Rogério Fundador
Sexo : Nº. Mensagens : 6952 Idade : 43 Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo Ocupação : Disponível Humor : algum ;) Data de inscrição : 12/06/2008 Pontos : 7756
| Assunto: Pointer Sáb Jun 14, 2008 2:03 pm | |
| Tipo de Pêlo Curto e fino. São admitidas as cores: branco e limão, branco e laranja, branco e preto e branco e fígado. Podem também ser aceites os unicolores e tricolores. Temperamento Responsável e aristocrático. É uma boa companhia para crianças devido ao seu temperamento afectuoso. Não é um cão de guarda.
Introdução Acredita-se que o Pointer é o resultado de vários cruzamentos entre o Braco italiano, O Bull terrier, o Foxhound, o Galgo, o Terra-Nova, o Setter e o Bulldog. A raça que conhecemos hoje existe há cerca de 80 anos, embora os primeiros tenham surgido há 200 anos. Desde sempre utilizado na caça, este cão possui um porte atlético e grande agilidade conseguindo percorrer longas distâncias em corrida. O seu nariz côncavo é normalmente direccionado para cima como se estivesse permanentemente a cheirar o ar. O nome Pointer advém do facto de, em actividade de caça, o cão parar e "apontar" com o focinho e olhos na direcção da presa. As suas características de cão de caça dificilmente se desvanecem pelo que não é muito indicado para viver em espaços pequenos e sem contacto com a natureza.
Descrição É um cão de constituição ágil e atlética. Possui uma cabeça esbelta, onde se destaca o occipital. O stop é bem definido. Visto de perfil possui um ar bastante peculiar pois tem um nariz arrebitado, dando a impressão que está sempre a farejar. A cor do nariz é consistente com a cor das malhas. As orelhas possuem um comprimento médio, sendo coladas à cabeça. Os olhos podem ser castanhos ou avelã, consoante a cor da pelagem. O pescoço é longo e inclinado para a frente, as espáduas descaídas e o corpo é todo ele adelgaçado. Os membros anteriores são verticais e sólidos. Os anteriores possuem coxas musculadas com os jarretes a descaírem ligeiramente. Os pés são ovais e fortes e as pontas dos dedos são arqueadas. A cauda continua a linha do dorso, balançando levemente durante a marcha do cão.
Observações O seu nome deriva do inglês to point (apontar), pois em presença da caça o Pointer pára numa posição espectacular apontando no sentido da presa. É um cão com um faro extraordinário que alia a uma incansável força de trabalho. Deve ser feita uma dieta de repouso nos meses em que não é utilizado para a caça para evitar que ganhe demasiado peso. |
|