| OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
|
|
Autor | Mensagem |
---|
Helder Siilva Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 302 Idade : 61 Localização : Belgica Ocupação : caça & pesca Humor : pouco Data de inscrição : 27/06/2013 Pontos : 349
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 10:41 am | |
| |
|
| |
Gonçalo Marques Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 765 Idade : 82 Localização : S.Jorge, Arcos de Valdevez Ocupação : Reformado, Caçador Humor : ***** Data de inscrição : 27/10/2013 Pontos : 948
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 11:07 am | |
| |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 11:15 am | |
| Grande abraço e boas continuações... |
|
| |
jose costa Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 3885 Idade : 64 Localização : lisboa Ocupação : servente Humor : algum Data de inscrição : 02/07/2010 Pontos : 4108
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 3:34 pm | |
| boas uma perdizita nesta altura já não é nada mau continuações de boas caçadas divirtam -se cumps, |
|
| |
Carlos Lopes Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 568 Idade : 61 Localização : USA/Coimbra Ocupação : Empresario Humor : Bom Data de inscrição : 04/12/2010 Pontos : 578
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 8:23 pm | |
| |
|
| |
francisco gouveia Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Dez 21, 2014 8:41 pm | |
| Boa noite, amigo Oliveira Continuação de boas caçadas :fixe Feliz natal e um bom ano novo |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 23, 2014 7:30 pm | |
| Obrigado a todos! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
Sexo : Nº. Mensagens : 273 Idade : 45 Localização : montijo Ocupação : enfermeiro Humor : normal Data de inscrição : 12/02/2014 Pontos : 299
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 23, 2014 8:09 pm | |
| DATA: 20/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES ABATE: 2 COMENTÁRIO:Chegou o dia da última caçada à geral deste ano. Foram mais caçadores do que é habitual de forma a aproveitar este último dia. Com mais pessoal talvez mais caça se movesse. De referir que este dia foi, muito provavelmente o dia mais frio do ano. Nunca mais de 4 graus, tempo nublado e com vento. As mãos pareciam tacos eheh... Após avaliação feita quer ao tempo, quer ao terreno e ao pessoal que por lá andava decidimos ir caçar no montado. Éramos uma linha de 3 com outros 3 cães. Os cães a caçar bem e a vasculhar todos os cantos. Davam sinais de caça mas vê-la nada... E assim foi-se passando a jornada de caça sem muita acção. Por fim e já numa fase final de caçada decidimos bater uma zona junto ao monte que normalmente não tem sido batida. E aí levantaram-se 2 ou 3 perdizes embora sem hipótese de abate. Uma delas voltou para o montado e resolvemos ir atrás. Dentro do montado voltou a levantar mas longe. Vi para onde foi e seguimos atrás da mesma. O meu cão começou a caçar cada vez mais entusiasmado e eu à espera que a perdiz saísse. E assim foi durante mais de 100 metros. O cão a guiar e eu a segui-lo, até que numa zona de montado mais fechado um belo perdigão arranca sentindo a presença e a pressão do cão. Eu entre 2 árvores atiro e ele cai redondo. Cobro exemplar do cão com entrega em mão do perdigão. Que excelente trabalho fez o cão!!! Fiquei orgulhoso do meu cão. Até me apeteceu dar-lhe um beijo ehehe. Com este lance já tinha ganho o dia e livrado a grade. Continuamos a caçada agora mais animada pois apareceram algumas perdizes e mataram-se mais 2. Na última volta mudamos de zona. Fomos para uma já batida mas onde a perdiz costuma andar para trás e para frente enganando a malta. Não vimos nada e decidimos virar em direcção ao carro. Passo uma vedação e arranca uma perdiz. O meu cão corre à mesma mas chamo-o pois podia espantar outra. Entretanto ligo a um dos companheiros para dizer que tinha virado de direcção. Ao mesmo tempo olho para o cão e vejo-o muito entusiasmado a bater um pequeno mato. Ainda com o telemóvel nas mãos arranca uma perdiz a toda a velocidade. Mesmo atrapalhado acerto-lhe com o segundo tiro e ficou. Há cada situação na caça que a tornam mesmo caricata. Esta é uma delas Pouco depois estava terminada a caçada à geral e também o término da caça geral nesta reserva. FOTOS DA CAÇADA: FOTOS DO MEU COMPANHEIRO DE 4 PATAS E RESPONSÁVEL POR TANTOS E TÃO BONS MOMENTOS: |
|
| |
João Gil Administrador
Sexo : Nº. Mensagens : 30750 Idade : 57 Localização : Costa da Caparica Ocupação : muito ocupado Humor : sempre Data de inscrição : 09/12/2009 Pontos : 36162
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 23, 2014 8:13 pm | |
| Mais uma excelente jornada...foi um fecho em beleza... |
|
| |
Gonçalo Marques Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 765 Idade : 82 Localização : S.Jorge, Arcos de Valdevez Ocupação : Reformado, Caçador Humor : ***** Data de inscrição : 27/10/2013 Pontos : 948
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 23, 2014 8:44 pm | |
| Boa! |
|
| |
Sexo : Nº. Mensagens : 712 Idade : 58 Localização : montijo Ocupação : op maquinas JCB Humor : bem disposto Data de inscrição : 23/06/2014 Pontos : 739
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Ter Dez 23, 2014 9:47 pm | |
| Boa noite amigo Oliveira: Fez mais uma boa caçada Foi um fecho com chave douro Cumprimentos |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 01, 2015 1:07 pm | |
| DATA: 28/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES ABATE: 1 COMENTÁRIO: Tenho andado um pouco afastado pois o trabalho é muito e não há muito tempo para escrever... Após o fecho de caça numa das reservas fui fazer o fecho na outra reserva. Começámos a caçar já tarde pois era uma volta mais pequena pois de seguida havia almoço de fim de época. Eu e o meu companheiro de caça habitual fomos bater a zona que gostamos mais mas hoje o tempo não estava bom para a caça. Muito frio e com vento... Os cães davam com alguma caça mas sempre longe e afastada de tiro. E assim foi durante toda a caçada. Entretanto o meu colega conseguiu encontrar um dos bandos e matou uma perdiz. Entretanto decidimos voltar para trás em direcção aos carros pois já era hora de almoço. Próximo do fim da caçada no meio de umas estevas o cão dá sinal de caça. Nada sai e eu ando em frente mas o cão volta às estevas e eis que do outro lado sai uma bela perdiz. A boa distância e com um tiro ficou. E assim acabei a época com mais uma perdiz nesta reserva com boa quantidade de caça brava. No fim despedi-me de todos e toca a andar para casa pois os deveres parentais assim o exigem... Saudações Cinegéticas! FOTO: |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 01, 2015 2:03 pm | |
| DATA: 30/12/2014 ESPÉCIE: PERDIZES E LEBRES ABATE: 4 COMENTÁRIO: Através de um convite de um amigo fui caçar com um dos meus amigos marteleiros a uma zona de caça que é um ex libris de caça brava. Chegados ao monte estivemos à conversa com o gestor e o guarda. 2 pessoas afáveis e com muita sabedoria no que à caça diz respeito. Assim e com um cenário gélido ( já tinhamos apanhado -4ºC ) começamos a caçada com a orientação do guarda, ou melhor com a companhia de uma pessoa que sabe o que lá tem e demonstra muito orgulho no trabalho feito... Mal saímos saiu um coelho que não deu hipótese de tiro. Esta zona tem uns coelhos jeitosos tendo em conta a desgraça que vai por este país a fora no que ao coelho diz respeito. Entretanto um de um lado e outro do lado contrário fomos avançando e a perdiz foi saltando. Sempre longe e fora de tiro. Entretanto tiros do meu colega e eis que uma perdiz revoada passa a alta velocidade. Não muito longe mas rápida o suficiente para tirar só umas penas do rabo e lá vai ela... Continuamos chegamos a uma zona soalheira com pinta para ter caça. E assim foi levantou-se um bando e eu chumbo uma que cai no outro lado do monte. Lá andei com o cão e entretanto o guarda levou os "lulus" para ver se encontrávamos a perdiz chumbada mas nada... Foi pena... Fomos andando e vendo caça. levanta-se umas perdizes daqui, outras acolá... Vejo 2 perdizes a escapulir-se para o meio de estevas. Acelero o passo nesse sentido. O cão começa logo a dar sinal delas e uma sai fora de tiro mas a segunda sai bem a tiro. E eu com 2 tiros falho-a escandalosamente Não há nada a fazer continuamos... Vemos várias perdizes a arrancar para uma semeada mas para aí não vale a pena. O guarda indica-nos a restante volta a fazer. Entretanto mais uns dedos de conversa com esta pessoa bem disposta e afável e não reparo que o meu cão anda a caçar e eis que num pedaço de mato e estevas arranca uma perdiz. Corro e mando-lhe um tiro que a atinge. Cai na semeada e após algum trabalho é cobrada... Fomos batendo terreno e vendo alguma caça até chegar a uns arrifes de mato e estevas. Aí entramos na esperança de encontrar um coelho. Fomos andando devagar e já no fim destes arrifes e numa pequena encosta soalheira o cão arranca decidido. E eis que sai um bando de umas 10 perdizes. Não longe mas encobertas por 2 pequenas azinheiras o que fez que disparasse os 2 tiros com as perdizes já longe... paciência... Continuamos a bater e mais alguns tiros do outro lado com o meu amigo marteleiro a fazer um doble ás perdizes... Após isto voltamos na direcção do monte mas por um outro lado. Logo vi umas perdizes mas a levantarem longe a mais de 100 metros. Batemos uns altos com sobreiros e estevas e em todos havia caça. Um deles tinha uns belos pombos. Ao entrar num outro fui junto ao limite e eis que do meio das estevas arranca uma perdiz que falho ao primeiro mas ao segundo tiro já longe atinjo-a e ela cai embora ferida. Correria habitual e com a ajuda dos cães do guarda e com o cão de loiça do meu amigo lá se cobrou a perdiz... Agora tenho-o que o aturar mais um ano ehehe Continuamos por aqueles montes e num alto e com o cão a fazer uma guia espectacular levanta-se uma perdiz que a cobrei. Após o tiro levantam-se mais meia dúzia delas. Já estamos na volta final em direcção ao monte. Entretanto os "lulus" do guarda dão um espectáculo a levantar coelhos que infelizmente não se deram à morte. Que belos cães o homem possui e que estão habituados a caçar naquelas zonas a tudo desde pena a pelo. Já estamos no monte correspondente à casa. Vamos dar mais uma volta antes de terminar. Fomos bater uma encosta onde o sol batia e estava tudo sossegado. Vão-se levantando uma ou outra perdiz ao longe e um ou outro coelho. O meu cão que já tinha perdido as baterias parecia tê-las recuperado tal era a energia e o entusiasmado demonstrado. E assim e após seguir a caça o cão levanta-me 2 perdizes e das quais mato uma. Pelo meio tiros do outro lado e eis que uma perdiz a alta velocidade se dirige na minha direcção. Deixo-a vir atiro-lhe de bico e falho-a!!! Devia levar com ela nas trombas E até ao fim o cão levantou mais 3 ou 4 perdizes mas por isto ou por aquilo não consegui atirar a mais nenhuma. E assim chegou ao fim uma caçada maravilhosa numa zona de caça espectacular e com uma gestão cuidada e profissional. A juntar a isso a boa companhia e orientação do guarda. Depois das despedidas uma belo almoço na companhia do gestor onde se falou de tudo um pouco mas claro com a caça e as suas problemáticas em particular. De seguida volta para casa pois já chegaríamos quase de noite. FOTO DA CAÇADA: MINHAS PERDIZES: |
|
| |
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 01, 2015 7:53 pm | |
| Boa noite amigo Oliveira: Mais uma excelente caçada Continuação de mais boas caçadas |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Jan 04, 2015 4:51 pm | |
| DATA: 03/01/2015 ESPÉCIE: PERDIZES ABATE: 2 COMENTÁRIO: Após uns contactos efectuados lá fomos fazer uma caçada ás perdizes. Éramos um grupo de 7 caçadores mais 2 da parte do gestor num terreno difícil, dobrado e com muito mato e estevas. Sabíamos que devido a este facto ainda não se tinha caçado muitas vezes e a densidade de perdiz era muito razoável. Assim chegados ao monte com -2ºC e feitas apresentações, tomar o pequeno almoço e conversar um pouco de forma a deixar vir o sol e aumentar um pouco a temperatura e também definir as voltas. Iríamos fazer 4 batidas. Com isto começamos a caçar próximo das 9h junto a um dos limites da reserva. 6 caçadores em linha e 3 portas. Mal começamos levantaram-se 3 ou 4 perdizes que com um voô saíram fora da reserva. Continuamos e rapidamente o frio foi-se porque a contornar aqueles montes altos e alguns bem inclinados, com estevas e mato não há frio que aguente ehehe Vê-se umas perdizes mas tiros nada... Já estamos próximos do fim da primeira batida. As portas dão alguns tiros e uma das pontas também. Numa encosta solarenga e cheia de estevas o meu cão dá sinal de caça. Entramos nessa meia encosta mas rapidamente as perdizes ( 2 ) arrancam e dobram o monte não dando hipótese de tiro. Entretanto mesmo ao chegar ás portas o marteleiro que ia ao meu lado mata um belo perdigão que se escapulia para trás. E assim acaba a primeira batida com uma perdiz morta. Não se perde tempo e iniciamos a segunda. A malta que anda mais ( incluindo eu eheh ) vai bater os montes mais íngremes e duros. Estes possuem muito mato tornando quase impossível matar uma perdiz. A outra ponta vai dando uns tiros e nós vamos levantando algumas perdizes de forma a irem para o outro lado que é mais fácil de caçar e acima de tudo de atirar. Após esta etapa de sacrifício virámo-nos para a outra zona. Assim que chegamos ao alto do monte saltaram logo perdizes que arrancaram logo para o outro monte do lado ( já estão com a escola toda ). Rapidamente estendemos a linha e toca a andar. E aqui com a linha bem orientada foram-se levantando perdizes de forma sucessiva. Eu vejo uma que vai para trás. Dou-lhe 2 tiros mas só lhe arranco umas penas e ela vai embora... Tiros foram-se ouvindo de forma mais ou menos cadenciada. Entretanto para-se para tentar recuperar algumas perdizes caídas e isso dá tempo para a perdiz escapulir... Já próximo das portas vem uma perdiz revoada a uma altura razoável. Com um tiro atinjo-a de morte e ela vai a cair pelo monte abaixo. O meu colega segura-a para evitar que um gajo descesse todo o monte para a ir buscar Vamos para a terceira batida. Uma zona com mais do mesmo. Belos montes... Começamos pelo limite para evitar que as perdizes saiam fora do couto. Mesmo assim há algumas que fogem. Eu vou a meia encosta. O cão dá-me sinal de caça junto a um sobreiro. Dirijo-me para lá e só as ouço levantar. Sem hipótese de tiro. Continua-se a vai-se levantando perdizes e há tiros tanto nas portas como de salto. já estamos quase no fim deste monte e o cão vai à frente dando sinal de caça. E eis que atrás de umas pedras arranca uma perdiz que deixo esticar antes de abater. Cobrada pelo cão de forma exemplar. Pouco depois temos a terceira batida terminada. A quarta e última batida é curta e rápida. É só um pequeno monte com alguns pinheiros mansos. O suficiente para esconder algumas perdizes que saem em direcção ás portas. Ouvem-se uns valentes tiros mas no fim fica só uma. De realçar que este fim de caçada encerra um episódio triste e dramático. Uma cadelinha nova começou a sentir-se mal e a espumar-se... cada vez mais aflita. levou-se para o monte e tentamos de tudo incluindo reanimação mas a pequena cachorro morreu... Aparentemente devido á lagarta do pinheiro. Terá comido alguma... Enfim um triste episódio que marcou de forma negativa um belo dia de caça que decorreu com animação e boa disposição. Para o fim um belo almoço de frango do campo e algumas conversas animadas sobre caça e não só e que deu para desanuviar o ambiente devido ao triste episódio da cadela. Resultado final: 14 perdizes para 9 armas. Saudações Cinegéticas! FOTO: |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 15, 2015 5:23 pm | |
| DATA: 11/01/2015 ESPÉCIE: TORDOS ABATE: 11 COMENTÁRIO: Com a caça geral a terminar lá chegou o momento de ir aos tordos com a malta do costume e para uma nova zona ainda não explorada por nós. As indicações dadas eram de confiança e eu só tenho a agradecer . No fim de semana anterior tinha dado muito tordo. Sendo assim à hora marcada lá estavámos para a inscrição e sorteio. Tudo feito de uma forma clara e rápida sem confusões. Malta afável e simpática! Tudo 5 estrelas! Após isto, fomos para o campo. A mim calhou-me a porta 1. Uma zona entre um vale de sobreiros e uns laranjais. Tratei das coisas e cartuchos na semi automática e foi esperar pela hora do começo. Não se ouvia muitos tordos mas rapidamente começou-se a ouvir tiros. No meu lado nada até que vindo dos laranjais 3 tordos aparecem... E eu erro e mato os outros 2 que não encontro... Começou mal, penso para mim... Aguardo e na primeira hora mato 7 tordos alguns a uma distância que até duvidei que tinha sido eu a atirar ehehe... E todos cobrados. Ouvem-se tiros de forma mais ou menos cadenciados até que entramos na calmaria... E aí eu sou um gajo sem paciência. E o resultado de andar a mexer de um lugar para o outro, olhar para o chão a ver o feitio dos coelhos ( existem em alguma quantidade ) ir mandar uma cagada, etc, etc foi deixar passar uma dezena de pássaros que vinham a tiro... Aproxima-se o fim da caçada pois já são quase 11h e eu reparo numa pequena passagem onde vai passando um tordo de tempos a tempos. Coloco-me lá e rogo á minha paciência. E resultou: matei 4 tordos e assim ficou a primeira caçada de tordos. Depois foi arrumar as coisas, falar um pouco com o pessoal da zona e arrancar. Pelo caminho um almoço para compor o estômago e resto de viagem 5 estrelas. Aliás não pode ser de outra forma quando se tem companheiros de caça 5 estrelas |
|
| |
xina 1979 Membro VIP
Sexo : Nº. Mensagens : 5247 Idade : 45 Localização : prior-velho Ocupação : empregado de escritorio Humor : bom Data de inscrição : 23/10/2009 Pontos : 6643
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 15, 2015 6:46 pm | |
| Já foi bem bom |
|
| |
Sérgio Mota Membro Veterano
Sexo : Nº. Mensagens : 1118 Idade : 46 Localização : GMR Ocupação : Caça. Humor : QB Data de inscrição : 26/05/2010 Pontos : 1230
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Jan 15, 2015 8:02 pm | |
| |
|
| |
csilva Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 655 Idade : 53 Localização : Charneca de Caparica / Albernoa / Sta. Margarida / Silves / Pereiro Ocupação : Director Comercial Humor : Algum Data de inscrição : 17/10/2012 Pontos : 682
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Jan 17, 2015 12:27 am | |
| Foi pena não ser o dia certo amigo, mas a intenção foi boa! Domingo não vou porque vai chover, mas em princípio na quinta estou lá! Um abraço. |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Jan 17, 2015 10:08 am | |
| Obrigado amigo Carlos! Eu agora só caçarei no outro fds aos tordos. quinta dia 22 devo ir fazer a despedida das perdizes... Vamos falando! Mas mesmo assim já não foi mau... |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Sáb Jan 24, 2015 8:01 pm | |
| DATA: 22/01/2015 ESPÉCIE: PERDIZES ABATE: 0 COMENTÁRIO: Como estava previamente combinado lá fomos até á Beira Baixa caçar perdizes bravas num terreno difícil e complicado. Com umas desistências de última hora ( a gripe anda a dar forte na malta. As melhoras é o que desejo ) assim chegamos após 3 horas de viagem com paragem pelo meio de forma a beber café e comer algo à Idanha. Dados os bons dias e respectivas apresentações lá fomos para a reserva. 2 encostas íngremes com mato e uma delas com uma bela mancha de eucaliptal! Divide-se a malta pelas 2 encostas e toca a andar. Subir aqueles montes não há frio que pegue eheh. Mal chegamos ao alto o cão dá sinal de caça entre uns matos e uns eucaliptos avança rapidamente e eu sigo-o mas não consigo ver as perdizes que se levantam a tiro mas ficam encobertas. E assim passaram para a outra reserva ( eu fazia a ponta. Para andar é comigo ). E assim continuamos com poucos tiros pelo meio e abates ainda menos. Após umas 2 horas a bater estas encostas decidimos dar uma volta pela zona plana e limpa mas perdizes esqueçe. Voltamos de novo ás zonas tramadas mas desta vez sem divisões. O grupo foi todo junto por uma encosta e depois iria bater a outra. Esta encosta menos difícil pois tinha pouco mato e tinha mais montado não se revelou pródiga em perdizes. Viram-se algumas mas nada. Já mesmo no fim ouço um tiro do meu lado esquerdo. Viro-me e eis que 2 perdizes a menos de 20 metros passam-me à frente. Infelizmente não fui rápido o suficiente para lhes atirar antes de as mesmas ficarem tapados pelo sobreiro que estava à minha direita. Como resultado 2 tiros numa árvore e foram-se... Terminada esta volta fomos fazer a última que tinha sido a minha primeira. a dos eucaliptos. Aqui era onde se tinha visto mais perdizes... mas um terreno difícil, cheio de mato e de árvores e muito húmido tornou esta última volta penosa mas a malta não desiste. Batemos tudo e eu desta vez fui por dentro dos eucaliptos. Levantaram-se algumas perdizes que só as ouvi. A meio da volta o meu cão acelerou o passo dentro dos eucaliptos e direito a uma pequena clareira. Segui-o rapidamente o que me valeu uma queda apoiada com o cotovelo numa pedra. Mas como sabia que aquilo devia ser perdizes não perdi tempo. E eis que as vejo levantar em frente ao cão que as encontrou nessa pequena clareira. Grito á malta que vai acima. Ouço um tiro. Entretanto a segunda perdiz após levante vira e contorna em direcção ao vale. Passa-me a uns 20 metros entre os eucaliptos. Eu numa pequena brecha descortino a perdiz e disparo. Esta cai pela encosta abaixo e dentro de uns silvados com algum mato á volta. Que puta de sorte Bem que bati o terreno com o cão mas nunca consegui encontrar o local da batida da perdiz. Ainda cai dentro das silvas ehehe... Foi pena pois ficou uma bela perdiz para os bichos. E há alguns por lá e bem grandes... No final ficaram só 3 perdizes mas caçou-se á séria!!! Para terminar um belo almoço e em boa companhia. Comida simples mas boa: medalhão de carne com arroz e batata frita. Depois despedidas e arrancar em direcção a casa pois havia mais 3 horas de viagem que correram bem... E assim fica fechada a época da perdiz! Saudações Cinegéticas! |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Jan 25, 2015 4:45 pm | |
| Boas amigo! Tu a sofreres atrás das Perdizes e eu a sofrer fechado em casa ! Gripe do c... !!! Para outubro há mais Perdizes! Grande abraço! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Dom Jan 25, 2015 6:35 pm | |
| Exacto para o ano há mais. Agora é altura de começar a preparar já a nova época a todos os níveis para assim termos dias de caça memoráveis! As melhoras Artur! |
|
| |
rufi Membro Experiente
Sexo : Nº. Mensagens : 563 Idade : 51 Localização : Porto Covo Ocupação : Professor de EV Humor : Bom Data de inscrição : 25/07/2014 Pontos : 588
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Seg Jan 26, 2015 11:33 am | |
| - nelson oliveira escreveu:
- Exacto para o ano há mais.
Agora é altura de começar a preparar já a nova época a todos os níveis para assim termos dias de caça memoráveis! As melhoras Artur! Obrigado amigo! Já estou melhor e hoje já estou a trabalhar. Depois de uma semana no choco, até já estava a achar faltas dos alunos! Abraço! |
|
| |
nelson oliveira Aprendiz
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 Qui Fev 19, 2015 10:14 pm | |
| BALANÇO FINAL ÉPOCA CINEGÉTICA 2014/2015 POMBOS: 14 ROLAS: 4 PATOS: 4 CODORNIZES: 13 PERDIZES: 36 LEBRES: 7 TORDOS: 11 E assim chegamos ao fim de mais uma época de caça. De uma forma geral a caça continua num situação periclitante e preocupante... E isso constatei com a minha própria época. Em relação ás migratórias de Verão estas continuam assim assim. os pombos continuam a dar alguns dias razoáveis e as rolas embora tenham passado mais do que é habitual não me parece resultado de melhorias mas sim resultado de um tempo muito específico e que levou a alguns bons dias de rolas. Patos parece-me razoável. Codornizes das poucas vezes que cacei dou para fazer algo e dou para entreter... Caça geral: os coelhos continuam uma lástima e isso nota-se em todo o País, embora haja registos de algumas melhorias. Mas em termos clínicos considero que os coelhos estão num estado crítico e lastimável. Perdizes foi o melhor ano que tive e resume um pouco a realidade do País. De uma forma geral foi um bom ano de criação das perdizes bravas. Lebres embora menos devido a problemas semelhantes aos coelhos ainda deu para fazer uns abates engraçados. Caça migratória de Inverno: resumo facilmente, pombos fraco, tordos fraquíssimo e talvez o pior ano deles desde que caço. Galinholas fraco. E com isto está tudo dito no que á caça diz respeito. De resto, tive belos dias de caça, cacei muito e por vezes de forma tão intensa e claro a companhia ( menos vezes do que queria ) do meu grupo de amigos que torna a caça ainda mais especial. e claro o único dia em que cacei com o meu Pai fica-me marcado pois deu-me imenso prazer!!! Agora limpar armas, tratar dos animais, fazer uma ou outra espera aos javalis e claro ver da caça, das zonas de caça e tratar da caça... Boa continuação a todos e bom defeso! Aproveito e lanço um desafio: organizem um ou outro convívio pois o defeso é grande e se nesse convívio podermos usar os cães melhor. Um ex: largada de perdizes com rabisco... Saudações Cinegéticas!!! |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
| |
|
| |
| OLIVEIRA - ÉPOCA 2014/2015 | |
|