* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Button10  A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
AutorMensagem
Bocage
Novato
Novato
Bocage

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 16
Idade : 59
Localização : PORTO
Ocupação : CONDUCTOR
Humor : Sério
Data de inscrição : 22/01/2010
Pontos : 26

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySáb Ago 27, 2011 12:21 am

Como eu faço a limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.
A segurança, a eficiência e o valor das armas depende acima de tudo do amor que se tem por elas, pelo desporto, pela caça, pelo coleccionismo. Sempre considerei, com base na experiência e no confronto com leituras que fui fazendo ao longo dos anos, que efectuar uma boa manutenção, isto é, uma limpeza cuidada após cada secção de tiro ou jornada de caça é imprescindível para o seu o correcto funcionamento e segurança. Quando não as utilizo faço a sua manutenção pelo menos a cada 2 meses.
Uma arma sem manutenção, mal cuidada, não me oferece segurança, confiança, nem tem o devido valor económico.

Passo a descrever como cuido das minhas armas.

1º Lugar - Segurança da arma –
Antes de demonstrar a arma verifico se esta descarregada! Desmonto a arma, para uma limpeza de todas as partes. Separo as diferentes partes: Coronha, fuste, e canos.

2º Lugar - Preparação –

Pulverizo com petróleo de limpeza as partes metálicas e com ajuda de um pincel e de uma tina com o mesmo produto lavo para tentar remover ao máximo que puder das crostas, partículas de carbono criadas pelo uso e pólvora não queimada, ao mesmo tempo que retiro resíduos de lubrificante. depois limpo tudo com um pano de flanela de algodão.

3º Lugar - Utilização de solvente lubrificante –
Aplico o solvente WB -40®️ (aerossol) em todos os partes e peças metálicas (este produto não implica retirar as partes sintéticas, borrachas, madeiras ou qualquer outro material: O WD-40 pode ser utilizado praticamente sobre qualquer coisa: metal, borracha, madeira ou plástico e ainda pode ser aplicado sobre superfícies pintadas e envernizadas sem danificar a pintura. Não contém silicone, querosene, água, cera, grafito, clorofluorocarbonetos (CFCs), nem quaisquer substâncias conhecidas com agentes cancerígenos).
Esfrego os canos com o escovilhão de cerdas de nylon esta operaçao ajuda o solvente a dissolver os detritos incrustados. Nas semi-automáticas escovo o pistão e o cilindro do gás com o mesmo escovilhão. Introduzo nos orifícios dos gases com a cânula do aerossol (no WB-40 agora vem incorporada) e vaporizo de forma a libertar possíveis resíduos e partículas incrustadas nestes.
Dica 1: Deixo o solvente agir por alguns minutos. Qualquer área com excesso de sujidade aplico uma quantidade extra de lubrificante solvente.
Dica 2: Nas áreas difíceis de acesso uso um palito ou um cotonete para remover qualquer crosta de resíduos.
Dica 3: No final de escovar o cano e vaporizar os orifícios de toma de gases, limpo os canos com um pequeno rectângulo de pano/ patchs (um t-shirt velha dá perfeitamente depois de cortada aos quadros de +/- 10 cms.) até estes saírem sem qualquer sujidade. Depois para finalizar, com a ajuda da flanela de algodão seco e retiro todos os resíduos e excessos de lubrificante/solvente das partes metálicas.


4º Lugar - A lubrificação
Pulverizo todas as partes móveis da arma como: cão, gatilho, caixa de culatra, e interior dos canos. Nas semiautomáticas com a ajuda de um pequena brocha aplico uma quantidade mínima de massa lítio (resistente às altas temperaturas) nas guias do cilindro de gases e mola de modo a garantir à lubrificação e protecção destas partes da arma diminuindo desgaste pelo o atrito dos metais.
Dica 4: Caso não faça a limpeza após várias utilizações deve retirar a massa velha na medida em que esta apanha facilmente pó e outras partículas resultantes da combustão dos gases, que juntamente com a massa podem funcionar como uma lixa que desgasta os metais. Uma lubrificação cuidada faz com que diminua o atrito entre as partes de metais e o seu desgaste.
No que diz respeito a culatra e o pistão de gás, componentes fundamentais da espingarda, a limpeza nunca é demais, uma ligeira quantidade de lubrificante é suficiente para evitar oxidações. Estes cuidados contribuem para um aumento quer do desempenho da arma quer do tempo de vida útil da arma.
Em relaçao aos chokes, desenroscam no sentido contrário aos dos ponteiros do relógio, limpo o interior no cano, os chokes e as respectivas zonas de rosca com solvente. Aplico uma pequena quantidade de óleo, ou massa, sobre a zona da rosca de modo a evitar a oxidação e permitir uma extracção fácil. Assegure-mo de utilizar a chave sem fazer força excessiva até que esteja bem apertado.
Dica 5: Tento não aplicar lubrificantes em excesso, utilizo um cotonete, ou uma brocha minúscula, tipo pinchel de desenho, para aplicar a massa lubrificante nas partes que sofrem maior desgastee de difícil acesso.
.

5º Lugar: - A montagem
Monto novamente a arma e certifico-me de que todas as partes estão a funcionar correctamente. Com a flanela retiro qualquer excesso de lubrificante.
Coloco os cartuchos desarticuladores, fecho a arma, coloco o cadeado de segurança.
Pulverizo ligeiramente todas as partes metálicas exteriores de forma a deixar uma fina película protectora contra a humidade.

6º Lugar. - As madeiras.
Desde jovem que roubo à minha mãe e agora à minha mulher: PRONTO®️. Aplico uma pequena porção deste produto num pano e limpo as madeiras. - Seca rapidamente sem deixar manchas, penetra nos poros e dá realce ao brilho natural da madeira e do verniz. Além de criar uma suave “película” de protecção resistente à água.


7º Lugar - A arma está pronta a funcionar a 99,9999 % ou, até, mesmo para guardá-la. hunter
Quando saio para mais uma jornada de caça ou para partir uns pratos, só necessita de passar a flanela para retirar qualquer porção de lubrificante … e como sou vaidoso tenho orgulho em exibir as minhas armas sempre limpas e “maquilhadas”.
Quando as guardo, por longos períodos de tempo, procedo a uma limpeza e lubrificação ligeira periodicamente de modo a ter as minhas armas guardadas livres de corrosão.


MATERIAIS NECESSÁRIOS:
WB-40
Massa lubrificante de lítio
Petróleo
Flanela e patches de Algodão (as T-shirts velhas sevem perfeitamente se estiveram limpas. Escovas de algodão e latão e baquetas adequadas ao calibre da arma. Uma brocha de 2 cm e uma brocha de 0,4 cm. Luvas de algodão para não deixar resíduos de suor e dedadas na arma.
PRONTO – roubado à mãe ou à mulher.

NUNCA me ESQUEÇO:
De manipular a arma dentro das regras básicas de segurança de manuseamento das armas.
Procura um local ventilado, uma vez que os gases liberados pelos solventes são tóxicos se inalados e altamente inflamáveis.
Nunca deixe excesso de lubrificantes ou solvente nas armas.
Os restos dos líquidos guardo-os num recipiente, assim como os patchs de pano de limpeza para reutilizar (para iniciar a combustão do carvão da churrasqueira, assim não compro acendalhas e cumpro com as boas práticas ambientais).

Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySáb Ago 27, 2011 9:52 am

Uma boa limpeza é meio caminho andado para que "elas" não nos deixem ficar mal a nivel de encravar, etc...há pessoal que não liga muito, mas eu, geralmente gosto sempre de uma boa limpeza, mesmo na época do defeso. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySáb Ago 27, 2011 4:14 pm

muito detalhado sim senhor, mas eu ainda incluo:
- toda e qualquer vez que lhe mexo, ainda que em casa, levam logo um borrifo por cima
-qualquer pessoa que lhe mexa, (porque eu tambem sou vaidoso), outra borrifadela
-a mola da culatra aberta todos os anos e bem lavada
-e se apanharem chuva levam com uma sessão de lareira
ja caço á 12 anos e nunca se me encravou uma arma ,abraço para todos
Ir para o topo Ir para baixo
João Gil
Administrador
Administrador
João Gil

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 30750
Idade : 56
Localização : Costa da Caparica
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre
Data de inscrição : 09/12/2009
Pontos : 36162

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySáb Ago 27, 2011 4:35 pm

santos77 escreveu:
muito detalhado sim senhor, mas eu ainda incluo:
- toda e qualquer vez que lhe mexo, ainda que em casa, levam logo um borrifo por cima
-qualquer pessoa que lhe mexa, (porque eu tambem sou vaidoso), outra borrifadela
-a mola da culatra aberta todos os anos e bem lavada
-e se apanharem chuva levam com uma sessão de lareira
ja caço á 12 anos e nunca se me encravou uma arma ,abraço para todos



Muito bem, amigo Santos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
santos77
Membro Veterano
Membro Veterano
santos77

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2730
Idade : 46
Localização : coruche
Ocupação : sexologo
Humor : depende
Data de inscrição : 09/01/2010
Pontos : 2859

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptyDom Ago 28, 2011 12:38 am

joão gil escreveu:
santos77 escreveu:
muito detalhado sim senhor, mas eu ainda incluo:
- toda e qualquer vez que lhe mexo, ainda que em casa, levam logo um borrifo por cima
-qualquer pessoa que lhe mexa, (porque eu tambem sou vaidoso), outra borrifadela
-a mola da culatra aberta todos os anos e bem lavada
-e se apanharem chuva levam com uma sessão de lareira
ja caço á 12 anos e nunca se me encravou uma arma ,abraço para todos



Muito bem, amigo Santos fixe

mai nada fixe
Ir para o topo Ir para baixo
artmar
Aprendiz
Aprendiz
artmar

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 161
Idade : 60
Localização : aveiro
Ocupação : trabalho
Humor : Q.B
Data de inscrição : 08/08/2009
Pontos : 165

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptyDom Ago 28, 2011 6:46 pm

É isso mesmo. Eu quando uso a minha menina e quando chego a casa, ofereço-lhe logo cerca de meia hora de amor. Só quando ela esta como eu gosto é que vai pro armeiro. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1118
Idade : 45
Localização : GMR
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Data de inscrição : 26/05/2010
Pontos : 1230

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptyQui Mar 22, 2012 11:09 pm

Gostaria de saber o que utilizam para dissolver os resíduos de pólvora que se entranham
no pistão da arma e que chega a ganhar crosta, vejo-me "negro" para o conseguir fazer,
já o deixei de molho em petróleo mas mesmo assim ficaram crostas que não consigo remover.
Ir para o topo Ir para baixo
AHMota
Membro Veterano
Membro Veterano
AHMota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 3768
Idade : 72
Localização : Pataias
Ocupação : Reformado
Humor : bom
Data de inscrição : 06/01/2009
Pontos : 3854

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySex Mar 23, 2012 12:02 am

Sérgio Mota escreveu:
Gostaria de saber o que utilizam para dissolver os resíduos de pólvora que se entranham
no pistão da arma e que chega a ganhar crosta, vejo-me "negro" para o conseguir fazer,
já o deixei de molho em petróleo mas mesmo assim ficaram crostas que não consigo remover.

Amigo sergio.

Para já terás que fazer uma limpeza geral anual para ela não ganhar essas costras na culatra, eu por norma, e em 1º lugar, desmonto a arma, aplicando nela toda, - nas madeiras, um oleo fininho, pode ser W 40, para amolecer esses residius de polvora, seguidamente com a pistola de bico ligada ao compressor sopro tudo bem supradinho, a seguir limpo tudo com um pano branco só par verificar se ainda contem residius de sugidade e no fim de tudo limpinho oleo especial anti currizagem, acondiciono no cofre a arma e fica pronta para entrar em atividade na epoca seguinte.
Ir para o topo Ir para baixo
joao santos
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1187
Idade : 63
Localização : porto de mos
Ocupação : olaria
Humor : tem dias
Data de inscrição : 02/09/2011
Pontos : 1292

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySex Mar 23, 2012 12:15 am

eu cá não tenho esse tempo todo, mas depois de terminar a caça, faço-lhe uma limpeza como deve ser, peça por peça, é uma das vantagem das benellis hunter hula
Ir para o topo Ir para baixo
Bruno S.
Moderador Global
Moderador Global


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 9766
Idade : 42
Localização : Porto
Ocupação : muito ocupado
Humor : sempre ;)
Data de inscrição : 18/11/2011
Pontos : 11023

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySex Mar 23, 2012 12:35 am

Deve limpar todos os anos amigo sergio fixe
Nem que não seja a fundo mas evita que crie essas crostas que fala fixe
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1118
Idade : 45
Localização : GMR
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Data de inscrição : 26/05/2010
Pontos : 1230

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  EmptySex Mar 23, 2012 12:27 pm

Caros amigos, eu de facto tenho muito cuidado com a limpeza das minhas armas,
as crostas de que falo são as crostas de pólvora no pistão de extracção de gases, a
arma é nova, é uma A400 e comecei a caçar com ela este ano, não deu mais de 800 tiros...
O difícil está a ser limpar o interior do pistão pois é de difícil acesso e não sei o que utilizar
para dissolver essas crostas, já usei W40 e petróleo e as ditas não querem sair.

Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty
MensagemAssunto: Re: A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.    A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.  Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

A limpeza, manutenção e a conservação das minhas armas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 1 de 1

 Tópicos semelhantes

-
» Limpeza e manutenção!
» Limpeza e manutenção da arma
» Caça e Conservação
» Qual o Spray de limpeza que utilizam?
» Armas - As minhas armas

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Espingardas «-