|
|
Autor | Mensagem |
---|
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: À Pesca de Traineira Sáb maio 01, 2010 6:51 pm | |
| Boas Amigos
Estou aqui a iniciar este tópico pois de certeza que é uma modalidede com muitos adeptos em Portugal.A minha 1ª pescaria de traineira deste ano aproxima-se. Costumo ir com mais uns amigos para o Cabo Espichel - Sesimbra e proporciona-nos geralmente jornafas de pesca e convivio muito agradaveis. Com isco costumamos utilizar o camarão a sardinha, casulo e ganso, ameijoa, embora ultimamente mais o camarão.Capturam-se imensas variedades de peixe, conforme a época.Ultimamente segundo amigos que já foram este ano tem dado muito besugo e choupas. |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 01, 2010 7:04 pm | |
| Rogério reparei que já há um tópico aberto sobre o assunto. Se puderes retira ou encerra este. Obrigado |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1049 Idade : 70 Localização : Pataias / Martingança Ocupação : Indústria de Plásticos Humor : Médio Data de inscrição : 22/10/2009 Pontos : 1112
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 01, 2010 10:26 pm | |
| Amigo João Gil Como pode ver na minha apresentação, a experiência que tenho na pesca de barco, é para partilhar. Portanto, se necessitar de alguma coisa, é só dizer. Estou à disposição de qualquer um para ajudar no que sei. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 01, 2010 10:39 pm | |
| Obrigado Amigo Antero |
|
| |
carlosgarcia Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 10:17 am | |
| hum...pesca de barco então..ta bem tá até a barraca abana tragam o peixinho para terra que depois ajudo a pescar hahaha |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 1:40 pm | |
| boa tarde, O material tem de ser pesado para esse tipo de pesca? O utilizado na pesca de fundo dá? O spinning praticado nas nossa águas é produtivo em relação ao tamanho das capturas, por exemplo grandes sargos e douradas? Vejo esse tipo de pesca no canal caza e pesca e deve ser uma loucura sacar bichos daqueles. cmpts. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 3:01 pm | |
| Boas Amigos Eu utilizo o material de pesca de fundo, embora utilize canas ligeiramente mais curtas do que por exemplo utilizo quando pesco nos esporões aqui da zona. A pesca que eu me refiro e que por vezes pratico é com traineira fundeada. De vez em quando apanha-se um bom exemplar mas nada que se pareça com com o vemos capturar na pesca de spinning. Temos tambem de ter especial atenção em dar um corte em todos os exemplares capturados(Barbatana do rabo), pois a isso a lei obriga, para que não sejam vendidos em lotas, restaurantes etc. embora, claro nem todos o façam... Abraço |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1531 Idade : 59 Localização : Alto Alentejo/Beira Litoral Ocupação : muito ocupado Humor : relativo Data de inscrição : 10/11/2009 Pontos : 1587
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 3:18 pm | |
| João eu uso mais umas pedritas de sal e uma boa vinhaça acompanhar hehehe |
|
| |
Luis Santos Sub-Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6892 Idade : 54 Localização : figueira da foz Ocupação : caçar pescar Humor : algum Data de inscrição : 03/08/2009 Pontos : 7568
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 3:22 pm | |
| bem se for preciso um fogareiro de grandes dimensões arranjo-o por cá |
|
| |
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 3:44 pm | |
| Bem alem do sal tambem forneço o meu "corta-palhas".. |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 4:00 pm | |
| Muito obrigado Amigos. É sempre bom saber que podemos contar uns com os outros e há sempre tarefas para todos. Chama-se trabalho em equipa Para que é que interessa apanhar peixe se não houver quem ajude a degustá-lo, a grelhá-lo e se houver quem traga bebidas melhor ainda... |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 1049 Idade : 70 Localização : Pataias / Martingança Ocupação : Indústria de Plásticos Humor : Médio Data de inscrição : 22/10/2009 Pontos : 1112
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Dom maio 02, 2010 7:47 pm | |
| - reizinho escreveu:
- boa tarde,
O material tem de ser pesado para esse tipo de pesca? O utilizado na pesca de fundo dá? O spinning praticado nas nossa águas é produtivo em relação ao tamanho das capturas, por exemplo grandes sargos e douradas? Vejo esse tipo de pesca no canal caza e pesca e deve ser uma loucura sacar bichos daqueles. cmpts. Reizinho Eu uso material muito mais ligeiro, mas isso tem a haver com práticas de competição. Canas: 2.70 até 3.60 mt com ponteira tipo barba de baleia.Canas de boa qualidade e muito leves. Carretos:Bobime alta de preferência ligeiramente cónica,para permitir boa saída. É que se está peixe no fundo,não se pode perder tempo. Fio de carreto: Muitifilar de 0.13 a 0.18, terminando com monofilamento (Chicote de +/- 15 mt de fio de muito boa qualidade, no máximo 0.30) Baixadas: Feitas em Fluorcarbono , também no máximo 0.30. Aparelhos: Feitos com tecnoesferas, com anzois nº 3 até 6, com 3 baixadas. Destorcedores de ligação ao fio do carreto: Com colchete, pequenos e muito discretos. Por cima do dertorcedor, no fio do carreto: Pérola de cor viva, para proteger a ponteira da cana quando o destorcedor lá bate. Chumbo: Sempre em forma de gota, se possível com destorcedor cravado no chumbo em vez de argola normal. Um peixe de 2 ou 3 Kilos, a 40 ou 5o mt de fundo, não faz força nenhuma, comparado com um sargo de 1 kg capturado na costa. Quanto mais fundo se pesca, menos é a resistência que o peixa faz. Há que ter é muito cuidado ao mete-lo dentro do barco, para ele não bater. Spinnig: Pouco praticado em Portugal, mas em Setembro/Outubro, quando se apanha o mar muito parado, há algumas zonas onde se pode praticar, mas normalmentr não há paciência para isso, dadas as poucas capturas |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Seg maio 03, 2010 9:16 pm | |
| Excelente descrição |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Seg maio 03, 2010 10:02 pm | |
| Uma pesca também muito engraçada... e os sargos grelhados é do melhor Se decidisse pescar no mar, sertamente que era uma das minhas primeiras opções... |
|
| |
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Seg maio 03, 2010 10:37 pm | |
| e sardinhas não apanham???Bolas são tão boas a pingar no pão..e com uma vinhaça boa uiiiiiiiiiiiii...tambem servem douradas, robalos etc etc |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Seg maio 03, 2010 11:56 pm | |
| - carlosgarcia escreveu:
- e sardinhas não apanham???...
Já vi pescar uma. Coisa inédita! Mas já estou com saudades de uma pescaria destas, não tenho é tido vagar, mas está para breve. E para vos deixar água na boca, digo-vos que é uma coisa divinal, chegar da pesca e poder grelhar no próprio dia, para o jantar, alguns besugos trombudos, daqueles de 300 ou 400 grs, acompanhados com salada e um bom vinho branco. Isso está programado acontecer nas próximas 2 ou 3 semanas. Agora é preciso é encontrar os tais besugos, mas raramente tem falhado, nesta época do ano. O mesmo já não posso dizer nos meses de verão. |
|
| |
reizinho Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 1499 Idade : 59 Localização : PORTO Ocupação : CONTROLADOR DE CIRCULAÇÃO REFER Humor : SIM Data de inscrição : 27/08/2008 Pontos : 1773
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Ter maio 04, 2010 12:23 am | |
| Boa noite, Caro amigo Braz da Silva e onde se poderão apanhar dos sargos e pargos dos grandes? Tenho amigos que vão pescar num barco na zona de Peniche, trazem muito peixe mas é maioritariamente peixe miúdo. Não haverá nas nossa águas desses bichos de 5/6/7 quilos? Cmpts. |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Ter maio 04, 2010 12:53 am | |
| - reizinho escreveu:
- Boa noite,
Caro amigo Braz da Silva e onde se poderão apanhar dos sargos e pargos dos grandes? Tenho amigos que vão pescar num barco na zona de Peniche, trazem muito peixe mas é maioritariamente peixe miúdo. Não haverá nas nossa águas desses bichos de 5/6/7 quilos? Cmpts. Claro que há! Mas é o que eu digo. São poucos e não há paciência para estar à espera de bichos desses. Também acontece que quem vai em barco alugado, não irá certamente para locais onde há peixe desse. Como é obvio! Normalmente, pode-se apanhar um ou outro peixe desses, em barco próprio, em locais que são do conhecimento restrito de alguns, e "zagaiando" ao sabor da ondulação, com cana "vadia" deixada na ré, enquanto se vai pescando normalmente. Dá para perceber? É que para bom entendedor ... |
|
| |
João Gil Administrador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Ter maio 04, 2010 10:25 pm | |
| Boas Amigos
Nunca apanhei nenhuma sardinha, mas já apanhei bastantes carapaus na zona do Cabo Espichel dentro da traineira. Em relação aos sargos apanham-se na zona mas não é no barco, é a pescar das falésias e de vez em quando lá saía um daqueles com os dentes bem amarelos, que nós na brincadeira chamamos de" fumadores". Os "Santuários" não estão reservados para o pessoal que aluga as traineiras e que quer é passar um bom bocado para se divertir. São para os denominados "profissionais" que fazem disso vida. Na altura das corvinas apanham-se exemplares de respeito, quando calha. |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Ter maio 04, 2010 10:36 pm | |
| É isso mesmo, caro João Gil. Quando vamos num barco alugado, com um grupo de amigos, o importante é o convívio. Os carapaus que se apanham, não se comparam aos que se compram no mercado. São de uma qualidade muito superior, basta não virem a bater nas redes. Os Sargos, é sem dúvida muito melhor em termos de tamanho, pescar a partir da costa, em zonas de eleição. Agora os grande exemplares a partir de barco, eu não tenho paciência. Só por mero acaso, na tal cana vadia. |
|
| |
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Qua maio 05, 2010 1:18 pm | |
| Aceita-se convite para uma caldeiradaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa |
|
| |
Braz da Silva Membro VIP
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sex maio 07, 2010 11:38 pm | |
| - carlosgarcia escreveu:
- Aceita-se convite para uma caldeiradaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Temos que esperar mais mês a mês e meio! As águas estão muito frias! Mas que vai haver caldeirada, isso é uma certeza. |
|
| |
nlidonio Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 6642 Idade : 45 Localização : fazendas de almeirim Ocupação : caca e pesca Humor : outras mentiras Data de inscrição : 19/04/2009 Pontos : 7021
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 08, 2010 12:04 am | |
| |
|
| |
reizinho Moderador
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 08, 2010 3:00 pm | |
| vejo com bons olhos que as coisa estão a correr de feição. |
|
| |
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira Sáb maio 08, 2010 11:18 pm | |
| bem essa de mês e meio mais para a caldeirada agrada-me..mas a dos caracois cheira-me a esturro Mota cheira cheira..pois pois |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: À Pesca de Traineira | |
| |
|
| |
|