|
|
Autor | Mensagem |
---|
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Sex Fev 01, 2013 11:14 pm | |
| Amigo João tanto a PSB3 como a CSB3 só funcionam bem com pouca pressão dai ter de se aumentar a dosagem de polvora em relação ao recomendado algo que já tinha referido anteriormente, neste aspecto mais a PSB3 que a CSB3, mas ambas são boas polvoras. |
|
| |
João Rodrigues Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Sáb Fev 02, 2013 12:05 am | |
| Amigo António, e tem toda a razão quando diz que a CSB3 tem um carregamento muito mais regular. Analisei vários cartuchos carregados com a CSB3 e a dose praticamente não varia nada, ou quase nada. Já com a PSB3, por muito boas que sejam as máquinas as variações de cartucho para cartucho são uma constante, e consequentemente, não se consegue a mesma regularidade de tiro e de desconto a dar.
abraço, joão |
|
| |
A.silva Parceiro
Sexo : Nº. Mensagens : 2001 Idade : 62 Localização : alto alentejo Ocupação : caça Humor : depende da situação Data de inscrição : 22/03/2010 Pontos : 2094
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Sáb Fev 02, 2013 10:34 am | |
| - João Rodrigues escreveu:
- Amigo António, e tem toda a razão quando diz que a CSB3 tem um carregamento muito mais regular. Analisei vários cartuchos carregados com a CSB3 e a dose praticamente não varia nada, ou quase nada. Já com a PSB3, por muito boas que sejam as máquinas as variações de cartucho para cartucho são uma constante, e consequentemente, não se consegue a mesma regularidade de tiro e de desconto a dar.
abraço, joão O que é realmente uma pena, é uma das melhores polvoras para tiros muito longos, os fabricantes já podiam ter melhorado a uniformidade das lamelas nalguns casos a variação vai alem do aceitavel. |
|
| |
Rui Militão Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 6865 Idade : 60 Localização : loures Ocupação : empresario Humor : bom Data de inscrição : 22/01/2011 Pontos : 7109
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 10:03 am | |
| Este fim de semana atirei com cartuchos carregados com as duas, PSB3 e CSB3, 32g. e achei que são tiros muito bons. Pena é que os pintados foram entrar noutras portas. Amigo Silva estão no ponto! |
|
| |
denis cruz Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 11:03 am | |
| Bem amigos, quanto ao estar enganado relativamente à CSB3, acredito que possa ter havido recentemente evolução da dita para as 32 gr. como indicação de fábrica, mas nunca a vi...tenho comigo, isso sim, as tabelas da UEE que a fabricava e amigos, se ainda sei ler, não estou enganado...1,65gr de pólvora para 30 grs. de chumbo, pois é!... E uma coisa podereis ter como certa: serei a última pessoa a crer levantar polémicas, mas como estamos num espaço aberto a opiniões e sugestões (ou não???) não poderei deixar de emitir as minhas, sempre fundadas na experiência que tenho nestas coisas de tiros (caço desde os meus 16 anos e aos 18 já andava na competição e sempre carreguei cartuchos...portanto "só" há uns 40 anitos) e procurando dar alguma ajudinha a quem se inicia nestas andanças ou a pede... Já agora quanto à questão dos fulminantes, também não tenho grandes dúvidas em dizer que as P.s ou as C.s deverão ser usadas com o fulminante espanhol que tem a mesma origem...ao que sei foram testados em conjunto...e é um fulminante que se depara a "meio termo" entre o médio e o rápido da Nobel (já não falo nos Chedites que ainda mais rápidos são...) mas também se dão bem com o Fiocchi. Ah!, outro "pequeno pormenor": o fundo e espessura do cartucho são assaz importantes, quando não, "façam tudo igual" num cartucho espanhol e noutro da Nobel (já não falo nos Fiocchi nos o fundo é muito diferente) e vejam a diferença do tiro... Saudações amigas |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 11:43 am | |
| - Rui Militão escreveu:
- Este fim de semana atirei com cartuchos carregados com as duas, PSB3 e CSB3, 32g. e achei que são tiros muito bons. Pena é que os pintados foram entrar noutras portas.
Amigo Silva estão no ponto! Ainda bem que gostou, estão realmente muito bons. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 2235 Idade : 71 Localização : Coimbra Ocupação : magistrado Humor : médio Data de inscrição : 30/01/2012 Pontos : 2315
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 1:34 pm | |
| Amigo Rogério: Ainda a questão do aumento da pólvora e pressão dar cabo das armas... bem, quanto á diferença das 2 dgrs. de pólvora e duas grs. de chumbo no tiro, melhor que tudo é experimentar e ver a diferença do impacto... Já agora conto-lhe uma situação: Há já uns anitos, antes da publicação da Lei n.º5/06, quando andava por "montes e vales" nos torneios populares de tiros aos pratos, havia 2 amigos que só usavam uns tiros carregados com 32grs. de chumbo e a CSB3, com chumbo 8 e 1,73 de Pólvora...pois de "tão poucos" tiros darem com tais cargas, à Perazi MX8 de um rebentou um dos canos e à Asa 90 do outro lá se foi o eixo...estas constactei eu directamente...ah! também, eram conhecidos por "terramotos" já que cada tiro que davam faziam tremer o chão...eh eh eh! Abraço |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 6:43 pm | |
| Amigo Denis ainda em relação á CSB3 não houve quaquer evolução no sentido das 32gr a tabela que enviei ao amigo Rogério já tem uns anos e esta sim foi enviada pelos fabricantes de polvora, não de uma fábrica de carregamento de cartuchos, quanto ao não levantar polémicas levantou uma que pôs em duvida a experiencia de alguem que sabe o que está a fazer, palavras proferidas por si (Não estará a confundir com a CSB3?Essa sim, desde início concebida para as 30 grs e que faz um óptimo tiro, aliás dos melhores que vi até hoje com as 30 ditas....embora haja armeiros (a carregar cartuchos que já foram campeões do mundo, pois então...) a usarem-na para as 32grs.!) com tudo isto não ponho em duvida a sua experiencia no carregamento de cartuchos, mas é algo um pouco complexo, estamos constantemente a aprender, eu comecei um pouco mais cedo tanto no tiro desportivo 12 anos, como no carregamento de cartuchos com pouco mais tarde, apesar de possivelmente carregar mais cartuchos por ano que o amigo Denis numa vida estou aprender diáriamente, como disse anteriormente o amigo João o que era verdade agora pode deixar de o ser consoante vários factores, um deles como referiu anteriormente o fulminante e sobre estes á três classes, o Fraco, Médio e Forte o utilizado pelo grupo MAXAM é o G forte, quanto ao fundo do cartucho tem toda a razão. Quanto ao rebentar o cano de uma perazi com a utilização de CSB3 com 32gr com 1.73 possivemente teria algum defeito de fabrico, pois tambem vi uma perazi MX8 atirar com duas cargas de dupont no mesmo cartucho carregado pelo proprio, o cascilho que utilizava para a coupal grise utilizou na dupont deu mais de 2gr e a arma não ficou com folgas ou qualquer dano mas cada caso é um caso.
|
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1248 Idade : 53 Localização : Coimbra Ocupação : Diversas Humor : Muito Data de inscrição : 29/07/2010 Pontos : 1337
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 04, 2013 9:24 pm | |
| Quanto às 1,73 de CSB3, não é só a dose que explica as pressões desenvolvidas.
Sem mexer em mais nenhum componente e mantendo tudo igual, ou mudando apenas o fulminante, podemos utilizar essa dose com 32 gramas de chumbo e ter um tiro relativamente suave e rápido, ou até usar "apenas" 1,68 de CSB3 e ter um tiro muito áspero e com muita pressão. Para se mudar as pressões, basta fechar o mesmo cartucho com pouca pressão, ou dar muito aperto, e com a CSB3 tudo muda num instante, desde a pressão desenvolvida, à forma de chumbar, e mais pressão inicial não quer dizer mais velocidade final.
Tenho andado a utilizar essa dose de CSB3 em 32 gramas, e os tiro estão rápidos e não estão nada rijos, aliás, muitíssimo mais suaves que a dose de 1,68 gramas dessa pólvora com outra combinação de aperto/bucha/fulminante. |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qua Fev 06, 2013 10:50 am | |
| Tudo o que diz é verdade, amigo João...e também não poderemos esquecer outro "pequeno"pormenor, que são os choques que cada um de nós gosta de usar nas armas... É precisamente por isso que carregar-mos os nossos cartuchos é tão aliciante, e claro está que o "meu carregamento" é sempre melhor que o do vizinho do lado...mas pelo sim pelo não, há que fazer novas experiências e lá andamos nós às voltas com as maquinetas, ou não é? Mas continuo a preferir a PSB3... Saudações amigas |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 11, 2013 3:27 pm | |
| Mais uma tabela CSB
https://2img.net/h/i189.photobucket.com/albums/z319/antonio_silva/TabelaCSB.jpg |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 11, 2013 3:41 pm | |
| Amigo A.Silva: Donde vem esta? Não tenho neste momento comigo as tabelas que oportunamente tirei do "site" da UEE, mas parece-me que fica tudo uns bons décimos abaixo daquela...está bem que o fulminante ajuda, mas... E CSB3 para 33/34 grs.?Esta nunca vi...estou a ficar mesmo desactualizado... Mas pelo sim pelo não, continuo "agarrado" às tabelas que tenho... Já agora dê-nos a sua sabedora e prudente visão "da coisa"...
Abraço |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 11, 2013 5:48 pm | |
| Esta tabela (e outras) estão no site das buchas Gualandi, mas o fulminante indicado como forte, médio ou fraco, é algo relativo e não específico, sendo por isso mesmo tabelas pouco exactas.
Aqui fica a origem dessas tabelas: http://www.gualandi.it/TabCariche/POLVERI_CARICAMENTO.htm
Confio muito mais nas tabelas do próprio fabricante de pólvora, que nas fornecidas por "terceiros".
Última edição por João Rodrigues em Seg Fev 11, 2013 10:38 pm, editado 1 vez(es) |
|
| |
A.silva Parceiro
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Seg Fev 11, 2013 7:25 pm | |
| Tal como referi anteriormente alem da tabela que o fabricante de polvora envia para os fabricantes de cartuchos, existem bastantes outras tabelas, como o amigo tem a que o amigo João postou, mas em todo o caso já á uns anos fiz uns testes com 34gr e resultou bastante bem, tanto em composição, como prefuração, mas os resultados finais estão sempre pendentes da conjugação de todos os componentes. |
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Ter Fev 12, 2013 8:49 pm | |
| É sem dúvida uma boa pólvora mas acho que é um bocado abrutalhada no que toca a recuo quando me "apertam os calos". |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 14, 2013 9:29 pm | |
| Gostaria de saber a vossa opinião sobre a pólvora PSB5 em 30g, experimentei este ano e gostei do tiro que faz. |
|
| |
Caçadeira Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 49 Idade : 33 Localização : Guimarães Ocupação : Programador Humor : .. Data de inscrição : 04/02/2013 Pontos : 53
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 14, 2013 9:48 pm | |
| No domingo passado dei alguns desses, os que dei eram da "Casa Guimarães P5" chumbo 7. Eficazes a pequena/media distância, os tordos altos é que alguns estavam a cair vivos. Mas acho que para o preço não está mal.. |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 14, 2013 9:56 pm | |
| - Caçadeira escreveu:
- No domingo passado dei alguns desses, os que dei eram da "Casa Guimarães P5" chumbo 7. Eficazes a pequena/media distância, os tordos altos é que alguns estavam a cair vivos. Mas acho que para o preço não está mal..
Boas conterâneo, esses P5 são em 32 ou 30g, e já agora qual o preço? |
|
| |
Caçadeira Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 49 Idade : 33 Localização : Guimarães Ocupação : Programador Humor : .. Data de inscrição : 04/02/2013 Pontos : 53
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 14, 2013 10:03 pm | |
| 30g, esses tiros esgotaram esta quarta, não sei se já tem mais, o preço anda pelos 5,50 - 6,00, dependendo da quantidade que levares. Mas tem atenção que há ou haviam uns com invólucro preto que não valiam nada, se não tiver dos verdes não compres. Se os comprares em Guimarães tem cuidado que estão cheios de humidade, convém por-los em local quente para secaram um pouco. |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 14, 2013 11:10 pm | |
| - Caçadeira escreveu:
- 30g, esses tiros esgotaram esta quarta, não sei se já tem mais, o preço anda pelos 5,50 - 6,00, dependendo da quantidade que levares. Mas tem atenção que há ou haviam uns com invólucro preto que não valiam nada, se não tiver dos verdes não compres. Se os comprares em Guimarães tem cuidado que estão cheios de humidade, convém por-los em local quente para secaram um pouco.
Ok, só perguntei por curiosidade, a 5,50 comprei da polvichumbo com essas caracteristicas. |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Sex Fev 15, 2013 8:56 am | |
| Amigo Sérgio: A questão da PSB5 para 30 grs. já tem vindo a ser debatida neste Forum há algum tempo, e há opiniões díspares quanto a "gostarem" ou não do tiro. Acredito que "andem" por aí boas cargas com ela, num tiro "bem trabalhado", mas continuo na minha que para se fazerem bons tiros com a mesma com 30 grs. ou mais de chumbo já se têm que gerar cargas com grandes pressões no tiro e "sentem-se" bem no físico para quem tiver que dar muitos tiros...sobretudo se usarem armas que não as semi-automáticas... Depois é isso que o meu amigo diz, tordos mais largos...
Quanto á questão de cartuchos que não funcionam bem porque apanharam humidade...acho que em vez de os colocarem junto da fogueira é melhor lançarem-nos para ela...assim "aquecem" melhor!
Abraço |
|
| |
Tordo Ruivo Novato
Sexo : Nº. Mensagens : 34 Idade : 58 Localização : Guarda Ocupação : Caça Humor : Não sei Data de inscrição : 24/05/2011 Pontos : 38
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Ter Fev 19, 2013 12:09 pm | |
| A minha opinião, relativamente à PSB5 com 30 gr., é a minha pólvora de eleição para efectuar carregamento de cartuchos destinados à caça do tordo.
|
|
| |
Hélio Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 2430 Idade : 44 Localização : Leiria Ocupação : _ Humor : :) Data de inscrição : 16/02/2009 Pontos : 2565
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qua Fev 20, 2013 9:31 pm | |
| Amigo denis,
Qual é a sua pólvora de eleição para caçar no inverno? |
|
| |
espalhachumbo Moderador
Sexo : Nº. Mensagens : 868 Idade : 48 Localização : abrantes Ocupação : caça Humor : bastante Data de inscrição : 03/11/2010 Pontos : 935
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qua Fev 20, 2013 9:51 pm | |
| Este ano experimentei alguns cartuchos e várias polvoras que nunca tinha usado, gostei dos b&p nike e alpha, dos fob grives e super 32 (com A1), depois gostei dos sulbeja com csb1 e psb3, isto na caça aos tordos. De salto fob chasse 34 (A1) , b&p f2 34, e j&g super 32 (A1). |
|
| |
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora Qui Fev 21, 2013 10:22 am | |
| Amigo Hélio: Há já vários anos que tenho vindo a manter as mesmas cargas, sem deixar de fazer experiências diversas com a outras pólvoras, sempre na esperança de encontrar melhor... Em 30 grs., não abdico da CSB3, que uso sempre quando não uso a smi-automática! Em 32 grs, de há 3 anos a esta parte, uso a PSB3. Antes usava a CSB1, da qual gostava imenso (fazia com ela um tiro "fabulástico" com 32,5grs.) mas como passei a ter dificuldade em a adquirir, "virei-me para a PSB3... Antes destas usei vários anos e com regularidade a A1 e também a AS, D20 e a MB. De todas elas, actualmente(digo actualmente porque há uns anos não era assim...) tanto a CSB3 quanto a PSB3 mantêm uma boa uniformidade de carga e queimam bem mesmo com temperaturas baixas e humidades elevadas, apenas sendo necessário dar "um jeitinho" ao tiro entre a carga de Verão e a de Inverno, compensando a de Inverno com mais umas 2cgrs. de Pólvora ou então usando um fulminante mais "activo"... São excelentes tiros...
Abraço. |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tipos de Pólvora | |
| |
|
| |
|