmente o Mirita (que leva 1,65 gr de PSB3) é um pouco mais lento que o Caça 32 (que leva 1,72 gr de PSB3), mas, para quem está habituado a dar mais desconto é natural que acerte melhor com os Mirita e pior com os Caça 32, assim como o inverso também é verdadeiro para quem está habituado a dar menos desconto. Uma vantagem do Mirita é que é muito mais confortável, o que faz diferença em dias de muitos tiros, especialmente em armas de dois canos. Para quem se consegue adaptar depressa a diferentes velocidades/tiros, atirará bem com qualquer um deles assim que os " começar a ler" ao fim de dar meia dúzia de tiros. |
|
| |
Herminio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2214 Idade : 46 Localização : Suiça. Celorico da beira (férias) Ocupação : Construção de jardins, caça e pesca Humor : Bastante Data de inscrição : 19/03/2011 Pontos : 2267
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Dom Nov 18, 2012 11:40 pm | |
| |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 572 Idade : 45 Localização : Soure - Coimbra Ocupação : Função Publica Humor : http://mypage.wingsnetwork.com/luis-carvalho Data de inscrição : 07/04/2010 Pontos : 709
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 2:31 pm | |
| amigo herminio
não estou a fazer confusão e quando atirei com eles foi na zona de celorico da beira e não gostei só depenava os tordos tanto eu como os meus colegas, temos de ter em conta as armas que diferem o tiro abraço |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 2:39 pm | |
| Bem, tenho pouca experiência com estes cartuchos (caça32), mas tal como qualquer cartucho com o frio baixa o rendimento, estes cartuchos eram por norma fechados, e com o frio fechavam mais, talvez por isso só tiravam penas (tiros atrasados). |
|
| |
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 2:52 pm | |
| Para se acertar bem com esse cartucho, ou se é muito bom atirador e desfaz os tordos quando se abusa do choque, ou então, tem que se usar metade do choque necessário a muitos outros cartuchos.
Com **** ou *** usando o Caça 32, consegue-se os mesmos resultados que se consegue com a maioria dos outros tiros usando ** ou até *.
O cartucho é realmente um tiro a cair para o fechado e vai buscar tordos secos à "estratosfera", e para só se depenar com eles, é como disse o amigo espalhachumbo, são tiros atrasados e apenas um ou dois bagos de raspão da aba do tiro, porque, quando se abusa do choque ou se acerta relativamente perto, uma das características desse tiro é deixar os tordos todos partidos, ou até desfeitos. Ou então, utilizaram um daqueles lotes que referi, e em que o fulminante não era o da UEE.
Já usei muita coisa, e tanto com sobrepostos como com semi-automática, poucos tiros experimentei que sequem a caça tão longe como os Caça32, aliás, foi a razão pela qual os passei a utilizar também em 7 e 6 nas perdizes e em chumbo 5 e 6 nos pombos, e com eles matei secos os pombos mais largos da minha vida.
Quais 34 e 36 gramas (e chumbo grosso) qual quê, com estes Caça 32 e usando apenas 32 gramas tenho tido muito melhores abates que usando a tradicional receita de "carradas de gramas de chumbo" para caça larga.
|
|
| |
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 3:51 pm | |
| eu como atirador posso dizer que atiro bem, mas o meu colega que estava a atirar comigo é muito bom atirador. como costumo dizer o que para mim é mau par outro é bom e isto dos cartuchos versus espingardas tem muito que lhe se diga tem muito pano para mangas, mas no meio disto o que interessa é fazer com que os tordos fiquem pendurados no nosso porta caça e para cima deles abraço |
|
| |
smarques Aprendiz
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 5:52 pm | |
| Obrigado a todos pelos esclarecimentos e opinioes.
Eu vou experimentar, se calhar vou-me arrepender uma vez que e um tiro para o fechado e a arma que uso para os tordos tem choques fixos */**, e com a agravante de o atirador ser fraco.
Mas nada como experimentar, o ano passado experimentei (em chumbo 9) e gostei, mas so os utilizei nos ultimos 2 dias de tordos e consegui uma boa media para o habitual, dai ter decidido obtar pelo mesmo este ano.
Obrigado e boas cacadas
Sergio |
|
| |
la.satel Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 144 Idade : 37 Localização : Outeiro - São Pedro de France Ocupação : tecnico de electronica Humor : Rir pra não chorar Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 174
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Seg Nov 19, 2012 9:22 pm | |
| eu continuo a achar que isto tudo é preciso gostar-mos do cartucho porque eu posso gostar e o meu visinho não. não podemos ligar só ao que os outros dizem o melhor mesmo é experimentar |
|
| |
Mota Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 937 Idade : 35 Localização : Covilha Ocupação : Estudante Humor : Bom Data de inscrição : 22/11/2011 Pontos : 999
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 1:28 am | |
| Os caça 32 quanto a mim deixam muito a desejar...Uso o supercaça32 carregados com AS. Esses sim sao umas valentes bombas, chumbam bem com o frio e e raro o tordo que cai vivo...Abraço. |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 9:29 am | |
| - Mota escreveu:
- Os caça 32 quanto a mim deixam muito a desejar...Uso o supercaça32 carregados com AS. Esses sim sao umas valentes bombas, chumbam bem com o frio e e raro o tordo que cai vivo...Abraço.
Amigo Mota por vezes não é o cartucho que deixa muito a desejar é o atirador, em caso de duvidas faz-se um teste na chapa para se ver a composição e perfuração e ai na maior parte dos casos comprova-se que com o cartucho está tudo bem, á é falta de adaptação ao cartucho, desde já digo que os tiros com a PSB3 independentemente da marca não são de fácil adaptação, mas depois da adaptação, tal como foi referido pelo amigo João Rodrigues matam caça a distancias bastante grandes talvez dos melhores do mercado nesse campo e nada susceptiveis á humidade mesmo com temperaturas negativas, acontece muitas vezes quem comece a atirar com esta polvora ficar alguma caça ferida razão essa já referida anteriormente,(acontece tambem a bons atiradores) é caça que fica na aba do tiro depois de centrado o tiro ficam tipo passadores o unico defeito que encontro nesta polvora é tornar o carregamento um pouco irregular algo que se deve á irregularidade das lamelas da polvora. |
|
| |
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 2:50 pm | |
| - A.silva escreveu:
- desde já digo que os tiros com a PSB3 independentemente da marca não são de fácil adaptação, mas depois da adaptação, tal como foi referido pelo amigo João Rodrigues matam caça a distancias bastante grandes talvez dos melhores do mercado nesse campo
Bem verdade amigo Silva. Eu não atiro mal de todo, mas quando experimentei pela primeira, pela segunda, e pela terceira vez cartuchos com PSB3, não engatava com eles de maneira nenhuma. Insisti neles porque um amigo que os utilizava a meu lado dava-me sempre um bigode danado quando a passarada andava lá nas alturas (e eu com muitos outros cartuchos, para atirar à mesma altura tinha que usar muito mais choque que ele e mesmo assim na maioria das vezes batia na caça e esta abalava como se nada fosse, ou ia chumbada, ou então caía viva). Só após bastante insistência com eles, e só ao fim de gastar umas boas caixas é que lhe apanhei a mão e as necessárias manhas dos choques a utilizar, mas depois de lhes ganhar a mão, ah menino, não há nada que lhes chegue aos calcanhares a secar a caça longe. Como o amigo disse, cartuchos com PSB3 não são cartuchos fáceis de ganhar a mão para quem nunca os utilizou, mas depois de se lhes ganhar a mão, para a caça são uma certidão de óbito garantida. abraço |
|
| |
Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 3:05 pm | |
| Os Caça32 de que falam são da Polvichumbo ou Sulbeja? |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 3:27 pm | |
| - Rogério escreveu:
- Os Caça32 de que falam são da Polvichumbo ou Sulbeja?
Polvichumbo |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 10:48 pm | |
| Já atirei com vários tipos de pólvora, desde A1, AS, D20, CSB, PSB de várias marcas... Até hoje, de todas a melhor para mim foi sem qualquer sombra de dúvida a PSB3. Na época passada experimentei os JG com A1 e também são umas bombas, esta época vou atirar com JG e caça32 da polvichumbo e vou ver com qual dos dois me dou melhor, agora que a PSB3 é do melhor que há para o tempo frio não tenho qualquer dúvida e quem conseguir apanhar-lhe bem a mão são fantásticos! |
|
| |
joaomendes Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 94 Idade : 49 Localização : entre as beiras Ocupação : bastante Humor : por vezes Data de inscrição : 30/12/2008 Pontos : 97
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 Ter Nov 20, 2012 11:15 pm | |
| Os mirita atuais extraiem facilmente nas semis ou têm tendência a encravar?
Há uns anos gastei alguns mas nas semis encravavam pelo que nunca mais os comprei.
|
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: polvichumbo Mirita vs Caca32 | |
| |
|
| |
| polvichumbo Mirita vs Caca32 | |
|