* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink


Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  Tipos de Pólvora - Página 10 Button10  Tipos de Pólvora - Página 10 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe
 

 Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 9, 10, 11  Seguinte
AutorMensagem
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 9:10 am

Rogério escreveu:
Boa noite Denis,

Há mais casas em Portugal a trabalhar por excesso, não quer dizer que no Inverno os tiros não fiquem bons, mas...

A A1SP com 1,96 é normal que coloque poucos bagos no alvo a 35m, isto porque deve andar com uma velocidade acima dos 450m/s, no Verão deve ser uma martelada ui ui, com uma décima a menos ficaria impecável.

Havia uma marca(que eu saiba) que tinha tiros para o Verão e para o Inverno, acho que este procedimento devia ser adoptado por todos os "carregadores" de cartuchos. Seria isto melhor do que alterarem a carga no mesmo cartucho consoante a estação. Esses 1,96 poderiam estar adaptados para o Inverno, mas foram vendidos no Verão...

Quanto aos M.I.G. e como sei que você caça muito em zonas frias talvez não perca nada em colocar 1,70g fixe

E com os L100 houve testes?

Abraço

Amigo, pois há para aí cargas que são um autêntico exagero...perigoso até....estou a pensar nas tais "bombas" que nas semi-automáticas (na sua maioria com câmaras magnum) "marcha tudo" mas agora veja a "história" naquela espingarda que herdou do seu pai ou até do seu avô...(quantas não andam ainda por aí....)!
Relativamente às cargas com 1,68 ou 1,7 da A1, pois pelo que vi, tudo depende da "quebra" que a pólvora tenha com o tempo frio...a "receita" que encontrei com esta bucha (que dá muito mais pressão ao tiro...é a tal importância da bucha...) e um  "cheirinho" mais de aperto, fez um tirão que me impressionou... mas para já vou carregar uns 50 tiros com 1,68 e outros tantos com 1,7 e na primeira oportunidade dos tordos já dará para tirar conclusões definitivas!
Finalmente quanto aos L100, o João Rodrigues e um outro amigo em comum ainda ficaram "na chapa" com as experiências, já que tive que me ausentar...quase que tenho a certeza que o João tem o "relatório" todo....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:01 pm

Viva,

Após o amigo Denis ir embora, chegou um amigo com outra arma, testámos as "bombas" com 1,95 grs de A1 Esp, e chumbaram bem com a sua arma com o cano um pouco mais longo.

De seguida, em vez de usar o IM (que estava a abrir um bocado os tiros), coloquei o M, e as "bombas" também chumbaram bem melhor que usando mais choque.

Para ver se eram ou não suportáveis Laughing fomos dar uns tiros no compack com as 36 gramas com A1 Sp, e, além de partirem bem aguentam-se perfeitamente no ombro e as armas não saltam nada por aí além, logo, quem usar esses cartuchos na caça, em especial no inverno, com tiros mais intervalados que aqueles que se dão nos pratos, certamente não se irão queixar de "serem excessivamente violentos", e com muito frio aposto que eles ficam bem mais "suaves".

Apesar de tanta carga, estes 36 gramas quando comparados com os de 34 grs que mandei carregar com a A1 não têm tanta velocidade, nem distribuem tão bem a maior distância, nem metem tantos bagos de chumbo no alvo.

Nos pratos era notória a diferença de velocidade, uma vez que, com os 34 grs tinha que dar bem menos desconto para acertar nos pratos mais largos, e nem me lembro de alguma vez ter usado um cartucho com tanto andamento e a chumbar bem.

Mais uma vez cheguei à mesma conclusão, e pessoalmente só reforçou a opinião que já tinha antes, e para mim, cartuchos com mais que 34 gramas "não, obrigado".

Para se ter um cartucho de 36 gramas a chumbar bem em tiros largos é preciso reduzir a velocidade aos mesmos, o que complica mais os descontos e retira força aos bagos, e como para atirar perto dispenso a "vantagem" das grandes cargas (que é a sua maior abertura), na prática, para deixar a caça larga seca, não me servem para nada, nem acrescentam nada ao que já utilizo.

Ainda, um cartucho de 36 gramas custar mais 2 euros em caixa que um bom 34 gr parece-me um roubo, uma vez que, mais 2 gramas de chumbo e uma décima de pólvora por cada cartucho, em uma caixa de 25 não tem nem de perto nem de longe esse acréscimo de custo de produção...

Com os 34 gr fico bem melhor servido e pagando bem menos Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:25 pm

João quanto colocas nos 34g, 1,83/1,85...?
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:29 pm

Um quilinho e meio bem medidos! lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:33 pm

Epah... depois os Air Malasia vêm parar cá abaixo Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
Gonçalo M.
Aprendiz
Aprendiz


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 104
Idade : 43
Localização : Torres Novas
Ocupação : Escriturário
Humor : Alto
Data de inscrição : 09/09/2014
Pontos : 119

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:33 pm

Caro João, muito interessante as conclusões, estava a pensar carregar uns tiros para os pombos de passagem de 36 grs ch4 ou 5, agora pôs- me a pensar.
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:45 pm

Rogério escreveu:
João quanto colocas nos 34g, 1,83/1,85...?

Com A1 estão com 1,80gr e o fulminante CX2000 da Cheddite

Com A1 Sp, levam 1,85gr e o fulminante da Rio.

A segunda receita é muito boa, mas... prefiro a primeira...
Os patos é que não têm gostado, mas qualquer cartucho que consegue matar os patos largos de forma seca, já sei que usando chumbo mais fino com toda a certeza que matam pombos ou perdizes sem "espinhas" Twisted Evil

Uma boa forma de testar a perfuração de um cartucho é usar os ditos nos patos.
Uma carga que tem perfuração e é eficaz nos patos, com chumbo mais fino servirá na mesma com eficácia para qualquer outra espécie de caça menor mais pequena que o pato.

abraço


Última edição por João Rodrigues em Seg Set 22, 2014 4:52 pm, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:49 pm

A segunda receita é igual à minha fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 4:59 pm

Rogério escreveu:
A segunda receita é igual à minha fixe

Atenção...Estes amigos não terão certamente nenhum acordo com os laboratórios de analgésicos... Very Happy Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 6952
Idade : 43
Localização : Bencatel, Vila Viçosa - Alentejo
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Data de inscrição : 12/06/2008
Pontos : 7756

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 5:01 pm

Ben u ron Razz

Ah e tá testado nos patos fixe
Ir para o topo Ir para baixo
https://kacipesca.forumeiro.com
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 5:06 pm

Rogério escreveu:
Ben u ron Razz

Ah e tá testado nos patos fixe

Então "força aí"...mas é melhor poupar no chumbo, já que estou cá desconfiado que os patos morrem é com o susto... Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
__SPanKY__
Aprendiz
Aprendiz
__SPanKY__

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 479
Idade : 38
Localização : Cheganças
Ocupação : estou sempre ocupado
Humor : quando os outros caem nas minhas partidas
Data de inscrição : 15/08/2014
Pontos : 497

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptySeg Set 22, 2014 5:30 pm

Eu acho se me metesse a carregar cartuchos a casa ia a baixo .... eheheheh Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1248
Idade : 52
Localização : Coimbra
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Data de inscrição : 29/07/2010
Pontos : 1337

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 10:42 am

Amigo Denis, não acho os cartuchos de 34 gramas com A1 Sp rijos, aliás, apesar de serem tiros rápidos bem me surpreenderam pela "macieza" em relação a outros, como por exemplo, cartuchos de 34 gramas carregados com 1,83gr a 1,85 gr de A6, que os notei bem mais rijos e algo mais lentos.

Na prática, quando comparados com outros de 34 gramas com CSB1 ou outras "coisas" da mesma família, achei sempre os 34 carregados com a A1 Sp mais macios, e bem mais rápidos.

abraço

Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:30 am

João Rodrigues escreveu:
Amigo Denis, não acho os cartuchos de 34 gramas com A1 Sp rijos, aliás, apesar de serem tiros rápidos bem me surpreenderam pela "macieza" em relação a outros, como por exemplo, cartuchos de 34 gramas carregados com 1,83gr a 1,85 gr de A6, que os notei bem mais rijos e algo mais lentos.

Na prática, quando comparados com outros de 34 gramas com CSB1 ou outras "coisas" da mesma família, achei sempre os 34 carregados com a A1 Sp mais macios, e bem mais rápidos.

abraço


Amigo, bem sabe que estou a "brincar com a coisa".... Very Happy
Gosto muito da A1SP para as 34 grs. e quanto a mim até tem melhor desempenho nesta gramagem do que para as 36grs.... Aliás já a "antiga" A1 para 36 grs. fazia um excelente tiro em 34 grs. e muitos tirinhos dei com eles às perdizes que não gostavam nada da receita....
Quanto à A1 "normal" que agora está a "rodar" por aí, pois pelo que me apercebi dos testes que fizemos está a fazer um tiraço...e o meu amigo já bem os testou na caça e melhor que ninguém poderá pronunciar-se...
Presentemente não uso cargas com mais de 32 grs., excepção feita a uma ou duas caçadas às perdizes já que aqui tenho 36 grs. carregadas com a A6... (tenho cerca de meio kilo dela e uns 200 fulminantes "lentos" pelo que há que gastar o material... aliás, tenho que "varrer" os restos de pólvoras que tenho no cofre...)! Wink

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Alfenim
Aprendiz
Aprendiz
Alfenim

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 192
Idade : 47
Localização : Bencatel
Ocupação : Caça, Pesca e 3ª parte
Humor : Ás vezes
Data de inscrição : 22/09/2008
Pontos : 230

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:35 am

João Rodrigues escreveu:
Amigo Denis, não acho os cartuchos de 34 gramas com A1 Sp rijos, aliás, apesar de serem tiros rápidos bem me surpreenderam pela "macieza" em relação a outros, como por exemplo, cartuchos de 34 gramas carregados com 1,83gr a 1,85 gr de A6, que os notei bem mais rijos e algo mais lentos.

Na prática, quando comparados com outros de 34 gramas com CSB1 ou outras "coisas" da mesma família, achei sempre os 34 carregados com a A1 Sp mais macios, e bem mais rápidos.

abraço


Eu este ano pela primeira vez comprei A1SP a meias com o Boss e após testarmos os ditos na chapa o que mais me agradou foi com 34.5g de chumbo e 1.82g pólvora e o desempenho dos cartuchos nos pombos e nos patos têm sido bastante positivo, fiquei surpreso com esta pólvora, e também não acho os cartuchos rijos, a continuar assim dependendo do desempenho na caça das perdizes e Lebres será sem duvida uma pólvora a considerar em futuras épocas.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:45 am

Os Sulbeja Esp.caça vêm com quanto de A1? Sabem?
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:51 am

podengos&coelhos escreveu:
Os Sulbeja Esp.caça vêm com quanto de A1? Sabem?

O Esp. Caça não sei...agoar os " Especial Turbo" estão "só" com 1,96.... Twisted Evil Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:52 am

Então o João gostou deles! hunter
Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 11:58 am

podengos&coelhos escreveu:
Então o João gostou deles! hunter

Bem, se o amigo João topa ainda vai haver.... toma toma toma
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 12:02 pm

Ele gosta de "pomadas" fortes. Tipos de Pólvora - Página 10 240266
Ir para o topo Ir para baixo
Hélio
Moderador
Moderador


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2430
Idade : 43
Localização : Leiria
Ocupação : _
Humor : :)
Data de inscrição : 16/02/2009
Pontos : 2565

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyTer Set 23, 2014 10:39 pm

Os especial caça que pesei tinham 1,83g para 33,3g de chumbo. Quando arranjar outra caixa já os volto a pesar.
Ir para o topo Ir para baixo
podengos&coelhos
Membro Veterano
Membro Veterano
podengos&coelhos

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1183
Idade : 48
Localização : Viseu
Ocupação : Informático
Humor : Sempre
Data de inscrição : 18/08/2008
Pontos : 1256

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyQua Set 24, 2014 12:08 pm

Obrigado Hélio. fixe
Ir para o topo Ir para baixo
cordovaguty
Membro Veterano
Membro Veterano
cordovaguty

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 1727
Idade : 46
Localização : Estremoz
Ocupação : -----------
Humor : depende da lua
Data de inscrição : 09/09/2012
Pontos : 1864

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyQua Set 24, 2014 12:34 pm

Allo..



Tanta dica...parece k temos aki profissionais na matéria fixe
Isto não é só bom para quem carrega caseiros, também é fixe para comprar..

Ir para o topo Ir para baixo
denis cruz
Membro Veterano
Membro Veterano


Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2235
Idade : 70
Localização : Coimbra
Ocupação : magistrado
Humor : médio
Data de inscrição : 30/01/2012
Pontos : 2315

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyQua Set 24, 2014 2:02 pm

cordovaguty escreveu:
Allo..
Tanta dica...parece k temos aki profissionais na matéria  fixe
Isto não é só bom para quem carrega caseiros, também é fixe para comprar..

É esse o espírito....

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Sexo : Masculino
Nº. Mensagens : 2001
Idade : 61
Localização : alto alentejo
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Data de inscrição : 22/03/2010
Pontos : 2094

Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 EmptyQua Set 24, 2014 9:28 pm

cordovaguty escreveu:
Allo..



Tanta dica...parece k temos aki profissionais na matéria  fixe
Isto não é só bom para quem carrega caseiros, também é fixe para comprar..


Será?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado




Tipos de Pólvora - Página 10 Empty
MensagemAssunto: Re: Tipos de Pólvora   Tipos de Pólvora - Página 10 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 

Tipos de Pólvora

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 10 de 11Ir à página : Anterior  1, 2, 3 ... , 9, 10, 11  Seguinte

 Tópicos semelhantes

-
» quais os cartuchos com a venda com estes tipos de polvora
» Tipos de Fulminantes
» Tipos de Canas
» polvora
» pólvora D20

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
* kaciPesca * :: - Equipamento - :: » Munição «-