| Limpeza e manutenção da arma | |
|
Autor | Mensagem |
---|
pedro rocha Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 16 Idade : 40 Localização : Lisboa Ocupação : caçador Humor : bom Data de inscrição : 04/01/2014 Pontos : 24
| Assunto: Limpeza e manutenção da arma Dom Mar 26, 2017 12:22 am | |
| Boa noite caros amigos, acho este assunto bastante importante e dai abrir este tópico que apesar de ser importantíssimo, pouco se fala do assunto. E uma vez que acabou a época de caça, vamos lá explicar a melhor maneira de se limpar a arma e manter hibernada até á próxima época, de modo a não haver corrosões ou picadelas nos canos e as madeiras bem protegidas....sei que vai haver diversas opiniões em relação ao usar petróleo ou não ou mesmo gasolina ou solvente, já me apercebi que muita gente gosta do WD 40 e outros nem por isso, e na realidade estou bastante confuso com os materiais a usar!! Vou falar daquilo que faço e se estou a fazer alguma coisa menos bem, agradeço que me imendem! 1º passo desmonto a arma toda, no meu caso é uma semiautomática. 2º passo pego nas peças todas tais como caixa da culatara cano, culatara, biela, piston, troços e todo o mecanismo do gatilho e aplico solvente (dissolvente de pólvora para armas) em spray e também uso uma escova de dentes para esfregar em sítios de pouco acesso 3º passo depois pego num pano seco, ou mesmo com papel (rolo de cosinha) começo por secar e tirar a sujidade peça a peça e em zonas de mais difícil acesso uso cotonetes. 4º passo vou começar a lubrificar as peças todas eu uso balistol ou um óleo especial para armas armistol em spray 5º passo avanço para as madeiras, no meu caso as minhas madeiras não são envernizadas limpo-as bem com 1 pano húmido, deixo-as secar bem e de seguida aplico óleo de linhaça, julgo que nas madeiras com verniz não é necessário fazer grande coisa talvez passar pronto ou óleo de cedro para ficar a brilhar 6º passo procedo novamente a montagem da arma (ah esqueci-me de dizer que uso umas luvas fininhas em pano para as mãos n entrarem em contacto com o metal)e antes de colocar o cano limpo-o todo por dentro com o escovilhão com os vários esvovas e macio em que o macio praticamente tira o óleo em excesso poderá ficar 1 camada muito pequena que é o que me interessa e por ultimo, besunto o cano da espingarda na parte exterior com vaselina liguida ou uma graxa especial tipo vaselina em camada fina. E pronto coloco no armário até a próxima época Não me tenho dado mal, até agora nunca tive problema algum, mas claro estou aberto a novas sugestões |
|
| |
podengos&coelhos Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Dom Mar 26, 2017 6:40 pm | |
| Faço praticamente da mesma forma usando o compressor pra soprar as peças depois de "lavadas" com WD40 e no final aplico Gunex para aguentar mais tempo. Na caça uso Ballistol ou Brunox. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Mar 27, 2017 10:59 am | |
| O balistol é bom porque dá para tudo, metal; madeira e as borrachas. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1183 Idade : 49 Localização : Viseu Ocupação : Informático Humor : Sempre Data de inscrição : 18/08/2008 Pontos : 1256
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Mar 27, 2017 9:18 pm | |
| - Rui Militão escreveu:
- O balistol é bom porque dá para tudo, metal; madeira e as borrachas.
|
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Qua Mar 29, 2017 10:58 am | |
| Tambem uso o Nanoprotech, quando vão para o armário ibernar. ehehehe |
|
| |
Pedro M Fernandes Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 15 Idade : 54 Localização : Santa Cruz - Madeira Ocupação : Coordenador HSE Humor : that´s all folks Data de inscrição : 28/03/2017 Pontos : 28
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Qui maio 18, 2017 6:40 pm | |
| Boas! Faz todo o sentido o texto, e mecanicamente deverá ficar protegida por bom tempo. Mas a duvida é, e entre saídas de caça, tipo de semana a semana? Neste caso qual é o tipo de limpeza ou manutenção recomendada?
obrigado! Pedro |
|
| |
pedro rocha Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 16 Idade : 40 Localização : Lisboa Ocupação : caçador Humor : bom Data de inscrição : 04/01/2014 Pontos : 24
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Dom maio 21, 2017 6:24 pm | |
| boa tarde
Na época de caça, faço limpeza sempre que uso a arma, embora com menor cuidado (menos pormenor), mas desmonto a arma e passo 1 paninho e o óleo em spray. Há quem não seja desta opinião e prefira limpar mais espaçado, porque dizem que ao desmontar e montar a arma muitas vezes vai ganhando folgas e desgaste, mas eu sou assim e quando a arma leva com agua então isso é mesmo imprescindível!!! Cump |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Dom maio 21, 2017 9:10 pm | |
| |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Dom maio 21, 2017 11:53 pm | |
| - Pedro M Fernandes escreveu:
Mas a duvida é, e entre saídas de caça, tipo de semana a semana? Neste caso qual é o tipo de limpeza ou manutenção recomendada? Pedro, limpeza fundamental é limpar e lubrificar o exterior dos canos após cada utilização para evitar danificar a oxidação dos mesmos, porque, hoje em dia as armas de caça recentes têm almas e câmaras cromadas, e por isso mesmo não ganham facilmente corrosão no seu interior, sendo a parte mais fraca das armas o seu exterior. Já no exterior, às vezes basta um pequeno desleixo (mãos com transpiração muito ácida a agarrar nos canos, sangue da caça, contacto com vegetação ácida, ambiente salino, etc.) e ficam com manchas de ferrugem que nunca mais desaparecem. Dou preferência ao Ballistol para limpar, proteger e lubrificar, e até hoje esse produto nunca me deixou ficar mal. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Qui maio 25, 2017 11:19 am | |
| BALISTOL até porque dá para as madeiras e borracha dos calços. quando se faz a limpeza após um dia de caça não dá para muita esquisitice. ehehehe |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Qui maio 25, 2017 12:38 pm | |
| Também utilizo o Ballistol, o Gunex 2000 e Brunox. |
|
| |
Quintaos Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 199 Idade : 47 Localização : Guimarães Ocupação : Financial Controller Humor : Muito Data de inscrição : 28/05/2010 Pontos : 215
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Sáb maio 27, 2017 12:18 am | |
| Eu uso Brunox e Brunox Lub&Cor. Balistol... tenho a minha opiniao. A 100 anos atras ate era capaz de ser bom porque nao havia mais nada, mas passados estes anos todos, as coisas evoluiram |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg maio 29, 2017 4:56 pm | |
| Para limpeza profunda, que tal uma mistura de diluente celuloso/petróleo (50/50)? |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Sex Jun 02, 2017 12:03 pm | |
| O diluente se vai ás madeiras estraga o verniz ou o óleo. |
|
| |
V. Moura Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1168 Idade : 76 Localização : Almada Ocupação : Alguma Humor : sim Data de inscrição : 06/01/2012 Pontos : 1253
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Sáb Jun 03, 2017 1:13 pm | |
| Certo, a receita é só para metal, as madeiras têm que ser retiradas.
É para uma limpeza profunda de x em x anos e mesmo para mergulhar os mecanismos.
Já experimentei numa arma de canos sobrepostos e ficou com uma suavidade de funcionamento espectacular.
A receita foi-me dada por uma pessoa muito experiente em armas. |
|
| |
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Sáb Jun 03, 2017 4:43 pm | |
| Em temos usava petróleo para "lavar" os metais. Agora uso WD40. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Dom Jun 04, 2017 1:15 am | |
| Para mergulhar peças muito sujas ou com resíduos de pólvora muito entranhados (pistons, por exemplo), ou para eliminar resíduos agarrados ao interior dos canos, gasóleo é um excelente produto de limpeza. |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Jun 05, 2017 12:30 pm | |
| - V. Moura escreveu:
- Certo, a receita é só para metal, as madeiras têm que ser retiradas.
É para uma limpeza profunda de x em x anos e mesmo para mergulhar os mecanismos.
Já experimentei numa arma de canos sobrepostos e ficou com uma suavidade de funcionamento espectacular.
A receita foi-me dada por uma pessoa muito experiente em armas. Só no metal |
|
| |
José Marques8888 Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 22 Idade : 46 Localização : Viana Ocupação : Disponível Humor : Acordado Data de inscrição : 21/07/2017 Pontos : 34
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Jul 24, 2017 1:10 pm | |
| Muito bom tópico agora vou começar a limpar assim as minhas. Muito obrigado |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Jul 24, 2017 2:25 pm | |
| Agora que volto ao tópico , o que aquele menino faz com o berbequim tb eu faço com o mesmo e o escovilhão. |
|
| |
José Marques8888 Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 22 Idade : 46 Localização : Viana Ocupação : Disponível Humor : Acordado Data de inscrição : 21/07/2017 Pontos : 34
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Jul 24, 2017 3:17 pm | |
| ahahaha melhor que eu não faço com nada :') |
|
| |
Rui Militão Moderador
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Seg Jul 24, 2017 3:23 pm | |
| .isso não será certamente o melhor para o seu material de caça! |
|
| |
Pedro M Fernandes Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 15 Idade : 54 Localização : Santa Cruz - Madeira Ocupação : Coordenador HSE Humor : that´s all folks Data de inscrição : 28/03/2017 Pontos : 28
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma Qua Ago 23, 2017 11:22 am | |
| Eu uso as armas de 5 em 5 semanas, devido ao meu trabalho. Por isso a cada vez que as guardo, dou sempre uma limpeza mais a fundo. Embora use outras marcas, o método é este aqui explicado no video pelo George Digweed. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]E quando as vou buscar ao armário, estão lindas e brilhantes como novas! Se gostas do que fazes, então não dá trabalho nem custa nada! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Limpeza e manutenção da arma | |
| |
|
| |
| Limpeza e manutenção da arma | |
|