* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Olá visitante

Se está registado faça Login, se não está Registe-se e usufrua de todas as funcionalidades do fórum

Ajude-nos a crescer.

KaciPesca - Diverte-te por cá Wink

Cumprimentos
Rogério

* kaciPesca *
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistrarRegistrar  Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 Button10  Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 11kdxxe  Entrar  
» Descubra o Cartão KaciPesca - AQUI «
KaciPesca - Diverte-te por cá
Ler as Regras e fazer a Apresentação é Obrigatório!

Compartilhe

Cartuchos com esferas de aço.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo 
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

Nº. Mensagens : 2001
Ocupação : caça
Humor : depende da situação
Pontos : 2094

Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 11:28 am

Ai estás algo que apesar de várias experiencias que fiz nunca consegui provar tal veracidade, a deformação do chumbo, carrego até para um sr alguns milhares de cartuchos anualmente com chumbo aproveitado num campo de tiro ch 7/5, como é sabido os cartuchos de competição são dos que geram mais velocidades e não encontro chumbo deformado, encontro é chumbo 7/5 com vários diâmetros com vários graus de dureza mas todos esféricos.
Ir para o topo Ir para baixo
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1168
Ocupação : Alguma
Humor : sim
Pontos : 1253

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 12:04 pm

Não esquecer que muito do chumbo é endurecido (com outros metais) com o um grau de dureza adequado ao efeito e que estamos a falar de velocidades praticáveis.
Hortolino
Aprendiz
Aprendiz
Hortolino

Nº. Mensagens : 157
Ocupação : alguma
Humor : bom
Pontos : 163

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 1:34 pm

Penso que o facto dos cartucho de aço terem uma velocidade inicial muito alta é porque os bagos de aço perde mais rápido velocidade do que os de chumbo, dai os cartuchos de aço terem de ter pressões maiores que os de chumbo e precisar de menos desconto a curtas distancias. Porque a distancias maiores a historia já é outra.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

Nº. Mensagens : 1248
Ocupação : Diversas
Humor : Muito
Pontos : 1337

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 2:35 pm

A.silva escreveu:
Ai estás algo que apesar de várias experiencias que fiz nunca consegui provar tal veracidade

Amigo Silva, é fácil de provar. Pendure umas sacas plásticas (plástico fininho) com água, dê nelas a uns 35 ou 40 metros uns tiros com cartuchos carregados propositadamente com uma velocidade exagerada.

Apesar da água sair pelos buracos, muitos dos bagos vão ficar no fundo das sacas e podem ser recuperados.
Depois observe os bagos e verá que muitos deles têm crateras enormes onde encostam com os outros bagos periféricos (tipo bola de golfe mas muito mais acentuado o efeito). Para observar mais facilmente o fenómeno carregue com chumbo maiorzinho, tipo 5 ou 6, e verá as enormes crateras que muitos dos bagos ganham.

Se repetir o mesmo teste retirando velocidade aos cartuchos, verá que os bagos recuperados estão na sua maioria perfeitos.

abraço
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 2:58 pm

Hortolino escreveu:
Penso que o facto dos cartucho de aço terem uma velocidade inicial muito alta é porque os bagos de aço perde mais rápido velocidade do que os de chumbo,

Verdade para o aço, mas, só fazem essa compensação porque os bagos aguentam essa maior velocidade sem escangalhar a chumbada.

Se tentarmos dar a mesma velocidade real a um cartucho carregado com chumbo a dispersão da bagada torna-se logo errática, e até parece que o chumbo desaparece da chapa.

Fácil de comprovar, é só desmontar um desses cartuchos ecológicos de alta velocidade e substituir a carga de aço, tungsténio, etc, por chumbo, e depois ver o que acontece na chapa...

Por outro lado, outros cartuchos de alta velocidade com bagos ecológicos praticamente tão densos como o chumbo, por exemplo os bagos Tungsten-Matrix (densidade 10,6) , ou ainda mais densos que o chumbo como algumas das novas ligas, como por exemplo os bagos E-Shot 12 (2.0 de densidade), o Hevi-Shot novo que é 10% mais denso que o chumbo, ou os ITX Extreme-13 (densidade 13), matam muito mais longe que os de chumbo.

Por exemplo, os ITX Extreme-13 têm de densidade 13, e o chumbo puro tem densidade de 11,6.

Este bago ecológico com a sua maior densidade, projectado à mesma velocidade que o chumbo já o tornaria mais letal que o chumbo, mas como são muito mais duros que o chumbo puro e não se achatam com tão fortes acelerações, permitem ser muito mais acelerados sem arruinar com isso a distribuição da bagada, o que lhes dá maior perfuração a larga distância que aquilo que se conseguiria com chumbo.
Hortolino
Aprendiz
Aprendiz
Hortolino

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 3:18 pm

Eu desconhecia esse problema do chumbo.
fixe
Hortolino
Aprendiz
Aprendiz
Hortolino

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 3:27 pm

Caro João Rodrigues pode-me dizer onde posso comprar cartucho com estes materiais "E-Shot 12", "Hevi-Shot", "ITX Extreme-13", se não forem muito caros gostava de experimentar. O Tungsten é caríssimo, nem experimento o Bismuth já experimentei é bom mas é caro, mas é um boa solução para as armas que não suportam aço.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 4:52 pm

Viva, cartuchos já carregados não sei.
Sei onde vendem apenas os bagos ecológicos de alta densidade, e assim que sair alguma obrigatoriedade semelhante à de Espanha (e restantes países do mundo que já proibiram o uso de chumbo nas aquáticas), eu sei o que vou fazer...

Em Espanha, quem for apanhado nas zonas húmidas e que tenha na sua posse algum cartucho de chumbo, lá se vai a arma e a coima é enorme, e já houve portugueses por lá que se "aleijaram"
com o Seprona...

Por cá ainda não vi regulamentado nada de doloroso para quem for apanhado a caçar com chumbo em zonas onde o mesmo é proibido, ainda estamos em fase de transição e é só para o pessoal se ir habituando à ideia, mas assim que sair alguma regulamentação já a fiscalização irá aparecer a doer, e para eles aparecerem a doer só a lei proibindo e prevendo uma sanção pesada pela posse de qualquer cartucho com chumbo a quem estiver a caçar aquáticas, de outra forma, continuará a palhaçada...
__SPanKY__
Aprendiz
Aprendiz
__SPanKY__

Nº. Mensagens : 479
Ocupação : estou sempre ocupado
Humor : quando os outros caem nas minhas partidas
Pontos : 497

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 8:32 pm

Como prometido fica aqui uma pequena amostra.

[img]Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 2zqebrm[/img]
Rogério
Fundador
Fundador
Rogério

Nº. Mensagens : 6952
Ocupação : Disponível
Humor : algum ;)
Pontos : 7756

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 8:41 pm

__SPanKY__ escreveu:
Como  prometido fica aqui uma pequena amostra.

Acho que a minha matemática não falhou Razz
https://kacipesca.forumeiro.com
__SPanKY__
Aprendiz
Aprendiz
__SPanKY__

Nº. Mensagens : 479
Ocupação : estou sempre ocupado
Humor : quando os outros caem nas minhas partidas
Pontos : 497

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 8:59 pm

fixe
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 10:12 pm

João Rodrigues escreveu:

Amigo Silva, é fácil de provar. Pendure umas sacas plásticas (plástico fininho) com água, dê nelas a uns 35 ou 40 metros uns tiros com cartuchos carregados propositadamente com uma velocidade exagerada.

Apesar da água sair pelos buracos, muitos dos bagos vão ficar no fundo das sacas e podem ser recuperados.
Depois observe os bagos e verá que muitos deles têm crateras enormes onde encostam com os outros bagos periféricos (tipo bola de golfe mas muito mais acentuado o efeito). Para observar mais facilmente o fenómeno carregue com chumbo maiorzinho, tipo 5 ou 6, e verá as enormes crateras que muitos dos bagos ganham.

Se repetir o mesmo teste retirando velocidade aos cartuchos, verá que os bagos recuperados estão na sua maioria perfeitos.

abraço

Amigo João fiz várias experiencias do género por sinal em conjunto com um carregador de cartuchos de uma marca conceituada para tentar comprovar isso mesmo, mas não a 35/40 metros pois corria o risco do impacto ser o suficiente para deformar o chumbo fiz alguns testes a 60 metros com gel balístico com vários cartuchos em várias numerações e velocidades todos os que ficaram no gel balístico não sofreram alteração, dai as minhas duvidas, testes realizados á mais de 20 anos, pode ter acontecido que os que sofreram deformação se tenham desviado do percurso devido á elevada distancia, acho que já tinha postado essa experiencia aqui no fórum.
Hortolino
Aprendiz
Aprendiz
Hortolino

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySex Out 10, 2014 10:28 pm

Concordo consigo João Rodrigues esta legislação conforme esta acho que não é muito coerente pois só proíbe a utilização dos chumbo mas permite o detenção de cartuchos com chumbo.
A 1º versão desta lei era proibir a utilização de chumbo na caça as aves aquáticas em todo os locais, e penso que no novo calendário que ira sair em 2015 eles vão aumentar as restrições ao chumbo vamos aguardar para ver.
Eu vou continuar a utilizar aço na caça aos patos, tenho pena é que em Portugal já não consigo arranjar os meus cartuchos preferidos Rio Blue Steel Magnum nº 4.
picapau
Novato
Novato

Nº. Mensagens : 39
Ocupação : Caça e Pesca
Humor : sempre bem-desposto
Pontos : 43

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySáb Out 11, 2014 11:33 am

Hortolino escreveu:
Concordo consigo João Rodrigues esta legislação conforme esta acho que não é muito coerente pois só proíbe a utilização dos chumbo mas permite o detenção de cartuchos com chumbo.
A 1º versão desta lei era proibir a utilização de chumbo na caça as aves aquáticas em todo os locais, e penso que no novo calendário que ira sair em 2015 eles vão aumentar as restrições ao chumbo vamos aguardar para ver.
Eu vou continuar a utilizar aço na caça aos patos, tenho pena é que em Portugal já não consigo arranjar os meus cartuchos preferidos Rio Blue Steel Magnum nº 4.

Ai Hortolino que grande martelada esse aço e de boa marca e eu a ver
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySáb Out 11, 2014 6:55 pm

A.silva escreveu:
fiz alguns testes a 60 metros com gel balístico com vários cartuchos em várias numerações e velocidades todos os que ficaram no gel balístico não sofreram alteração

Amigo Silva, se testar a menor distância (entre 25 a 35 metros) com finas sacas de plástico cheias de água, vai verificar que os bagos não se deformam por impactarem em água, e até pode apontar ligeiramente ao lado para apanhar as sacas mais com a aba do tiro...

Mesmo nos cartuchos de enorme velocidade, os bagos mais ao cimo da carga são os que menos deformações sofrem, logo, os que chegaram aos 60 metros são os mais direitinhos, porque os outros que fiam mais esmagados até a 35 metros muitos deles já ficam por fora da chapa.

Amigo Silva, eu já testei há uns anos bons, na altura com uma velha saca de chumbo Perdigão puro do antigo (o mole), e até era chumbo 4, e meu amigo, quando a dose era muita, os bagos recuperados nas sacas tinham crateras enormes onde encostavam com os outros bagos, e faziam esse efeito uns aos outros, mas claro está que mesmo assim ainda havia muitos bagos pouco deformados, mas, grande parte da carga já tinha danos grandes.

Esses mesmos cartuchos ao alvejar metiam um bago para cada lado, daí eu ter verificado que quando a velocidade é demasiada o tiro dispersa, e isso acontece porque os bagos quanto mais deformados mais errático é o seu voo e desviam-se mais rapidamente para fora do centro do tiro.

Reduzindo a velocidade em excesso, poucos bagos,ou nenhuns se deformam, e a chumbada na chapa fica toda junta.

Nem 8, nem 80...
Hortolino
Aprendiz
Aprendiz
Hortolino

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySáb Out 11, 2014 9:16 pm

picapau escreveu:

Ai Hortolino que grande martelada esse aço e de boa marca e eu a ver

Ai ai amigo picapau também eu as vezes fico só a ver. ham hammmmm
fixe
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyDom Out 12, 2014 5:34 pm

Também realizei alguns com os mais diversos materiais pólvoras e velocidades, distancias, mas o mais credível de todos é mesmo o chumbo aproveitado nos campos de tiro e como o amigo João sabe são os cartuchos que mais velocidade atingem (baixas gramagens 24/28gr) e do chumbo que analisei não á qualquer deformação 7/5, estando eu a falar em velocidades ditas normais num cartucho de caça ou competição se carregarmos um cartucho com velocidades malucas ou cargas exageradas ai não tenho duvidas que á deformação o teste do gel balístico foi feito á 34 anos na companhia de um colega e amigo para o mesmo desenvolver um cartucho de competição.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySeg Out 13, 2014 12:18 am

Certo amigo Silva, só não esquecer que quanto maior a gramagem maior a altura da coluna de chumbo, e quanto maior a coluna de chumbo (mantendo a velocidade elevada) mais a deformação se acentua.

As cargas ligeiras permitem ser mais aceleradas sem estragos nos bagos, e, ainda, o chumbo usado nos pratos é mais duro que o chumbo utilizado na caça, por isso é mais fácil conseguir um cartucho rápido de baixa gramagem a chumbar bem, que um cartucho de caça de maior gramagem a chumbar bem.
A.silva
Parceiro
Parceiro
A.silva

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySeg Out 13, 2014 9:45 am

João Rodrigues escreveu:
Certo amigo Silva, só não esquecer que quanto maior a gramagem maior a altura da coluna de chumbo, e quanto maior a coluna de chumbo (mantendo a velocidade elevada) mais a deformação se acentua.

As cargas ligeiras permitem ser mais aceleradas sem estragos nos bagos, e, ainda, o chumbo usado nos pratos é mais duro que o chumbo utilizado na caça, por isso é mais fácil conseguir um cartucho rápido de baixa gramagem a chumbar bem, que um cartucho de caça de maior gramagem a chumbar bem.

Ora nem mais, num cartucho de baixa gramagem embora com uma boa velocidade dificilmente á deformação do chumbo como constatei por várias vezes, testes com gramagens altas e chumbo grosso tenho que confessar que poucas fiz e das que fiz não detetei deformação até 34gr o que não quer dizer que não aconteça e possivelmente acontece em cartuchos de gramagens superiores o que leva a que os resultados finais por vezes resultem inferiores a um cartucho de 32gr, mais um assunto que dava pano para mangas.
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptySeg Out 13, 2014 6:32 pm

Não vejo como o aumento do alongamento da chumbada aumente a deformação do chumbo. A velocidade sim, mas, no tiro a chumbo na caça, isso é desprezível.
João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyTer Out 14, 2014 1:04 am

V. Moura, a explicação do maior comprimento da coluna de chumbo deformar mais bagos é algo há muito documentado, e facilmente encontra a explicação científica que o explica.

O artigo seguinte tem por base um resumo das conclusões de experiências feitas em um laboratório balístico, e neste artigo encontra a explicação, e uma ilustração que ajuda a perceber o porquê de tal acontecer:
http://www.clayshootingusa.com/html/archive/nov_dec05/Light%20Fantastic.pdf

De qualquer forma, em português simples, se acelerar muito uma camadinha ligeira de chumbos sem mais nenhuns por cima, estes não se deformam.

Se lhes colocar por cima muito peso, (a tal coluna de chumbo mais alta), quanto mais peso os bagos de baixo tiverem que empurrar, mais esses bagos por baixo se deformam.
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyTer Out 14, 2014 10:08 am

Amigo João Rodrigues

O artigo em questão não tem nada a ver com o que eu disse.

Eu falei em alongamento da chumbada (pois pensei que era isso que estava em questão) ao comprimento da mesma no espaço, depois de sair do cano, e não ao comprimento da mesma dentro do cartucho. Aí sim, como é necessário um maior impulso, que é dado com o incremento de quantidade pólvora, os projecteis sofrem mais deformação.

Penso que falámos de coisas diferentes.

Aliás, quando o alongamento da chumbada (à que eu me refiro) é maior, passa-se exactamente o contrário pois os bagos de chumbo que vão atrás sofrem menos atrito e, consequentemente, menos deformação.

É um fenómeno que os pilotos de automóveis aproveitam para fazerem ultrapassagens aos seus adversários.

Quando há mais dispersão, logo menor alongamento da chumbada, aí sim, são mais os bagos de chumbo afectados pelo atrito, uma vez que não têm quem lhes vá a abril o caminho.

Cumpts.

João Rodrigues
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyTer Out 14, 2014 11:58 am

V. Moura escreveu:
Não vejo como o aumento do alongamento da chumbada aumente a deformação do chumbo. A velocidade sim, mas, no tiro a chumbo na caça, isso é desprezível.

Amigo V. Moura, quando deu esta resposta, e como antes desta sua resposta ninguém antes tinha falado em alongamento da chumbada, pensei que estaria a confundir alongamento da chumbada com altura da coluna do chumbo, por isso coloquei o artigo em questão, para que o amigo visse do que estávamos a falar.

Sempre que se fala em altura da coluna do chumbo é referente a um cartucho carregado, e alongamento da chumbada é de um cartucho disparado.
V. Moura
Membro Veterano
Membro Veterano

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyQua Out 15, 2014 9:45 am

OK, amigo João Rodrigues, interpretei mal o que escreveu. As minhas desculpas.

Assim sendo, estamos de acordo com as teorias em questão.

Cumpts.

Ricardoo
Membro Experiente
Membro Experiente
Ricardoo

Nº. Mensagens : 553
Ocupação : Comercial
Humor : Quando me dao um estalo, nao dou a outra face...
Pontos : 653

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 EmptyQua Out 15, 2014 10:32 am

Conclusão, na maior parte dos casos não compensa atirar com esferas de aço e quando compensa o substituto do chumbo que tem melhores prestações são caríssimos.

na minha zona nao se caça ás aquáticas pois a reserva está inserida no parque natural do douro internacional e por isso continuarei com o chumbo.
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Cartuchos com esferas de aço.   Cartuchos com esferas de aço. - Página 2 Empty

Cartuchos com esferas de aço.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2