* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Tipos de Pólvora - Página 5 Button10  Tipos de Pólvora - Página 5 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
Mota
Membro Experiente
Membro Experiente

Nº. Mensagens : 937
Ocupação : Estudante
Humor : Bom
Pontos : 999

Tipos de Pólvora - Página 5 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySeg Jan 21, 2013 1:32 pm

Rogério escreveu:
Vihtavuori Tipos de Pólvora - Página 5 207862

Obrigado amigo rogério...é que por aqui já há poucos cartuchos tá tudo esgotado e os meus polvichumbo já não havia...Comprei 125 tiros super GT chumbo 9 e ontem gostei bastante deles, Chumbavam na perfeição.
Ir para o topo Ir para baixo
Sérgio Mota
Membro Veterano
Membro Veterano
Sérgio Mota

Nº. Mensagens : 1118
Ocupação : Caça.
Humor : QB
Pontos : 1230

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptyQua Jan 30, 2013 10:08 pm

Boas, no passado domingo atirei quase por engano com o super30 com psb5 da polvichumbo e acabei por gostar do tiro.
O que me dizem desta pólvora e se de facto é a mais indicada para 30g.
smarques
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 262
Ocupação : Tec. Informática
Humor : H
Pontos : 290

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptyQui Jan 31, 2013 9:13 am

Sérgio Mota escreveu:
Boas, no passado domingo atirei quase por engano com o super30 com psb5 da polvichumbo e acabei por gostar do tiro.
O que me dizem desta pólvora e se de facto é a mais indicada para 30g.

Caro senhor a psb5 e tb indicada para essas gramagens, mas por acaso tb estive para comprar o super 30 mas informaram-me que a polvora que os carregava era a csb5, antigamente (a 3 ou 4 anos atras) eram carregados com a csb6.

Cumprimentos
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 2235
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Pontos : 2315

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptyQui Jan 31, 2013 1:39 pm

Amigos:
Quanto à questão do uso da PSB5 para 30grs., apenas me resta dizer que há muito "boa gente" a carregar com ela, também com a CSB5, mas nenhuma delas é verdadeiramente concebida para as 30 grs., já que o são para as 28grs....É claro que é possível "arranjar" bons tiros, mas também se "arranjam bons armeiros" para reparar as folgas ou as bielas das armas...para não falar já nos analgésicos para o final da jornada de caça para quem ouse dar muitos tiros...
Quero com isto dizer que tem que se aumentar as dosagens da pólvora, com "pressões malucas" e daí as consequências!!!
Por exemplo, um colega meu, há dois anos "rebentou" com a biela da semi-automática com uns tiros com a PSB5 e quando abri um cartucho tinham "só" 1,6gr. de pólvora...quando as cargas máximas para a qual foi concebida vai até 1,42...depois "admirem-se"!!!
Abraço amigo.
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Nº. Mensagens : 1727
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Pontos : 1864

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptyQui Jan 31, 2013 3:14 pm

Allo...

denis cruz escreveu:
Amigos:
Quanto à questão do uso da PSB5 para 30grs., apenas me resta dizer que há muito "boa gente" a carregar com ela, também com a CSB5, mas nenhuma delas é verdadeiramente concebida para as 30 grs., já que o são para as 28grs....É claro que é possível "arranjar" bons tiros, mas também se "arranjam bons armeiros" para reparar as folgas ou as bielas das armas...para não falar já nos analgésicos para o final da jornada de caça para quem ouse dar muitos tiros...
Quero com isto dizer que tem que se aumentar as dosagens da pólvora, com "pressões malucas" e daí as consequências!!!
Por exemplo, um colega meu, há dois anos "rebentou" com a biela da semi-automática com uns tiros com a PSB5 e quando abri um cartucho tinham "só" 1,6gr. de pólvora...quando as cargas máximas para a qual foi concebida vai até 1,42...depois "admirem-se"!!!
Abraço amigo.

Pois não é que esta pode ser mesmo a consequência!!!
A minha B80 este ano partiu-me a biela com uns Armusa Tipos de Pólvora - Página 5 829625 que se queixavam exactamente do mesmo...
Tem razão amigo, Quem deixa o certo pelo incerto.....................
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2430
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptyQui Jan 31, 2013 9:51 pm

Pelo que sei os Armusa nem abusam muito na pólvora e até se encontram uma ou duas linhas com menos pólvora que o que é tabelado. Jogam bastante com fulminante e pressão de fecho.
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 3:13 am

Hélio escreveu:
Pelo que sei os Armusa nem abusam muito na pólvora e até se encontram uma ou duas linhas com menos pólvora que o que é tabelado. Jogam bastante com fulminante e pressão de fecho.

Allo..pois, essa parte eu desconheço Question.
O que posso simplesmente testemunhar é o seguinte: Após 1 tiro efectuado com a B80, vi de imediato que
a extracção normal do cartucho não aconteceu..?? Para desencravar o cartucho que ficou preso entre
o extractor e a câmara tive que a desmontar...Pensei ser falta de limpeza ou algo do género!!!
Experimentei novamente, e zás...lá ficou ele novamente mas agora com a culatra cá atrás, e nada de
extracção ...fiquei logo em pulgas bounce para saber o k se passava.

Chegado a casa toca de desmontar a dita cuja, então ai como a culatra já tinha dificuldade em recuar, desmontei-a
e fui dar com a biela partida...
Os cartuchos foram os AM6 de 36gr chumbo 7 ... e diz mesmo na caixa para ter cuidado com a sua utilização por causa da pressão, põe
lá na caixa: usar só em armas testadas a 1200k por cm2!
Pois talvez aquilo que vi referido no post tenha mesmo sido o tal problema das pressões malucas que referiu... Razz
smarques
Aprendiz
Aprendiz

Nº. Mensagens : 262
Ocupação : Tec. Informática
Humor : H
Pontos : 290

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 9:23 am

O problema de partir a biela podera nao estar relaccionado com o cartucho (pode ter influenciado uma vez que esse certucho e uma boa bomba), mas nesse tipo de armas (B80, 302, 303) por vezes acontece, eu tambem tenho uma B80.

Quanto a pressao nos cartuchos espanhois e nao so, tem que obdecer as normas CIP, coisa que em Portugal, acho que ainda nao acontece, por isso quando o cartucho gera ou tem mais pressao vem identificado na caixa e por vezes em determinadas mArcas ate no proprio cartucho.

Por exemplo cartuchos estrangeiros carregados em 32gr carregados com a AS nao conheco e nao sei se existem, exactamente por causa das altas pressoes que gera.

Cumprimentos

Sergio
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 10:27 am

denis cruz escreveu:
Amigos:
Abraço amigo.

Amigo cruz desculpe a minha franqueza mas certos tipos de comentários podem induzir outros em erro, algo que acontece com alguma ferquencia nos foruns, á realmente muitos fabricantes a carregar com a PSB5 com 30 gr por sinal um belissimo tiro, quando carregado nas porporções certas, foi realmente desenvolvida para 28gr atendendo que mesmo com pressões exageradas como refere, mesmo com excesso de polvora como referiu 1.6 quando para 30gr se deveria usar 1.46/1.50 essa pressão dificimente utrapassa os 700 bar atendendo que a pressão minima de pressão a que são submetidas mesmo as armas mais antigas e de gama baixa é de cerca de 800 bar é facil de ver que dificilmente tenha danificado a arma quanto á CSB5 ao contrario do que ferere essa foi desenvolvida para 30gr/1.40 e não para 28gr como refere.
Quando se consultam tabelas na internet convem saber se são tabelas do fabricantes de polvora ou de fabricante de cartuchos as tabelas utilizadas nos seus carregamentos.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 10:34 am

Amigo Cordovaguty quanto á biela da B80 partida pode ter sido simples coincidencia principalmente nesse todo o terreno, aguenta tudo, tenho um colega de caça que desde á muito tempo que utiliza os mini magnuns na caça geral e pombos numa B 80 e apesar dos meus apelos de não utilizar nunca teve problemas, alias a arma tem uns 20 anos nunca levou nada e é das que tem sido bastante mal tratada.
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 12:00 pm

A.silva escreveu:
Amigo Cordovaguty quanto á biela da B80 partida pode ter sido simples coincidencia principalmente nesse todo o terreno, aguenta tudo, tenho um colega de caça que desde á muito tempo que utiliza os mini magnuns na caça geral e pombos numa B 80 e apesar dos meus apelos de não utilizar nunca teve problemas, alias a arma tem uns 20 anos nunca levou nada e é das que tem sido bastante mal tratada.

Allo..

Pois é capaz de ter razão sr. Silva
Isto foi o relato do que aconteceu..li aquele aviso mal pus os olhos na caixa, e gerou alguma desconfiança Suspect
Agora saber ao certo o porquê de tal sucedido Question

Mas pronto, ela também já é velhinha( era do meu pai ) e também nunca tinha tido problemas, era só limpar e toca aviar... hunter
Talvez o desgaste dos anos, juntamente com outros factores tenham ditado tal desfecho.. fixe
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 2235
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Pontos : 2315

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 1:56 pm

Amigo A.Silva:
Está a dar-me uma novidade quando diz que a CSB5 foi desenvolvida para 30 grs...se foi "desenvolvida" isso não sei, agora que foi concebida para as 28 grs isso não tenho lá grande dúvida...desde que apareceu que a uso, a antiga UEE que a fabricava sempre a indicou para as 28 grs., a actual Maxam que continua a fabricá-la faz o mesmo...
Não estará a confundir com a CSB3?Essa sim, desde início concebida para as 30 grs e que faz um óptimo tiro, aliás dos melhores que vi até hoje com as 30 ditas....embora haja armeiros (a carregar cartuchos que já foram campeões do mundo, pois então...) a usarem-na para as 32grs.!
Saudações amigas
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 2:46 pm

Não amigo denis não estou de maneira nenhuma confundido mal de mim, a CSB 5 foi desenvolvida ou concebida como lhe queira chamar para 30gr.

Última edição por A.silva em Sex Fev 01, 2013 3:32 pm, editado 1 vez(es)
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Nº. Mensagens : 6952
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Pontos : 7756

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 2:59 pm

Duvido muito que, por mais 2gr. de chumbo e mais 2 décimas de polvora, a pressão aumente significativamente para poder danificar uma arma.
https://kacipesca.forumeiro.com
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 3:04 pm

Rogério escreveu:
Duvido muito que, por mais 2gr. de chumbo e mais 2 décimas de polvora, a pressão aumente significativamente para poder danificar uma arma.

Amigo Rogério vou enviar tabela para o seu email para fazer o favor der postar não estou a conseguir.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 4:05 pm

Ok António.

Mas na primeira página deste tópico está a tabela de carga de todas as pólvoras da Maxam Tipos de Pólvora - Página 5 207862
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 4:19 pm

Rogério escreveu:
Ok António.

Mas na primeira página deste tópico está a tabela de carga de todas as pólvoras da Maxam Tipos de Pólvora - Página 5 207862

Amigo Rogério se reparar não são iguais ,essa penso que corresponde aos carregamentos efectuados pela MAXAN a que lhe enviei via tel foi fornecida pela fábrica a alguns anos que ao contrario do que o sr denis afirma a CSB3 afinal é para 32gr.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 5:09 pm

Yep!!

CSB1 - 32/1,72
CSB3 - 32/1,62
PSB1 - 32/1,75
PSB3 - 32/1,65
PSB5 - 28/1,40

Tipos de Pólvora - Página 5 207862
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 5:23 pm

Rogério escreveu:
Yep!!

CSB1 - 32/1,72
CSB3 - 32/1,62
PSB1 - 32/1,75
PSB3 - 32/1,65
PSB5 - 28/1,40

Tipos de Pólvora - Página 5 207862
`

Pois é, geralmente quando aparece uma tabela de carregamentos, como é o caso da MAXAM são tabelas elucidativas dos carregamentos efectuados por eles, quando são tabelas de fabricantes de polvora vem apenas a gramagem de chumbo recomendada e a gramagem de polvora media por eles recomendada,(como a que lhe enviei) pode variar de fabricante para fabricante de cartuchos, consoante a pressão utilizada, bucha e outros factores que influencia a gramagem de polvora.
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 5:31 pm

Um factor muito importante é o fulminante Tipos de Pólvora - Página 5 207862
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 6:00 pm

Rogério escreveu:
Um factor muito importante é o fulminante Tipos de Pólvora - Página 5 207862

Um dos mais importantes.
streetracermz
Aprendiz
Aprendiz
streetracermz

Nº. Mensagens : 328
Ocupação : Motorista, Caça, Pesca
Humor : muito
Pontos : 359

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 10:12 pm

Qual a que mais gostam e quais as diferentes entre a PSB3 e CSB3?
Hélio
Moderador
Moderador

Nº. Mensagens : 2430
Ocupação : _
Humor : :)
Pontos : 2565

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 10:21 pm

Ambas são boas pólvoras e cada uma com as suas caracteristicas. Por vezes vai dos carregamentos feitos mas consegue-se com ambas excelentes tiros.

A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 10:34 pm

Muito bons tiros para distancias para alem do limite aceitavel, tal como referiu o Hélio dependendo dos carregamentos, de destacar que a CSB3 tem um carregamento mais regular devido á regularidede das lamelas em relação á PSB3, algo irregular.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1248
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1337

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 EmptySex Fev 01, 2013 11:05 pm

Rogério escreveu:
Ok António.

E se derem uma vista de olhos, a tabela da Maxam que está na primeira página (à semelhança das antigas tabelas da UEE) continua a indicar 1,65gr de CSB3 para 30 gramas de chumbo, e a PSB5 para 28 gramas de chumbo.

Claro está que em teoria são as indicadas, mas, não quer com isso dizer que com frio e mais 2 gramas de chumbo não funcionem melhor em certas situações que as consideradas ideais na tabela.
Basta mudar um fulminante, a dose, a bucha e o aperto, para o que antes era verdade, de seguida passar a ser mentira.

Atirei há uns anos com cartuchos de 32 gramas carregados com 1,68 gr de CSB3, com 32 gramas de chumbo, e que tinham bastante aperto.
Nunca gostei muito deles, mandavam um valente estouro, o que ao fim de pouco tempo me dava uma valente dor de cabeça, eram muito rijos e em velocidade e capacidade de abate eram razoáveis, mas nada de fora de série, o que me levou a não mais usar cartuchos com CSB3 em 32 gramas de chumbo.

Agora tenho andado a atirar com 32 gramas de chumbo e 1,72 gramas de CSB3, e acreditem se quiserem, com tudo o resto igual ao que era anteriormente, excepto a mudança no tipo e altura da bucha (que agora é uma 22, e antes era uma 20). Agora está com muito menos aperto no cartucho, está um tiro muito rápido e bem composto na chapa, não faz dor de cabeça, está a matar seco para lá do razoável, está a queimar perfeito e sem restos de pólvora a saltarem para os olhos, e ainda por cima não está um tiro rijo. fixe
E esta hein???
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 5 Empty

Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 5 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 9, 10, 11  Seguinte